Plano de Aula - Charge

Plano de Aula - Charge

Projeto Descobrindo o jornal

Tema: A diversidade dos gêneros textuais encontrados no jornal-

A CHARGE

Série a que se destina: 8ª série

Duração: 16 aulas

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Justificativa:

  • Este projeto se justifica pelo fato de que o jornal é um material que permite contato com uma variedade de gêneros textuais – notícia, editorial, entrevista, charge, etc. O projeto destaca a Charge por utilizar uma linguagem visual e escrita de forma cômica para abordar assuntos atuais favorecendo um resultado positivo no processo de ensino aprendizagem dos conteúdos.

Objetivos:

  • Reconhecer o jornal como portador de diferentes gêneros textuais.

  • Identificar as características de um gênero de texto opinativo: a charge

  • Reconhecer o caráter jornalístico da charge.

  • Desenvolver no aluno o domínio da expressão oral e escrita em situações de uso público da linguagem.

  • Desenvolver o senso crítico.

  • Incentivar a veia artística

Competências:

  • Depreender o tema principal dos textos e sua intenção;

  • Identificar os recursos linguísticos utilizados na construção da charge;

  • Desenvolver a argumentação e a persuasão;

  • Perceber qual a relação estabelecida entre os elementos do texto e as restrições impostas pelo gênero.

Atividades.

  • Aula expositiva sobre o jornal e suas características com os alunos manuseando e opinando sobre o material.

  • Apresentação e discussão sobre uma charge.

  • Os alunos deverão buscar a notícia relacionada à charge para que eles percebam a sua atualidade, identificar em que parte do jornal ela estava e porquê.

  • Buscar em jornais uma notícia e elaborarem uma charge.

  • Escolher um nome para o grupo, com o qual assinarão a charge.

  • Participar do concurso de charges com uma ou mais charges, orientados pela professora, expondo-as no mural da escola para votação.

OBS: Todas as atividades serão realizadas em grupo

Estratégias:

  • Explorar os recursos visuais/gráficos próprios do texto, assim como a presença da caricatura em grande parte deles: o exagero para reforçar características e idéias, cores, traços que indicam movimentos, reconhecer a opinião do autor sobre o tema.

  • Após a análise da charge, cada grupo produzirá sua própria charge baseada nos modelos apresentados e tendo como referência as notícias encontradas por eles.

  • Criar regras para o concurso de charges.

  • Verificar, com a direção da escola, a possibilidade de um passeio ou outra premiação para o grupo vencedor do concurso.

Conteúdo Trabalhado:

  • Diferentes gêneros textuais presentes no jornal, com ênfase para a charge, suas características e seu papel, incluindo imagens e legenda.

Fundamentação Teórica:

  • Proposta dos PCN Língua Portuguesa: leitura e produção de textos como base para a formação do aluno; língua não é homogênea, mas um somatório de possibilidades condicionadas pelo uso e pela situação discursiva; o texto = unidade de ensino; a diversidade de gêneros deve ser privilegiada na escola. USO – REFLEXÃO – USO.(pág.65).

Material Necessário:

  • Lousa,

  • Giz,

  • Jornais (regionais e de grande circulação)

  • Caderno,

  • Cartazes.

Avaliação:

Durante a realização das atividades a avaliação será feita observando se o aluno:

  • Identifica diferentes textos publicados no jornal.

  • Reconhece as diferentes características da charge.

  • Interage com o grupo.

  • Trouxe material solicitado e executou a tarefa em sala e para casa.

  • Criatividade.

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