manual de motivação

manual de motivação

(Parte 1 de 5)

Este material e conteúdo são de propriedade da TVM Brasil Company – People & Business

Development. Ao divulgar e/ou transferir este arquivo mencione os devidos créditos. w.tvmbrasil.com.br – tvmbrasil@tvmbrasil.com.br

MÓDULO I – INTRODUÇÃO ª Um convite para a busca do desenvolvimento pessoal e aprendizado ª Persistência como elemento para o sucesso ª Dicas para desenvolver a persistência ª De onde vêm as necessidades ª Necessidades humanas básicas ª Definição ª Dicas para automotivação ª Auto-estima como mola mestra do sucesso ª Como melhorar sua auto-estima ª Meios de percepção ª Personalidade ª Diferença entre sexos ª Todo indivíduo possui potencial ª Tipos de inteligências múltiplas ª Inteligência emocional como equilíbrio das ações e atitudes ª Inteligência Interpessoal & Inteligência Intrapessoal

Direitos de uso e de reprodução, parcial e total, protegidos pela Lei 5988.

Este material e conteúdo são de propriedade da TVM Brasil Company – People & Business

Development. Ao divulgar e/ou transferir este arquivo mencione os devidos créditos. w.tvmbrasil.com.br – tvmbrasil@tvmbrasil.com.br

instrumentos do painel

Um piloto de avião dispõe de instrumentos que possibilitam a condução de uma aeronave com segurança mesmo em situações adversas; um piloto de automobilismo monitora as condições do carro para enfrentar o desafio da corrida por meio dos

Da mesma forma, necessitamos de indicadores que permitam realizar nosso Desenvolvimento Pessoal nas diversas situações e fases da vida, assegurando os melhores resultados para nós mesmos, para nossa família, para a comunidade e para as organizações nas quais atuamos.

Seria muito difícil falar em desenvolvimento pessoal de maneira puramente teórica, pois o homem é um ser complexo e dinâmico, que não cabe simplesmente em análises e modelos acadêmicos.

Toda a atividade humana seja ela familiar, profissional, acadêmica ou social, deve visar o desenvolvimento do ser humano em todo seu potencial. Nisso, diferimos das demais criaturas, pois temos a capacidade de crescermos e expandirmos continuamente nossas fronteiras.

O desenvolvimento pessoal deve ser trabalhado levando-se em consideração três dimensões que se manifestam no dia-a-dia.

Podemos destacar a questão informação como aprendizado; como capturamos, processamos e aplicamos informações relevantes com maior efetividade, conhecendo os diferentes estilos de cada um e o propósito do aprendizado.

O relacionamento compreende o comportamento adequado que é sempre cobrado em toda instituição (sociedade); trata da nossa expressão social, que deve ser coerente com um conhecimento autêntico e não fruto de condicionamentos externos presentes no meio em que o indivíduo vive ou trabalha e os costumes que são comportamentos sistemáticos ou até inconscientes, que neste caso podem facilitar ou atrapalhar o crescimento humano.

A alma que diz respeito ao interior humano normalmente esquecido, onde se manifestam as motivações e intenções mais profundas do homem. Esta avalia o que governa a vida do ser humano e revela a conduta nos negócios, estabelecendo ética profissional e existencial.

Não basta apenas a boa vontade para a busca de desenvolvimento pessoal se não se está aberto a aprender, ou seja, “aprender a aprender”.

Dicas para desenvolver o "aprender a aprender" ª Seja curioso: Tenha vontade de saber, aprender e compreender.

ª Deixe os eventos mudarem você: Você deve estar disposto a crescer. Crescer é diferente de algo que acontece com você: você produz o crescimento. O prérequisito para o crescimento é estar aberto para as experiências de novos eventos e a disposição para ser transformado por eles.

Este material e conteúdo são de propriedade da TVM Brasil Company – People & Business

Development. Ao divulgar e/ou transferir este arquivo mencione os devidos créditos. w.tvmbrasil.com.br – tvmbrasil@tvmbrasil.com.br ª Valorize conhecimentos “não técnicos”: Assuntos como filosofia, história e literatura nos ensinam a interpretar de várias maneiras uma informação e argumentar a favor ou contra um ponto de vista. Na verdade, “pensar diferente” muitas vezes não é nada mais do que reagrupar conhecimento de novas formas. Mas para isso é necessário ter esse conhecimento antes.

ª Questione: Ser curioso e questionador é algo pouco enfatizado. Procure novos ângulos. Como diria um filósofo empresarial, você tem que sair e deixar as oportunidades atingi-lo.

ª Faça perguntas estúpidas: O crescimento é alimentado pelo desejo e pela inocência. O importante é a resposta, não a pergunta. Imagine passar pela vida aprendendo na velocidade em que aprendem as crianças.

ª Capture acidentes: A resposta errada (acidentes) é uma resposta certa procurando uma pergunta diferente. Colecione respostas erradas como parte do processo de aprendizagem. Depois faça perguntas diferentes.

ª Espelhe-se em alguém: Você pode viajar muito mais longe carregado pelas conquistas daqueles que vieram antes de você. E a vista é muito melhor.

ª Crie novas palavras: Novas condições exigem novas maneiras de pensar. Novos pensamentos exigem novas formas de expressão. Novas expressões criam novas condições.

ª Criatividade: A habilidade de resolver problemas usando a imaginação. Pense com seu cérebro. Esqueça tecnologia. Experimente novos caminhos.

ª Tenha senso crítico: Uma grande vontade de que as coisas funcionem corretamente.

ª Tenha empatia: Tenha capacidade de identificar os sentimentos, pensamentos e atitudes das outras pessoas.

ª Viaje: O mundo é muito maior do que a tela da sua TV ou a Internet.

ª Resistência: O poder de voltar a ficar em pé, mesmo quando derrubado várias vezes.

ª (_): Esta nós deixamos intencionalmente em branco. Deixe sempre um lugar para suas novas idéias, e as novas idéias das outras pessoas também.

“Ser um sucesso significa perder o medo de errar, a vergonha (e a raiva) de ouvir críticas e aceitar que as coisas têm múltiplas formas de serem resolvidas. Nem tudo na vida é preto e branco”

Este material e conteúdo são de propriedade da TVM Brasil Company – People & Business

Development. Ao divulgar e/ou transferir este arquivo mencione os devidos créditos. w.tvmbrasil.com.br – tvmbrasil@tvmbrasil.com.br

Persistência é a qualidade que separa os profissionais de sucesso dos demais. “É como nadar em um rio, se você parar de nadar, você pode afundar”. Os que cultivam o hábito da persistência parecem gozar de um seguro contra o fracasso. Não importa quantas vezes sejam derrotados, chegam, no final, ao topo da escada. Às vezes, parece haver um guia oculto, cujo dever é testar os homens, através de todas as espécies de experiências desanimadoras. Aqueles que se reerguem após a derrota e continuam tentando, alcançam; e o mundo aplaude: “Viva! Sabia que você seria capaz!” O guia oculto não permite que ninguém consiga grandes realizações, sem passar pelo teste da persistência. Os que não conseguirem vencê-lo, simplesmente não passam no exame.

Nada na vida pode substituir a persistência, nem o talento. A linha divisória entre o sucesso e a derrota é tão fina que raramente nos damos conta quando a atravessamos. Muitos desistem quando mais um esforço, mais um pouco de paciência lhes teria proporcionado a vitória, pois é exatamente quando chegamos a um impasse e tudo conspira contra nós a ponto de nos fazer sentir que não poderemos agüentar mais, devemos agüentar mais aquele minuto, pois é o momento em que a maré está prestes a mudar.

Observe um cortador de pedras martelando uma rocha. Irá perceber que talvez seja necessário golpeá-la cem vezes sem que nem uma rachadura apareça. No entanto, na centésima primeira martelada, a pedra se abre em duas. Descobriremos então, que não foi aquela que conseguiu, mas todas que vieram antes.

Coloque uma simples palhinha, e repita o gesto. Logo terá um montão. Transporte um punhado de terra todos os dias e terá uma montanha. Já percebeu como são pequeninos os grãos de areia. Contudo unidos, postos num navio, fazem-no afundar!

Assim, cada um constrói, dia por dia, hora por hora, muitas vezes sem mesmo saber o seu próprio futuro. É imprescindível persistir. A persistência é um importante elemento para o sucesso. Lembre-se das palavras proferidas pelo estadista inglês W. Churchill: "Nunca desista. Nunca desista. Nunca, nunca, nunca, nunca. Em nada, grande ou pequeno, importante ou insignificante - nunca desista".

Por mais qualificado que um profissional seja, dificilmente será bem-sucedido se não tiver suficiente persistência. A persistência dá ao indivíduo a força necessária para superar as dificuldades e continuar seu caminho de cabeça erguida, confiante, ainda que tenha de recuar e recomeçar do zero diversas vezes.

Porquê devo ser persistente? Se ainda lhe restar esta dúvida, lembre-se: a persistência lhe confere a maior de todas as vitórias – A VITÓRIA PESSOAL, aquele sentimento de que você conseguiu aquilo que queria.

Dicas simples que ajudam a aumentar sua persistência:

ª Tenha propósitos bem definidos - Se você não tiver nem idéia sobre para onde está indo, não irá mesmo a lugar algum. Sem propósito, não há como sustentar a persistência por muito tempo. A persistência exige um motivo maior que possa justificá-la.

Este material e conteúdo são de propriedade da TVM Brasil Company – People & Business

Development. Ao divulgar e/ou transferir este arquivo mencione os devidos créditos. w.tvmbrasil.com.br – tvmbrasil@tvmbrasil.com.br ª Planeje suas ações - Descreva realisticamente tudo o que você sabe que deve fazer para atingir seu objetivo. Depois, aja. Tenha um segundo plano caso algo não ocorra como o previsto. “Com planejamento cuidadoso e detalhado, pode-se vencer”.

ª Feche os ouvidos para os críticos - Por ingenuidade ou não, eles estão em toda à parte, até entre os que você tem por aliados. A história está cheia de casos de gênios que foram rejeitados ou tiveram sua obra rejeitada. Pense nisso sempre que alguém o desencorajar a realizar algo.

ª Busque apoio - Você é humano, certamente em alguns momentos será difícil manter o equilíbrio. É importante ter com quem contar nessas horas. Mesmo que seja alguém apenas para ouvir-lhe. Mantenha a humildade e peça ajuda sempre que precisar.

ª Mantenha a disciplina - Termine tudo o que iniciou a não ser que já tenha provas suficientes que está em um barco furado. Procure fazer o certo mesmo que, momentaneamente seja contra sua vontade.

ª Procure conhecer-se melhor - Isso é fundamental para você reconhecer seus pontos fortes e explorá-los a seu favor, bem como seus pontos fracos e saber como superá-los.

ª Nunca desista - Aja como vencedor, mesmo em meio aos obstáculos. Acredite em seu trabalho; faça correções para desenvolver sua tarefa sempre melhor, dia após dia. Use todos os recursos de que dispõe no momento e a criatividade, da melhor maneira possível.

ª Saiba aproveitar as oportunidades - Elas muitas vezes surgem em meios às dificuldades. Portanto, fique atento.

(Parte 1 de 5)

Comentários