e-mail marketing

e-mail marketing

Breve Currículo –Paulo Milreu

Engenharia Elétrica/Eletrônica

Administração –Ênfase Marketing

Pós-graduação Comunicação Corporativa

Em 1987 comecei a trabalhar com infor mática

Em 1995 conheci a Internet

Em 1998 comecei a trabalhar com Internet

Fundei uma produtora de sites

Agenda

Módulo I

Como planejar de forma eficaz ações de e-mail marketing

Módulo I Criação e desenvolvimento de e-mail marketing

Módulo I Gerenciamento de campanhas de e-mail marketing

Módulo IV Mensuração de resultados das campanhas

Antes de começarmos... Antes de começarmos...

12 anos de Internet... Quem éo consumidor?

12 anos de Internet... Quem éo consumidor?

Quem nasceu em 1995 tem 12 anos.

Quem tinha 12 anos, tem agora 24 anos.

Esse consumidor não conhece um mundo sem internet, sem e-mail, sem messenger.

Seráque ele toma suas decisões da mesma forma?

Um novo consumidor

Valoriza menos a propaganda.

Ouve mais indicações de amigos, experts e atémesmo de marcas que ele considera relevantes.

Seu impulso de compra émotivado pela tentativa de se sentir parte de uma co munidade.

Para atingir esse consumidor são necessárias ações de cross-media.

10 Tendências de Consumo Jovem

1.Geração Seleção

2.Consumo Viral

3.Consumo da Expectativa

4. Co mporta mento Indie

5.Design Nation

6.O Consumidor Éo Conteúdo

7. Psicono madis mo

8.Mente Global, Alma Local

9.A Revolução Natural 10.Consumo do Vazio

Geração Seleção

O jovem não quer perder mais tempo procurando as coisas que deseja consu mir.

Ele necessita de referências que préselecionem as melhores opções.

Consumo Viral

O jovem, inseguro diante das decisões de consumo, busca referências confiáveis entre amigos.

O próprio jovem torna-se a maior mídia disseminadora dentro do seu universo.

Consumo da Expectativa

A expectativa da aquisição émais intensamente vivida do que a própria posse do produto.

A imagem do artigo é, muitas vezes, mais importante que o artigo em sim.

Comportamento Indie

O jovem desafia o sistema como forma de se opor àmassa, mesmo que apenas no discurso.

A contracultura ganha força como produto.

Design Nation

O design écada vez mais um fator de decisão entre os jovens.

O Consumidor Éo Conteúdo

A interação da internet revela uma nova forma de conteúdo, principalmente para as novas gerações: os próprios usuários.

A tecnologia permite que a juventudade expresse a sua criatividade e mostre os seus desejos.

Por meio das informações que disponibiliza sobre si na internet, o jovem passa a ser ele mesmo o conteúdo.

Psicono madis mo

A aceleração da sociedade provoca no jovem uma ânsia e uma tentativa de experimentar tudo, no menor tempo possível, sem se prender a crenças ou estilos.

Mente Global, Alma Local

O jovem apóia discursos que colocam o

Brasil no centro, mas continua antenado e curioso com o que vem de fora.

Conectado com o mundo, o jovem percebe os valores do nosso país.

A Revolução Natural

As novas gerações manifestam o desejo de buscar o bem-estar, o equilíbrio entre o corpo e a mente, entre o indivíduo e o meio- a mbiente.

Consumo do Vazio

O jovem ébombardeado por informações caóticas, estímulos e identidades.

Por conta disso, consome cada vez mais um espaço no universo físico-virtual para lidar com o excesso de informações.

Rafinha

TV1 Comunicação / São Paulo http://w. youtube. co m/watch?v=JMR F_ ZXms9E

Os 10 Mitos do E-mail Marketing

Fonte: Juliana Padron(w.w3p.com.br)

10 Mitos do E-mail Marketing

1.E-mail marketing égratuito.

2.Fazer/enviar e-mail marketing éfácil.

3.E-mail marketing éspam.

4.Devo colocar um Assunto “misterioso” para despertar a curiosidade do usuário em ler minha mensagem.

5.O que importa éo número de destinatários: quanto mais, melhor.

Fonte: Juliana Padron(w.w3p.com.br)

6.Não posso/preciso usar e-mail marketing porque sou uma empresa pequena.

7.Se eu mandar e-mail marketing sempre, os consumidores vão fixar minha marca.

8.Nenhum usuário gosta de receber e-mail marketing ou e-mail marketing échato.

9.Meus produtos não tem um perfil de venda por e- mail.

10.E-mail marketing éferramenta com maior custo- benefício.

10 Mitos do E-mail Marketing

Fonte: Juliana Padron(w.w3p.com.br)

A Internet no Brasil e no Mundo

Internet Brasileira Internet Brasileira

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Internet no Mundo Internet no Mundo

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Módulo I

Como planejar de forma eficaz ações de e-mail marketing

Objetivos

Mostrar quais os passos fundamentais para um planejamento de ações de e-mail marketing que podem gerar resultados efetivos.

Analisando continuamente e retornando resultados.

Conceitos Básicos

Marketing de permissão

Economia da Atenção

Opt-ine Opt-out

Double Opt-in

Peça Ca mpanha

Marketing de Permissão

Estratégia de marketing digital que desenvolve e gerencia o relacionamento com “prospects”e clientes (ativos ou nativos).

Uma forma de comunicação de 2 vias.

Permite interatividade e suprimento de infor mações.

O inverso do “Marketing de Invasão”.

Seth Godin http://sethgodin.typepad. co m/

Escrito em 1999 quando Seth Godinera Vice-presidente de Marketing do Yahoo!.

Foi lançado no Brasil em 2000.

Economia da Atenção

O excesso de informação da era digital nos força a desenvolver estratégias de concentração.

Em bom português:

Não dápara prestar atenção em tudo o que recebemos via web.

Precisamos filtrar essas infor mações.

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