Comunicação Social na Prática do Assistente Social

Comunicação Social na Prática do Assistente Social

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

Comunicação Social na Prática do Assistente Social

Montes Claros – MG

2009

Maria Telma Guimarães Maia

Comunicação Social na Prática do Assistente Social

Trabalho parcial de graduação entregue a disciplina: Comunicação Social - Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Orientador : Celso Leopoldo Pagnan

Montes Claros – MG

2009

Maria Telma Guimarães Maia

Comunicação Social na Prática do Assistente Social

1- Descreva como se processa a comunicação humana em geral.

Entende-se a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos ( por exemplo: a telecomunicação), Biologos( por exemplo: fisiologia, função e evolução), e sociais ( como exemplo: jornalismo, relações públicas, audiovisual e meios de comunicação em massa).

A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim.

Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar, entre duas pessoas uma conversa face a face ou através de gestos com as mãos, mensagens, utilizando a rede global de comunicação, a fala, a escrita, tudo isto permite a interação entre as pessoas para efetuar algum tipo de troca informacional.

2- Explique o que são meios de comunicação em massa:

.

Os meios de comunicação em massa ou mídias, são os meios ou canais de comunicação usados na transmissão de mensagens à grande número de receptores.

Nas relações sociais de comunicação ( dia a dia), os meios de comunicação em massa mais comuns são os jornais/revistas, o rádio, a televisão e o mais recente, a Internet.

As obras de Cinema, de Teatro e de outros tipos de Artes, também se tornaram meios de comunicação de massas, mas artísticos.

O rádio foi o primeiro meio de comunicação de massa criado pelo homem. O jornal hoje tem a forma falada ( imprensa falada).

O rádio é ainda o meio de comunicação mais popular, já que para ter acesso ás mensagens que ele veicula, o receptor não precisa ler nem escrever, a linguagem verbal oral, é a linguagem que todos os ouvintes sabem usar desde que aprenderam a falar.

A Internet tornou-se o mais eficáz meio de comunicação de massa, mas ainda é o menos abrangente, já que para ter acesso a ele, é preciso ter computados, uma placa de “fax modem”, uma linha telefônica e um provedor de acesso.

3- O que siginifica na teoria de Marshal Mcluhan os meios de comunicação como extensão do homem?

Marshal Mcluhan Canadeense, ex professor de literatura radicado nos Estados Unidos. As suas teorias causaram impacto entre 1963 e 1967, foi polêmico e muitos estudiosos discordavam de suas teorias.

Pro volta do século XII, a roda levou um avanço considerável para a agricultura. Quando inventaram as carroças puxadas a cavalos, os agricultores puderam levar mais carga, vender e ganhar mais dinheiro. Com isto o homem do campo começou viver na cidade e ir à lavoura todos os dias.

Esta nova tecnologia mexeu com a vida urbana fazendo crescer as cidades e a economia, tornando o campo apenas um local de trabalho.

Toda esta tecnologias tem aspectos positivos e negativos. Podemos citar como exemplo os robõs atuando nas fábricas de automóveis vieram provocar desemprego aos metalúrgicos, mas a automação permitiu a criação de novas fábricas, novas empresas e novos tipos de emprego.

A roda é uma extensão de nossos pés, mesmo quando viajamos de avião.

As primeiras tentativas de voar ocorreram com as bicicletas que tinham asas e os irmãos Wright eram mecânicos de bicicletas.

O avião veio dissolver a forma de ferrovias das cidades, não havendo mais necessidade de uma cidade estar ligada a outra por ferrovias para circularem os bens e as pessoas.

Nossos gestos, movimentos, posturas são provocados em função do nosso corpo se adaptar a novos materiais( ex: a necessidade de armazenar comida, potes, panelas, caixas, etc.

A forma de qualquer meio de comunicação é tão importante quanto qualquer coisa que ela transmita. “O meio é a mensagem”, significa em termos da era eletrônica, já se criou um ambiente totalmente novo.

O conteúdo deste novo ambiente é o ambiente velho e mecanizado da era industrial. O novo ambiente reprocessa o velho, temos como exemplo a Televisão reprocessando o cinema, uma vez que o conteúdo da TV é o cinema, o que significa que o ambiente eletrônico se apossou do antigo e produziu um novo.

  1. Por que devemos para bem comunicar, definir o receptor ( público alvo),da mensagem?

Público –alvo são os indivíduos ou grupo de pessoas a quem a mensagem será destinada, a definição de público-alvo é uma das principais etapas de um planejamento, pois ela permite o direcionamento e adequação da mensagem. Para segmentá-la precisamos saber com quem estamos nos comunicando para alcansar os objetivos propostos.

Apesar de ser o impulso de grande parte das organizações, não é correto comunicar para a comunidade, pois mesmo com toda tecnologia disponível na atualidade, uma mensagem dificilmente alcança toda a comunidade, além de outros fatores como adequação da linguagem, custos, etc.

Para bem comunicar devemos identificar o público – alvo, se é público provedor, público interno, público agente/parceiro, voluntários, fornecedores e público externo.

Para tal, deve-se estabelecer estratégias de comunicação conhecer o tipo de público a quem se destina a mensagem, para saber o conhecimento e a imagem que ele tem da instituição, a pesquisa é uma boa forma de se conseguir estas informações.

O ideal para se comunicar com qualidade de entendimento é viável utilizar uma combinação de ferramentas para se obter um resultado mais abrangente e satisfatório.Podemos fazer uso de revistas, jornais, murais ilustrativos, vídeos para apresentações públicas são muito funcionais, o rádio é um grande veículo de comunicação de grande alcanse e pouco custo, tem um caráter mobilizador, é popular e regional.

5- De que modo a Internet, como nova mídia, pode modificar os mass media?

Os mas media são sistemas organizados de produção, difusão e recepção de informações. São gerados por empresas especializadas de comunicação em massa, podem ser empresas privadas, públicas ou estatais.

Os mass media assentam em diferentes suporte ou tipos de informação: imprensa escrita ( por difusão), rádio ( audio, disco), por edição( livros), cartazes, poster ( scriptovisual).

Os vários meios de de expressão social, a imprensa, a televisão, o rádio e o cinema, são orientados por um público que se pretende ser o mais abrangente possível.

O termo, meios de comunicação ou mass mjedia, refere-se ao instrumento ou a forma de conteúdo utilizados para o processo comunicacional. Televisão, rádio, jornais e revistas, Internet, tem a função de informar, educar e entreter, os mass media tem uma grande influência na vida das pessoas.

O avanço da tecnologia permitiu a reprodução9 em grande quantidade de materiais informativos a baixo custo, uma das muitas vantagens que os mass media trouxeram a sociedade.

A Internet é um aglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de Internet, que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.

A Internet tem como principal função informar, educar, entreter de diferentes formas com conteúdos selecionados de forma a atingir os diferentes tipos de público-alvo.

Uma das grandes vantagens da Internet é que vários computadores podem se comunicar entre si, criando a possibilidade da sociedade se comunicar com menos custos e de forma mais rápida.

Referência Bibliográfica:

  • Textos de Apoio – A Internet e os Mass Media –

  • Web-Aula de Comunicação

  • Livro Didático - Comunicação Social na Prática do Assistente Social – Nádia Bruneta e Regiane Ribeiro

Comentários