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Universidade de Mogi das Cruzes

Naila da silva Felisbino

Regiane de Souza Dias

Silvia de Souza Araújo

Wayra Glicia da silva franco

Relatório do Projeto Interdisciplinar

Responsabilidade Social

São Paulo, SP.

2009

Universidade de Mogi das Cruzes

Naila da Silva Felisbino RGM: 65216

Regiane de Souza Dias RGM: 65096

Silvia de Souza Araújo RGM: 60974

Wayra Glicia da Silva Franco RGM: 62872

Relatório do Projeto Interdisciplinar

Projeto Interdisciplinar II, apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em recursos humanos da Universidade de Mogi das Cruzes (Campus Villa-Lobos), como parte dos requisitos para a Conclusão do curso.

Prof Orientador. Márcia Regina, Fausto Barbosa, José pereira, José Roberto, Dalton Barbosa, Margarete gurniak.

São Paulo, SP.

2009

Sumário

Introdução............................................................................................................01

  1. Descrição do ramo de negocio da empresa estudada...............................02

  2. Descrição da empresa...................................................................................02

2.1 breve histórico............................................................................................................02

2.2 missão/ valores..........................................................................................................03

2.3 Natureza do negocio: produtos e serviços.....................................................................04

2.4 Principais mercados e clientes......................................................................................04

2.5 Fornecedores..............................................................................................................05

2.6 Concorrentes..............................................................................................................05

2.7 Estrutura da empresa..................................................................................................05

3.diagnostico.......................................................................................................05

3.1descrição da área estudada...................................................................................................07

3.2 Objetivo da área....................................................................................................................07

3.3 principais processos e clientes..............................................................................................07

3.4 fornecedores e clientes externos/internos.............................................................................09

3.5 analise...................................................................................................................................09

Conclusão.................................................................................................................11

Apêndice...................................................................................................................12

Anexo A....................................................................................................................14

Referências..............................................................................................................22

01

Introdução

Esse relatório tem como objetivo colocar em praticas as teorias aprendidas em sala de aula e vivenciar situações dentro de uma organização seja, ela grande, média ou pequeno porte, além de ajudar a desenvolver a relação interpessoal e melhor compreensão da realidade empresarial dentro do curso de Gestão de recursos humanos. A empresa estudada é do ramo de varejo, de grande porte, o relatório foi dividido em três partes onde a primeira é uma pequena introdução do ramo de negocio da empresa em questão, na segunda parte breve histórica e aspectos importantes, tais como atual faturamento, principais mercados e segmentos... Na terceira parte do relatório está contida o diagnostico, situação onde identificaremos um problema da empresa e solucionaremos conforme teorias aprendidas em sala de aula. O objetivo na empresa é estudar a responsabilidade social na área de recursos humanos à respeito de seus funcionários.

02

1. Descrição do ramo de negócio da Empresa

A empresa x mantém uma estrutura multiformato oferecendo variados tipos de produtos alimentícios e não-alimentícios. Sendo atualmente uma das principais empresas varejistas do Brasil onde o PIB representa 3.8% e gera 1,2 milhões de empregos.

2. Descrição da Empresa

A empresa x está situada a Avenida: Nossa Senhora do Ó, nº 1759/2003. No bairro do Limão – São Paulo. CNPJ 47.508.411/028937.

2.1 Breve Histórico

A empresa iniciou suas atividades em 1948, em São Paulo, como uma doceira fundada por um imigrante português que se mudou para o Brasil em 1929, aos 16 anos. A doceira cujo nome deu origem ao grupo, logo começou a ficar conhecida pela qualidade no atendimento e pela atenção que “seu santos” , como era chamado o comerciante, despendia aos seus clientes. Não demorou para que o sucesso financeiro viesse, resultando na abertura da primeira filial, em 1952, e na diversificação dos negócios, que assim cresceram até se constituir o Grupo dos dias de hoje.

A empresa x surgiu em 1989 substituindo o nome que anteriormente como eram conhecidos os hipermercados da companhia. A marca x passa a ser a única bandeira do grupo em 1933. Em 1997 a empresa pesquisada inaugurada no interior passa a funcionar 24 horas por dia e é o 1º hipermercado do Brasil a ter esse horário de funcionamento.

03

É com bandeira x que, em 2000, pela primeira vez a companhia lança uma linha de produtos marcas própria que leva o nome da loja.

Esta linha contava com cerca de 200 produtos incluindo itens perecíveis, mercearia, bazar.

Atualmente a empresa x é o hipermercado da família brasileira, que oferece atendimento e serviços diferenciados, ambientes modernos e agradáveis, grandes variedades de produtos alimentícios e não - alimentícios a preços competitivos. É uma empresa de grande porte, em sua loja situada em são Paulo na avenida (Nossa Senhora do Ó) a empresa conta com 292 colaboradores, com um faturamento anual de 25 bilhões de reais com a aquisição da empresa “w” e a rede de atacado “m”, o capital é originado por ações, a empresa é dividido entre o Grupo Diniz e o Grupo Casino. Em 2005, as duas partes promoveram o alinhamento de interesses entre acionistas controladores minoritários, resultando no controle compartilhado da companhia, com 50% para o Grupo Diniz e 50% para o Grupo Casino. A parceria possibilita a troca de informações e know-how entre os grupos, proporcionando a cooperação entre áreas importantes, como Compras Globais (Global Sourcing). Vejamos a tabela dos resultados de participação no balanço social. Anexo fig.01

2.2 Missão/ Valores

Missão: Garantir a melhor experiência de compras para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas.

Visão: A empresa pesquisada almeja ampliar sua participação no mercado brasileiro de varejo e torna-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade socioambiental e contribuição para o desenvolvimento do Brasil;

Valores: A empresa está voltada para seus clientes, cuidando para que todo contato que eles tenham com suas marcas traduza-se na melhor experiência e alimente uma longa relação de fidelidade. Estratégia do grupo pão de açúcar é direcionada para a busca por ganhos de eficiência, que permitam operar com despesas menores e maior competitividade.

04

Em 2006, um dos desafios estratégicos do grupo foi compatibilizar o imediatismo do varejo com um plano estruturado para os próximos anos, que resultou na definição do planejamento estratégico até 2010.

Entre as metas estabelecidas, destacam-se num crescimento de vendas significativo.

Metas:

1. Fortalecer a competitividade das bandeiras

2. Aumentar as vendas de comercio eletrônico 4,5%

3. Expandir a participação de não-alimentos para 34%

4. Dobrar a participação de marcas próprias de 5% para 10%

5. Intensificar o crescimento orgânico com a inauguração de 150 lojas até 2010

6. Intensificar a busca por maior eficiência operacional

7. Investir na atração e retenção de talentos na companhia, em linha com diretrizes de recursos humanos.

2.3 Natureza do negócio: produtos e serviços

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