Baixe Historia do Design e outras Trabalhos em PDF para Design, somente na Docsity! História do Design 1920’s Erick Vidal erick-vidal@hotmail.com Construtivismo
Inspirado por um movimento soviético precedente (a vanguarda
russa), o objetivo do construtivismo russo era unir a arte ao trabalho,
criando um design utilitário que se relacionasse com a indústria e
a propaganda e que “servisse” ao proletariado. Os construtivistas
acreditavam que o design gráfico deveria privilegiar a legibilidade,
baseando-se numa geometria e numa escrita simplificada de
caracteres cirílicos, que seria mais acessível a um grupo de
trabalhadores em sua maioria analfabetos.
Um dos designers mais influentes e inovadores do período foi
El Lazar Lissitzky. Ele usava cores primárias e formas geométricas
que flutuavam no espaço e acreditava que essa linguagem visual seria
compreendida universalmente. Lissitzky escreveu que o quadrado
era "a fonte de toda a expressão criativa”. Seu famoso pôster de
propaganda bolchevique, Bata nos brancos com a cunha vermelha,
fazia uso dinâmico da geometria e do espaço — um triângulo
vermelho perfurando um círculo branco estimulava o espectador a
lutar pela revolução. Lissitzky levou os ideais construtivistas para O
Ocidente ao trabalhar com os artistas do movimento De Stijl
e contribuir com a revista Merz, de Kurt Schwitters
Poster Bata nos brancos com a cunha vermelha Ano: 1919 Designer: El Lissitzky DIE BUTE REKLAME IST BILLIG. j
E) Es me
Weiss Qhcai2idt varal, Goarutaçt an rivaç eita intecio
Maça cepraigrates argaicôct mgatamte
EIOE THESEM TOR GESTALTUNO CIR RENLAME VON MAX NÚNEHARTE ME
Dia Malama ll vio Hatdnihool dei Linbpriabemaes tio ela Handaçõoi lira Lico do Pia mom
Piteguea airar Umiampimong, Das Mad pac Losrecpurbições Qusishastaça bone
R$kEiAM SpagaM ch in Dachichhaih, Cartas, Foroa una Uminng neirar Rusia
ab MB, HANG, WALDHAUSENST Se Ê
e
Drago qe Mimiarcoç Watt lot dia Masartgrad das Formangebero Abgalaiiso
atanorG RLAGIA eqrmiaças meiga, Eotart an Dantas
» pimetieea,
Tanemicas mo dept
DIE GUTE REKLAME
Hitachi, bot bias end RnNGep var BA Gia! PE para NCIA Rat ag mos Fo Ceia
MA BUREMARTE
WERBEN SIE BITTE FOR MERZ SERRARIA tomar.
Capa revista MERZ
Ano: 1924
Designer: El Lissitzky
DICFORM
ZEITSCHRIFT FUR GESTALTENDE ARBEIT
4. JAHR
HEFT 1O 15. MAI 19020
VERLAO HERMANN RECRENDINF GM BH MERLIN W3S
Capa revista Die Form
Ano: 1920
Designer: El Lissitzky
oz
rm ]
sá
Z*
03
E
22
E
8
5
5
a
t
te
Propaganda Vickers House
Ano: 1923
Designer: Piet Zwart
E VICKERS-HOUSE
ALLEEN-VERTEGENWOORDIGING
[LAGA:COMPAGNIE
VLOERENFABRIKANTE
e TEL
Propaganda Laga
Ano: 1923
Designer: Piet Zwart
Alexander Rodchenko (1891-1956) foi um mestre do construtivismo.
Ele acreditava que o design gráfico deveria ser um sinal codificado,
sem ambigúidades nem ornamentos. Seu trabalho destaca-se pelo
dinamismo e pela energia, composto por pesados blocos tipográficos,
fios em negrito e contrastes de cores. Geralmente eram arranjados com
uma forte ênfase diagonal e incorporavam imagens de produtos ou
figuras cortadas em ângulos agudos.
Entre 1923 € 1925, Rodchenko projetou e co-editou a revista
LEF (frente esquerda das artes), que adotava uma ideologia de
“comunismo futurista”. As capas das primeiras edições lembravam
pôsteres publicitários, com um cabeço estilizado posicionado no pé
da página e imagens que criavam narrativas. Em 1927, a revista foi
relançada com o nome de Novyi Lef, com um design mais refinado
e modernista. Usando intrigantes fotografias em preto-e-branco e
manchas de cores isoladas, a publicação estabeleceu um padrão de
design moderno e racional.
EA] UNTARTE KUPHANR=
sairia
Poster Young Guard
Ano: 1924
Designer: Alexander Rodchenko
Ir
Poster Radio Slushatel
Ano: 1929
Designer: Alexander Rodchenko
TA
OHIH SHEPFONIAT
Poster KOMSOMOL | ELEKTRIFIKATSIYA
Ano: 1932
Designer: Alexander Rodchenko
Poster Filme Ano: 20’s Designer: Stenberg Bros. Cartaz de Six girls seeking shelter Ano: 1928 Designer: Stenberg Bros. Poster Man with a movie camera Ano: 1929 Designer: Stenberg Bros. Dadaísmo
O dadaísmo começou como movimento literário em 1916, quando
o poeta Hugo Ball inaugurou o Cabaret Voltaire, em Zurique. Embora
os dadaístas se declarassem “antiarte”, contribuíram valiosamente
com o desenvolvimento do design gráfico. O trabalho dadaísta
caracterizava-se por posicionamentos aleatórios e títulos absurdos.
Introduziram também o conceito da fotomontagem, combinando
partes de fotografias para criar uma nova imagem (ver p. 68).
Os pintores e escritores dadaístas defendiam qualquer coisa
que fosse contra as convenções e a tradição. Profundamente
afetados pelos horrores da Primeira Guerra Mundial, tinham uma
atitude de cinismo e desilusão. Em lugar da estética e da beleza,
defendiam o acaso e a desordem. Em vez de significado, defendiam
a falta de sentido. Em lugar da ordem, aderiam à anarquia. O pôster
acima mostra um layout deliberadamente caótico — o texto pode ser
lido em qualquer direção, e há uma combinação caracteristicamente
extravagante de fontes, símbolos e lettering desenhados à mão.
Cores: Fontes:
ABED&rCHIIZLNN OO PI Wyr'
ia ON 1
01236618 QNBES:: VE NG
hBc Fa Bim calvo! *
a Je mora yL
0 [2345628 NO" EN O
MES Re po xe Gl
QU 268 ger Mo pqusTo
O E é ps
Poster Wat is Dada? Ano: 1923 Designer: Theo van Doesburg TH''tre om a ia
a
a a
IR:
la granda ssmaina
u óth prolongée t
jusqu'am 7 juíllo
am
ao:
TE
mad)
P Pu genes : ão E Poster Theatre Michel
1) nua as Roc UEM TOM eba 8, a la Ea Ano: 20's
Designer: -
Capa de Anna Blume Ano: 1919 Designer: Kurt Schwitters -Ernst
Ano: 1920
Designer: Hannah Hoch
g
o
g
Q
- Ano: 1922 Designer: Hannah Hoch The Beautiful Girl Ano: 1920 Designer: Hannah Hoch ABCD Ano: 1924 Designer: Raoul Hausmann Kurt Tucholsky Ano: 1929 Designer: John Heartfield Omaggio a Gutenberg Ano: 1920 Designer: Johannes Baader Composition with Yellow, Blue, and Red Ano: 1921 Designer: Piet Mondrian Composition with Yellow, Blue, and Red Ano: 1921 Designer: Piet Mondrian Composition 10 Ano: 1939 Designer: Piet Mondrian DIA
Rito
Capa da Gebrauchsgraphik
Ano: 1931
Designer: Joseph Binder
E)
WERRBUNDSIEDLUN
Poster Werkbundsiedlung
Ano: 1932
Designer: Joseph Binder
z
ve)
[E
e]
4
E
[=]
4
>
=
E]
Pd
|
un
um
ml
[1]
ra
|
=
4
E
E
[ui
4
[Tr
A
3
vo EINGERIGATETE
VAN NELLE'S
ADI
ê ROOD
GARD sra
Designer: Jac Jongert
Poster Van Nelle's
Ano: 1933
Designer: Jac Jongert
jang palin
Modiano 14 Ano: 1935 Designer: Sándor Bortnyik É
E
Ê
E
Primerose
Ano: 1930
Designer: Yong
Fontes:
Futura Book
AaBbCcDdEeFfGgH
Helvetica Ultra Compressed
AabhGcDdEeFiG gm Ain
Trade Gothic Bold Extended
AaBbCcDdEeF
Poplar Standard
AaBbGcDdEcFfGeHhIiJJKK
The Sans Black
AaBbCcDdEeFfGgH
Paciadico menilo ileimato Bovareto morro HIS KE= E, €. Postolo - Conto L 2: Ansa f
g
E)
a
E
3
s
s
L
o
E
o
E
a
q
o
q
o
q
Õ
Ano: 1933
Designer: Fortunato Depero
Capa da Noi: Rivista d'Arte Futurista Ano: 1920 Designer: Enrico Prampolini Capa da Noi: Rivista d'Arte Futurista Ano: 1917 Designer: Enrico Prampolini sai goal mendes tssitlmanala)
q
Evviva il genio futurista dia
BENI OLINIT
É
dona dona ana ana
s
é
:
3
Jornal Futurisimo
Ano: 1933
Designer: Enrico Prampolini
Exercício Construção de uma capa de CD trabalhando com elementos utilizados pelos estilos que estudamos, representado-os.