CTS no Ensino

CTS no Ensino

CTS no Ensino

  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A SOCIEDADE

  • Introdução

  • Objetivos Sociais de CTS

  • O que é CTS

  • Os Públicos de CTS

  • Abordagens Pedagógicas de CTS

  • E nós professores?

Introdução

Introdução

  • Surgimento e evolução da ciência e tecnologia como fatores sociais

  • Impacto desse desenvolvimento na sociedade

  • Projeções para o futuro: questionamentos éticos

Ciência e tecnologia

  • Ciência, como fator dominante nas crenças do homem, existe há cerca de 350 anos

  • Tecnologia, como fator preponderante na indústria e na economia, há 200 anos

  • Mostraram-se forças incrivelmente grandes e só estamos no princípio de suas ações transformadoras

Por que tão rápido?

  • Desde a revolução industrial, surgiu a necessidade de evolução tecnológica

  • A ciência e a tecnologia tornaram-se necessárias para o homem atingir seus objetivos materiais e econômicos

  • Hoje em dia, o avanço tecnológico norteia diretamente a prosperidade econômica

Efeitos sobre a sociedade

  • Intelectual

    • Abandono de muitas crenças tradicionais e adoção de outras referendadas pela técnica
  • Indústria e economia

    • Redimensionaram a participação dos recursos humanos no sistema produtivo
    • Exige reciclagem no treinamento dos empregados
  • Guerra

    • Efeitos dramáticos – capacidade do homem destruir a humanidade!
    • Modificações políticas

Problema

  • Incluir CTS no Ensino brasileiro como uma possível forma de buscar uma educação mais consciente e que possa formar, além de técnicos, cidadãos com capacidade crítica e reflexiva sobre as conseqüências e benefícios dos usos da tecnologia.

  • Propor a maneira como isso pode ser feito, utilizando alguma disciplina, enxertos ou um enfoque eminentemente curricular. Este tipo de análise propiciará a possibilidade de estruturar estratégias pedagógicas para a inserção de CTS nas escolas brasileiras.

Uma análise ética

  • Acima de tudo, o fator imprescindível a considerar é o homem

    • Ciência e tecnologia devem ser vistos como meios para o bem comum.
  • A intromissão da tecnologia na natureza pode alterar a percepção da vida pelo homem?

  • As gerações futuras podem acabar percebendo a vida como um manipulável programa de computador?

CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade

  • Surge nas décadas de 60/70 como resposta da população ao uso irrestrito da C e T;

  • Busca compreender a C e T como um processo social;

  • Questiona o modelo linear de desenvolvimento.

O que é CTS?

  • Os estudos sociais da ciência e da tecnologia - investigação acadêmica, da educação e das políticas públicas.

  • Busca entender os aspectos sociais do fenômeno científico-tecnológico - conseqüências sociais e ambientais.

  • Possui caráter interdisciplinar, abrangendo disciplinas das ciências sociais e a investigação acadêmica em humanidades como a filosofia e a história da ciência e da tecnologia, a sociologia do conhecimento científico, as teorias da educação e a economia da mudança tecnológica.

Os Públicos de CTS

  • Investigadores em ciências sociais e humanas em Universidades e Centros de Pesquisa, com formação básica em Filosofia, Sociologia, Economia ou História da Ciência e da Tecnologia.

  • Professores de Escolas de Nível Médio, com responsabilidades docentes ou institucionais em Ensino de Ciências ou organizações curriculares.

Os Públicos de CTS

  • Professores Universitários das áreas técnicas.

  • Educandos do Ensino Secundário e das diversas especialidades do Ensino Superior, incluindo graduação e Pós-graduação em Humanidades, Ciências Sociais, Ciências Naturais e Engenharias.

Objetivos Sociais de CTS

  • CTS tem por finalidade promover a alfabetização científica e tecnológica mostrando a ciência e a tecnologia como atividades humanas de grande importância social;

  • É parte da cultura geral nas sociedades democráticas modernas;

  • Trata de estimular os jovens para os estudos da ciência e da tecnologia, associados ao juízo crítico à análise reflexiva das suas interferências na sociedade.

  • Busca favorecer o desenvolvimento e consolidação de atitudes e práticas democráticas nas questões de importância social relacionadas com a inovação tecnológica e a intervenção ambiental;

  • Propicia o compromisso a respeito da integração de todos, assim como o estímulo para um desenvolvimento socioeconômico respeitoso com o meio ambiente e eqüitativo com relação às futuras gerações.

Como perceber a relação CTS e o Aluno

Relações entre ciência, tecnologia e sociedade desde a perspectiva CTS

CTS no Brasil

  • Existe alguma movimentação nesta área, principalmente dentro das Universidades;

  • Há material didático desenvolvido que já pode ser considerado como estando dentro da perspectiva CTS.

  • As novas diretrizes curriculares apontam boas perspectivas em relação a isso. Sua estrutura permite uma abertura excelente para a introdução dos estudos CTS em todos os setores do Ensino Básico.

  • Alguns Cursos de PG já tem em suas linhas de pesquisas muitos trabalhos com enfoque CTS. Um dos mais importantes é o PPGECT (Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica) da UFSC.

Ensino CTS

Abordagens CTS no Ensino

  • Não tem por objetivo ensinar ciências;

  • Utiliza o estudo da história e sociologia da C e T para mostrar como se chegou a certas situações atuais;

  • Preocupa-se exclusivamente com o estudo das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Abordagens CTS no Ensino

  • Parte-se da aplicação e temas sociais;

  • Componente social muito forte;

  • Não requer alteração de currículo ou estrutura de ensino;

  • Depende do interesse do professor.

Em um conteúdo

  • Facilidade em se obter casos CTS em vários meios de comunicação.

  • Optar por materiais que os estudantes também tenham acesso.

  • Pode-se utilizar casos históricos, atuais ou simulados;

E os professores-formandos?

  • A importância da inclusão do tema nos conteúdos das disciplinas

  • Reflexões sobre as implicações da ciência e da tecnologia junto à sociedade contemporânea;

  • Análises sobre a relação que compromete o ensino desenvolvido nas escolas e a atuação do futuro profissional na sociedade;

  • Conhecimento da história, não só da construção dos artefatos, mas principalmente das idéias que permearam o desenvolvimento científico-tecnológico;

E o que os professores precisam conhecer para trabalhar melhor neste campo?

  • A questão cultural

    • o domínio tecnocrático
    • a mitificação da ciência e da tecnologia
    • a relação entre desenvolvimento humano e tecnológico
    • o cuidado com o catastrofismo e a adoração em relação à tecnologia;

Uma análise ética

  • Acima de tudo, o fator imprescindível a considerar é o homem

    • Ciência e tecnologia devem ser vistos como meios para o bem comum.
  • A intromissão da tecnologia na natureza pode alterar a percepção da vida pelo homem?

  • As gerações futuras podem acabar percebendo a vida como um manipulável programa de computador?

Conclusão

  • Antigamente, saber e pensamentos caminhavam juntos. Hoje, o saber ultrapassa as barreiras do pensamento.

  • Começa-se a discutir a existência de órgãos internacionais reguladores das atividades científicas

  • Utilização da ciência com preservação do homem e do meio em que vive.

  • Avanço pode representar perigo à sociedade

  • Sempre respeitar valores éticos e culturais

O enfoque da concepção CTS não é propriamente os conceitos científicos básicos, mas sim, os problemas reais que envolvem ciência e tecnologia, que por isso passam a ser considerados importantes pelo aluno.

  • O enfoque da concepção CTS não é propriamente os conceitos científicos básicos, mas sim, os problemas reais que envolvem ciência e tecnologia, que por isso passam a ser considerados importantes pelo aluno.

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