Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Historia do Design, Trabalhos de Design

Trabalho mostrando as formas de Design dos anos 20.

Tipologia: Trabalhos

2010

Compartilhado em 08/01/2010

rosangela-santos-lambiase-5
rosangela-santos-lambiase-5 🇧🇷

1 documento

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Historia do Design e outras Trabalhos em PDF para Design, somente na Docsity! História do Design 1920’s Erick Vidal erick-vidal@hotmail.com Construtivismo Inspirado por um movimento soviético precedente (a vanguarda russa), o objetivo do construtivismo russo era unir a arte ao trabalho, criando um design utilitário que se relacionasse com a indústria e a propaganda e que “servisse” ao proletariado. Os construtivistas acreditavam que o design gráfico deveria privilegiar a legibilidade, baseando-se numa geometria e numa escrita simplificada de caracteres cirílicos, que seria mais acessível a um grupo de trabalhadores em sua maioria analfabetos. Um dos designers mais influentes e inovadores do período foi El Lazar Lissitzky. Ele usava cores primárias e formas geométricas que flutuavam no espaço e acreditava que essa linguagem visual seria compreendida universalmente. Lissitzky escreveu que o quadrado era "a fonte de toda a expressão criativa”. Seu famoso pôster de propaganda bolchevique, Bata nos brancos com a cunha vermelha, fazia uso dinâmico da geometria e do espaço — um triângulo vermelho perfurando um círculo branco estimulava o espectador a lutar pela revolução. Lissitzky levou os ideais construtivistas para O Ocidente ao trabalhar com os artistas do movimento De Stijl e contribuir com a revista Merz, de Kurt Schwitters Poster Bata nos brancos com a cunha vermelha Ano: 1919 Designer: El Lissitzky DIE BUTE REKLAME IST BILLIG. j E) Es me Weiss Qhcai2idt varal, Goarutaçt an rivaç eita intecio Maça cepraigrates argaicôct mgatamte EIOE THESEM TOR GESTALTUNO CIR RENLAME VON MAX NÚNEHARTE ME Dia Malama ll vio Hatdnihool dei Linbpriabemaes tio ela Handaçõoi lira Lico do Pia mom Piteguea airar Umiampimong, Das Mad pac Losrecpurbições Qusishastaça bone R$kEiAM SpagaM ch in Dachichhaih, Cartas, Foroa una Uminng neirar Rusia ab MB, HANG, WALDHAUSENST Se Ê e Drago qe Mimiarcoç Watt lot dia Masartgrad das Formangebero Abgalaiiso atanorG RLAGIA eqrmiaças meiga, Eotart an Dantas » pimetieea, Tanemicas mo dept DIE GUTE REKLAME Hitachi, bot bias end RnNGep var BA Gia! PE para NCIA Rat ag mos Fo Ceia MA BUREMARTE WERBEN SIE BITTE FOR MERZ SERRARIA tomar. Capa revista MERZ Ano: 1924 Designer: El Lissitzky DICFORM ZEITSCHRIFT FUR GESTALTENDE ARBEIT 4. JAHR HEFT 1O 15. MAI 19020 VERLAO HERMANN RECRENDINF GM BH MERLIN W3S Capa revista Die Form Ano: 1920 Designer: El Lissitzky oz rm ] sá Z* 03 E 22 E 8 5 5 a t te Propaganda Vickers House Ano: 1923 Designer: Piet Zwart E VICKERS-HOUSE ALLEEN-VERTEGENWOORDIGING [LAGA:COMPAGNIE VLOERENFABRIKANTE e TEL Propaganda Laga Ano: 1923 Designer: Piet Zwart Alexander Rodchenko (1891-1956) foi um mestre do construtivismo. Ele acreditava que o design gráfico deveria ser um sinal codificado, sem ambigúidades nem ornamentos. Seu trabalho destaca-se pelo dinamismo e pela energia, composto por pesados blocos tipográficos, fios em negrito e contrastes de cores. Geralmente eram arranjados com uma forte ênfase diagonal e incorporavam imagens de produtos ou figuras cortadas em ângulos agudos. Entre 1923 € 1925, Rodchenko projetou e co-editou a revista LEF (frente esquerda das artes), que adotava uma ideologia de “comunismo futurista”. As capas das primeiras edições lembravam pôsteres publicitários, com um cabeço estilizado posicionado no pé da página e imagens que criavam narrativas. Em 1927, a revista foi relançada com o nome de Novyi Lef, com um design mais refinado e modernista. Usando intrigantes fotografias em preto-e-branco e manchas de cores isoladas, a publicação estabeleceu um padrão de design moderno e racional. EA] UNTARTE KUPHANR= sairia Poster Young Guard Ano: 1924 Designer: Alexander Rodchenko Ir Poster Radio Slushatel Ano: 1929 Designer: Alexander Rodchenko TA OHIH SHEPFONIAT Poster KOMSOMOL | ELEKTRIFIKATSIYA Ano: 1932 Designer: Alexander Rodchenko Poster Filme Ano: 20’s Designer: Stenberg Bros. Cartaz de Six girls seeking shelter Ano: 1928 Designer: Stenberg Bros. Poster Man with a movie camera Ano: 1929 Designer: Stenberg Bros. Dadaísmo O dadaísmo começou como movimento literário em 1916, quando o poeta Hugo Ball inaugurou o Cabaret Voltaire, em Zurique. Embora os dadaístas se declarassem “antiarte”, contribuíram valiosamente com o desenvolvimento do design gráfico. O trabalho dadaísta caracterizava-se por posicionamentos aleatórios e títulos absurdos. Introduziram também o conceito da fotomontagem, combinando partes de fotografias para criar uma nova imagem (ver p. 68). Os pintores e escritores dadaístas defendiam qualquer coisa que fosse contra as convenções e a tradição. Profundamente afetados pelos horrores da Primeira Guerra Mundial, tinham uma atitude de cinismo e desilusão. Em lugar da estética e da beleza, defendiam o acaso e a desordem. Em vez de significado, defendiam a falta de sentido. Em lugar da ordem, aderiam à anarquia. O pôster acima mostra um layout deliberadamente caótico — o texto pode ser lido em qualquer direção, e há uma combinação caracteristicamente extravagante de fontes, símbolos e lettering desenhados à mão. Cores: Fontes: ABED&rCHIIZLNN OO PI Wyr' ia ON 1 01236618 QNBES:: VE NG hBc Fa Bim calvo! * a Je mora yL 0 [2345628 NO" EN O MES Re po xe Gl QU 268 ger Mo pqusTo O E é ps Poster Wat is Dada? Ano: 1923 Designer: Theo van Doesburg TH''tre om a ia a a a IR: la granda ssmaina u óth prolongée t jusqu'am 7 juíllo am ao: TE mad) P Pu genes : ão E Poster Theatre Michel 1) nua as Roc UEM TOM eba 8, a la Ea Ano: 20's Designer: - Capa de Anna Blume Ano: 1919 Designer: Kurt Schwitters -Ernst Ano: 1920 Designer: Hannah Hoch g o g Q - Ano: 1922 Designer: Hannah Hoch The Beautiful Girl Ano: 1920 Designer: Hannah Hoch ABCD Ano: 1924 Designer: Raoul Hausmann Kurt Tucholsky Ano: 1929 Designer: John Heartfield Omaggio a Gutenberg Ano: 1920 Designer: Johannes Baader Composition with Yellow, Blue, and Red Ano: 1921 Designer: Piet Mondrian Composition with Yellow, Blue, and Red Ano: 1921 Designer: Piet Mondrian Composition 10 Ano: 1939 Designer: Piet Mondrian DIA Rito Capa da Gebrauchsgraphik Ano: 1931 Designer: Joseph Binder E) WERRBUNDSIEDLUN Poster Werkbundsiedlung Ano: 1932 Designer: Joseph Binder z ve) [E e] 4 E [=] 4 > = E] Pd | un um ml [1] ra | = 4 E E [ui 4 [Tr A 3 vo EINGERIGATETE VAN NELLE'S ADI ê ROOD GARD sra Designer: Jac Jongert Poster Van Nelle's Ano: 1933 Designer: Jac Jongert jang palin Modiano 14 Ano: 1935 Designer: Sándor Bortnyik É E Ê E Primerose Ano: 1930 Designer: Yong Fontes: Futura Book AaBbCcDdEeFfGgH Helvetica Ultra Compressed AabhGcDdEeFiG gm Ain Trade Gothic Bold Extended AaBbCcDdEeF Poplar Standard AaBbGcDdEcFfGeHhIiJJKK The Sans Black AaBbCcDdEeFfGgH Paciadico menilo ileimato Bovareto morro HIS KE= E, €. Postolo - Conto L 2: Ansa f g E) a E 3 s s L o E o E a q o q o q Õ Ano: 1933 Designer: Fortunato Depero Capa da Noi: Rivista d'Arte Futurista Ano: 1920 Designer: Enrico Prampolini Capa da Noi: Rivista d'Arte Futurista Ano: 1917 Designer: Enrico Prampolini sai goal mendes tssitlmanala) q Evviva il genio futurista dia BENI OLINIT É dona dona ana ana s é : 3 Jornal Futurisimo Ano: 1933 Designer: Enrico Prampolini Exercício  Construção de uma capa de CD trabalhando com elementos utilizados pelos estilos que estudamos, representado-os.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved