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82 Idéias Para Ganhar Dinheiro Com Seu Computador, Notas de estudo de Ciências da Educação

Este relatório tem a intenção de trazer aos leitores sugestões de atividades que podem ser executadas em sua localidade, a partir de um micro computador e utilizando seus conhecimentos de informática. São diversos tipos de atividades, sendo que, a maioria pode ser desenvolvida apenas com o uso de um micro, outras necessitam de conhecimentos técnicos, softwares e periféricos específicos; São atividades que visam o aproveitamento total de seu micro e equipamentos como meio possibilitar um aume

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 13/12/2009

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ivan-goncalves-de-almeida-junior-2 🇧🇷

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Baixe 82 Idéias Para Ganhar Dinheiro Com Seu Computador e outras Notas de estudo em PDF para Ciências da Educação, somente na Docsity! Ganhe Dinheiro com seu Computador Prefácio Este relatório tem a intenção de trazer aos leitores sugestões de atividades que podem ser executadas em sua localidade, a partir de um micro computador e utilizando seus conhecimentos de informática. São diversos tipos de atividades, sendo que, a maioria pode ser desenvolvida apenas com o uso de um micro, outras necessitam de conhecimentos técnicos, softwares e periféricos específicos; São atividades que visam o aproveitamento total de seu micro e equipamentos como meio possibilitar um aumento considerável em sua renda mensal, mais de 50 destas atividades, por serem as mais praticadas estão detalhadas na parte inicial deste exemplar, e as restantes em forma resumida em seu final. A adição de negócios ligados à Internet é o diferencial deste novo relatório, estas novas dicas constituem negócios que o leitor pode realizar, utilizando o acesso que faz à Internet todos os dias. Você encontra aqui também, endereços úteis quando necessários. Alertamos que não mantemos nenhuma espécie de vínculo com as empresas relacionadas, que são citadas apenas, a título de informação.. Não é objetivo desta obra ensinar a nenhum leitor como fazer um texto, redigir uma carta, organizar um curriculum ou coisa semelhante. O objetivo principal é fazer que ele saiba que executar tais trabalhos pode ser altamente gratificante, porém, buscando na literatura especializada as informações precisas para sua melhor execução. Procuramos dotar cada tópico com o máximo de informações possíveis, buscando facilitar ao leitor o acesso a todo material que ele precisa, seja software, suprimentos, etc. Cada tópico, onde é necessário, conta com endereço de fornecedores, etc. Muitos leitores, desejando trabalhar no setor de informática, adquirem este relatório até mesmo antes de adquirir o seu micro. Adicionamos um capítulo especial, onde fornecemos um roteiro completo para a aquisição de um micro e impressora com configuração adequada ao trabalho a ser desenvolvido, além de conselhos sobre como encontrar um bom provedor de acesso à Internet. Esperamos que esta obra seja muito útil aos leitores e que, obviamente, já que esta foi sua meta final na aquisição deste compêndio, tenham excelentes lucros!!! 1 Pontos a considerar Pequenos negócios utilizando o computador surgiram praticamente junto com a computação pessoal e, conforme esta última é aperfeiçoada, as oportunidades de se fazer dinheiro através dela também se ampliam. Antes de se aventurar em um negócio "informático", o empreendedor deve, como em qualquer outro negócio, verificar o montante do investimento necessário (em alguns casos ele é praticamente nulo), a demanda pelo tipo de serviço a ser oferecido, sua própria disponibilidade de tempo para atender aos clientes caso o empreendimento não seja sua principal atividade e a estabilidade do negócio. Este último item é de vital importância, principalmente se a atividade exigir investimento. Outro ponto que não deve ser esquecido, ainda mais se a atividade for desenvolvida em sua residência, é o impacto que ela irá causar em sua vida diária. Considere itens como uso de telefone, interrupções não programadas em suas rotina doméstica normal, acesso de pessoas estranhas à sua residência, etc. É claro que os tópicos acima não são válidos para todas as oportunidades aqui citadas, pois cada uma delas possui suas próprias características, cabendo ao interessado optar pela que melhor se adapte às suas necessidades e disponibilidade. O empreendedor deve também estar atento para não se deixar deslumbrar por oportunidades de faturamento e acabar incorrendo em diversos crimes propiciados pelo atual estágio de desenvolvimento da tecnologia. Um bom exemplo disto é a cópia ilegal de software, conhecida popularmente como pirataria, praticada por muitos, tanto com o intuito de venda como de uso próprio, e que é punida com multas e prisão. Outra dica importante é saber quem está fazendo o mesmo que você, como, com que qualidade e por qual preço. Esta é uma condição básica para se iniciar um negócio. Se para oferecer um serviço de qualidade equivalente e acompanhar os preços praticados pela concorrência você for obrigado a estrangular sua margem de lucro é hora de considerar uma outra atividade ou mesmo procurar novos nichos de mercado. Até agora a impressão que se tem é a de que será necessário alugar um espaço, contratar pessoas, etc, para implementar seu pequeno negócio, porém na verdade ele pode ser estabelecido em qualquer local, até mesmo em uma área disponível em sua residência, o único funcionário (e proprietário) pode ser você mesmo. Tudo depende do tipo de negócio que você pretende montar e das proporções desejadas para ele. Muitas das opções citadas podem ser implementadas com o computador e impressora que você já possui, enquanto outros exigirão a aquisição de equipamentos e software específico, escolha de um local adequado, etc. Trecho extraído da Revista PC Magazine - Janeiro 98 Se você tiver um bom conhecimento técnico, poderá prestar serviços de assistência técnica e manutenção de micro, obtendo um bom rendimento. COMO FAZER: ATENÇÃO - Este tipo de trabalho somente é recomendado àqueles que realmente disponham de conhecimentos técnicos o suficiente para permitir abrir e consertar computadores com eficiência. Caso você tenha interesse na área, mas não tenha conhecimentos suficientes, procure fazer um curso de montagem e manutenção de micros. Existem vários cursos a respeito do assunto no país. O atendimento neste caso seria feito a domicílio, devendo ser reservada no mínimo três horas para cada atendimento. Você deve ter todas as ferramentas necessárias para o atendimento. No mercado é praxe dar garantia do trabalho executado (mão de obra), de no mínimo 3 meses. CLIENTES: Colocar anúncios em jornais (classificados) anunciando o trabalho, com um fone para contato, destacar que o atendimento é feito a domicílio, pois, atrairá muitos que não gostam de deslocar suas máquinas para laboratórios de terceiros. PREÇOS: O preço médio das horas de trabalho de manutenção/assistência é de R$20,00 A taxa de deslocamento até o endereço do cliente é em média R$10,00. INSTALAÇÃO DE SOFTWARE E CONFIGURAÇÃO DE INTERNET Muitas pessoas novatas que estão adquirindo seu primeiro computador pensam que este já vem com todos os softwares instalados e tudo já funcionando perfeitamente, quando vem que a situação não é a esperada, recorrem a alguém que possa orientá-los ou mesmo instalar softwares e ensinar a utilizá-los, se você tiver um bom conhecimento no uso de fax no computador, multimídia (utilização do CD-ROM), Windows 95, instalação do Pacote Office, poderá prestar serviços de instalação de softwares e manutenção de micro, obtendo um bom rendimento. COMO FAZER: Este tipo de trabalho pode ser realizado por usuários experientes na utilização das ferramentas acima descritas, geralmente não existem cursos que ensinem as pessoas a configurar a impressora, usar o fax do computador, configurar a internet, e é aí que este profissional pode ser realmente útil. O atendimento deve ser feito a domicílio, geralmente cobra-se a visita que pode ser de até 3 horas. Você deve ter todas as ferramentas necessárias para o atendimento, softwares e disquetes de instalação, procure fazer uma biblioteca de softwares de configuração ou seja faça uma cópia de disquetes de instalação de impressoras, cd-rom, internet, boot, anti-virus etc. CLIENTES: Colocar anúncios em jornais (classificados) anunciando o trabalho, com um fone para contato, destacar que o atendimento é feito a domicílio. PREÇOS: O preço médio das horas de trabalho de instalação é de R$20,00 podendo cobrar um preço redondo de R$ 50,00 por três horas de consultoria. AUTOMATIZAÇÃO DE LOJAS Centenas de lojas e supermercados estão se informatizando para manter controle absoluto sobre preços, margens de lucros, estoque, etc. O uso de código de barras aplicados em etiquetas sobre as mercadorias permite este controle absoluto sem nenhuma margem de erro. Em países mais desenvolvidos, como Estados Unidos e França, todas as lojas e supermercados são informatizados e utilizam-se deste sistema de códigos de barras para controle administrativo. COMO FAZER: Que tipo de serviços você poderia prestar nesta área? Vários. O essencial seria assessoria para implantação do sistema em lojas. Não se trata de uma assessoria comum. Você dedicaria um período de, no mínimo de dois meses, ao trabalho no local de implantação, até que tudo esteja funcionando em perfeita ordem e os funcionários familiarizados o suficiente com o sistema para dispensarem sua presença. O primeiro passo neste caso é dominar totalmente a tecnologia de código de barras. Existem diversos livros e cursos a respeito do assunto, onde você poderá conhecer o tema em profundidade. Também terá que ter hardware apropriado e software para reconhecimento dos códigos e administração do negócio. HARDWARE: Para implantação do sistema em lojas e supermercados, são utilizados os seguintes: Básicos de automação por código de barras: - Scanner Laser de mesa com fonte - Pistola Laser com fonte e suporte - Scanner CCD de mão - Impressora de etiquetas SOFTWARE: Específicos para automação comercial, procurar a Associação Brasileira de Automação Comercial fone: 0800-11-0789 CLIENTES: Somente vá em busca do cliente quando dominar completamente o assunto, pois, movimentará altas somas de dinheiro em equipamentos e terá que ter absoluta certeza do que está fazendo. Quando tiver este domínio, faça uma campanha de mala-direta aos principais estabelecimentos comerciais de sua cidade, complementando com uma ligação telefônica depois para marcar uma entrevista com os diretores, oferecendo as vantagens da automatização. Uma das boas fontes de endereços é a Associação Comercial de sua cidade. PREÇOS: O trabalho a ser oferecido deverá ser um pacote completo de assessoria, que inclua desde a orientação na aquisição dos equipamentos necessários (uma central de micro mais os terminais de ponto de venda, a conexão de rede, softwares, etc.) incluindo aí no mínimo 60 dias de assessoria no local onde será implantado o serviço, treinamento do pessoal, etc. Este pacote completo tem sido cobrado pelos profissionais entre 7 e 12 mil reais, sendo 50% do pagamento efetuado no início dos trabalhos e 50% ao término. BBS O BBS, abreviação de Boulletin Board Service, é um sistema de informações via modem transmitidas de uma central, para usuários. Em franca expansão nos Estados Unidos, já há BBS com mais de 3 milhões de usuários, como a Compuserve. Montar um BBS é muito simples, basta ter duas linhas telefônicas à disposição (pode até ser alugada, no início), um bom computador, com CD-ROM de preferência, boa vontade e interesse em ampliar o negócio. COMO FAZER: Hoje não há mais espaço para BBS genérico. Você tem que escolher um segmento. Há inúmeros, desde os que tratam exclusivamente de assuntos escolares, economia, esportes, eróticos, games, etc. Após escolher o seu segmento, procure divulgar através da imprensa local o seu BBS. Envie releases para as seções de informática, informando o telefone de dados e o de voz (onde você atenderá nos horários especificados para tratar de assuntos ligados ao BBS). HARDWARE: CPU a partir de um Pentium 100, modem de alta velocidade (mínimo de 56 kbs). SOFTWARE: Software de gerenciamento de BBS, encontra-se versões shareware em qualquer BBS do país ou a venda na Kanopus Informática, em Curitiba pelo fone (041) 222-0277. CLIENTES: Divulgue na imprensa o máximo que for possível o seu BBS. Mande informações sobre o funcionamento dele para os jornais O Globo, Folha de São Paulo, Jornal da Tarde e O Estado de São Paulo, que publicam notícias sobre BBS. PREÇOS O serviço de BBS é cobrado por mensalidade. Hoje está em média R$20,00/mês. O hábito é de se cobrar três meses juntos para evitar despesas de cobrança. CARDÁPIOS PARA RESTAURANTES E SIMILARES Aproveite as horas vagas de seu micro prestando serviços de elaboração de cardápios para restaurantes, bares, hotéis, lanchonetes, etc. COMO FAZER: Um cardápio deve ter uma apresentação gráfica eficiente. Muitos restaurantes costumam ter seu próprio papel para cardápio, onde está impresso em cores o logotipo do estabelecimento, imprimindo sobre este papel o cardápio. Outros querem apenas a confecção de um cardápio eficiente. HARDWARE: Recomendável a partir de um Pentium 100, impressora laser ou jato de tinta. 1000% , lembre-se: não coloque sua impressora para trabalhar no modo econômico, no caso de fotos, a diferença é logo notada por quem conhece. CATÁLOGOS E MANUAIS TÉCNICOS Trabalho semelhante ao de revistas, porém, voltado à empresas, mercado de catálogos e manuais técnicos, publicações únicas e sem periodicidade definida. COMO FAZER: Assim como revistas, o trabalho com catálogos e manuais exige o completo domínio de CorelDraw e PageMaker, porém, não se ousa tanto como nas revistas. O trabalho é mais complexo porque tem que refletir exatamente aquilo que a empresa deseja transmitir. Um catálogo exige mais concentração e demora mais tempo que uma revista para se preparar. HARDWARE: Equipamento de última geração, de preferência um Macintosh. Se tiver PC, que seja de Pentium 133 acima, memória de 32 MB acima, Winchester de 2 gigabytes ou acima, tenha scanner de mesa ou birô que tenha, drive de discos transportáveis, tipo syquest ou bernoulli para transporte de dados aos birôs de fotolitos. Alto investimento. SOFTWARE: Com completo domínio, o Pagemaker, CorelDraw!, Word for Windows, Photoshop, todos de última geração. CLIENTES: Empresas industriais e/ou comerciais que tenham necessidade de elaborar catálogos e manuais técnicos. PREÇOS: Ou se combina um pacote fechado, ou 20 a 30 reais por original produzido. COMERCIALIZAÇÃO DE CADASTROS Uma das atividades mais lucrativas da década de 90 é a comercialização de cadastros para mala-direta. Você tem um grande trabalho inicial para organizar o cadastro, depois é somente atualizá-lo e lucrar alugando para empresas. COMO FAZER: Imagine uma empresa de informática que deseja mandar um catálogo para usuários, mas não tem como localizar estes usuários. Para isto é que existe o aluguel de cadastros. No caso você teria em seu banco de dados milhares de nomes e endereços completos de pessoas dos mais variados segmentos e forneceria o uso de uma única vez, por um preço estabelecido, para quem deseja mandar correspondências para este cadastro. A montagem de um cadastro é um trabalho árduo. Você deve procurar entidades de classe, recorrer a todos os tipos de cadastros disponíveis, inclusive listas telefônicas, montando uma base de dados para ter diversas opções para oferecer aos possíveis clientes. Você pode oferecer tanto listagem com nomes e telefones, para telemarketing, como etiquetas de endereçamento, para correspondências. Os endereços devem ser atualizados, pois, é praxe entre todos os comerciantes de listas que devem garantir no mínimo, 95% de atualização. Este mercado é complexo, e recomendamos a leitura dos livros MARKETING DIRETO, de Bob Stone, da Editora Nobel; MÉTODOS DE SUCESSO EM MARKETING DIRETO, e MALA-DIRETA EFICAZ, ambos da Editora Makron Books, que lhe darão uma visão mais ampla sobre o aluguel de cadastros. HARDWARE: Recomendável a partir de Pentium 100, impressora jato de tinta, ou matricial pelo volume de trabalho. SOFTWARE: MS-ACCESS, FOX-PRÓ, PARADOX, D-BASE ou outro banco de dados de sua preferência. CLIENTES: Procure se informar em sua cidade empresas que usam do sistema de mala- direta para vender seus produtos. A Associação Brasileira de Marketing Direto também oferece informações sobre empresas que trabalham com mala-direta no país. Veja em Serviços de Mala-Direta o endereço da ABEMD. PREÇOS: Em São Paulo o preço médio para lotes mínimos de 3.000 nomes de um segmento é de R$105,00 por cada 1000 nomes em etiquetas e R$450,00 para cada 3000 nomes em listagem com informações completas; para grandes quantidades, acima de 10000 nomes, se aplica descontos progressivos de acordo com o volume. CURSOS DE SOFTWARES PARA EMPRESAS Quando se adquire um software para uso comercial, muitas empresas realizam cursos internos para que seus funcionários, usuários do computador, aprendam a manipular o software de forma a obter o melhor resultado. COMO FAZER: O primeiro passo é deter completo domínio sobre o software escolhido para o curso. Normalmente são softwares de planilhas de cálculo, contabilidade, bancos de dados, editores de texto ou outro software específico. Você deve ter formação superior e experiência em ministrar cursos. SOFTWARE: Deverá ter, obviamente, o software que será tema do curso. CLIENTES: O alvo são empresas e usuários de médio e grande porte. Procure oferecer seus serviços através de mala-direta explicativa. PREÇOS: Você pode cobrar por hora de trabalho ou por pacote fechado. O valor médio da hora para cursos técnicos é de R$25,00 para até 10 alunos, sendo reajustada a partir deste número. DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES Um dos mais fascinantes trabalhos no setor de informática é o desenvolvimento de softwares. Imagine centenas de pessoas trabalhando em um sistema desenvolvido por você, tendo soluções que você criou. Mas, para tanto é necessário muito mais que boa vontade! Você tem que ter conhecimento e dedicação. COMO FAZER: Primeiro você deve ter pleno conhecimento de linguagem de programação, seja ela qual for, D-Base, Clipper, Visual-Basic, etc., depois identificar no mercado o tipo de programa que vai desenvolver, analisando todos os seus aspectos, desde sua capacidade para desenvolver tal programa, o que os usuários esperam deste programa, até a eventual possibilidade de sucesso do mesmo no mercado. A pesquisa de mercado é essencial para não haver falhas de comercialização. HARDWARE: Recomendável a partir do Pentium 100. SOFTWARE: Deverá ter os softwares de programação necessários de acordo com o projeto a ser desenvolvido. CLIENTES: Você desenvolverá um produto e depois colocará a venda nas casas especializadas de venda de software. Uma consulta a elas sobre a viabilidade da comercialização pode trazer novos dados a elaboração de seu projeto. PREÇOS: Deverá seguir a regra de mercado para programas de porte semelhante ao desenvolvido. Lembre-se que, no preço final está incluso a comissão dos revendedores, representantes, impostos, portanto, o preço líquido é inferior a metade do preço final. DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES II Os vírus que atacam computadores tem causado prejuízos fantásticos em empresas de todo porte. Os vírus tem se multiplicado a uma velocidade assustadora, diariamente há notícias de novos vírus no mercado. As empresas não têm tempo disponível para acompanhar e adquirir todos os anti-vírus existentes no mercado. Aí está um nicho onde você pode instalar-se e ganhar dinheiro. COMO FAZER: Você deve especializar-se em combater vírus, ter os softwares mais avançados do setor, inlcusive suas atualizações, e, de posse destas "ferramentas", fazer periódicamente checagem nos computadores de seus clientes, realizando uma "varredura" anti-vírus, eliminando os vírus detectados. HARDWARE: Recomendável a partir do Pentium 100. SOFTWARE: Deverá ter todos, absolutamente todos os últimos lançamentos de anti-vírus. Entre os mais conhecidos está o VIRUSCAN, que atua sobre nada menos de 4.484 vírus. Este software você pode adquirir através da BRASOFTWARE, pelo fone (011) 3179-6900. CLIENTES: Procure oferecer seus serviços através de mala-direta explicativa, oferecendo desconto para o primeiro trabalho, cativando assim a clientela. O alvo são empresas e usuários de médio e grande porte. SOFTWARE: Um bom editor de texto. Sua máquina com certeza já tem um, caso não tenha use o Wordpad do Windows. O principal editor do mercado é o Word for Windows, mas existem outros bons como Wordperfect, Carta-Certa, Works, etc. Crie um modelo pré- estabelecido de curriculum, bastando apenas preencher os dados quando aparecerem os candidatos. CLIENTES: A melhor forma de captação de clientes para curriculuns, é incluir um anúncio seu na seção de empregos do principal jornal de sua cidade. Coloque um anúncio pequeno, do tipo menor que tiver no jornal, enfatizando o tipo de sua impressora e o trabalho realizado. Distribua cartões de visita aos clientes para que eles passem para terceiros, coloque cartazes em agências de empregos, colégios, universidades, locais de grande fluxo, etc. PREÇOS: Em janeiro de 1998, em São Paulo, apenas a digitação e impressão de um curriculum custava R$ 15,00. Um pacote completo com elaboração, digitação e impressão de 10 jogos em impressora laser ou jato de tinta custava entre 40 e 50 reais. O pacote fechado de serviços é mais lucrativo. A média de lucros neste trabalho é de cerca de 70% sobre o capital investido (anúncios, papel, tinta, etc.). ESOTERISMO Faça mapa astral, numerologia e outros serviços esotéricos em sua cidade usando seu micro. Basta ter interesse em conhecer um pouco sobre o assunto e obter programas específicos. Lembre-se que seu trabalho será apenas o de emitir o resultado que os programas apresentarem, não cabe a você tentar interpretar, pois, aí já estaria realizando trabalhos de especialistas. COMO FAZER: O primeiro passo é saber se você se interessa pelo assunto. Se não tem interesse o melhor é nem tentar. O mínimo de conhecimento é necessário para que nada saia errado. Existem no mercado inúmeros programas sobre o assunto, tanto em português como em inglês. Cabe a você escolher o que melhor se enquadra aos seus propósitos. Anuncie seu trabalho, realize de cortesia para conhecidos, pedindo que divulguem o trabalho, enfim, faça- se conhecido no mercado. HARDWARE: A partir de 486 é possível, impressora matricial, laser ou jato de tinta. SOFTWARE: Os softwares esotéricos você encontrará nas casas de shareware. Uma das mais conhecidas é a KANOPUS, de Curitiba que trabalha com programas também em português. Seu telefone é (041) 222-0277, atende a todo Brasil. Um software bem detalhado e abrangente é comercializado pela PEGASTAR F: (011)247-2827 Existe também um CD “ASTROLOGIA TOTAL” F: (011) 820-5160 e outro CD “ESOTÉRICO MÉTODOS DIVINATÓRIOS 1” F: (011) 67-8403 CLIENTES: Anuncie seus trabalhos em jornais, faça folhetos, divulgue junto aos amigos, etc. PREÇOS: Um trabalho de 12 a 20 páginas está custando cerca de 30 reais. ETIQUETAS DE ENDEREÇOS Uma mania que tomou conta dos usuários de cheques foi a fixação no verso do cheque de uma etiqueta pequena contendo nome, endereço, número do RG e do CPF. Isto evita o trabalho de ficar preenchendo dados em caixas, apresentando RG, CPF, etc. Estas etiquetas são de extrema facilidade para criar e você pode ganhar um bom dinheiro com elas. COMO FAZER: Você deve criar dentro de seu micro um modelo para as etiquetas adesivas. Preencher com o nome e endereço do interessado, imprimir e pronto! Está pronto o trabalho. Muito simples e prático. São etiquetas no formato de 12,7mm x 44,4mm, e você encontra com certa facilidade nas lojas de suprimentos de informática ou papelaria, em caixas com 25 ou 100 folhas (80 etiquetas cada folha). Para adquirir entre em contato com a PIMACO AUTOADESIVOS LTDA - Av. Brasil 22773, Rio de Janeiro RJ. HARDWARE: De 486 acima, pois há necessidade do Windows. Impressora laser ou jato de tinta. SOFTWARE: Word for Windows (Ültima versão). No próprio Word há a opção de impressão de etiquetas. CLIENTES: Divulgue seus trabalhos junto a amigos, faça amostras grátis, anuncie em classificados, faça cartazes, etc. PREÇOS: O preço de um conjunto de 300 etiquetas impressas está em R$ 18,00. Uma caixa de etiquetas Pimaco com 100 folhas (8.000 etiquetas) custa R$ 12,00 na distribuidora Kalunga, em São Paulo. 300 etiquetas custaria menos de 50 centavos, o lucro é fantástico! IMPRESSÃO DE PEQUENAS TIRAGENS Este trabalho é apenas para você que tem impressora laser. Você pode usar sua impressora como uma pequena gráfica e ter bons resultados financeiros. As impressoras jato de tinta também podem realizar o trabalho desde que o material não contenha muitos desenhos ou gráficos pois deixa a impressão muito lenta e gasta muita tinta. COMO FAZER: Se você usar toner recondicionado em sua impressora, terá um custo aproximado de cerca de 0,02 centavos por cópia, junto a 0,01 centavos de papel, poderá ter uma cópia em formato texto por um custo de 0,03 centavos, considerando que uma cópia de boa qualidade custa entre 0,12 a 0,15 centavos. Você pode oferecer seus trabalhos de pequenas tiragens e ter bons lucros. Um folheto, por exemplo, de formato A4, onde você tenha que tirar 500 cópias, você vendendo a 0,12 centavos a cópia, terá um total de R$ 60,00, para um custo de R$ 15,00. As impressoras jato de tinta podem realizar o trabalho desde que sejam bem pequenas as tiragens, entre 50 e 100 exemplares, devido ao tempo de impressão, o cartucho de tinta também poderá ser comprado recondicionado pela metade do preço. O uso pode desgastar sua impressora, mas isto não preocupa de forma alguma as pessoas que fazem isto há um bom tempo, pois, segundo eles, dentro de dois anos a impressora estará de qualquer forma obsoleta, pois, haverá tecnologia muito melhor, então o mais prático é dar a ela bastante uso, justificando-se, assim, o valor pago. Além de folhetos, malas-diretas, etc., você pode imprimir uma infinidade de outros trabalhos. HARDWARE: Um computador a partir do Pentium 100 . Impressora laser, jato de tinta, Scanner opcional. SOFTWARE: Editor de texto, programas de DTP (CorelDraw!, PageMaker). CLIENTES: Você encontrará clientes em escolas, cursos de todas as espécies, e também anunciando em jornais. Coloque no anúncio cópias em qualidade laser, ou coloridas, que destaca o serviço. PREÇOS: Como foi afirmado acima, entre 0,12 e 0,15 centavos em função da tiragem. Não aceitar menos de 100 cópias, pois não seria compensador. No caso de impressão jato de tinta colorida pode se cobrar R$ 0,50 a folha IMPRESSÃO EM CAMISETAS Montar um negócio para a produção de camisetas a partir de um micro e uma impressora é uma outra possibilidade para quem quer dar o grito de liberdade de patrões e horários rígidos. COMO FAZER: A imagem a ser estampada na camiseta tanto pode ser criada no micro quanto escaneada, caso seja uma foto por exemplo.Depois é só imprimir em papel especial chamado de transfer, os melhores resultados neste caso se dão com as impressoras jato de cera. Um pacote com 10 folhas pode custar de R$ 20,00 a R$ 25,00 . Para cada camiseta é necessária uma folha de papel, no entanto ganha-se mais quando se pode imprimir mais de uma estampa no papel, exemplo: o logotipo de uma empresa. A etapa final é esticar a camiseta, que pode ser toda branca ou em tons claros, sobre a máquina de passar. Pode-se também utilizar uma tábua com ferro comum e sobre ela colocar o papel impresso com a imagem virada para baixo.Quando atingida a temperatura de 180º a camiseta estará pronta. A utilização de ferro de passar roupa não produz resultados muito bons. HARDWARE: Micro multimídia, impressora jato de cera ou jato de tinta, scanner, máquina de passar roupa da Elgin , este kit é vendido pela Elgin F: (011) 222-6999 SOFTWARE: Programas como Photoshop para tratamento de imagens CLIENTES: Todos os usuários de camisetas estampadas HARDWARE: A partir do Pentium 100, mínimo de 8 MB de memória e 720 MB de espaço em disco. Impressora jato de tinta ou laser. SOFTWARE: CorelDraw!, Pagemaker e Word, todos em sua última versão. CLIENTES: Procure editoras em sua cidade, envie mala-direta e anuncie seus trabalhos em jornais. PREÇOS: Cerca de 7 reais por página em papel e 10 reais em filme. LOTERIAS Você pode prestar serviços à casas lotéricas de desdobramento de jogos. Ou seja, as casas não teriam a necessidade de adquirir sistemas completos e você ganharia pelo serviço prestado. COMO FAZER: De posse de bons softwares de desdobramento de jogos, é só imprimir os jogos nos formulários contínuos que a própria Caixa Econômica fornece à casas lotéricas. Você não teria contato com os jogadores, e sim, faria acordo com a casa lotérica; esta receberia o jogo para desdobrar e você executaria o trabalho de desdobramento recebendo por isso, um percentual. HARDWARE: De 486 acima, impressora matricial (somente matricial serve para formulários contínuos). SOFTWARE: Existem centenas de softwares. Um dos melhores, que abrange sena e quina, por um preço ótimo você encontra na DCM Software, fone (051) 221-7661, (atende a todo o Brasil). CLIENTES: Casas de loterias. Há a necessidade de contactar pessoalmente, direto com o diretor ou proprietário. PREÇOS: Um acordo sobre o volume de trabalho. Verifique o tempo necessário e calcule, observando que a hora/trabalho está em média de 10 a 20 reais. NEWSLETTER Newsletter se trata de um pequeno boletim noticioso sobre um assunto específico, de grande interesse a um círculo fechado de pessoas. Por exemplo, um boletim para colecionadores de discos raros, para usuários de programas específicos, etc. COMO FAZER: Uma newsletter somente deve ser realizada por alguém que tenha domínio de texto e editoração, pois, o que mais interessará aos possíveis leitores será o texto que ele certamente não encontraria em nenhuma outra publicação. Você deverá identificar um nicho de mercado carente de publicações, onde os interessados assinariam um boletim informativo, e, o mais complexo, teria que ter completo domínio do assunto a ser tratado neste boletim. Geralmente, as newsletter tem em média 12 páginas em formato A4 (210mm x 297mm), sendo as páginas agrupadas e grampeadas em sua parte posterior. Se você tiver uma impressora laser pode imprimir em sua própria máquina, devido a baixa tiragem. HARDWARE: A partir do Pentium 100, impressora laser. SOFTWARE: CorelDraw!, Pagemaker, Word. CLIENTES: A venda de assinaturas deverá ser efetuada usando mala-direta. Procure obter um cadastro de pessoas interessadas no assunto a ser tratado na newsletter. PREÇOS: O preço médio de assinatura anual para newsletter mensal é de R$ 50,00. Se em um ano você obter cerca de 500 assinantes, terá um rendimento bruto de 25 mil reais, para um lucro líquido de 60%. NOTAS FISCAIS Um dos piores trabalhos para as gráficas que imprimem notas fiscais é fazerem as matrizes destas notas. Você pode realizar este trabalho como free-lancer, bastando apenas ter alguns conhecimentos de editoração eletrônica. COMO FAZER: Você deve montar em seu micro modelos de notas fiscais mais utilizados no seu Estado; de entrada, de saída, ao consumidor, etc., e quando for pedido originais, fazer apenas a inclusão do nome da empresa e da gráfica. Imprimir em laserfilm ou transparência e entregar à gráfica. HARDWARE: CPU a partir do Pentim 100, impressora laser. SOFTWARE: Pagemaker, CorelDraw! CLIENTES: Gráficas que imprimem notas fiscais. Contactar pessoalmente ou por mala- direta. PREÇOS: Um laserfilm de nota fiscal está em cerca de 30 reais no mercado paulista. ORGANIZAÇÃO DE CADASTROS Existem milhares de empresas que têm um enorme cadastro de clientes, adquiridos durante toda a vida da empresa, mas que se encontram em antigas fichas, sem nenhum controle que permita administrar com competência as aquisições realizadas por estes clientes. Um cadastro organizado permite saber quem está comprando o quê, e desta forma direcionar seu estoque para o que seus clientes realmente necessitam. Permite ainda o contato direto entre a empresa e o cliente, através de malas-diretas, de contatos telefônicos, envio de catálogos, tabelas de preços, etc. COMO FAZER: O trabalho consiste em organizar cadastros de empresas que ainda não tenham se informatizado. Você deverá receber a base de dados, seja ela fichas, notas fiscais, ou listagens datilografadas, etc., e transformá-la em um cadastro único, organizado, entregando à empresa uma listagem de seus clientes classificados de acordo com os critérios determinados pelo cliente (por exemplo, clientes de uma certa região, de uma certa faixa de renda, etc.). Nestes casos você fornecerá ainda disquetes com o cadastro completo, etiquetas de endereçamento, ou outra forma de mídia solicitada pelo cliente. HARDWARE: Recomenda-se a partir do 486. Impressora matricial seria o mais adequado neste caso, devido ao volume de trabalho. SOFTWARE: Existem vários softwares de bancos de dados no mercado para a elaboração de cadastros. Um dos mais eficientes é o MS-ACCESS da Microsoft. Existem outros bancos de dados como o PARADOX, o FOX-PRÓ, o D-BASE, também eficientes. Caso você domine a programação em clipper, poderá desenvolver seu banco de dados próprio e exclusivo. CLIENTES: Procure se informar sobre empresas que podem necessitar deste tipo de trabalho. O SEBRAE e a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL de sua cidade poderão lhe auxiliar. PREÇOS: Para organizar e digitar um cadastro, se cobra cerca de 250 reais por milheiro de nomes, mais despesas de disquetes, etiquetas, etc. Você pode continuar a manter vínculos com a empresa, atualizando constantemente o cadastro dela, emitindo etiquetas, etc. Para apenas a impressão de etiquetas, se cobra em média R$ 30,00 por milheiro, incluindo aí as etiquetas. ORGANIZAÇÃO DE ESTANTES DE LIVROS O pior caos para profissionais que possuem muitos livros com necessidade de acesso constante a eles, é não terem certeza se possuem determinado livro ou acessarem informações mais antigas, por não encontrarem na estante, por falta de tempo, o livro apropriado. COMO FAZER: Utilizando programas específicos voce pode catalogar os livros por assuntos, títulos e palavras-chaves.A classificação também pode ser por fichas, catalogue o livro por assunto, autor e título; para cada assunto coloque os livros em ordem alfabética por título e autor; coloque tarjas nos livros, o número de cada tarja deve ser colocado em cada ficha do livro; mantenha a ordem na hora de guardar o livro novamente na estante. HARDWARE: A partir do micro 486 com no mínimo 8 MB de memória. SOFTWARE: Existem softwares específicos para organizar bibliotecas, o mais popular é o Microisis vendido pelo Instituto Brasileiro de Informação , Ciência e Tecnologia. CLIENTES: Todos aqueles que tem muitos livros e necessitam de um rápido acesso a informações desses livros, como Advogados, Médicos, Críticos Literários etc. SERVIÇO DE PESQUISA NA INTERNET Se você passa noites navegando na Internet, pode unir o útil ao agradável oferecendo serviços de pesquisa a professores, pesquisadores, alunos de faculdade e empresários que precisam de informações mas não possuem acesso a Internet ou não dominam as ferramentas de pesquisa. COMO FAZER: Primeiro você necessitará fazer pesquisas dos melhores sites de busca e saber juntar o material com criterio não esquecendo de fazer um relatório com os endereços dos sites pesquisados. Quando dominar estas técnicas e estiver seguro, faça a sua propaganda, dentro e fora da internet HARDWARE: Micro Pentium 100 com acesso a Internet, impressora jato de tinta SOFTWARE: Internet Explorer, Netscape etc. CLIENTES: Alunos de Faculdades, alunos de tese de mestrado, doutorado, empresas, que desejam efetuar pesquisas. PREÇOS: Você pode cobrar por hora de pesquisa ou por material impresso, não esqueça de contar em seus custos de acesso, conta telefônica, impressão do material, etc.O valor pode variar muito de local para local. AULA DE INTERNET A Internet ainda permanece um mistério para muitos internautas que apesar de acessá-la a algum tempo, ainda não sabem como encontrar determinados materiais ou mesmo o usuário novato que não sabe como utilizar a internet pode precisar dos seus serviços. COMO FAZER: Estude um roteiro de sites de pesquisa, o altavista não deve deixar de entrar no roteiro (http://www.altavista.com ) além de ser um dos melhores sites de busca de toda a Internet, ainda tem um recurso de tradução que torna mais fácil de acessar páginas estrangeira. A tradução não é perfeita mas da para entender, estude bem cada item como passar e-mails, entar em listas de discussão, procure na Internet materias e tutoriais que você possa estar oferecendo ao seu aluno. Você deve saber configurar a Internet, o dial-up e programas de e-mail. CLIENTES: Faça anúncios em seções de informática de jornais, revistas, este é um campo vasto com grandes possibilidades de ganho. PREÇOS: Você pode cobrar R$ 50,00 por curso de 3 horas . REPRESENTAÇÃO COMERCIAL PRODUTOS DE INFORMÁTICA Certamente você já viu em revistas e jornais produtos de informática que gostaria de adquirir, porém, não encontrou este produto a venda em sua cidade. Por que não se tornar um representante comercial no segmento de informática e representar as empresas fabricantes destes produtos? COMO FAZER: O trabalho de representante comercial é bastante simples. Você trabalhará no atacado, efetuando as vendas para o fabricante, mediante comissões. Procure identificar nas publicações especializadas de informática, os produtos que desejaria representar. Envie um curriculum seu para a empresa, junto com uma carta informando de seu desejo de representá-la em sua região. Nem sempre o resultado pode ser favorável, mas mandando para várias empresas, certamente terá aquelas que se interessarão. CLIENTES: Identifique os grandes fornecedores de informática de sua cidade (hardware, software ou suprimentos), conforme o caso, visitando pessoalmente o setor de compras). PREÇOS: Você usará a tabela do fabricante e receberá uma comissão pelas vendas que efetuar (média de 7 a 10%). REVENDA DE GAMES Se você tem interesse em jogos para computador, pode obter um rendimento extra revendendo softwares e CD-ROM's de games em sua cidade. COMO FAZER: Procure entrar em contato com distribuidoras de softwares e CD-ROM's propondo a distribuição dos produtos em sua cidade. Você teria uma margem de lucro (em média 30%) podendo, assim, ter um ótimo rendimento mensal. CLIENTES: Colocar anúncios em jornais (classificados) anunciando a venda dos jogos. Divulgar através de folhetos em portas de escolas, clubes, fliperamas, etc. PREÇOS: Você teria uma margem de lucro sobre a tabela do fabricante, de em média 30%. Isto representa, no caso de CD-ROM, cerca de R$ 15,00 de lucro líquido a cada cd vendido (preço médio de um CD-ROM = R$ 50,00). REVENDA DE SHAREWARE Shareware são programas de computador de domínio público, ou que estão sendo distribuídos a preços simbólicos por seus autores para uso restrito. Após o uso por um certo período, o shareware deve ser registrado junto ao autor, pagando uma taxa que garantirá assistência técnica e novos recursos ao programa. Alguns Shareware são semelhantes a outros já consagrados como Pagemaker, CorelDraw etc. sendo que podem ser utilizados para aplicações simples. A comercialização de shareware é livre, não havendo a necessidade de pagar nenhum tipo de direito autoral, desde que, rigorosamente, só se comercialize sharewares e não versões comerciais (o que seria crime) e a preços que sejam também simbólicos, nada muito elevado. COMO FAZER: Procure formar uma biblioteca de sharewares interessantes. Existem alguns CD-ROM's com milhares de aplicativos e jogos interessantes. Faça uma listagem do material disponível e coloque à venda. Você somente vai duplicar o material quando tiver de posse do pedido, evitando assim, fazer estoques de programas. Procure ter sólidos conhecimentos sobre duplicação de programas, para evitar programas mal duplicados e que não funcionariam nas máquinas dos clientes. Os programas de shareware que mais vendem são: jogos, aplicativos de CAD, de DTP, fontes, programas esotéricos e programas eróticos (telas, gif, etc.). HARDWARE: CPU a partir do 486, impressora para catálogos e correspondências e, se possível CD-ROM. SOFTWARE: Software de cópias de disco. CLIENTES: Faça anúncios em seções de informática de jornais, revistas, distribua catálogos em disquetes ou impressos. PREÇOS: Os preços de shareware estão em 2 reais a gravação (por disco) mais o preço dos disquetes. REVISÃO ORTOGRÁFICA Esta atividade é somente para aqueles que tem domínio completo do idioma Português. Caso você tenha a menor deficiência neste idioma, o melhor é nem pensar nesta atividade. COMO FAZER: Implante corretores ortográficos eletrônicos em seu computador, use todos os seus conhecimentos, tenha um livro básico de ortografia sempre a mão e também, o fone de alguém com domínio do idioma para consulta. Por ser um trabalho rigoroso, somente desta forma estará certo de que não deixará escapar erros. O serviço será revisar textos para publicação. Livros, revistas, jornais e uma infinidade de obras. As editoras tem a preocupação constante em manter a revisão ortográfica perfeita em suas publicações. Você receberá um original já digitado, em disquete, colocará em seu computador e fará as revisões necessárias. Tire uma impressão já corrigida e entregue o disquete com a impressão ao cliente. HARDWARE: Recomendável a partir de pentium 100, impressora laser ou jato de tinta. SOFTWARE: Word For Windows ou outro editor de textos de sua preferência. Recomendamos o uso do dicionário AURÉLIO ELETRÔNICO e do auxiliar LEXIKON, integrando desta forma o dicionário ao Word, permitindo uma primeira correção automática. SERVIÇOS DE MALA-DIRETA A cada dia que passa é maior o número de empresas que descobrem ser a mala-direta a forma mais eficiente de marketing. A correspondência dirigida a um destinatário exclusivo, do segmento procurado, sem dispersões que qualquer outro tipo de publicidade tem. Prestar serviços nesta área é altamente lucrativo. O serviço mais procurado é o de digitação, diagramação e produção de cópias, sendo também prestados, serviços de organização de cadastros, atualização de ceps, impressão de etiquetas, etc. COMO FAZER: Os serviços de mala-direta são de tal forma diversificados que, você encontrará nesta mesma edição diversos tópicos detalhando cada fase, como por exemplo, a produção de cópias, organização de cadastros, atualização de ceps, fornecimento de listagens de endereços, etc. Um dos mais básicos trabalhos é o de editoração, procurando dar uma apresentação profissional atraente e que resulte em vendas, atingindo seus objetivos. Para aprender a fazer mala-direta, recomendamos a leitura dos livros SUCESSO EM MARKETING DIRETO, Editora Nobel, MALA-DIRETA EFICAZ, Makron Books, que darão uma visão completa do que é este mercado. HARDWARE: Recomendável a partir de 486, impressora laser. SOFTWARE: Word For Windows, CorelDraw! , Pagemaker . CLIENTES: Procure se informar sobre empresas que trabalham com mala-direta em sua cidade. Uma conversa com funcionários dos correios poderá trazer estas informações. Procure também a ABEMD - Associação Brasileira de Empresas de Marketing Direto, que fornece listas de associados em sua região. O endereço da ABEMD é Al. Campinas 433, Cj. 82, São Paulo. PREÇOS: Somente a criação de um original para mala-direta está custando entre 100 e 300 reais, em São Paulo. SERVIÇOS DE PUBLICIDADE/FREE-LANCER Trabalho que exige competência, criatividade e dedicação. Neste caso, você prestará serviços de free-lancer à agências de publicidade, editoras ou às próprias empresas interessadas em anunciar. Necessários sólidos conhecimentos em programas de editoração eletrônica (CorelDraw e PageMaker). COMO FAZER: Você vai criar a partir dos esboços apresentados pelo cliente a publicidade por ele solicitada. Procure ser o mais fiel a idéia central apresentada para não ter que refazer infinitas vezes o mesmo trabalho. O trabalho publicitário exige também conhecimento absoluto do mercado de publicidade para se ter uma visão completa para realizar de forma perfeita aquilo a que se propõe. HARDWARE: Equipamento de ultima geração, de preferência um Macintosh. Se tiver PC, que seja de Pentium 133 acima, memória de 16 MB acima, Winchester de 2 gigabytes acima, tenha scanner de mesa ou use birô que tenha, drive de discos transportáveis, tipo syquest ou bernoulli para transporte de dados aos birôs de fotolitos. Alto investimento. SOFTWARE: Com completo domínio, o Pagemaker, CorelDraw!, Word for Windows, Photoshop, todos de última geração.Existem programas que calculam o custo do trabalho gráfico, são eles Calc Graph e o Graph-Sister. CLIENTES: Agências de publicidade, empresas comerciais, editoras de jornais e revistas. Faça um portfólio e uma visita pessoal a cada cliente, ou mala-direta bastante competente. PREÇOS: Ou se combina um pacote fechado, ou 20 a 30 reais por hora de trabalho. TESES E MONOGRAFIAS Alunos de universidades são obrigados constantemente a realizarem teses e monografias. A semelhança dos trabalhos escolares fica apenas no conteúdo, que não deve ser de forma alguma alterado. COMO FAZER: Teses e monografias tem um estética padronizada e deve ser rigorosamente seguida. Procure na biblioteca da universidade de sua cidade, um livro sobre normas para teses e monografias. Existem vários títulos. Ali estão desde especificações sobre espaçamento de linhas, quantidade de cópias, bibliografia, etc. Dispondo de conhecimentos sobre as normas de monografias e teses você deve orientar o aluno sobre as normas quando o trabalho não está adequado. A apresentação visual deve ser impecável, em papel branco e no formato estipulado pelas normas. HARDWARE: Recomendável a partir de 486, impressora laser ou jato de tinta. SOFTWARE: Word for Windows ou outro editor de textos de sua preferência. CLIENTES: Sua divulgação deverá ser exclusivamente nos meios universitários. Faça folhetos, cartões de visita, distribua nas saídas da faculdade, faça cartazes e pregue nas escolas, e se quiser tentar ainda mais, coloque um anúncio pequeno no jornal. PREÇOS: Como é difícil estabelecer preços para universitários ou pessoas que já tiveram contato com micros. Mas a média usada hoje é de 3 Reais por página, em ambos os casos (teses e monografias). CALENDÁRIOS E FOLHINHAS Chegando o fim do ano, os estabelecimentos comerciais e profissionais como dentistas, cabelereiros, pedicuros querem dar ao seus clientes algum brinde personalizado ou seja, alguma coisa que faça-os lembrarem deles ao longo do ano. COMO FAZER: Com uma impressora jato de tinta, você pode fazer calendários e folhinhas, empresas como a Line Press (veja endereço no final deste publicação) fornecem a parte impressa da folhinha, ou seja você só tem que imprimir os cabeçalhos da folhinha e colar estas partes no impresso, no caso de calendários, só é necessário imprimir e destacar. Você só deve tomar cuidado com a colagem para não manchar os impressos. HARDWARE: Recomendável a partir de Pentium 100, impressora laser ou jato de tinta. SOFTWARE: Word for Windows ou outro editor de textos de sua preferência. Ou pode ser outros programas como Power Point CLIENTES: Faça divulgação nas lojas do bairro, o ideal é começar a divulgar a partir de outubro/novembro, distribua amostras do seu trabalho, junto os preços que você cobra, o diferencial neste serviço é que o cliente pode fazer qualquer quantidade que o preço não oscila, você pode incrementar as vendas colocando anuncios pequenos no jornal. PREÇOS: Na Line Press, o preço médio de 50 folhinhas, na Line Press sai na faixa de R$ 17,00 a R$ 22,00 pode-se vender com 50% a 100% de lucro, já os calendários custam na faixa de R$ 13,00 o cento. BOTTONS E IMÃS DE GELADEIRA Sábado à noite, muitas pessoas deixam de fazer o jantar para pedir uma pizza pelo telefone, ninguém procura o endereço na agenda e sim na geladeira, os imãs de geladeira são muito úteis neste sentido, eles estão sempre a mão quando o cliente precisa do produto ou servíço, pensando nisto foram aperfeiçoadas a partir de uma máquina de montar bottons, uma máquina de montar imãs de geladeira, COMO FAZER: Com uma impressora jato de tinta, você imprime o desenho com a propaganda do seu cliente, a grande vantagem esta aí, você pode usar 4 cores ou seja um desenho colorido sem encarecer o produto, na criação original você teria que fazer uma tela de serigrafia para cada cor. Apos a impressão você recorta o desenho no tamanho do imã e prensa com a máquina propria. Esta máquina é vendida pela CHIGUETO em São Paulo, Veja endereços no final deste manual. HARDWARE: Recomendável a partir de Pentium 100, impressora laser ou jato de tinta. SOFTWARE: Gráficos como Corel, Powerpoint, se você tiver scanner poderá fazer imãs com a foto de crianças, vai vender muito CLIENTES: Faça divulgação nas lojas do bairro, pizzarias e empresas que entregam mercadorias a domicílio são os melhores clientes para este produto, você pode incrementar as CONSERTO DE IMPRESSORAS Para quem tem conhecimentos de hardware e de impressoras. Concertar impressoras a domicílio pode ser um bom negócio, lucrativo porque se cobra um adicional de visita. As empresas preferem ter seus equipamentos consertados no local, sem retirar da empresa. CONSULTORIA Se você tem conhecimentos sólidos em informática, é analista de sistemas ou outra profissão técnica, pode prestar serviços de consultoria no setor de informática a empresas de médio e grande porte. O profissional de consultoria costuma ser muito bem remunerado e pode dispor de seu tempo para trabalhar como melhor preferir, mesmo exrcendo outras atividades. Seu trabalho consiste em orientar, identificar problemas e apresentar soluções práticas que venham beneficiar o contratante. CONTRATOS IMOBILIÁRIOS Empresas imobiliárias costumam contratar freqüentemente serviços de free-lancer para digitação de contratos de locação, venda e administração de imóveis. Procure contactar com imobiliárias de sua cidade para verificar se aceitam este tipo de trabalho. Sempre as imobiliárias fornecem seu modelo de contrato. Implante este modelo em seu micro e use sempre que for necessário, digitando apenas os nomes dos clientes, tornando o trabalho mais fácil. CONTROLE BANCÁRIO Faça controle de conta bancária para pessoas de suas relações, empresas de amigos, etc. Pode ser feito somente nas horas vagas, permitindo um absoluto controle de despesas, emitindo relatórios, etc., e ainda você cobrará uma quantia mensal pelo trabalho. O software BankContas permite perfeito acompanhamento da conta bancária, com inúmeros recursos. À venda na Brasoftware, fone (011) 3179-6900. CONVITES Dispondo de uma impressora laser você pode imprimir convites para as mais variadas ocasiões (festas, reuniões, casamentos, eventos de toda espécie, etc.). Faça um mostruário com convites de sua criação, impressos em papéis especiais (vergê, pergaminho, etc.) e apresente aos possíveis clientes (diretores de clubes, promotores de festas e eventos, etc.). CURSO DE MONTAGEM DE MICRO Devido ao baixo preço dos componentes de uma CPU quando adquiridas em separado, existe sempre interessados em aprender a montar um micro. Se você domina esta área, pode obter rendimento extra ministrando cursos individuais a interessados, em suas horas vagas. O ideal é ir montando um micro aos poucos, e em cerca de 10 aulas de uma hora, dar uma visão completa dos componentes. O preço de um curso deste completo, varia entre 200 e 300 reais por aluno, quando aplicado individualmente ou valores inferiores quando em grupos. CURSO DE WINDOWS 95 PARA PRINCIPIANTES Se você tem domínio completo sobre o ambiente Windows 95, ofereça cursos completos para grupos de 3 a 5 alunos, para aulas durante uma semana, em suas horas vagas. O preço médio destes cursos particulares é de 70 a 100 reais e o retorno pode ser muito bom. Anuncie seu curso através de folhetos e cartazes distribuídos pela cidade e anúncios classificados nos jornais. As aulas podem ser ministradas em sua própria casa. DISTRIBUIÇÃO DE CD-ROM Monte em sua cidade uma distribuidora de CD-ROM, para venda em lojas de informática e suprimentos e vendas para outras cidades através de catálogos, via postal, etc. O lucro pode ser interessante. Estude a viabilidade de importar alguns títulos de maior interesse. EMISSÃO DE BORDERÔS DE COBRANÇA Um dos piores trabalhos nas empresas é o preenchimento de cobrança bancária, nunca há quem possa dispor de tempo suficiente para este trabalho. Existem softwares específicos para este tipo de cobrança, entre eles o BankContas, indicado no item Controle de Contas Bancárias. Você pode prestar serviços somente de impressão, recebendo do cliente os dados da cobrança e entregando os formulários já impressos. A maioria dos bancos também fornece aos grandes clientes, disquetes com programas de preenchimento e emissão de cobranças. EMISSÃO DE CARTELAS PARA BINGOS Com o sucesso dos bingos, autorizados por lei federal, um dos grandes negócios em informática é a impressão de cartelas para os jogos. Você pode fazer contratos ou prestar serviços para bingos instalados ou eventuais. A empresa DCM software vende programa que imprime até 9000 cartelas sem repetição e gerencia o sorteio através do micro.Fone (051) 221-7661. FAIXAS E CARTAZES PARA EVENTOS Com uma impressora matricial e um programa tipo Banner, que se encontra em qualquer shareware, você pode executar cartazes, faixas (principalmente sobre liqüidação). Não existe um preço determinado, cobre de acordo com a consciência do prestador de serviços. GRAVAÇÃO DE CD-ROM Se você estiver disposto em investir em informática, existe uma máquina importada, uma espécie de drive que efetua gravação de CD-ROM. Aqui no Brasil, são utilizadas para cópias de arquivo de dados de grandes empresas e organizações, governos, etc. A gravação de CD- ROM é uma forma eficiente de livrar a winchester e diskettes de arquivos de pouco uso. Cobra-se no mercado cerca de 20 reais para gravar um CD com 600 MB . Com cerca de 100 CD's gravados, já se paga o investimento. IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS PARA MÉDICOS Você pode especializar-se em softwares específicos para médicos, efetuando a venda e implantação destes programas nas clínicas de sua cidade. Normalmente, estes profissionais querem ter sistemas computadorizados, mas, não têm tempo disponível, surgindo, então, este nicho de mercado. A BRASOFTWARE vende o programa AUTOCLINIC, um dos melhores para este segmento. Fone (011) 253-1588. INSTALAÇÃO DE CD-ROM A cada dia que passa milhares de usuários incorporam kits multimídia em suas máquinas. Faça um treinamento e poderá prestar serviços de instalação destes kits. A instalação é rápida, cerca de uma hora, e os especialistas cobram em média 50 reais por este trabalho. INSTALAÇÃO DE PLACAS DE VIDEO-TEXTO O sistema de vídeo-texto existe em algumas capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre). Permite acesso a inúmeros bancos de dados, consulta extratos em certos bancos, acessa o Detran e a Serasa, a Associação Comercial de São Paulo etc. Instalando placas em sua cidade pode ter um bom rendimento. Uma placa interna é a mesma do fax-modem e custa em média 250,00 e você pode ter um bom lucro instalando a placa e o software. Um dos bons software para video texto é o SoftSmart. INSTALAÇÃO DE REDES Para instalar redes de micros, há a necessidade de conhecimentos técnicos profundos sobre o tema. Se você domina esta área, pode prestar serviços à empresas que estejam formando suas redes internas. Ótima remuneração espera aqueles que se dispuserem a entrar nesta área, VENDA DE MICROS Um bom lucro pode ser obtido com a revenda de micros em sua cidade. Procure contactar com fornecedores de grandes centros, observando a margem de lucro satisfatória. Utilizando- se de anúncios em jornais e de financiadoras você pode oferecer opções em diversos pagamentos, facilitando a venda e conseqüentemente aumentando o número de unidades vendidas. Para montar uma revenda de micros é necessário capital de cerca de 30 mil reais. VENDAS DE PACOTES DE DISQUETES O material de consumo que movimenta mais dinheiro dos usuários de computadores é o disquete. Muita gente tem conseguido ótimos rendimentos vendendo pacotes fechados de disquetes com desconto. Como conseguir? Existem fábricas de disquetes brasileiras, como a Verbatim e a Nipponic, que vendem os disquetes em caixas a preços reduzidos. Você tem que adquirir estes disquetes, de preferência à vista, para obter o menor preço, depois fracionar em caixas com 50 disquetes (5 caixas de 10) e vender a preço inferior que o praticado no mercado de sua cidade. Coloque anúncios em jornais e entregue à domicílio, terá um lucro interessante. INFORMAÇÕES ÚTEIS NOTAS FISCAIS: Quando for prestar serviços à empresas (pessoa jurídica), terá que ter nota fiscal de prestação de serviços. Para obtê-la, procure a Prefeitura de sua cidade e faça um registro como autônomo. A partir de então, terá um registro que autoriza o trabalho, e, poderá autorizar a confecção de talões de notas fiscais, pagando impostos sobre serviços para a Prefeitura. ANÚNCIOS: Para anunciar seus trabalhos procure a seção específica que tenha maior número de leitores. Se vai anunciar curriculum, o melhor é a seção de empregos, se anunciar serviços de editoração, procure jornais mais técnicos. ANÚNCIOS II: Use sempre os menores anúncios de linha de seu jornal preferido, evitando, assim, gastos inúteis com jornais. ENDEREÇOS ÚTEIS Empresa que trabalham com impressos para gráfica rápida Linepress Rua Dom Duarte Leopoldo Silva, 315 Santo André - São Paulo Fone: (011) 449-4099 http://www.linepress.com.br e-mail grafiara@linepress.com.br Jetcard – http://www.jetcard.com.br Rua Rego Freitas, 354 Sala 34 - São Paulo - SP Tel: (011) 214-3087 ou Fone (011) 278-9315 – (021) 570-2825 ( tem ótimos preços e um catálogo barato) Máquina de fazer botton e imã de geladeira, / prensa para camisetas CHIGUETO IND E COM DE MÁQUINAS LTDA Estampa camisetas, bonés R. São João, 439, 4º and. - São Paulo/SP - 011 Tel.: (011) 602-0184/602-4740 Empresas que fornecem shareware: LASER INFORMÁTICA Rua 24 de Maio 35, Cj. 1514 Fone (011) 221-6883 - São Paulo SP CLASSIC SOFT Rua João Cordeiro 495, Freguesia do Ó Cep 02960-000 - São Paulo SP - fone: (011) 875-4644 ALEX SOFT INFORMÁTICA Rua Pedro de Toledo 967/2, Vila Mariana Cep 04039-032 - São Paulo SP KANÓPUS INFORMÁTICA Caixa Postal 8301 Fone (041) 222-0277 Cep 80020-190 - Curitiba PR MEGASOFT INFORMÁTICA Av. Ipiranga 345, Sala 1107 Cep 01046-923 - São Paulo SP CENTRAL SOFT INFORMÁTICA Rua Br. de Itapetininga 88, Cj. 707 Cep 01042-000 - São Paulo SP F:256-2544 CHAMPION SOFTWARE LTDA Rua Clélia 1837, Lapa Cep 05042-001 - São Paulo SP SOFTWARES ESOTÉRICOS - REGULUS Rua Estela 515, Bloco E, Cj. 71 Cep 04011-904 - São Paulo SP Fax (011) 549-4922/Fone 549-2655 Dicas de Sucesso com Serviços de Computador Conselhos úteis para quem quer realmente ganhar dinheiro com computador Por Sandro Ribeiro Se você jogar apenas um anzol vai conseguir pescar no máximo um peixe de cada vez, no mundo dos negócios com computador, jogue vários anzóis, (ofereça vários serviços ao mesmo tempo), assim você sempre terá clientes e serviços o mês inteiro. (por exemplo eu trabalho com Internet, venda de cadastros e apostilas, material grafico em geral, aulas particulares, etc., etc e sempre estou ganhando dinheiro com algum desses trabalhos. "A propaganda é a alma do negócio", esta é uma grande verdade, invista sempre uma porcentagem de cada trabalho recebido em propaganda, prefira os meios mais baratos e eficazes como: • Jornais de Bairro que são distribuidos gratuitamente, geralmente tem anúncios baratos • Distribuição de panfletos ( pode-se fazer 600 panfletos em xerox por até R$4,00) • Mala Direta para Clientela direcionada - (Em fevereiro/99 fiz uma mala direta para 100 médicos oferecendo receituários e cartões personalizados - recebi um só retorno, e neste negócio ganhei R$ 190,00 de lucro puro, na mala direta gastei apenas R$30,00 em papel, selos e envelope, um belo retorno não? Além disso estes outro 99 clientes ainda podem me ligar para pedir serviços, é realmente um negócio muito lucrativo. • Faça uma pesquisa sobre pessoas e empresas que fazem os mesmos trabalhos que você executa, Principalmente se você é como eu, desenvolve estas atividades em meio período e não tem muito tempo. De repente um cliente liga querendo um material com máxima urgência, e você não pode executá-lo em tempo. Você pode repassar ou dividir o serviço com outros colegas, você não perde dinheiro, não se estressa e nem perde o cliente. • Faça parcerias de negócios, geralmente quem trabalha com algum negócio de computador sempre encontra um cliente que deseja algo mais, Exemplo (eu posso fazer 100 receituários em meu computador, mas quando o cliente pede 2000 receituários eu recorro a uma copiadora, quando ele pede 3000 receituário, eu recorro a uma gráfica e assim eu nunca perco o cliente.) • Criatividade é a chave principal do seu negócio - um dia desses, consegui numa associação, uns 30 nomes de cabelereiros, resolvi criar dez tipos de cartões exclusivos para cabelereiros e enviei a estes profissionais o resultado foi: 50% de retorno, cerca de 15 clientes comprando o ano todo. • Preze e cultive sua clientela, cada um deles não representa apenas uma venda, mas várias durante o ano todo. • Inove! Inove! Inove! - Há uns seis meses atrás fiz uma venda para uma dentista, uma semana depois enviei uma carta agradecendo a compra, resultado: arrumei vários clientes amigos dela - este investimento custou R$ 0,27 ( um selo e um envelope). • Não deixe de ter material promocional de seu empreendimento (cartões de visita, folders, panfletos) não perca a oportunidade de divulgar cada vez que fizer um trabalho. • Não seja mesquinho, um empreendedor que tem uma visão de longo alcance sabe tratar o seu cliente com generosidade, sabe que ele pode lhe trazer outros clientes. • Seja positivo, todo trabalho deve ganhar uma carga de positividade, acorde todos os dias e diga para si mesmo, - "hoje é um dia excelente para se fazer grandes negócios" - se você deseja, sua mente procurará meios de tornar realidade. III) ESCOLHA EQUIPAMENTOS QUE POSSAM SER ATUALIZADOS Com a simples troca de uma placa interna do computador, o rendimento de seu equipamento pode se multiplicar por 5. Escolha placas-mãe que podem ser atualizadas, trocando o processador (cérebro do computador) e que podem ter a memória e a velocidade multiplicadas. Não compre equipamentos ultrapassados (486 para baixo). IV) NÃO ECONOMIZE NO TECLADO E NO MOUSE O teclado e o mouse são tão baratos perto do conjunto todo (cerca de 5% do valor total) e tão próximos da geste (são os dispositivos de entrada !) que economizar com eles não é produtivo. V) COMPRE O DISCO DE MAIOR CAPACIDADE POSSÍVEL "Informação é como Gás: ocupa sempre todo o espaço disponível" Se você acha que o disco é grande demais espere alguns meses e veja quanto espaço sobrou ... VI) SE POSSÍVEL COMPRE UM MONITOR COLORIDO GRANDE E DE QUALIDADE O monitor é o local onde você fixa os olhos o tempo todo. É óbvio que quanto maior e mais definido melhor. Já as cores são fundamentais para a produtividade. VII) SAIBA QUANTO CUSTA PARA MANTER A IMPRESSORA Algumas impressoras possuem cartuchos de tinta ou refil de toner muito caros. Verifique o preço antes. VIII) VELOCIDADE E MEMÓRIA ANDAM JUNTAS A velocidade do processador frequentemente e desperdiçada com uma máquina de pouca memória, bem como não adianta colocar 64 MB de memória em um 486 ... IX) NÃO SE DEIXE SEDUZIR PELA APARÊNCIA Gabinetes bonitos não são sinônimos de maquinas velozes. As luzinhas do painel (tirando as dos discos flexíveis e HD) não servem para absolutamente nada. X) NÃO SE DEIXE SEDUZIR PELO VENDEDOR Esteja atento para os planos de pagamento e cuidado com os consórcios e importabandistas. Procure saber se a pessoa é de confiança e se seus equipamentos não apresentam problemas depois de instalados. mundo da informática parece ao principiante um clube fechado de especialistas e tribos. Não se assuste com os termos técnicos e com as gírias dos seus usuários. O mais importante é você começar a participar deste novo mundo. Entrar para a INTERNET é muito produtivo, pois você sempre achará alguém na rede a fim de ajudar (parece que a INTERNET é o último reduto do verdadeiro altruísmo). Fazer um bom curso também pode ajudar, porém CUIDADO COM AS ESCOLAS DE INFORMÁTICA ! Procure se informar com quem já estudou e se a escola coloca bons profissionais no mercado. Existem muitos cursos que não ensinam NADA. De qualquer forma você vai precisar de ter o seu computador para praticar. Na dúvida, no momento de comprar, leve alguém que já entenda um pouco. Isso pode ajudar muito a não se cometer os mesmos erros e também dá experiência e confiança para que esta ajudando. Escolhendo uma impressora Para se escolher uma impressora, devemos ter em mente qual será sua aplicação. Para facilitar, aí vai uma tabela para você escolher o tipo que mais se adapta as suas necessidades: TIPO APLICAÇÃO De Impacto Matricial (9 e 24 agulhas) Uma Cabeça Impressora Formulários Contínuos Múltiplas Cópias Baixa Qualidade Gráfica Uma Cor Matricial (9 e 24 agulhas) Múltiplas Cabeças Impressora Profissional Formulários Contínuos Múltiplas Cópias Alta Velocidade Baixa Qualidade Gráfica Uma Cor De Fita Profissional Formulários Contínuos Múltiplas Cópias Altíssima Velocidade Apenas Caracteres Uma Cor Jato-de-Tinta Monocromática Baixa Velocidade Alta Qualidade Gráfica Uma Cor Colorida Baixa Velocidade Alta Qualidade Gráfica Colorida Laser Monocromática SOHO Baixa Velocidade Altíssima Qualidade Gráfica Uma Cor Laser Monocromática Profissional / Produção Alta Velocidade Altíssima Qualidade Gráfica Uma Cor Baixa Velocidade Altíssima Qualidade Gráfica Colorida Laser Colorida Profissional Baixa Velocidade Altíssima Qualidade Gráfica Colorida Película de Cera Colorida Profissional Baixa Velocidade Altíssima Qualidade Gráfica Colorida Brilhante São centenas de tipos, dezenas de fabricantes, variadas configurações e preços. Antes de comprar, peça uma demonstração e principalmente, pergunte para quem já comprou ! Muitas vezes, impressoras de boas marcas prometem mundos e fundos, só que na hora de mostrar trabalho levam preciosos minutos para começar a imprimir ... outras vezes são baratas, rápidas e de qualidade, porém o refil de tinta (toner) custa um ABSURDO ! Internet - Escolhendo um bom provedor de acesso Como em tudo, é necessário verificar as qualidades e vantagens que cada Provedor oferece, porém não se deixe seduzir pela mídia. Todos os Provedores oferecem basicamente os mesmos serviços. As principais diferenças residem em três áreas: •Quantidade de Usuários Simultâneos no Canal para a Internet; •Quantidade de Linhas Telefônicas Disponíveis; •Atendimento e Suporte ao Usuário. Imagine que várias ruas sigam para um mesmo túnel. Se, em cada rua um carro (informação) trafegar em direção ao túnel e todos entrarem ao mesmo tempo, então para que não haja colisão, o túnel teria que conter tantas faixas quanto as ruas que para lá seguissem. A coisa complica um pouco mais, pois os carros (informação) vem e vão pelo Túnel. O mesmo acontece na Internet: o Túnel é o Canal (Link) para a Internet; cada rua é uma conexão telefônica, ou um usuário. Se existirem mais ruas (linhas telefônicas) do que faixas no Túnel (largura do Link), haverá engarrafamento (a conexão fica lenta). Se existirem poucas ruas, poucos usuários podem utilizar a rede (o telefone dá ocupado). Desta forma, não se preocupe com a velocidade do Link e sim com o número de usuários simultâneos por Link. Em um canal de 64 Kbps "cabem" cerca de 16 usuários simultâneos. Portanto, para cada 16 linhas telefônicas o Provedor de Acesso deveria ter um Link de 64 Kbps. Outra medida a ser levada em conta é o número total de usuários, que o Provedor de Acesso atende. Como é de se esperar, dificilmente todos os usuários acessam a rede ao mesmo tempo. Uma boa média de uso é 16 usuários por linha telefônica, ou seja, se o Provedor tem 16 linhas telefônicas, ele poderia suportar no máximo 256 usuários. Outro ponto importante é o Suporte ao Usuário. Ninguém gosta de ser mal atendido, e o usuário da Internet quase sempre é um leigo no assunto (pelo menos nos primeiros meses). Desta forma surgem muitas dúvidas a serem respondidas. Não adianta receber um kit de discos apenas, é necessário que alguém ajude o usuário a instalar e dar os primeiros passos nesta nova mídia e espaço virtual. Para auxiliar o novo internauta a escolher seu Provedor de Acesso, lá vão algumas dicas: OS DEZ MANDAMENTOS PARA UMA BOA CONEXÃO I) LIGAÇÕES LOCAIS: escolha um Provedor de Acesso de sua cidade para evitar chamadas interurbanas; II) ACESSO TOTAL: o Provedor de Acesso deve dar possibilidade de uso para todos os serviços existentes e possíveis da Internet. Pergunte quais ele oferece. III) FORNECIMENTO DE SOFTWARE BÁSICO: o Provedor de Acesso deve fornecer os programas necessários para acessar e navegar na Internet; IV) FREQÜENTES ATUALIZAÇÕES: o Provedor deve estar sempre atento a novidades e atualizações, repassando- as para seus Usuários. V) BOA RELAÇÃO VELOCIDADE DO LINK POR USUÁRIOS ATIVOS: cerca de 16 usuários ativos por link de 64 Kbps; VI) BOA RELAÇÃO LINHAS TELEFÔNICAS POR USUÁRIOS: cerca de 1 linha telefônica para cada 16 usuários, no máximo; VII) SUPORTE POR TELEFONE E LOCAL: quando acontece algo errado, muitas vezes o problema pode ser solucionado por telefone. Quando o problema for mais grave, é necessário uma visita técnica. Até um certo número de vezes, ou problemas corriqueiros, este suporte não deveria ser cobrado; VIII) SUPORTE À NOITE: muitas vezes estamos utilizando o sistema à noite e acontece alguma coisa errada. Se for possível, perguntar ou notificar alguém, isso seria muito bom. IX) HOMEPAGE GRÁTIS: escolha um Provedor de Acesso que forneça hospedagem gratuita para uma página pessoal básica; X) NÃO SE DEIXE LEVAR PELA APARÊNCIA: Escolha um Provedor que reconhecidamente possua pessoal capaz na área de desenvolvimento. Não se deixe levar pela aparência. Propaganda, luzes e cores não são sinônimos de competência, à vezes muito pelo contrário. Quem realmente é bom, não precisa de muita propaganda paga ... Publicado na página de informática do Jornal Enfim. Edição No.224 - 14 de Junho de 1997.
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