06/04/2009

Dicas para se criar um logo de sucesso

O colaborador Marcus Paulo mandou essa, que ele achou na Digital Paper, que realmente é tão boa que estou reproduzindo-a.Criar logos não é um processo simples. Envolve briefing, pesquisa, roughs, digitalização, aprovação do cliente, reprovação da mulher do cliente, refazer o logo do zero e por aí vai. Eis que surge algumas dicas - que na verdade são fatos - baseado nos 50 logos mais memoráveis do mundo.Os 50 logos mais memoráveis do mundo, de acordo com a revista Business Week, são (em ordem):Coca-Cola, Microsoft, IBM, GE, Intel, Nokia, Walt Disney, McDonald’s, Toyota, Marlboro, Mercedes-Benz, Citi, Hewlett-Packard, American Express, Gillette, BMW, Cisco, Louis Vuitton, Honda, Samsung, Dell, Ford, Pepsi, Nescafé, Merrill Lynch, Budweiser, Oracle, Sony, HSBC, Nike, Pfizer, UPS, Morgan Stanley, JPMorgan, Canon, SAP, Goldman Sachs, Google, Kellogg’s, Gap, Apple, Ikea, Novartis, UBS, Siemens, Harley-Davidson, Heinz, MTV, Gucci e Nintendo (se quiser conferir o ranking e o valor das marcas clique aqui)Usando esses logos como base, o site Webson gerou algumas estatísticas interessantes:* O nome não descreve o produto que é vendido (94%) - na maioria dos casos, o logo é usado para identificar a empresa e não o que ela faz.* O slogan não é incluso no logo (90%)* O estilo da fonte é limpo e claro (84%)* O design do logo usa apenas uma cor (74%) (preto e branco não sendo contado)* O design do logo usa apenas letras, sem nenhum outro símbolo (74%)* O design do logo é um nome inventado ou acrônimo (72%)* O design do logo é em forma retangular (66%)* O design do logo é apenas uma palavra (62%)* O design do logo inclui a marca de registro (54%) e está no canto superior direito (48%)* O nome tem 6 letras ou menos (52%)* O nome usa caixa ALTA e caixa baixa (44%) (sem contas os acrônimos)* O fundo é preenchido e sólido (52%)* A pronúncia inclue três sons/sílabas (44%)* A cor predominante é azul (40%)Tá aí algumas observações interessantes que podem ajudar na hora de criar algo. Se se cliente quiser algo muito estranho, mostre estas estatísticas. Quem sabe ele não muda de idéia...

Processos de criação de logotipos

Read this article in English here!

Paz (aloha)!

Fala rapaziada! Mesmo com vários projetos da faculdade rolando e provas a estudar, não posso ficar sem postar no LogoBR, não é? Então, deixando lapis, papel, Illustrator, InDesign e todas essas folhas de pesquisa mercadológica um pouco de lado, sai na net em busca de algo legal pra vocês.

A designer e amiga Estéfany Franco de BH fez um post muito bacana para o blog Snap2Objects do colombiano residente aqui no Brasil Mauricio Duque (a quem quero agradecer pela gentileza de ter permitido a reprodução do post em português) que quando me foi enviado pelo Giovani Castelucci pensei: esse post tem o DNA do LogoBR! E de fato eu precisava posta-lo! Vai ajudar muito o pessoal novo que, por vezes, a dificuldade é desenvolver uma metodologia de trabalho (claro, algo variável que não pode ser posto acima da criatividade). Aconselho esse post até para quem já tem uma ótima experiência pois, sempre podemos aprender algo novo, não é? E outra, através desse post poderemos iniciar discussões que acrescentarão a todos nós. Então, LEIAM MEUS QUERIDOS!

PS: as imagens estão em inglês pois Snap2Objects é em inglês.

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METODOLOGIA E PROCESSO DE CRIAÇÃO

Criar um logotipo não é SOMENTE questão de “criatividade”: também requer conhecimento, disciplina e organização. Mas, para tornar mais fácil este processo, nós temos que seguir alguns passos. Claro que eles não devem ser uma regra, mas são uma boa maneira de entender melhor as necessidades de seu cliente e oferecer uma solução efetiva para seu problema. Nós vamos falar sobre o processo criativo para ajudar o fluxo de idéias.O processo de criar um logotipo (ou qualquer projeto de design) é baseado em alguns passos principais:

Problema > Briefing > Pesquisa > Conceito > Desenvolvimento > Apresentação > Análise Final

Primeiramente, o cliente tem um problema. Estamos falando de um problema de comunicação. O cliente pode não ter uma identidade visual, ou até ter uma que não seja eficiente. De qualquer maneira, sua empresa, produto ou serviço precisa comunicar visualmente suas idéias e tornar a marca conhecida.

Para entender as necessidades do cliente, você precisa fazer um briefing, que é a documentação com todas as informações relevantes sobre o projeto. Ele deve ter um pequeno histórico sobre a empresa/produto/serviço, o que especificamente eles querem mostrar ao cliente deles (tradição, modernidade, qualidade, preços baixos etc.), quem é seu público/cliente, suas preferências de cores e formas e quaisquer outras especificações que possam ajudar na construção do conceito.

Agora nós começamos o trabalho pesado, fazendo pesquisas sobre outras empresas do mesmo segmento comercial, buscando referências, aprendendo sobre o mundo do cliente e coletando o máximo de informação que pudermos. Você pode precisar fazer uma visita ao seu cliente ou ao concorrente dele. Se o seu cliente já é conhecido, você pode conversar com outras pessoas e perguntar o que elas pensam sobre seu cliente e os concorrentes. Esta é uma boa maneira de verificar se as pessoas têm a imagem desejada pela empresa, e o ajuda saber o que você pode fazer.

Com todas estas informações, você pode começar a ter idéias e definir o conceito do logotipo. O conceito é basicamente a idéia que sintetiza o que a empresa quer expressar, é a linguagem que você vai usar para fazer o logotipo. Talvez esta parte seja a mais importante, porque este ponto deixa tudo mais claro. Um conceito sólido pode traduzir as necessidades do cliente. A propósito, a palavra logotipo significa “idéia, pensamento ou palavra”.

É então o momento de pegar um lápis e um pedaço de papel para começar a rascunhar e desenvolver o sinal gráfico que irá traduzir o conceito. Como sabemos, as idéias fluem muito melhor quando você tem à frente um papel em branco e não em frente a um computador. Este deve ser uma ferramenta para o trabalho final. Tente descobrir a melhor hora do dia para seu trabalho de criação – algumas pessoas ficam mais inspiradas em um determinado período (eu, normalmente, tenho as melhores idéias de manhã, ao acordar). Quando você está cansado e não consegue ter uma boa idéia, tente sair, descansar um pouco ou conversar com alguém. Estas ações podem fazer as idéias voltarem a fluir quando você voltar, ou até trazer alguma idéia quando você nem estava pensando no trabalho. Por isso que é uma boa idéia ter um bloco de anotações e levá-lo para onde você for, assim você não perde uma ótima idéia que surgiu enquanto você andava na rua. Mais uma coisa que pode ajudá-lo no desenvolvimento do logotipo são as fontes de inspiração. Você deve ter boas fontes de inspiração, como os sites abaixo, para ver interpretações e designs de outras pessoas:

•    Logoblink•    LogoDesignLove•    Faveup•    Logopond

Com o logotipo finalizado, ilustrado, vetorizado e colorido, é hora de apresentá-lo ao cliente. Seja cuidadoso com o que você vai dizer, explique o conceito, os símbolos, a tipografia, as cores e mostre que você sabe o que e porque você usou os elementos apresentados. Se você teve uma boa idéia (eficiente, funcional e bonita) e fez uma boa apresentação, você está no caminho certo para ter a aprovação. Ouça cuidadosamente o que seu cliente comentar sobre o logotipo, porque você pode precisar fazer algumas alterações.

Agora que você viu a metodologia para criar um logotipo (o processo de criação de um logotipo), vamos ver como colocá-la em prática. Vamos usar uma empresa fictícia e seu logotipo. A empresa é um cassino on-line chamado “Your Luck” (Sua Sorte). Vamos usar este quadro genérico para tornar o entendimento mais fácil.

APLICAÇÃOProblema – Esta é uma empresa nova e eles precisam de um logotipo especialmente feito para seu website.Briefing: “Nós vamos iniciar um cassino virtual chamado Your Luck. Vamos oferecer diversos jogos de aposta on-line. Queremos um logotipo bonito e ousado, com um símbolo que mostre o tipo de negócio que nós temos. A única preferência de cores é o vermelho. O logotipo será usado no website, mas talvez precisemos usar em outras mídias também”.Pesquisa – Primeiramente visitamos diversos sites de cassinos para ver sua aparência, os elementos que eles usam e entender sua forma de comunicação. Mesmo querendo inovar, nós não podemos fugir muito do padrão da categoria, porque o trabalho não seria entendido e reconhecido pelos usuários. Tenha em mente que o público está acostumado com este tipo de comunicação. Aqui estão alguns exemplos de logotipos de cassinos on-line.

Conceito – Após rascunhar, testar e tentar diferentes idéias, eu consegui o que queria. Como o cliente disse querer um símbolo que demonstrasse a categoria do negócio, eu decidi usar um par de dados. Claro que muitos cassinos já os usam, mas eu dei uma nova interpretação a eles. Estes não serão dados comuns: terão 6 faces iguais, o que significa mais sorte para o jogador, e esse conceito encaixa-se perfeitamente com o nome “Your Luck”.Alguns rascunhos do processo de criação (desculpe, eles estão horríveis, mas podem ajudar na composição e nas idéias):

Desenvolvimento – Com esta idéia, eu fui para o computador criar as formas, testar as cores e fazer a composição final. Eu fiz primeiramente os cubos, usando o 3D Extrude and Bevel. Então eu escolhi uma fonte em negrito, atraente.

Agora eu devo finalizar e fazer as variações. Como o cliente me disse, eu posso usar quantas cores, transparências e sombras eu precisar para aplicar o logotipo no site. Mas os logotipos devem funcionar perfeitamente em forma monocromática ou com cores chapadas. Então eu tenho três variações: monocromático (para impressões monocromáticas, adesivos ou vinil), cores chapadas (para impressão, papel timbrado etc.) e aprimorado (para o website).

E esta é a imagem final do logotipo colorido:

Calma, você ainda não terminou. Há outro passo que todos devem se lembrar: a análise final. Esta é a última parte, quando tudo está concluído: você deve verificar se você e o cliente conseguiram o impacto que desejavam. Veja tudo que poderia ter sido feito melhor e aprenda com isso. Depois de todo o processo, você certamente aprendeu muito e ficou mais preparado para os próximos desafios. Leia sempre sobre tendências, tente inovar a cada trabalho e dê o seu melhor em seus projetos.

5 dicas logo design útil

Published on January 9th, 2008 34 appreciated comments »Publicado em 9 de janeiro de 2008 34 apreciados Comments »

In this guest post, Jacob Cass briefly covers five of his logo design tips, mentioning a few logo resources too.Neste post convidado, Jacob Cass brevemente abrange cinco de suas pontas logo design, mencionando um dos recursos logo poucos também.

1. 1. Learn what a logo is and what it represents Saiba o que um logotipo é eo que representa

Before you design one, you must understand what a logo is, what it represents and what it is supposed to do. Antes de criar um, você deve compreender que um logotipo é, o que representa e aquilo que é suposto fazer. A logo is not just a mark – it reflects a business's commercial brand through the use of shape, fonts, colour, and / or images. Um logotipo não é apenas uma marca - que reflete a marca comercial de uma empresa através da utilização de forma, fontes, cores, e / ou imagens.

A logo is for inspiring trust, recognition and admiration for a company or product and it is our job as designers to create an identity that will do its job. Um logotipo é para inspirar confiança, reconhecimento e admiração por uma empresa ou produto e é nosso trabalho como designers para criar uma identidade que irá fazer o seu trabalho.

One must first know what a logo is before continuing. É preciso primeiro saber o que um logotipo é antes de continuar.

For further Reading on what a logo is, check out Wikipedia's definition or CreativeBits's discussion on what is a logo? Para ler mais sobre o que é um logotipo, confira definição da Wikipédia creativebits ou discussão sobre o que é um logotipo?

2. 2. Know the rules and principles of logo design Conheça as regras e princípios de design do logotipo

Now that you know what a logo is supposed to do, and what it should represent, you now must learn what makes a great logo aka; the basic rules and principles. Agora que você sabe que um logotipo é suposto fazer, eo que ele deveria representar, agora você deve aprender o que faz um aka logo grande, as normas e princípios básicos.

As David says: Como David says:

  1. A logo must be describable Um logotipo deve ser descritível

  2. A logo must be memorable Um logotipo deve ser memorável

  3. A logo must be effective without colour Um logotipo deve ser eficaz sem cor

  4. A logo must be scalable ie effective when just an inch in size Um logotipo deve ser escalável eficaz ou seja, quando apenas uma polegada de tamanho

For Further reading on the rules and principles of great logo design I highly recommend reading these logo design tips from Logo Factory before continuing. Para ler mais sobre as regras e princípios de design do logotipo grande eu recomendo ler essas dicas logo design da Fábrica Logo antes de continuar.

3. 3. Learn off other's successes and mistakes Saiba fora outros êxitos e erros

Successful LogosLogos Successful

Now you know what the rules are, you can distinguish the difference between a good and a bad logo. Agora você sabe quais são as regras, você consegue distinguir a diferença entre uma boa e uma má logo. Knowing which logos have succeeded, and why , gives an insight into what makes a good logo. Sabendo que os logotipos têm conseguido, e por isso, dá uma visão sobre o que faz um bom logo.

For example, let's look at the classic Nike Swoosh (shown above). Por exemplo, vamos olhar para o clássico Nike Swoosh (mostrado acima). This logo was created by Caroline Davidson in 1971 for only $35, yet it's still a strong, memorable logo, effective without colour and easily scalable. Este logotipo foi criado por Caroline Davidson em 1971 por apenas R $ 35, mas ainda é um símbolo forte e memorável, eficaz, sem cor e facilmente escalável. It is simple, fluid and fast, and represents the wing in the famous statue of the Greek Goddess of victory, Nike (something perfect for a sporting apparel business). É simples, fluida e rápida, e representa a asa da famosa estátua da deusa grega da vitória, Nike (algo perfeito para uma empresa de vestuário desportivo). The Nike logo is just one of many great designs, think about other famous brands that you know about and check out their logos. O logotipo da Nike é apenas um de muitos grandes projetos, pensar em outras marcas famosas que você conhecer e verificar as suas logos. What makes them successful? O que os torna bem sucedido?

For more quality, lesser known logos I recommend browsing LogoPond or visiting your local book store or library and reading some books on logo design. Para obter mais qualidade, menos conhecido logos eu recomendo navegar LogoPond ou visitar o local livro loja ou biblioteca e ler alguns livros sobre logotipo design.

The Not So Successful LogosO Logos não tão bem sucedidas

We can also learn from logos that have not been too successful, such as the ones on the right of the above picture. Nós também podemos aprender com os logos que não foram muito bem sucedidos, como os da direita da foto acima. Some more very bad logos can be seen in the post is your logo design phallic? As seen in that post, some logos can depict things that may not always be noticeable to the designer (as in the middle logo above) or they could just be plain bad design, as in the logo to the right (above). Alguns logotipos mais muito ruim pode ser visto no post é o seu fálico logo design? Como visto nesse post, alguns logotipos podem representar coisas que não podem nem sempre ser perceptível para o designer (como no meio logo acima) ou podem ser simplesmente plain design ruim, como no logotipo à direita (acima).

4. 4. Establish your own logo design process Estabelecer o processo de design próprio logotipo

Now that we know what a logo is, what the principles and rules of logo design are and what makes a successful logo, we're now prepared to begin the design process. Agora que sabemos o que é um logotipo, o que os princípios e regras do desenho da logomarca são eo que faz um logotipo bem sucedido, nós estamos agora preparados para iniciar o processo de design. This is the hardest part of these 5 tips, and is a whole topic in itself. Esta é a parte mais difícil desses 5 pontas, e é um tópico todo em si mesmo. Each person's process is different and experience is usually the key factor when creating your own logo design process. Processo de cada pessoa é diferente e experiência é geralmente o fator chave na criação de seu próprio processo de concepção do logotipo. For an example of a well established method, take a look at David Airey's design process . Para um exemplo de um método bem estabelecido, dê uma olhada no processo de David Airey's design.

In short, a logo design process usually consists of: Em suma, um processo de design do logotipo geralmente consiste de:

  1. The Design Brief A Brief Design

  2. Research and Brainstorming Investigação e Debate

  3. Sketching Sketching

  4. Prototyping and Conceptualising (See Step 5) Prototipagem e conceituação (Consulte a Etapa 5)

  5. Send to Client for Review Enviar a um cliente para revisão

  6. Revise and Add Finishing Touches Revisar e adicionar Últimos retoques

  7. Supply Files to Client and Provide Customer Service Fornecimento de arquivos para clientes e fornecer ao cliente

If you ever get stuck before or during your design process, I've provided some tips on How To Boost Your Creativity. Se você sempre ficar preso antes ou durante o processo de design, eu já forneceu algumas dicas sobre como impulsionar a sua criatividade.

5. 5. Learn the software and complete the logo Saiba o software e completar o logotipo

After you have got your design process sorted out, it is usually a good time to begin mastering your software (here's a selection of Adobe Illustrator tutorials for reference). Depois que você começou seu processo de design classificado para fora, geralmente é um bom momento para começar a dominar o seu software (aqui está uma seleção de tutoriais de Adobe Illustrator para referência). But before I get to that, I want to point out that Step 4 and Step 5 overlap, as it's a catch 22 situation – you can't design a logo by just hopping straight onto the computer, nor can you complete a logo design without knowing your software (the Adobe Creative Suite is a popular choice with professional designers). Mas antes de eu chegar a isso, quero salientar que os passos 4 e 5 se sobrepõem, porque é uma situação de captura 22 - você não pode criar um logotipo por apenas pulando direto para o computador, nem você pode concluir um projeto do logo, sem conhecer o seu software (o Adobe Creative Suite é uma escolha popular entre os designers profissionais).

Putting this aside, once you have arrived at your initial ideas and sketches from brainstorming, you can then move onto the computer to start digitizing your logo. Colocando isso de lado, depois de ter chegado a suas idéias iniciais e esboços de brainstorming, então você pode passar para o computador para iniciar a digitalização de seu logotipo. After you have digitized the great concept(s), your client is ready to review your work, ask for possible revisions, and complete the design project. Depois de ter digitado o grande conceito (s), o seu cliente está pronto para revisar seu trabalho, pergunte para possíveis revisões e concluir o projeto de design. Thus, you have successfully created a professional logo. Assim, você criou com êxito um logotipo profissional.

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