Recursos Humanos-básico

Recursos Humanos-básico

Gerência em Enfermagem

  • Profª.: Sandra Marques

Recursos Humanos

  • Geomar Pereira Medeiros

  • Luiza Carla da Silva Bernardes

  • Ricardo Davi dos Santos Bernardino

  • Verônica de Barros Cabral

  • Viviane Silva Simões

  • Uma da fases do processo de administração diz respeito a recursos humanos.

Recursos Humanos

  • Recrutar

  • Selecionar

  • Admitir

  • Orientar

  • Promover o desenvolvimento.

  • De modo a satisfazer as necessidades da instituição.

Recursos Humanos

  • Quando se fala em recursos humanos em enfermagem, está se falando de um grande número de profissionais. E garantir uma assistência de enfermagem de qualidade significa ter profissionais altamente capacitados.

Recursos Humanos

  • O processo de admissão de funcionários engloba algumas etapas, sendo uma delas o provimento de pessoal(que é calcular a quantidade de pessoal necessária para atender as necessidades diretas e indiretas de assistência de enfermagem considerando as diferentes categorias.

Recrutamento e Seleção

  • Este é o momento que se pode através de processo seletivo, tentar garantir que os escolhidos sejam adequados à filosofia da instituição.

  • Objetivo:investigar o candidato, verificando suas possibilidades de adaptação.

Recrutamento de Pessoal

  • São procedimentos que visão atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da instituição.

  • É a fase que antecede a seleção, fase de divulgação, objetivando atrair candidatos capacitados.

Seleção de Pessoal

  • Cada indivíduo é único com características físicas e psicológicas, associadas a experiências de vida, valores e crenças, com aptidões e interesses. Nesse sentido que a seleção atua, considerando estes fatores e enquadrando no perfil previamente definido para o cargo ou função preterida.

Educação Continuada

  • O indivíduo deve adquirir e atualizar seus conhecimentos. No entanto, cabe também a instituição fazer parte deste processo. Desta forma a educação permanente deve ocorrer dentro da própria instituição com acesso facilitado ao funcionário assim aumentando a produção e auxiliando na resolução dos conflitos.

Educação Continuada

  • Oficinas

  • Palestras

  • Cursos

  • Debates

  • Devendo sempre considerar os horários que os funcionários poderão estar presentes.

Avaliação de Desempenho

  • É a avaliação sistemática das atividades exercidas em determinado período por um profissional.

  • Objetivo: detectar dificuldades e potencialidades, promover crescimento pessoal e profissional e subsidiar tomadas de decisões administrativas.

Marketing Pessoal

  • O modelo de sociedade em que vivemos dita padrões de competitividade extremamente elevados em praticamente todas as áreas. Tanto em aspectos visuais de comunicação e de conhecimento, quanto em outros aparentemente secundários, pequenas diferenças que podem determinar o sucesso ou o fracasso.

Marketing Pessoal

  • Alguns aspectos importantes

  • Posicionamento emocional: maneira como as pessoas se lembrarão de você.

  • Comunicação interpessoal: como se expressa, como cria vínculos e se destaca.

  • Rede de relacionamentos: contatos.

  • Posicionamento de imagem: adequação visual, traje correto e higiene.

Marketing Pessoal

  • Hoje marketing pessoal é a ferramenta mais eficiente de fazer com que suas atitudes e postura trabalhem a seu favor no ambiente profissional. O cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto-motivar e de motivar as pessoas a sua volta.

Marketing Pessoal

  • As empresas hoje analisam mais que experiências profissionais. A preocupação com o capital intelectual e a ética, são fundamentais na definição do perfil daqueles que serão parceiros/ colaboradores.

REFERÊNCIAS

  • CHIAVENATO,Idalberto. Teoria geral da administração. 6.ed. Atual. Rio de janeiro:elsevier,2000.

  • KURCGANT, Paulina. Administração em enfermagem. São Paulo:Atlas,2000.

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