Baixe Apostila de Materiais e tecnologias e outras Notas de estudo em PDF para Design de Interiores, somente na Docsity! UNIVERSIDADEBANDEIRANTE INSTITUTO POLITÉCNICO DESIGNDEINTERIORES APOSTILA MATERIAIS E TECNOLOGIAS CAMPUS ABC Professores: GERSON FERRARI e JOÃO JORGE INDICE ALVENARIAS.................................................................... 3 GESSO.............................................................................. 8 DRY WALL........................................................................ 10 DIVISÓRIAS...................................................................... 11 CAIXILHOS........................................................................ 13 PORTAS............................................................................ 20 VIDROS............................................................................. 22 ILUMINAÇÃO.................................................................... 31 TINTAS.............................................................................. 35 VERNIZES................................................................ 36 POLÍMEROS............................................................. 38 REVESTIMENTOS............................................................ 47 PAGE 97 CERÂMICA............................................................... 50 PISOS DE MADEIRA................................................ 74 PEDRAS.................................................................. 89 MARMORE ..................................................... 90 GRANITOS...................................................... 91 ARGAMASSA........................................................... 93 BLOCOS (PISO E PAREDE )............................................ 94 LOUÇAS e METAIS........................................................... 104 TELHAS............................................................................. 114 VEGETAÇÃO ................................................................... 116 ESPECIAIS CORIAN............................................................................... 109 VIDROTIL............................................................................. 112 LED...................................................................................... 34 ALVENARIAS • Pedras artificiais • Blocos de concreto - São elementos produzidos com dimensões de 19x19x39 cm e 15x19x39 cm, vazados com resistência a compressão de até 30 MPa, assentados com argamassa, ou podem ser utilizados em sistemas de construção em alvenaria armada. • Blocos de concreto leve - São elementos de concreto leve, fabricados a partir de uma mistura de cimento, cal, areia e pó de alumínio, autoclavado, que permite a formação de um produto de elevada porosidade, leve, resistente e estável. O produto é apresentado em blocos ou painéis, com dimensões e espessuras variadas, que permitem a execução de paredes de vedação e lajes. • Tijolos cerâmicos - Elementos fabricados por prensagem ou extrusão da argila, que após um processo de pré-secagem natural, passa pelo processo de queima controlada sob alta temperatura, produzindo blocos maciços ou furados com dimensões padronizadas e normatizadas. São tradicionalmente utilizados nas alvenarias de vedação nas construções. • Blocos de solo-cimento - São elementos fabricados a partir da massa de solos argilosos ou areno-argilosos mais cimento Portland, com baixo teor de umidade, em prensa hidráulica, formando tijolos maciços. Podem ser PAGE 97 DRY WALL Nos dias atuais, construir com qualidade e rapidez é importante, inicia-se pela escolha dos materiais e sistemas que ofereçam as melhores performances e soluções técnicas para as obras. Composta pelo aparafusamento de chapas de gesso sobre estruturas de aço galvanizado, as paredes de Divisória de Gesso representam uma inovação em virtude dos excelentes benefícios oferecidos por este sistema de vedação. A versatilidade na montagem, a flexibilidade para a execução de projetos personalizados e a resposta às mais diversas exigências técnicas tornam as paredes de Gesso Acartonado o sistema ideal para a divisão de ambientes internos. Por ser um dos sistemas mais leves que os sistemas tradicionais, por exemplo, com tijolos, oferecem uma significativa redução no peso da estrutura, além de um importante aumento da área útil dos ambientes por causa da sua menor espessura. Essas paredes, depois de acabadas, possuem a mesma aparência de uma parede de alvenaria. Os Sistemas de Paredes de Gesso aceitam qualquer tipo de revestimento (azulejos, revestimento melamínico, papel de parede, pintura, etc.).Sua superfície perfeitamente lisa proporciona excelente acabamento.A execução desse tipo de material, o trabalho é cerca de três vezes mais rápido em comparação aos sistemas convencionais de alvenaria. Além disso, numa obra feita em alvenaria, o índice de desperdício de materiais chega a 30%, enquanto no Sistema, não passa de 5%. Tudo isso proporciona uma redução significativa nos custos totais da obra. DIVISÓRIAS (modulares) DIVISÓRIA NAVAL De fácil instalação e manutenção, as divisórias navais, (Eucatex), são indicadas para o planejamento de salas e escritórios. Permitem vários tipos de modulação - em forma de X, L ou T, o que possibilita a melhor organização dos espaços e a criação de ambientes privativos. Seus painéis e portas são fornecidos com um tipo de miolo: MSO ("honey comb"), que formam colméias de papel. A vantagem de uma parede divisória naval é - maior durabilidade, maior rigidez e elasticidade, facilidade e rapidez na instalação, variedade de combinações com padrões diferenciados dos painéis e perfis, além do possível reaproveitamento de material, caso queira mover a parede de lugar. Esse tipo de divisória tem a espessura acabada em 350 mm. PAGE 97 BIOMBO NAVAL Feito com o mesmo material que as divisórias navais, o biombo é flexível e sua instalação é rápida e econômica. Muito usado em escritórios de qualquer porte, para facilitar e identificar os diversos setores da empresa. Uma série de perfis e acessórios que facilitam a montagem e manutenção do biombo naval. CAIXILHOS Designa-se como caixilho qualquer armação, geralmente de metal (como o alumínio ou ferro), madeira ou PVC com um rebaixamento a todo o comprimento do seu perímetro no qual se encaixam placas, geralmente de vidro ou outros �pos de materiais translúcidos, como no caso de janelas, vitrais, em algumas portas, etc... Para esse efeito u�lizam-se massas apropriadas para segurar as placas ao conjunto de caixilhos ou caixilharia. Há duas categorias de caixilhos: os especiais, do �po cor�na de vidro, u�lizados geralmente em grandes edificações; e os convencionais, empregados entre vãos. Esse úl�mo será obje�vo do nosso trabalho. E importante definir nosso objeto de estudo: Caixilho Parte da esquadria que sustenta e guarnece os vidros de portas e janelas. Esquadria Qualquer �po de caixilho usado numa obra, como portas, janelas, etc., completado por batentes e guarnições. 1. Esquadria de Alumínio 2. Esquadria de Ferro 3. Esquadria de PVC 4. Esquadria de Madeira PAGE 97 ESQUADRIA DE ALUMÍNIO Além de resistente, tem como vantagem a gama de cores e modelos prontos para instalar. O produto é encontrado em dois tipos de acabamento; anodizado (banho eletrolítico antiferrugem), em tons que vão do champanhe ao preto, e pintura eletrostática a pó, com amplo leque de colorações. Esse material pode ser utilizado em todo tipo de construção. Se a esquadria for anodizada, verifique na embalagem o nível da camada de proteção do material – para imóveis no litoral, é indispensável anodização A18. O índice requerido cai para A13 na cidade urbana e no campo. E possível encontrar no mercado da construção civil os modelos padronizados, que vêm com grapas (ou chumbadores) para fixação e uma proteção contra cimento e tinta – trata-se de uma chapa de compensado que só deve ser retirada após o acabamento final das paredes. Para as janelas e portas feitas sob encomenda a instalação geralmente é feita pelo fabricante.Quando esse produto atende às normas técnicas e tenha sido devidamente colocado, os fabricantes oferecem garantia de cinco anos. Mas, com a manutenção adequada, dura mais de 30 anos. ESQUADRIA DE FERRO Como na instalação de portas e janelas de outros �pos também devem ser u�lizados quando se tratar de peças de ferro ou aço. A escolha de um bom instalador (pedreiro), o rigor na execução dos vãos (preparação), os alinhamentos e prumos são fatores preponderantes para o funcionamento perfeito das janelas de ferro. Fique atento para os seguintes pontos na fase de execução das janelas de ferro: - o dimensionamento dos perfis, cantoneiras e chapas devem ser feitos por profissional habilitado e experiente, pois estarão sujeitas as tensões de uso; - a esquadria deve ter rigidez e estabilidade suficientes com chumbadores (grapas), colocados distantes uns dos outros, não mais do que 60cm e solidarizadas com argamassa de cimento e areia no traço 1:3; - no caso de peças de grande vão e peso, verificar se os reforços (�rantes, mãos-francesas) são suficientes para garan�r a segurança do conjunto, lembrando sempre que haverá movimentação de folhas; - no caso de uso de buchas plás�cas expansíveis, garan�r que as mesmas estejam bem solidarizadas na alvenaria ou no concreto; - acompanhar a calefetação do conjunto com borracha de silicone de forma que não ocorra qualquer �po de infiltração de água na pós-ocupação; - após a consolidação do chumbamento, testar o funcionamento dos basculantes, janelas de correr, máximos-ares, venezianas, etc. e proceder aos ajuste se necessário; - conferir a limpeza e execução da proteção contra ferrugem e pintura final. PAGE 97 As portas articulas ou camarão, são utilizadas quando o vão de abertura fica no meio do trecho da parede, ou seja, não existe uma outra parede para apoiar a abertura da porta, onde seria necessário deixar a porta com aberto de ângulo de 180º. Já o modelo de correr além de ser instalada no meio de um trecho de parede, também pode ser usada para conseguir uma abertura maior do vão de passagem. Também podemos instalar duas portas de correr com o encontro próximos, tipo muito utilizado em alguns box de chuveiro. Pivotante Elegante, a porta pivotante tem marcado cada vez mais presença nas entradas de casas e apartamentos. Nesse sistema, a folha gira em torno de um eixo vertical, o que traz vantagens: há economia de espaço (pois parte da folha é projetada para fora), as ferragens ficam escondidas e é possível optar por portas maiores e mais pesadas. Além disso, as portas pivotantes, geralmente encomendadas, podem ser feitas de diferentes materiais e com puxadores variados – com essa personalização, a peça fica praticamente única. VIDROS Apresentação Vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa. Principais características: Transparência; Dureza; Reciclagem total; Ótimo isolante elétrico; Baixa condutividade térmica; Durabilidade. Propriedades: Areia; Calcário; Dolomita; Feldspato; Barrilha; Sulfato de sódio; Caco de vidro. Tipos de vidros: PAGE 97 Para embalagens; Para construção civil; Os domésticos; Técnicos; Temperados; Laminados; Comuns; Com camada refletiva a vácuo; Com camada refletiva pirolítica; Duplo envidraçamento. Em sua produção, a emissão proveniente da decomposição da matéria prima causa danos ao meio ambiente. História do vidro Sempre que se fala na invenção dos vidros, os fenícios são os primeiros a se destacar. Diz a lenda que alguns fenícios, ao desembarcar na costa da Síria, montaram acampamento e fizeram uma fogueira sobre areia, ossos e salitre. Pouco tempo depois, um líquido brilhante escorria do fogo e se solidificava rapidamente. Mesmo com essa história, os fenícios não devem ser os únicos a receber a glória. No Egito Antigo, arqueólogos encontraram o material nas formas de contas de vidro colorido, colares, brincos e frascos soprados. Na definição internacional, vidro é “um produto inorgânico, de fusão, que foi resfriado até atingir a rigidez, sem formas cristais”. O que é vidro? O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa (sem estrutura cristalina), obtida através do resfriamento de uma massa líquida a base de sílica, em fusão. Em sua forma pura, vidro é um óxido metálico superesfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inativo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. Estas propriedades desejáveis conduzem a um grande número de aplicações. No entanto, o vidro é frágil, quebrando-se com facilidade. Composição do vidro Areia: Constituída praticamente de sílica (SiO2), que é a base da grande maioria dos vidros. Pode ser retirada de praias tanto do mar como de rios, ou de PAGE 97 jazidas situadas em vales onde se acumularam através dos tempos. Fornece o óxido de silício. Calcário: É uma rocha constituída de carbonato de cálcio, que é extraída, britada e moída, até a obtenção da granulometria desejada. Fornece o óxido de cálcio ao vidro. Dolomita: Da mesma família do calcário, porém, sua formulação é constituída de um carbonato duplo de cálcio e magnésio. Feldspato: É um mineral constituído de um alumino silicato de sódio e potássio. A razão de sua utilização é pelo óxido de alumínio ou alumina. Barrilha: Ou carbonato de sódio é o principal fornecedor de óxido de sódio. Embora seu percentual em peso não seja tão grande, representa o maior custo entre as matérias-primas dos vidros sodo-cálcicos. Podemos dizer que 60% do custo de uma composição são devido à barrilha. Sulfato de Sódio: Composto industrializado, utilizado como afinante, pois tem como característica, a altas temperaturas, liberar grandes bolhas e de maneira violenta, incorporando a ela as pequenas bolhas contidas na massa do vidro provocada pela reação das outras matérias-primas. Caco de Vidro: Utilizado em praticamente todas as indústrias de vidro, pois além de 100% recicláveis, diminuem o consumo energético, aumentam a capacidade de extração e também aumentam a vida útil dos fornos. Fabricação A fabricação é feita no interior de um forno, onde se encontram os panelões. Quando o material está quase fundido, o operário imerge um canudo de ferro e retira-o rapidamente, após dar-lhe umas voltas trazendo na sua extremidade uma bola de matéria incandescente. Agora bola incandescente, deve se transformada numa empola. O operário gira-a de todos os lados sobre uma placa de ferro chamada marma. A bola vai se avolumando até assumir forma desejada pelo vidreiro. Finalmente a peça vai para a seção de resfriamento gradativo, e assim ficará pronta para ser usada. Tipos de Vidros • Vidro para embalagens – garrafas, pote, frascos e outros vasilhames fabricados em vidro comum nas cores branca, âmbar e verde; • Vidros para construção civil – Vidro plano – vidros planos lisos, vidros cristais, vidros impressos, vidros refletivos, vidros anti-reflexo, vidros temperados, vidros laminados, vidros aramados, vidros coloridos, vidros serigrafados, vidros curvos e espelhos fabricados a partir do vidro comum; • Vidros domésticos – tigelas, travessas, copos, pratos, panelas e produtos domésticos fabricados em diversos tipos de vidros; • Fibras de vidros – mantas, tecidos, fios e outros produtos para aplicações de reforço ou de isolamento; • Vidros técnicos – lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, tubos de TV, vidros para laboratório (principalmente o vidro borossilicato), para ampolas, para garrafas térmicas, vidros oftálmicos e isoladores elétricos; PAGE 97 2,5 vezes mais resistente do que o similar comum. O assunto está assumindo importância com a introdução dos vidros termo-refletivo. É importante que esta distinção entre laminado e temperado seja absorvida, principalmente devido ao fato de que o laminado, por ser composto com duas lâminas de 3mm, por exemplo, para ter 6mm, nem individualmente nem em conjunto alcança a mesma resistência do similar monolítico. A indústria vidreira ainda opera com a idéia de que, no máximo, essa resistência média no laminado chega apenas a 70%. Principais características • Reciclabilidade • Transparência (permeável á luz) • Dureza • Não absorvência (impermeável à fluídos) • Ótimo isolante elétrico • Baixa condutividade térmica • Recursos abundantes na natureza • Durabilidade O vidro laminado é composto por duas chapas de vidro float intercaladas por uma película de PVB de grande resistência. Em caso de acidentes, os fragmentos de vidro ficam presos na película, evitando ferimentos. Além disso, a película se mantém intacta, preservando o ambiente até a substituição do vidro. Com o Laminado os ambientes internos tornam-se mais tranqüilos e confortáveis, pois, além de toda a segurança que proporciona, atenua o excesso de ruídos externos. Multifuncional esse tipo de vidro filtra os raios UV, minimizando o desbotamento de móveis e tecidos, sem interferir no crescimento das plantas. O vidro Laminado é oferecido em diversas opções de cores, de acordo com a necessidade de cada projeto, incolor, colorido ou reletivo. Reciclagem O vidro é um material ideal para a reciclagem e pode, dependendo das circunstâncias, serem infinitamente reciclado. O uso de vidro reciclado em novos recipientes e cerâmicas possibilita a conservação de materiais, a redução do consumo de energia e reduz o volume do lixo que enviado para aterros sanitários. A reciclagem do vidro é o processo pelo qual o vidro é basicamente derretido e refeito para sua reutilização. Dependendo da finalidade do seu uso, pode ser necessário separá-lo em cores diferentes. As três cores principais são: Vidro incolor, vidro verde e vidro marrom/âmbar. PAGE 97 Os componentes de vidro decorrentes de lixo municipal (doméstico e comercial) são geralmente: garrafas, artigos de vidros quebrados, lâmpada incandescente, potes de alimentos e outros tipos de materiais de vidro. A reciclagem de vidro implica um gasto de energia consideravelmente menor do que a sua manufatura através de areia, calcário e carbonato de sódio. O vidro pronto para ser novamente derretido é chamado de cullet. Impacto Ambiental Emissões de dióxido de carbono surgem diretamente do processo de manufatura de vidro e indiretamente da geração de eletricidade usada no processo. Durante a manufatura do vidro, as emissões ocorrem como um resultado da decomposição de matéria-prima e pela queima de combustíveis. As emissões provenientes da decomposição de matéria-prima somente podem ser reduzidas através do aumento da proporção de vidro reciclado usado no lugar de matéria-prima. Freqüentemente, a reciclagem é limitada pela disponibilidade de vidro reciclável de qualidade aceitável. O aumento na queima de óleo causou também o aumento em poluentes do ar, principalmente dióxido de enxofre. Um progresso maior foi feito na redução dos níveis de refugo e no aumento do nível de reciclagem. Fornecedores SANTA MARINA VITRAGE ITUVIDROS SÃO MATEUS VIDROS DIVINAL VIDROS BANDEIRANTES VIDROS VIDROS UBV CVB VIDROS VIDROLAR GLASS COMPANY Tabela de aplicação de alguns vidros Blindado Resistente a fogo PAGE 97 Comum Temperado Laminado Jateado Serigrafado Duplo envidraçamento Resumo O profissional de Designer de Interiores passa a explorar cada vez mais a utilização de vidros, promovendo beleza, ousadia e sofisticação, pela grande evolução que o mundo de vidros apresenta nos últimos tempos. Há diversas maneiras que o profissional pode utilizar os vidros, são exemplos: Móveis; Revestimentos; Pisos de escadas; Teto; Piso; Banheiros; Elementos de sustentação; Colunas; entre outros. ILUMINAÇÃO Tipos de iluminação PAGE 97 Além de fornecer uma iluminação diferenciada ao ambiente,também funciona com caixa de som com capacidade de disponibilizar som em três níveis d produção:120 watt, 150 watt e 200 watt. O som é projetado num padrão de dispersão de 360º. Disponível em diversos tamanhos. Agora imagine isso numa festa, além de causar boa impressão nos convidados por causa de sua aparência ainda é capaz de levar som a festa inteira, já que esta luz pode ser colocada tanto dentro como fora de casa,ou seja,e qualquer ambiente que você desejar. TINTAS SOBRE TINTAS: Tipos e usos. Tinta Látex PVA - Tinta à base de água indicada essencialmente para interiores. Dependendo da qualidade da tinta, pode ser utilizada para exteriores. Possui de baixa a média lavabilidade, secagem rápida e média cobertura. Este tipo de tinta é indicado para reboco, fibrocimento, gesso e sobre superfícies com massa corrida. E também pode ser usada em madeira e metais desde que previamente preparados. Tinta Acrílica - Tinta à base de água, com consistência de massa, é de fácil aplicação e secagem rápida. É indicada para exteriores e acabamentos de alta qualidade. Possui excelente lavabilidade e cobertura. Proporciona acabamentos com efeitos especiais ou desenhos em alto e baixo relevo. É indicada para reboco, fibrocimento, gesso, superfícies com massa corrida e repintura de superfícies pintadas com látex. Também pode ser usada em madeiras e metais previamente preparados. Esmaltes Sintéticos - Tinta à base de solventes para superfícies internas e externas de madeiras e metais. Proporciona ótimo acabamento e resistência a intempéries. Bom alastramento e ótima resistência também ao mofo. Aplicada em superfícies externas e internas de madeira, metais, alumínio e alvenaria. Tinta a Óleo - Tem ótima resistência às intempéries, de fácil aplicação, boa cobertura e flexibilidade. Excelente aderência em vários tipos de superfícies. Vernizes em Geral - Produtos à base de solventes indicados para proteção de superfícies internas e externas de madeira, proporcionando acabamento e proteção transparente às superfícies internas e externas, conservando o aspecto natural da madeira. São disponíveis vernizes de brilho, semi-brilho, fosco e PAGE 97 pigmentado (efeito pátina). Tem boa resistência às intempéries, secagem rápida e alta resistência à alcalinidade das superfícies e ao mofo. Vernizes em Geral - Produtos à base de solventes indicados para proteção de superfícies internas e externas de madeira, proporcionando acabamento e proteção transparente às superfícies internas e externas, conservando o aspecto natural da madeira. São disponíveis vernizes de brilho, semi-brilho, fosco e pigmentado (efeito pátina). Tem boa resistência às intempéries, secagem rápida e alta resistência à alcalinidade das superfícies e ao mofo. Verniz Poliuretano - è brilhante, de secagem rápida, com ótima resistência às intempéries, à maresia, ao atrito, possuindo grande dureza e alta flexibilidade. È também aplicado em superfícies internas e externas de madeiras, tais como: embarcações em geral, portas, portões, esquadrias, balcões, móveis de bares, armários embutidos, artigos de vime, etc Verniz Fenólico - È resistente à umidade e à alcalinidade. E pode ser aplicado em internos e externos. Indicado como impermeabilizante ou como acabamento de paredes de reboco ou concreto, bem como para o tingimento e envernizamento de madeira, tais como: janelas, portas, esquadrias, etc. É de cor castanho- avermelhado e dá um acabamento típico, não igualado por nenhum outro produto. Texturas - Tinta à base de água com efeito de textura em alto relevo com ação hidro repelente. É indicada para "textura" em superfícies internas e externas de concreto, fibrocimento, concreto aparente, massa corrida, acrílica ou PVA. Dicas para utilizar as tintas como instrumento de decoração: Alguns truques de pintura podem criar efeitos interessantes, seja em ambientes reais ou de miniatura. Selecionamos algumas dicas que podem ajudar na hora de inventar uma decoração especial: • Para encurtar o ambiente: para uma sala retangular muito comprida, por exemplo, pinte as paredes menores com uma cor mais escura. • Para alongar um ambiente quadrado: Aplique cor mais escura em duas paredes, uma de frente para a outra. • Para esconder um objeto: Pinte a parede no mesmo tom do objeto que você quer esconder. • Para destacar um objeto: Aplique uma cor intensa ou contrastante na parede de fundo. • Para rebaixar o teto: Pinte o teto com uma cor mais escura do que a das paredes. • Para elevar o teto: Pinte o teto com uma cor mais clara que a das paredes. • Para alargar um corredor: Pinte as extremidades do corredor (paredes menores) e o teto com uma cor mais escura do que a das paredes que acompanham o sentido do corredor. PAGE 97 • Para alongar uma parede: Nesse caso, é fundamental que a parede seja bicolor, com a divisa entre as duas cores à meia altura (nessa separação, pode-se inclusive aplicar um barrado). Na parte de cima da parede, o tom deve ser mais claro do que a cor da parte de baixo. • Para encurtar uma parede: Exatamente a situação inversa do item acima. A parte de cima da parede deve ser de um tom mais escuro que a cor da parte de baixo. Abaixo alguns tipos de vernizes e suas principais características: Verniz poliuretânico - Produto à base de solvente, que proporciona acabamento durável e resistente a calor e álcool. Leva de 4 a 6 horas para secar e é preciso esperar de um dia para o outro para aplicar nova demão. É encontrado em acabamento fosco e alto brilho. Verniz acrílico - À base de água, seca em 1 hora. Não amarela com o tempo como os vernizes à base de solvente, mas não é tão resistente, sendo necessárias várias demãos. Encontrado em acabamento acetinado, fosco, semifosco e alto brilho, todas elas nas versões transparentes ou com pigmentos. Esmalte acrílico - Esmalte à base de água, colorido por tintas acrílicas para telas, para numerosos efeitos de pintura. embora seque mais rápido que o esmalte a óleo (24horas), continua manipulável durante 1 hora, proporciona acabamento à prova de água e não desbota. Verniz para efeito de craquelê - É um produto especial usado para dar acabamento de craquelê. O nome é aplicado imprecisamente a dois diferentes tipos: um é usado entre duas camadas de tinta para deixar rachada a camada superior, enquanto o outro é um sistema de verniz de duas camadas em que a camada de secagem mais rápida é aplicada sobre uma base que seca mais devagar. Verniz em spray - À base de solvente, é encontrado em acabamento fosco ou com brilho e nas versões adequadas para mobiliário ou retoque e proteção da pintura. É útil para decorar itens pequenos de formato complicado, mas dispendioso para áreas grandes. Glaze a óleo - É um veículo transparente composto de óleo de linhaça, secantes, greda branca ou caulim e aguarrás. O glaze é encontrado em várias cores, mas é um produto importado. Nós os substituimos por esmalte sintético branco diluído em 1 parte de tinta para 4 de aguarrás e colorido com pigmentos; ou o próprio esmalte colorido é diluído na mesma proporção. O óleo de linhaça cru pode retardar a sua secagem. O glaze, assim como o esmalte diluído, usados na maioria das pinturas especiais, têm um acabamento transparente. Verniz à óleo - É o tradicional acabamento transparente para madeira, feito com óleos e resinas naturais diluídas em aguarrás. PAGE 97 Aplicações: Telhas translúcidas, portas sanfonadas, divisórias, persianas, perfis, tubos e conexões para água, esgoto e ventilação, esquadrias, molduras para teto e parede. PS - Poliestireno Aplicações: Grades de ar condicionado, gaiútas de barcos (imitação de vidro), peças de máquinas e de automóveis, fabricação de gavetas de geladeira, brinquedos, isolante térmico, matéria prima do isopor. Elastômeros (borrachas)(Copolímeros) Poliisopreno - borracha semelhante à natural Buna S Aplicações: pneus, câmaras de ar, vedações, mangueiras de borracha. RECICLAGEM Alguns polímeros, como termofixos e borrachas, não podem ser reciclados de forma direta, pois não existe uma forma de refundí-los ou depolimerizá-los. Na maioria das vezes a reciclagem de termoplásticos não é economicamente viável devido ao seu baixo preço e baixa densidade. Somente plásticos consumidos em massa, como o PE e PET, apresentam bom potencial econômico. Outro problema é o fato de os plásticos reciclados serem encarados como material de segunda classe. Quando a reciclagem não é possível a alternativa é queimar os plásticos, transformando-os em energia. Porém os que apresentam halogênio, como o PVC e o PTFE, geram gases tóxicos na queima. Para que isso não ocorra esse material deve ser encaminhado para dehalogenação antes da queima. REVESTIMENTOS Revestimento Cerâmicos A cerâmica de revestimento consiste em mistura de argila e outras matérias- primas inorgânicas, submetidas e queimadas em altas temperaturas, utilizada em larga escala pela Arquitetura . A aplicação com fins estéticos teve início com as civilizações do Oriente Próximo e na Ásia . Na Europa, desde que os primeiros edifícios de tijolo ou pedra foram erguidos, a cerâmica de revestimento se fez presente. O seu uso na arquitetura foi dirigido tanto a um apelo decorativo, quanto prático. Em razão de suas características o azulejo torna as residências mais frescas e reduz os custos de conservação e manutenção, já que é refratário à ação do sol e impede a corrosão das paredes pela umidade. PAGE 97 As limitações iniciais da técnica vêm sendo superadas pela descoberta e implantação de novos usos e processos, determinados, basicamente, pela pesquisa e adoção de mudanças tecnológicas, por exemplo, na bitola e no formato das peças, nos métodos de queima, no tamanho e tipo de fornos, nas técnicas de esmaltação, entre outros. A placa cerâmica pode ser utilizada para os revestimentos de pisos, paredes, na forma de azulejos, ladrilhos e pastilhas, tanto em ambientes residenciais, públicos e comerciais como em industriais. O desempenho técnico do material explica suas vantagens de uso: • proteção contra infiltrações externas, • maior conforto térmico no interior das edificações, • boa resistência às intempéries e à maresia, • proteção mecânica de grande durabilidade, • longa vida útil e • fácil limpeza e manutenção. Alguns dos principais defeitos relacionados ao assentamento malfeito e a outros fatores do processo são: • eflorescência. • destacamento. Ocorre pela dilatação/retração do contrapiso e pela falta de junta ou outros fatores distintos. • gretamento. Acontece quando o esmalte se rompe devido à incompatibilidade de dilatação entre a base e o esmalte, agravada pela variação de umidade e temperatura. • desgaste prematuro do esmalte. Design Cerâmico PAGE 97 O Design Cerâmico trata desde a conformação do produto em si (composição da pasta, tipo de queima,acabamentos) a sua aparência superficial (desenhos, tendências). O desenvolvimento da técnica e da sensibilidade estética aplicada ao material aliados a inerente capacidade decorativa das superfícies cerâmicas criou uma gama variada de padrões e motivos, texturas e efeitos. A integração da cerâmica ao Design Industrial moderno e contemporâneo tem ampliado os efeitos práticos e semânticos deste produto, gerando superfícies com resultados visuais cada vez mais atrativos e tecnicamente corretos, em um sem número de possibilidades. PORCELANATO Porcelanato é uma peça de revestimento cerâmico adequada à áreas de alto tráfego encontradas com acabamento polido e fosco. Entre suas características, pode-se citar: uniformidade de coloração, alta resistência a abrasão física e química, absorção próxima a zero, massa homogenea e geralmente com ausência de esmaltação. A peça é formada por: argila, feldspato além de corantes. Em seu processo de produção, é utilizada uma pressão de compactação superior a da cerâmica tradicional e uma temperatura de queima superior a 1.250ºC. Hoje o porcelanato domina o mercado mundial de revestimentos cerâmicos. É extremamente difundido nos grandes países produtores mundiais como Itália, Espanha, China e Brasil. Pode ser subdividido em duas grandes categorias: porcelanato técnico e porcelanato esmaltado. AZULEJO O termo azulejo designa uma peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente, quadrada, em que uma das faces é vidrada, resultado da cozedura de um revestimento geralmente denominado como esmalte, que se torna impermeável e brilhante. Esta face pode ser monocromática ou policromá�ca, lisa ou em relevo. O azulejo é geralmente usado em grande número como elemento associado à PAGE 97 GYOTOKU – LINHAS EXCLUSIVAS Desde o porcelanato ultra branco ZEUS até linhas diferenciadas como Storm (cimento queimado) e madeira. Com lançamentos onde muitos deles vedetes das grandes mostras de decoração, como Casa Cor. CERÂMICAS RUSTICAS NINA MARTINELLI Nina Martinelli é o revestimento ideal para ambientes que exigem estilo e um toque rústico inconfundível. Feitas por artesões e envelhecidas propositadamente, as peças de cerâmica Nina Martinelli conferem um efeito único ao seu projeto. CIMENTICIOS REVELUX A marca exclusiva para boutiques Revelux possui revestimentos à base de cimento e texturas delicadas, sendo apropriados para áreas internas e principalmente externas. Possui ainda uma linha de cimentício acetinado, ideal para ambientes internos rústicos SOLARIUM Renomada marca de cimentícios, pioneira no Brasil PEÇAS ESPECIAIS Produto: pedras de porcelanato que reproduzem seixos de rio Fabricante: Kerav Marchetti Origem: Itália Indicado para Áreas Internas e externas Cores e tamanhos diversos. PAGE 97 Composição com cerâmica e porcelanato. O processo de fabricação é inteiramente manual e artesanal, buscando elementos naturais extraídos cuidadosamente da natureza, inspirando assim a nova linha de produtos STUDIO MARMO. Seus produtos agradam pela diversidade e simplicidade das composições, abrindo portas para novos estilos e tendências. EKOBE – pastilhados de coco. As pastilhas de coco Ekobe são fabricadas a partir do endocarpo do coco da Bahia, através de um processo patenteado, e totalmente ecológico, que não causa impacto ambiental. Possui uma resina natural que forma maior resistência mecânica à placa, e textura homogênea sem juntas. MOZAIK Os produtos Mozaik se destacam dos demais por seu visual moderno de alta qualidade e por utilizar materiais de fácil aplicação e manutenção, com eletrocoloração de aço inox. PORCELANATOS ESPECIAIS E TEXTURIZADOS Liquid Floor - Neostone O Liquid Floor é um produto de fácil manutenção graças à futurista nanotecnologia. Produzido com técnicas aeroespaciais, ele possui um tratamento especial em sua superfície, tornando-o de fácil limpeza e manutenção. Desta forma, o produto não necessita de nenhum detergente ou cera especial para manter seu brilho e beleza. PAGE 97 São quatro as cores que compõe a linha: branco, preto, vermelho e azul. Todos eles estão disponíveis nos formatos de 30×30 e 50×50. Tune A nova linha de produtos da Atlas Concorde tem como inspiração fibras de tecidos nobres. Essas peças são resultado de uma união de aspectos naturais, suaves e táteis. Com as cores é possível realizar projetos sofisticados com combinações estéticas diferenciadas. PARQUET BY PORCELANOSA Entre a beleza da madeira e a preservação de uma árvore, fique com os dois” Tamanho: 18 x 65,5 Cores: Mel, Cognac e Nórdico Indicado para: áreas internas, residenciais e comerciais Características: Não empena, não mancha, de fácil limpeza e manutenção. GYOTOKU – LINHAS EXCLUSIVAS A Gyotoku colocou para a Recesa a pronta entrega da linha RESERVE, não encontrada em homecenters e somente em lojas especializadas. Desde o porcelanato ultra branco ZEUS até linhas diferenciadas como Storm (cimento queimado) e madeira, você encontrará produtos inéditos com a marca Gyotoku na Recesa, muitos deles vedetes das grandes mostras de decoração, como Casa Cor. NEOSTONE - METAL LINE PAGE 97 A marca Neostone foi pioneira no Brasil em grandes formatos de porcelanato, e hoje trabalha a pronta entrega com modelos de 1metro x 1metro, 80×80 cm, 60×60cm, 1,2 x 1,8 m e 1,2x 1,2 m. Todos os produtos são certificados pelo SENAI e possuem uma película protetora em sua superfície. Tamanhos: 60×60, 80×80, 100×100 e 120 x180. PORCELANATOS RUSTICOS NEOSTONE – POLIDOS DE GRANDE FORMATO A marca Neostone foi pioneira no Brasil em grandes formatos de porcelanato, e hoje trabalha a pronta entrega com modelos de 1metro x 1metro, 80×80 cm, 60×60cm, 1,2 x 1,8 m e 1,2x 1,2 m. Todos os produtos são certificados pelo SENAI e possuem uma película protetora em sua superfície. Tamanhos: 60×60, 80×80,100×100 e 120 x180 Plan representa uma solução de ponta para o exterior e interior: uma técnica avançada e esteticamente sofisticada. Uma coleção que reescreve o planejamento de perspectivas para os ambientes. O refinado efeito “brilhante” dado por metais propagados nas peças faz com que a superfície enriqueça o projeto com nova estética e recursos de design. Graças a uma espessura de 12 mm, Plan possui altíssima qualidade técnica de resistência e segurança contra deslizamentos. NEOSTONE Linha inspirada nos elementos rústicos da natureza, Neotech possui superfície levemente rústica, suave e com diversas cores a pronta entrega. Formato 60×60Porcelanato da fábrica Italiana Atlas Concorde importado com exclusividade no Brasil pela Recesa. PAGE 97 Técnico e compacto, o porcelanato da linha extrema possui superfície levemente rústica e anti derrapante, com micropartículas luminosas que reproduzem o efeito de pedras naturais, disponível nos formatos 45×45 e 30×60, sendo ideais para o uso interno e externo, comercial e residencial. FLAGSTONE Produzido pela renomada fábrica italiana Casa Dolce Casa, é um porcelanato rústico totalmente destonalizado, com a exclusiva técnica patenteada CasaBlend, no tamanho 38×38 Indicado para todas as áreas internas e externas. DOLMEN É um Porcelanato rústico de alta resistência com alto grau de antiderrapância a úmido e a seco. Indicado para Áreas Internas e (principalmente) externas. Diversos tamanhos e Cores - mais de 30 modelos. NEOSTONE – ECOTECH É um porcelanato inovador no mercado, produzido com 70% de material reciclado e com selo de certificação ecológico. Disponível em 6 cores e 2 tipos de superfície (uma lisa e outra anti-derrapante) Tamanho:60×60 PRODUTOS ESPECIAIS NEOSTONE - HIGH GLOSS PAGE 97 A linha High Gloss é a evolução do granito. Sua base é composto por porcelanato e sua superfície por quartzo e feldspato, o que proporciona brilho único e intenso na peça. Tamanhos: 80×80 e 120×120 Veja mais ambientes com esse produto em Tipos de Produtos . A nova coleção da marca Millenium que acaba de chegar na Recesa. São produtos de excelente custo benefício aliados a design e tamanhos inovadores. A Marca aposta na tendência de superfícies naturais com porcelanatos que se assemelham a pedras. Rústicos no tamanho 60×60 cm, são perfeitos para áreas externas. E porcelanatos 80×80cm de qualidade, exclusivos na Recesa. Nova linha de porcelanatos italianos da marca Atlas Concorde, são 5 modelos inspirados na textura de tecidos, que deixam os ambientes aconchegantes e sofisticados. Disponíveis no tamanho 60×60 cm. Pietra Riciclata é totalmente resistente ao congelamento e oferece excelente resistência ao desgaste e a agressão química.Sua textura tem aspecto agradavel e natural, por sua característica antideslizante (r10), pode ser usado em locais molhados também. Suas cores, formam um conjunto generoso de tonalidades estudadas para harmonizar com a arquitetura contemporânea, modernas ou clássicas. Pietra Riciclata é ideal para pavimentar espaços externos, como terraços, quintais e calçadas. Os dois formatos disponíveis em cada cor, podem combinar-se entre si, permitindo que se adote a solução ideal para as diferentes aplicações e exigências estéticas. Pode-se fazer inclusive mosaicos utilizando-se as cores desejadas em padronagens exclusivas.Pietra Riciclata foi projetado para ser um produto com excelentes caracterísitcas técnicas, ótimo design e respeito profundo a natureza. Graças a alta tecnologia empregada no ciclo de produção, reaproveita-se as matérias primas, os resíduos da produção e outros particulados, PAGE 97 • Leve em consideração os seguintes requisitos: • Procedência do Produto: se tem informações sobre o fabricante (telefone, endereço) e indicação de estar de acordo com as normas. • Local de Aplicação (parede ou piso): área residencial, comercial ou industrial. • Trânsito no Local: de pessoas, de veículos, de móveis que são arrastados – para determinar o Índice PEI do produto que será comprado. • Umidade no Local: para determinar o Grupo de Absorção do produto – para locais mais úmidos, recomendam-se produtos com baixa absorção. • Metragem do Local (m2): para cálculo da quantidade de peças necessárias. • Como limpar seu revestimento: • Nunca utilize ácido para a limpeza dos revestimentos cerâmicos, ele corrói o esmalte, propiciando a entrada de agentes agressivos sob sua base. • Sua conservação e limpeza podem ser feitas com uma simples solução de água e detergentes neutros. • Importante: • Adquira 10% a mais de revestimento para eventuais cortes, quebras ou futuras reformas. • Absorção de Água • A absorção de água é utilizada para classificar todos os revestimentos cerâmicos e definir as especificações a serem seguidas pelo fabricante. A absorção de água também é um indicativo da resistência mecânica de um revestimento cerâmico. Veja a classificação: Características e Informações Técnicas • Deslizamento : Outra característica importante para os produtos destinados a uso em piso é o deslizamento. Esta característica também é determinada em laboratório e de acordo com o resultado do coeficiente de atrito a úmido (COF) os revestimentos são classificados e recomendados para diferentes locais. Classe COF Indicação de uso I < 0,4 Inadequado para áreas externas II ≥ 0,4 Recomendado para áreas externas em nível III ≥ 0,75 Recomendado para áreas externas com rampa até 10% PAGE 97 • Tamanho A variação de tamanho é inerente ao processo de fabricação dos revestimentos cerâmicos. De maneira a evitar dificuldades de assentamento e comprometimento do efeito estético alguns fabricantes separam os revestimentos em 3 classes de tamanho: P, M, e G. Assim é importante conferir no recebimento se em todas as embalagens, de um mesmo produto, o tamanho é o mesmo. Nunca assente produtos de tamanhos diferentes. Caso a paginação do projeto especifique o uso de produtos diferentes em um mesmo ambiente, o tamanho destes produtos deve ser o mesmo. CUIDADOS NA OBRA • Ao receber o revestimento cerâmico na obra, tome cuidado para que nenhum dano venha a ocorrer comprometendo assim a qualidade do produto. É importante que as embalagens estejam empilhadas da maneira correta a fim de evitar danos ao produto como quebra de cantos ou até de toda a peça. As embalagens dever ser empilhadas cuidadosamente até uma altura máxima de 1,5 metros. Deposite sempre as embalagens verticalmente. Preste atenção às figuras abaixo e utilize sempre a forma adequada de empilhamento. • Planejamento das juntas • As cerâmicas se diferenciam de outros tipos de acabamentos porque compõem mosaicos ao gosto do projetista. As juntas fazem parte da qualidade das aplicações e auxiliam na beleza do revestimento. Além da importância estética as juntas desempenham importante papel porque dão flexibilidade para a superfície na acomodação das peças. Observe os diferentes tipos e largura de juntas: Juntas estruturais – definidas no projeto da obra e devem ser respeitadas durante o assentamento. Juntas de dilatação – são as juntas que interrompem o contrapiso e têm como função permitir possíveis variações dimensionais. A largura deverá ser de 10 mm e preenchida com material elástico. Essas juntas devem ser previstas, no máximo, PAGE 97 a cada 6 metros lineares para áreas internas e externas, respeitando os limites de 20 m2 para pisos externos, 32 m2 para pisos internos e 12 m2 para fachadas. Juntas de dessolidarização – são juntas cuja função é separar o revestimento do piso para aliviar tensões provocadas pela movimentação da base ou do próprio revestimento. Devem ser colocadas no encontro entre o piso e a parede e em volta de pilares. A largura deverá ser de 10 mm e poderá ficar sob o rodapé ou ser preenchida com material elástico . Junta de assentamento – são as de união entre as peças cerâmicas. A largura mínima a ser observada depende do tamanho do revestimento e está sempre recomendada na embalagem do produto. • Qualidade do Material de Assentamento • Recomenda-se observar as seguintes normas de assentamento: • NBR 13753 – Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante - Procedimento • NBR 13754 – Revestimento de paredes internas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante – Procedimento • NBR 13755 – Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante – Procedimento • Argamassa colante • A qualidade do material de assentamento é o segundo fator relacionado à durabilidade do revestimento cerâmico. A argamassa colante e a argamassa de rejuntamento também devem ser escolhidas de acordo com o ambiente a ser revestido. Escolha a argamassa de assentamento ideal de acordo com o tipo e o local de uso do revestimento cerâmico. • Qualidade da Construção e do Assentamento • A qualidade da construção é outro fator importante. Quando construir um contrapiso térreo, para obter um ótimo resultado, siga estas orientações: • Execução do contrapiso Os requisitos básicos para a execução do contrapiso em pavimento térreo são: Drenagem para eliminar a pressão hidrostática sob a edificação e áreas adjacentes; Colocação de uma camada de pedra britada com 15 a 20 cm de espessura entre o solo e o contrapiso; Camada de concreto de espessura mínima de 8 cm e com, pelo menos, 400 kg de cimento por m3, adequadamente dosado com baixa relação água/cimento; precisa ser vibrado e curado; Impermeabilização do contrapiso, se necessário; A superfície deve ser plana, rugosa, sem fissuras e livre de fatores que reduzam a aderência tais como umidade excessiva, óleos, graxas e outros. * Imagem explicativa na próxima página PAGE 97 • Manutenção periódica • O revestimento cerâmico destaca-se por sua facilidade de limpeza. Mas o ideal em qualquer caso é que se evite sempre o acúmulo de sujeiras. Eventuais manchas ou sujidades podem ser facilmente removidas, na maioria das vezes utilizando-se apenas um pano úmido. Nos casos de persistência das manchas utilize saponáceo ou água sanitária. Para o porcellanato polido (superfície brilhante) recomenda-se produtos específicos de acordo com o tipo de mancha, como se pode ver a seguir: Tipo de mancha Produto para limpeza Graxas e óleos Água quente e detergentes alcalinos Tintas Removedor de tintas Ferrugem Água sanitária e saponáceo Café Água sanitária e saponáceo Tinta de caneta Solvente orgânico (acetona, benzina) Borracha de pneus Solvente orgânicos (aguarrás) ou saponáceo Cerveja ou vinho Detergente alcalino ou contendo abrasivo ou água sanitária LOCAL CARACTERÍSTICA S CRÍTICAS CARACTERÍSTICAS GERAIS absorçã o (%) classe de abrasão resistênci a às manchas resistência ao ataque químico Banheiros residenciais utilizar rejunte impermeável nos chuveiros 0 a 20 PEI 1 ou maior classe ISO 5 B Câmaras frigoríficas resistência ao congelamento (100 ciclos - ensaio ISO 10545-12) 0 a 3 PEI 4 ou 5 para pisos classe ISO 5 A - ácido lático e clorídrico 10% Churrasqueira s, lareiras e fogões dilatação térmica e resistência ao choque térmico (ISO 10545-8 e 10545-9) 0 a 20 (> 10% para paredes) parede: PEI 0 piso: PEI 3 fogões industriais: PEI 5 classe ISO 5 A ou B - produtos domésticos Cozinhas, padarias e restaurantes atenção na resistência às manchas após abrasão (PEI 5) e resistência ao impacto (ISO 10545-5) 0 a 20 (> 10% para paredes) residência s: PEI 3 indústrias: PEI 4 padarias: PEI 5 classe ISO 5 A PAGE 97 Escadas e rampas coeficiente de atrito > 0,7 (ISO 10545-17); carga de 1.000N (100kg); não deixar saliências no degrau, evitando bordas frágeis 0 a 6 esmaltado s PEI 5 ou não esmaltado s de espessura plena classe ISO 4 ou 5 A ou B Fachadas e terraços expansão por umidade < 0,6mm/ m (ISO 10545-10); garra reentrante no verso das peças, perfil "rabo de andorinha'', mono ou poliorientado 0 a 6 fachadas: PEI 0 terraços: PEI 3 classe ISO 5 A - chuva ácida LOCAL CARACTERÍSTICA S CRÍTICAS CARACTERÍSTICAS GERAIS absorçã o (%) classe de abrasão resistênci a às manchas resistência ao ataque químico Banheiros residenciais utilizar rejunte impermeável nos chuveiros 0 a 20 PEI 1 ou maior classe ISO 5 B Câmaras frigoríficas resistência ao congelamento (100 ciclos - ensaio ISO 10545-12) 0 a 3 PEI 4 ou 5 para pisos classe ISO 5 A - ácido lático e clorídrico 10% Churrasqueira s, lareiras e fogões dilatação térmica e resistência ao choque térmico (ISO 10545-8 e 10545-9) 0 a 20 (> 10% para paredes) parede: PEI 0 piso: PEI 3 fogões industriais: PEI 5 classe ISO 5 A ou B - produtos domésticos Cozinhas, padarias e restaurantes atenção na resistência às manchas após abrasão (PEI 5) e resistência ao impacto (ISO 10545-5) 0 a 20 (> 10% para paredes) residência s: PEI 3 indústrias: PEI 4 padarias: PEI 5 classe ISO 5 A Escadas e rampas coeficiente de atrito > 0,7 (ISO 10545-17); carga de 1.000N (100kg); não deixar saliências no degrau, evitando bordas frágeis 0 a 6 esmaltado s PEI 5 ou não esmaltado s de espessura plena classe ISO 4 ou 5 A ou B Fachadas e terraços expansão por umidade < 0,6mm/ m (ISO 10545-10); garra reentrante no verso das peças, perfil "rabo de andorinha'', mono ou poliorientado 0 a 6 fachadas: PEI 0 terraços: PEI 3 classe ISO 5 A - chuva ácida Aplicações PAGE 97 LOCAL CARACTERÍSTICAS CRÍTICAS CARACTERÍSTICAS GERAIS absorção (%) classe de abrasão resistência às manchas resistência ao ataque químico Banheiros residenciais utilizar rejunte impermeável nos chuveiros 0 a 20 PEI 1 ou maior classe ISO 5 B Câmaras frigoríficas resistência ao congelamento (100 ciclos - ensaio ISO 10545-12) 0 a 3 PEI 4 ou 5 para pisos classe ISO 5 A - ácido lático e clorídrico 10% Churrasqueiras, lareiras e fogões dilatação térmica e resistência ao choque térmico (ISO 10545-8 e 10545-9) 0 a 20 (> 10% para paredes) parede: PEI 0 piso: PEI 3 fogões industriais: PEI 5 classe ISO 5 A ou B - produtos domésticos Cozinhas, padarias e restaurantes atenção na resistência às manchas após abrasão (PEI 5) e resistência ao impacto (ISO 10545-5) 0 a 20 (> 10% para paredes) residências: PEI 3 indústrias: PEI 4 padarias: PEI 5 classe ISO 5 A Escadas e rampas coeficiente de atrito > 0,7 (ISO 10545-17); carga de 1.000N (100kg); não deixar saliências no degrau, evitando bordas frágeis 0 a 6 esmaltados PEI 5 ou não esmaltados de espessura plena classe ISO 4 ou 5 A ou B Fachadas e terraços expansão por umidade < 0,6mm/m (ISO 10545-10); garra reentrante no verso das peças, perfil "rabo de andorinha'', mono ou poliorientado 0 a 6 fachadas: PEI 0 terraços: PEI 3 classe ISO 5 A - chuva ácida Concessionária s / garagens carga de ruptura 1.000N (ISO 10545-4); resistência ao impacto (ISO 10545-5) 0 a 6 PEI 5 classe ISO 5 A Laticínios / açougues ausência de cádmio e chumbo prejudiciais à saúde (ISO 10545-15); rejunte anti-ácido (epóxi) 0 a 3 PEI 5 classe ISO 5 A - ácido lático Piscinas expansão por umidade < 0,6mm/m (ISO 10545-10); ensaio antigretagem especial (ISO 10545) s/ geada: 0 a 20 c/ geada: 0 a 6 c/ neve: 0 a 3 PEI 0 classe ISO 5 A - produtos de piscina Pisos comerciais e industriais resistência ao impacto (ISO 10545-5); resistência química de alta concentração (ISO 10545-13); carga de ruptura (ISO 10545-4) devido ao tráfego de 0 a 6 PEI 5 para esmaltados, resistência à abrasão profunda < 345mm³ para não esmaltados classe ISO 5 A PAGE 97 • Bibliografia • Guia Geral de Cerâmica & Assentamento 98/99 – Revista Show Room – Menasce Publicações (menasce@originet.com.br) – nº 30 A – mai/98. • www.eliane.com.br • Wikipedia • www.portobello.com.br • www.pamesa.com.br PISOS DE MADEIRA Introdução O piso de madeira é aposta certa para melhorar a aparência de sua casa ou apartamento - e, de quebra, valorizar o imóvel. Além de bonitos e duradouros, os pisos de madeira deixam o ambiente aconchegante. A madeira é um recurso natural renovável e reciclável - embora no Brasil ainda seja baixa a oferta de pisos de madeira extraída de áreas reflorestadas ou cortada de matas nativas de forma sustentável. A maioria dos pisos de madeira não precisa ser substituída, e há uma incrível variedade de opções estéticas também - basta escolher o tipo de madeira mais adequado ao projeto. No Brasil tanto a demanda quanto a oferta têm aumentado bastante nos últimos 3 anos. Até então, o Brasil praticamente só exportava os pisos fabricados por aqui. Esse aumento deve-se em parte a dois motivos. O primeiro deles diz respeito à higiene e à saúde. O uso do carpete caiu consideravelmente, grande parte em função do mesmo ser difícil de limpar, causando até mesmo alergias em seus proprietários. O clima tropical brasileiro também não justifica o uso de carpetes, uma vez que na maior parte do país faz calor o ano inteiro! Piso de carvalho vermelho A queda do uso do carpete contribuiu para a entrada de pisos frios (cerâmica, lajota, pedra) e também a madeira. Antigamente o piso de madeira exigia muita manutenção - precisava constantemente ser encerado e lixado. Vernizes de grande durabilidade evitam esse trabalho, e muitos pisos atualmente já vêm prontos da fábrica, sendo este outro importante fator que vem elevando a utilização dos mesmos. Se você já concluiu um projeto de melhoria doméstica, sabe como é importante fazer um bom planejamento e a execução. Você pode pensar que um típico adepto do "faça você mesmo" não consegue instalar um piso de madeira por sua própria conta, mas isso é possível. Tudo o que você precisa é de planejamento, preparação e ferramentas. Se isso parecer muito vai tentar fazer por conta própria ou usar uma equipe de instalação profissional - há muita informação valiosa aqui. Neste artigo vamos examinar várias opções de colocação de pisos de madeira e descrever, passo a passo, como você mesmo pode instalar e fazer o acabamento do piso, conservá-lo e reformá-lo. Tipos de pisos de madeira PAGE 97 Escolher o tipo de piso de madeira mais adequado a seu espaço é um passo importante no planejamento da instalação de seu novo piso. Antes de começar a instalação, você deve escolher cuidadosamente o tipo de piso de madeira que deseja. Não confunda o tipo de piso com a variedade da madeira - a seleção da variedade de madeira é tema da próxima seção. Por enquanto, vamos discutir os três principais tipos de pisos de madeira a considerar. Piso de madeira sólido Os pisos de madeira sólida são de três tipos principais. Cada tipo está disponível tanto em uma versão não-acabada (sem verniz) quanto na versão pré-acabada (com verniz). O piso não-acabado deve ser lixado no local de trabalho e receber acabamento (verniz) após a instalação. O piso pré-acabado é lixado e recebe acabamento na fábrica - de modo que precisa somente da instalação. Os três principais tipos de piso de madeira sólida são: • Piso em faixas - é indicado pela espessura e largura das tábuas de madeira. O assoalho em faixas tem uma largura definida, mas a espessura pode variar. • Piso de tábuas - o piso de tábuas vem apenas em duas espessuras, mas diferentemente do piso em faixas, as larguras podem variar. No Brasil a espessura é de 1,9 ou 2 cm, com largura de 6,5 a 20 cm (eventualmente podem ser encomendadas réguas com largura maior). • Piso de parquete - os pisos de parquete têm um visual diferente dos pisos de madeira típicos. São constituídos de padrões geométricos compostos de tacos de madeira individuais mantidos no lugar por fixação mecânica ou adesivo. • Fotografia cedida por Select Forest Products, Inc. Tábuas de madeira para piso Piso de madeira estruturado O piso de madeira estruturado não deve ser confundido com o pisolaminado. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma estrutura que serve para aguentar a última camada. O estruturado é produzido colando-se camadas de chapas ou lâminas de madeira. As mesmas dimensões de acabamentos disponíveis nos pisos de madeira sólidos existem no estruturado, sendo que a última camada é a que realmente define o piso em si. A principal diferença entre este tipo de madeira e o piso laminado é que o laminado não contém nenhuma madeira de verdade. Veja mais a respeito de piso laminado mais adiante. Ecologicamente correto Podemos afirmar que o piso de madeira estruturado é ecologicamente correto, uma vez que utiliza recursos renováveis. Mais de 70% da madeira utilizada no mesmo é reflorestada. PAGE 97 Piso laminado O piso laminado é comporto por quatro camadas. 1- Overlay resistente ao desgaste (laminado à base sob alta pressão e temperatura). É extremamente resistente a arranhões, apoios de móveis, além de umidade e manchas. 2- Lâmina decorativa que bloqueia radiação UV, reforçando a rigidez e resistência a impactos do produto. 3- Placas de fibras de madeira de alta densidade - base de UHF. 4- Underlay de alta resistência à base de resina, que previne absorção de água e umidade do contra-piso. Este tipo de piso é mais comumente usado em projetos comerciais, não residenciais. Ele é muito duro e altamente resistente à umidade e riscos. Então, que tipo de piso de madeira seria melhor para você? Há várias coisas a ter em mente ao escolher o tipo apropriado de piso para sua casa. Os pisos de madeiras sólidas podem exigir um pouco mais de conservação que o piso de madeira estruturado, mas sempre podem ser lixados novamente e receber novo acabamento. Se receberem manutenção, os pisos de madeira sólidos manterão seu valor melhor que os pisos estruturados. Além disso, decidir entre faixa, tábua ou parquete é, para a maioria, uma questão de gosto. Você gosta de tábuas de madeira longas e finas? Então, você deve escolher o piso em faixas. Se preferir tábuas muito largas, então o piso de tábuas é a melhor escolha. E, se você tem um visual mais decorativo em mente - talvez um desenho geométrico -os pisos de parquetes serão uma combinação perfeita para seu gosto. Lembre-se de que o piso de tábuas pode exigir algum trabalho extra durante a instalação e seu custo pode ser mais alto que o do piso de faixas. Quanto custa? Aqui vão os valores aproximados do metro quadrado (sem instalação) de cada piso pré-acabado. Sólido- R$ 150,00 a R$ 200,00 Estruturado- R$ 100,00 a R$ 200,00 Laminado- em torno de R$ 50,00 Variedades de madeira Outra decisão difícil antes de instalar um piso de madeira é que tipo de madeira escolher. Há problemas de variedade e de estilo que precisam ser levados em consideração. Por exemplo, a madeira clara pode ser mais apropriada para um ambiente mais casual, enquanto madeiras escuras se prestam a ambientes mais formais. Não há regras rígidas, simplesmente selecione a que você deseja e se encaixa em seu orçamento. Lembre-se de que há diferentes tipos de madeiras e que elas variam muito em questão de preço. Obviamente, há muitas espécies de madeira para listar neste artigo, mas vamos dar uma olhada em algumas opções de madeiras comuns: PAGE 97 Como se não já não houvesse bastantes opções, você também pode escolher o lustro de seu acabamento. O lustro é o brilho do piso. Você pode escolher entre acabamento de alto brilho, baixo brilho ou acetinado. Acabamentos acetinados e brilhantes Embora os acabamentos de alto brilho pareçam profissionais, eles mostram riscos mais facilmente. Os de baixo brilho ou acetinados são normalmente usados em instalações de piso de madeira residencial. Assoalho criativo Além dos principais corantes do assoalho padrão, há várias técnicas e opções decorativas. Quase tudo o que você puder imaginar pode ser feito em pisos de madeira (tudo vai de acordo com o gosto do freguês!). Você pode aplicar uma decapagem, técnica que faz a madeira parecerbranca ou você pode fazer o piso parecer envelhecido. Algumas outras opções decorativas incluem: • bordas - é uma das opções decorativas mais comuns. Com esta técnica, a área principal do piso é de um tipo ou cor de madeira e suas bordas de outro tipo ou cor; • ornamentos - essa arte decorativa existe há séculos. Envolve o uso de diferentes peças de madeira, frequentemente em diferentes cores, para fazer um desenho no piso. Os ornamentos podem ser comprados ou personalizados; • medalhões - esses desenhos são uma forma de ornamento que foi usada em muitas residências e castelos históricos. Amostra de tábua de cumaru com ornamento de bordo Por que madeira? - É um produto ecologicamente correto, ou seja, natural, reciclável e renovável. - Utilizar produtos de madeira duráveis, como o piso maciço, contribui para redução do efeito estufa. De uma forma geral, uma tonelada de madeira representa 1,4 tonelada de gás carbônico (CO2) absorvido pelas árvores. São as árvores jovens, em pleno crescimento, que consomem mais carbono e liberam mais oxigênio. Assim, quando se extrai da floresta as árvores maduras e a madeira é utilizada de forma perene, duplica-se a eficiência da cadeia de CO2 criada pela fotossíntese. Em alguns países como a França, que assumiram compromissos no Protocolo de Kyoto, o governo e os profissionais do setor estabeleceram uma meta de aumento de 25% no uso de madeira na construção até o ano de 2010. PAGE 97 - Utilizando produtos de madeira estaremos incentivando o reflorestamento e a reciclagem das florestas nativas extremamente necessárias para purificação do nosso ar. O retorno econômico é importante para garantir a sustentabilidade da atividade florestal. Fonte- Associação Nacional do Produtores de Pisos de Madeira Métodos de instalação Se você escolheu o tipo de piso e o acabamento que deseja, chegou a hora de instalar seu novo piso - só é preciso tomar uma última decisão. Há quatro métodos de instalação de piso de madeira. • Pregado - são usados pregos para fixar a madeira no chão. Este método normalmente é usado com piso de madeira fina. • Grampeado - são usados grampos em vez de pregos para fixar o piso no chão. Este método é mais simples que o método pregado. • Colado - os pisos de madeira estruturados e parquetes podem ser colados. A madeira é colada no chão com um adesivo forte. • Flutuante - este é o método mais rápido e fácil de instalação. Os pisos flutuantes não estão presos ao chão, simplesmente flutuam sobre ele. Pode-se aplicar adesivo nas pranchas para mantê-las juntas, ou as pranchas podem ser feitas para se encaixar. Normalmente uma manta é colocada entre o piso de madeira e o chão para proteger contra umidade e reduzir o ruído. Os pisos flutuantes podem ser instalados sobre quase qualquer superfície. Vários fabricantes criaram sistemas de instalação flutuantes fáceis para os consumidores instalarem sozinhos. Como essa é a melhor opção possível para os adeptos do FVM, vamos passar para as etapas de instalação de um piso de madeira flutuante. Instalando um piso de madeira flutuante Preparação Antes de começar a instalar seus pisos de madeira, você deve ler todas as instruções do fabricante. As instruções dirão o método exato de preparação e colocação do piso. Diferentes pisos de madeira podem necessitar de diferentes tratamentos - por isso, certifique-se de ler as instruções atentamente. Como as madeiras não estão realmente sendo fixadas, um piso de madeira flutuante pode ser instalado sobre quase qualquer tipo de chão. A preparação do chão é extremamente importante. Primeiro, ele deve estar limpo. Então, certifique-se de que está nivelado ou plano. Você pode testar isso colocando uma tábua de madeira em sua borda. Há algum espaço entre a madeira e o chão? Se houver um espaço de mais de 3/4 de polegada, você precisará espalhar algum composto de auto-nivelação sobre o piso. Depois de seco, seu chão deve estar adequadamente nivelado. PAGE 97 Observe como o assoalho nesta foto muda de direção. A sala de estar originalmente tinha um carpete instalado, mas o proprietário quis madeira. Nem sempre é fácil combinar a direção, mas a equipe de instalação profissional fez a transição parecer perfeita. A seguir, você deverá decidir em qual direção pretende colocar o assoalho. Muitas pessoas levarão em conta onde a luz entra no ambiente, bem como as entradas e saídas do local. Os pisos flutuantes podem ser colocados em qualquer direção, por isso, selecione o que melhor se adapta a seus gostos e ao ambiente. Agora que a preparação está completa, vamos dar uma olhada nas ferramentas que você precisará para concluir o trabalho. Ferramentas - em geral, as ferramentas que você precisará para este trabalho são: • cola • espaçadores • extrator • bloco de rosqueamento • linha de giz • martelo • régua • correias • serra Essas ferramentas podem ser compradas em qualquer loja de material de construção. Não esqueça de verificar as instruções do fabricante para ver se é necessária alguma ferramenta adicional. Instalação Dicas • Use longas faixas de piso nas entradas e portais. Distribua peças pequenas aleatoriamente. • Os especialistas em pisos acham que trabalhar da esquerda para a direita facilita a instalação. • O enquadramento de obstruções do piso, como respiros de aquecimento com juntas de PAGE 97 no piso de madeira e criar um ponto levemente mais escuro, o piso está parcialmente gasto. Se a água desaparecer imediatamente na madeira deixando um ponto escuro óbvio, é hora de fazer o novo acabamento. Aparência agradável e saudável para você Os pisos de madeira não somente são uma bela adição à maioria das residências - eles também são saudáveis. Se você ou alguém de sua casa sofre de alergias, deve considerar a substituição daquele velho carpete por piso de madeira. Os pisos de madeira são mais recomendáveis que outros tipos de pisos para as pessoas com alergias. Diferentemente dos carpetes, a madeira é fácil de limpar e reduz a poeira, ácaros, mofo, pólen e caspa animal que podem se acumular no ambiente doméstico. madeira ou laminado? Com a popularidade do piso laminado crescendo diariamente, muitas pessoas se perguntam qual devem escolher, madeiras ou laminados? Não é uma pergunta simples de responder. Muitas pessoas usam pisos laminados sem problemas. Outras preferem a facilidade de lidar com arranhões e amassos em pisos de madeira. O piso laminado normalmente é construído com um núcleo de hdf (high density fiberboard, uma espécie de aglomerado de alta densidade e resistência), prensado entre uma folha de laminado de melamínico, papel fotográfico de alta qualidade com uma imagem de madeira, pedra ou outro piso natural, e uma cobertura de laminado melamínico. Há alguns novos produtos híbridos que substituem o papel fotográfico por uma fatia muito fina de chapa de madeira real. Há vantagens e desvantagens em ambos os pisos. Os pisos de madeira podem ser arranhados, mas os arranhões são muito fáceis de reparar. Se um piso laminado for arranhado ou rasgar, não será consertado facilmente. Um piso de madeira pode ser lixado para remover as imperfeições, o que não acontece com pisos laminados. As empresas de piso laminado fazem kits de retoque e reparo, bem com oferecem substituição de tábuas. Com as madeiras, um lixamento leve pode fazer mágicas. Se você tem animais de estimação ou prevê muitos arranhões e arrastões no futuro, as madeiras podem ser uma opção melhor que o laminado. Um dos benefícios do laminado sobre as madeiras é que o piso laminado não amarela nem desbota com a luz solar ou outros elementos. A maioria dos pisos de madeira tingida muda de cor com o tempo. Diferentemente dos laminados, os pisos de madeira sempre podem ser restaurados. Por outro lado, os pisos laminados nunca precisam de cera ou polimento. Tanto os pisos de madeira quanto os laminados podem ser afetados por umidade excessiva, mas apenas o laminado pode realmente ser colocado em uma cozinha ou banheiro. Os ambientes com muita umidade não são ideais para madeiras. Finalmente, um calçamento especial é necessário sob os pisos laminados para reduzir o potencial de ruído do piso. É preciso pesar bem tudo isso antes de escolher entre a madeira maciça e o piso laminado. PAGE 97 Escolhendo o melhor para você Aqui vão alguns itens que devem ser considerados ao escolher entre piso de madeira ou laminado. Manutenção: os pisos laminados são mais fáceis de manter. Preço: os pisos de madeira são mais caros, porém, o imóvel é muito mais valorizado se tiver piso de madeira no lugar do laminado. Instalação: os pisos laminados são mais fáceis de serem instalados. Durabilidade: os dois tipos de pisos tem a mesma durabilidade, porém, os pisos de madeira podem ser restaurados e os pisos laminados não. Aparência: os pisos de madeira dão uma melhor aparência ao local do que os pisos laminados. Mantendo as aparências Os pisos de madeira geralmente são de fácil manutenção. Você só precisa lembrar que a água é a maior inimiga deles. Os pisos podem empenar, levantar ou perder o brilho se forem molhados. O melhor modo de evitar esses problemas é limpar os derramamentos com um pano seco e nunca usar um esfregão molhado para limpar os pisos. Mantenha os pisos livres de sujeira com uma vassoura ou aspirador de pó ou use produtos de limpeza seguros para pisos de madeira. Você também pode prolongar a vida de seus pisos de madeira colocando tapetes em áreas de alto tráfego. Se você está movimentando a mobília pelo cômodo, certifique-se de usar deslizadores de feltro ou outro tecido para proteger a madeira. A luz do sol também pode danificar a madeira, então fique de olho nas partes do piso que recebem luz solar direta. Você pode usar cortinas ou venezianas para limitar o sol. Se você cuidar bem de seus pisos de madeira, eles irão durar muito tempo e exigir apenas novo acabamento periódico. A melhor parte é que as fricções, aranhões e imperfeições dos pisos de madeira podem ser lixados, de modo que seus pisos continuem a parecer como se tivessem acabado de ser instalados. Assoalho sustentável Cada vez mais as nossas escolhas estão relacionadas aos benefícios ou prejuízos ao meio ambiente. Escolher o piso de madeira não é exceção a essa prática - a madeira é um recurso natural renovável e reciclável. O reflorestamento contínuo torna a PAGE 97 madeira um recurso renovável. De acordo com o Conselho da Madeira, os EUA e Canadá apresentam quase o dobro de recrescimento em relação à madeira que cortam a cada ano, mas no Brasil a maioria da madeira é extraída de florestas nativas. Uns poucos fabricantes oferecem pisos de madeira certificada, especialmente de liptus, uma espécie de eucalipto. A madeira é facilmente reciclável. A madeira de velhos celeiros, fábricas, casas e outros edifícios, e até mesmo de navios, pode ser aproveitada para fazer piso de madeira. Também, os pisos de madeira têm mais durabilidade que outras opções de assoalho como o carpete e o vinil. Enquanto o antigo carpete e vinil acabam no lixão local, um piso de madeira "velho" pode simplesmente receber novo acabamento e ter sua aparência original restaurada. Para obter mais informações sobre pisos de madeira e outros tópicos relacionados, verifique os links na página seguinte. DICA Se você está preocupado com o nosso meio ambiente, procure adquirir piso de madeira de uma grande rede de distribuição. Verifique se o mesmo possui certificação e é do tipo exportação. Lembramos que o piso de madeira estruturado é ecologicamente correto, no sentido de que utiliza os recursos naturais da melhor maneira possível. PEDRAS, GRANITOS Longevidade às pedras naturais Os revestimentos de pedras naturais podem durar anos. Mas, para que ocorra, é determinante uma boa instalação. "De nada adianta investir na compra de uma pedra nobre e economizar na argamassa ou na areia", alerta Sérgio Azeredo, presidente da Abirochas. Segundo ele, antes do assentamento, certifique-se com o empreiteiro ou com o fornecedor de que a areia esteja lavada. Os rejuntes, assim como os outros materiais, devem ser os indicados para pedras naturais.Outro cuidado necessário nessa fase é impermeabilizar a rocha, inclusive suas laterais. "Se o piso for no térreo, estenda o tratamento ao contrapiso, previamente seco e nivelado". Depois de instalado, deve-se aguardar a secagem da argamassa e dos rejuntes para fazer a limpeza. Em São Paulo, esse tipo de serviço sai a partir de R$ 28 o m².(valor de junho/2006) No dia-a-dia, a manutenção deve ser feita com pano úmido em detergente neutro diluído em água. Quando os riscos ou pequenas manchas surgirem Passados alguns anos do assentamento, a pedra tende a mostrar os sinais da abrasão e alguns trechos estarão mais foscos. Para ressuscitar o brilho, faça revitalização. Se a pedra estiver com perfurações ou manchas de ferrugem, indica- se uma restauração. Nesse tratamento, a superfície recebe resina ou produtos químicos indicados para retirar manchas. A loja onde você comprou a pedra ou os PAGE 97 BLOCOS de concreto colorido :: INFORMAÇÕES TÉCNICAS :: ESTUDO DE TRÁFEGO TRÁFEGO CARACTERÍSTICAS FÍSICAS PESO EM KGf LEVE Pedestres, passeios, até veículos leves 2.000 MÉDIO Caminhões de até três eixos 22.000 PESADO Até carretas de 06 eixos 40.000 ESPECIAS Veículos especiais ACIMA DE 40.000 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ESPESSURA CM MODELOS FA RES. A COMPRESSÃO REFERÊNCIA INTERTRAVADOS 4 6 8 10 FA DECOR FA LINEA FA 16 FACES DE 25 A 35 MPA DE 35 A 50 MPA OUTRAS RESISTÊNCIAS SOB CONSULTA TRAFEGO LEVE * * * * * MEDIO * * * * * * * PESADO * * * ESPECIAIS * * * * INDICES AMBIENTAIS Impacto ambiental Produto reciclável Emissão de CO Baixa Vida média Acima de 40 anos Absorsão de calor Baixa Emissão de calor Baixa Drenagem 8 a 12% INSUMOS ESPECIAIS PARA FABRICAÇÃO PRODUTO FABRICANTE Cimento CP-V Holcim / Lafarge / Itabira PAGE 97 Óxido de ferro sintético Cal Sinhá / Bayer ( para pisos coloridos) Chrysoplast PR 2 Chryso (Para maior resistência) CONTROLE DE QUALIDADE Testes a compressão feitos em laboratórios especializados EFLORESCÊNCIA Eflorescência é uma substância branca que pode aparecer na superfície de produtos de concreto. A eflorescência pode aparecer nos produtos de concreto após dias, semanas ou mesmo meses após a conclusão do serviço de instalação dos produtos. A substância branca dá a impressão de que a cor das peças está desbotando e é mais fácil de se observar em produtos de cores escuras. Quando o produto está molhado não se percebe o esbranquiçado, mas quando seca eflorescência reaparece. Não se preocupe que o produto esteja danificado ou defeituoso. A eflorescência é um processo natural onde o cálcio é levado à superfície pela água; aí ele reage com o dióxido de carbono do ar. Quando a umidade evapora, o esbranquiçado da eflorescência aparece. Esta é uma condição de todos os produtos de concreto e não afeta a integridade estrutural do produto. Há produtos de limpeza para remoção da eflorescência. Entretanto o procedimento recomendado é deixá-lo ser lavado e desaparecer o esbranquiçado ao longo do tempo. VARIAÇÃO DE COR As variações de cores podem ocorrer nos produtos de concreto devido a leve variação nos lotes de pigmentos e materiais básicos. A apresentação no site pode conter alterações em virtude das configurações de cada monitor. PAGE 97 BLOCOS A SOLUÇÃO PARA SUA OBRA Veja abaixo alguns exemplos da flexibilidade da alvenaria estrutural. MPA = A PARTIR DE 4,5MPA EXPESSURA DA PAREDE 3.0CM MPA = A PARTIR DE 2,5MPA EXPESSURA DA PAREDE 2.0CM PAGE 97 Click na foto para amplia-la Click na foto para amplia-la PAGE 97 SAIBA MAIS RELAÇÃO CUSTO / BENEFÍCIO CARACTERÍSTICAS PRODUTOS ( X = PONTOS POSITIVOS ) Pavi- s Asfalt o Paralepíped o Sextavado Durabilidade ilimitada X X X Baixo custo com obras X X X subterrâneas Removível e reaproveitável X X X Dispensa Equipamentos caros, X X X especiais barulhentos, para sua remoção Dispensa manutenção periódica X PAGE 97 Dispensa capina periódica X X Insensível a derivados de petróleo X X X e outros agentes químicos Não sujeito a trincas por X X fenômenos de dilatação, retração flexão e oxidação Tem duas faces de uso X X Boa velocidade de aplicação X X X Dispensa mão de obra X X X especializada para sua aplicação Dispensa Equipamentos caros e X X X especiais para sua aplicação Dispensa betume para X X X rejuntamento Não é perecível, é estocável X X X X Confortável e adequado ao X X trânsito veloz de veículos modernos Anti-derrapante X Proporciona trânsito silencioso e X X isento de vibrações Cor clara proporciona maior X X eficiência da iluminação pública e melhor visibilidade Não aquece o ambiente X X X Confortável ao trânsito de X X pedestres Confortável ao trânsito de patins, X X PAGE 97 Criado pelo arquiteto Mauricio Felzemburgh: de mosaico de pastilhas de vidro, piso e paredes se integram. O espaço segue a linha bicolor, quebrada apenas pela pintura em tom prateado metalizado de duas paredes. Banheiro Ideal Standard Para casal, O espaço foi dividido para que cada um tenha a sua privacidade. •Espelhos e luminárias impactantes foram às escolhas do arquiteto Victor Tomé no Banheiro Casal Máster da Casa Cor Goiás. Os armários, da Yole Ambientes, e as louças da Deca, contrastam com o papel de parede da Kerygma Design. As luminárias são da Illuminato e a mobília, também espelhada, é da Artefacto. METAIS •A tecnologia Touch é outra novidade, onde o grande diferencial fica por conta do sistema de abrir e fechar da torneira basta um toque suave para abrir e outro para fechá-la. Este produto tem um forte apelo ecológico permitindo uma redução de até 40% no consumo de água. PAGE 97 Design diferenciado ATELIÊ PAULOMARQUES E GILENO Participante do 19° ABUP show A Hansa Latrava é esta incrível criação da Octopus Design para a marca alemã mundialmente conhecida, Hansa. Totalmente inovador, seu design. É absolutamente fascinante. Como uma pequena escultura que jorra água, Suas funções são comandadas por dois Botões: liga/desliga e Misturador (quente e fria). "O chuveiro Chroma tem como principal diferencial as suas cores vibrantes e modernas, provenientes do uso do inox colorido, fugindo do tradicional cromado e dando mais vida ao ambiente", explica. O formato do chuveiro é contínuo na superfície do corpo, não possuindo quebras ou desníveis consideráveis •O projeto do paraense Tony Narita, De 26 anos, foi o vencedor do. PAGE 97 Prêmio Arquitetando Design, Promovido pela empresa de Metais sanitários DOCOL. Ex-aluno do curso de Design da Universidade Estadual do Pará (UEPA) PROJETOS CASA COR •Valéria Mendes e Karenina Costa Criaram uma bancada especial Para seu loft para pessoas com deficiência, na Casa Cor Bahia 2004. Para completar, foi criado um painel duplo de Espelho Guardian 6 mm. A arquiteta Najla El Aouar, que estréia em grande estilo na Casa Cor ES, idealizou juntamente com duas designers o banheiro do casal e o closet dele, integrado através do piso em granito ouro negro da Mameri Rochas. O diferencial do projeto foi aliar requinte, funcionalidade, beleza e inovações: o uso da banheira e chuveiro dotados de cromoterapia, o banho sobre o aquário assistindo ao DVD numa película dual screen aplicada na divisória de vidro entre os dois ambientes, o lustre da Art & Luz que acende com um interruptor que funciona por rádio freqüência e as réguas de LED instaladas nos cabideiros dos armários do closet da SCA. PAGE 97 VIDROTIL O Vidrotil é um produto artesanal e feito sob encomenda; por essa razão, diferentes lotes de fabricação apresentam variações de tonalidade. É necessário verificar se a metragem comprada é suficiente para o seu projeto, evitando que complementações posteriores ocasionem efeitos visuais indesejados e atrasos à obra. O Vidrotil é translúcido e a cor das tesselas é fortemente influenciada pela cor do substrato, principalmente nas tonalidades claras. Essa influência da argamassa não é notada no ato da colocação, mas apenas quando já ocorreu a secagem. Por isso, recomenda-se o uso de argamassas claras para o Vidrotil em cores claras, e escuras para Vidrotil em cores escuras, caso contrário os rejuntes ganham muito destaque. Ao utilizar argamassa tradicional, à base de cimento, cal e areia, deve-se dar preferência ao cimento branco. Anotar as proporções de cimento, cal hidratada e areia, para poder repetir sempre a mesma formulação. Esse procedimento evita diferenças no substrato, que irão influenciar a aparência final. Os materiais da argamassa também devem ser do mesmo lote, pois é comum haver diferenças de tonalidade de areia, por exemplo.Se a argamassa for à base de látex, usar sempre a mesma marca e lote. O Vidrotil tem espessura variável; essa característica, resultante de sua produção artesanal, deve ser neutralizada pela espessura da argamassa. Ao tato, a superfície do Vidrotil colocado deve manter-se plana, sem saliência entre as tesselas, o que é verificável no ato da colocação. Ao notar qualquer problema, reiniciar a operação retirando e limpando o Vidrotil enquanto a argamassa está úmida. O Vidrotil tem formato irregular, outra característica exclusiva que resulta da produção artesanal. O sistema de colocação deve permitir pequenos deslocamentos laterais das peças, de forma a criar unidade visual. Em nenhuma hipótese a superfície deve apresentar o efeito plaqueado, que é visível já no momento em que o papel é retirado. As tesselas do Vidrotil são impermeáveis. Para uma perfeita fixação, caso seja utilizado o sistema de argamassa convencional, é imprescindível espalhar nata de cimento na face posterior da folha do mosaico. Nunca deve ser utilizado caulim na composição dessa argamassa. Se a opção for argamassa à base de látex, seguir as instruções do fabricante. Cuidar para que a base de concreto ou alvenaria que receberá o produto esteja pronta no mínimo 10 dias antes do assentamento, sem fissuras, partes soltas ou ôcas. Ao utilizar argamassa convencional, evitar pisar sobre o mosaico aplicado durante os 3 primeiros dias de sua colocação, e, até 10 dias depois, utilizar tábuas para distribuir o peso, caso seja necessário transitar pela área. Manter úmida a superfície com o mosaico aplicado durante 6 a 10 dias, especialmente em áreas expostas ao sol, como pisos, piscinas e paredes voltadas para o oeste. O cimento precisa de água para a sua cura. Assegurar-se da validade da argamassa após o preparo: as tradicionais podem ser utilizadas até 2 horas depois de preparadas. Quanto às de látex, verificar as instruções de utilização do fabricante, e nunca reaproveitar sobras de argamassas. PAGE 97 TELHAS (CERÂMICAS/FIBRAS NATURAIS) Os principais tipos de telhas cerâmicas e suas características são: Capa e canal - encontrada em três estilos: colonial, paulista e plan. Rendimento:17 peças/m². Caimento 30% a 50% Francesa - a instalação é feita com encaixe lateral. O desenho da superfície muda de acordo com o fabricante. Rendimento: 18 peças/m². Caimento 30% a 45% Romanas - são sobrepostas lateralmente. Rendimento: 17 peças/m². Caimento 30% a 45% Portuguesas - o grupo também inclui as italianas e espanholas. O que muda são as dimensões e o rendimento.Rendimento: 13 peças/m² (italiana) e 16 peças/m² (portuguesa). Caimento 25% a 45 % Planas - utilizadas em países de invernos rigorosos, onde os telhados são muito inclinados para permitir que a neve escorra. No Brasil, são usadas para compor coberturas de estilo germânico e suíço.Rendimento: 35 peças/m². Caimento 20% a 45% COLOCAÇÃO DE CALHAS PAGE 97 A instalação de calhas requer alguns cuidados: • o espaçamento entre os suportes deve ser de 70cm para calhas de PVC e 90cm para as metálicas, evitando-se assim que elas enverguem com o peso da chuva; a calha deve ter uma inclinação média de 5mm para garantir a queda da água; • o número de condutores ligados a ela deve ser calculado levando-se em conta a área do telhado e a intensidade de chuvas na região. De forma geral, a cada 30m² de telhado deve corresponder um condutor. COBERTURA COM FIBRAS NATURAIS • Piaçava - original do Nordeste, esta fibra é colhida quando amadurece. A parte mais grossa é aproveitada para produzir vassouras e o restante é usado na confecção de coberturas. A piaçava é trançada em ripas de madeira, presas em caibros a uma distância de 17cm uma das outras. A sobreposição das ripas compõe o visual interno da casa. Do lado de fora, a piaçava é penteada e fica lisa. A espessura final é de 8 a 10cm. Para cada 10m² de cobertura são necessários 100m de piaçava. O tempo médio de vida é de dez a doze anos. • Palha de Santa Fé - encontrada nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, proporciona a aparência de uma massa compacta e flexível. A palha é arranjada em feixes de 30cm de comprimento, posteriormente presos com arame a ripas de 2,5x2,5cm. Por sua vez, elas são pregadas aos caibros e separadas 20cm uma das outras. A espessura final da cobertural é de 20cm. Quarenta feixes de 10cm de diâmetro cobrem 1m². Durabilidade: dez a quinze anos. • Sapé - é natural de encostas e mais fácil de ser encontrado. Para compor a cobertura, os feixes de sapé são amarrados com arame ao ripamento já pregado em caibros. O efeito externo é semelhante ao da piaçava, com espessura de 10 a 15cm. Cada metro quadrado requer trinta feixes de sapé com 10cm de diâmetro. Sua vida útil é de aproximadamente três anos. VEGETAÇÃO CULTIVAR VASOS Para ambientes internos é sempre possível encontrar nos projetos de interiores vasos para vegetações. Esse recurso torna o projeto mais humanizado, além de ajudar na umidade do ar do locais de trabalho. Para especificar as plantas para esses locais, devemos verificar a ventilação natural e principalmente a luz natural do ambiente. Mas sempre é aconselhável fazer o rodízio dos vasos para melhorar a qualidade da vida da vegetação. Segue abaixo algumas espécies que sobrevivem com pouca luz natural, além de ter duas regas por semana e adubação mensal. PAGE 97