Baixe Analise do livro didatico e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Atualidades, somente na Docsity! Universidade do Estado do Pará Cetro de Ciências Sociais e Educação – CCSE Licenciatura Plena em Ciências Naturais Bruno Louzada; Roger Leomar. Prática Docente III Belém-Pa Novembro-2008 Universidade do Estado do Pará Cetro de Ciências Sociais e Educação – CCSE Licenciatura Plena em Ciências Naturais Bruno Louzada; Roger Leomar. Artigo: Análise de conteúdos do livro didático. Artigo entregue com requisito total da 2° avaliação da disciplina Prática Docente III, Orientado e Ministrado pela professora Inês Trevisan. Belém-Pa Novembro-2008 Neste capitulo começamos a fala sobre a constituição dos seres vivos, do que eles são formados?, Como se organizam, e etc. O acaso dando certo pode se tornar uma constante no Universo, como acontece com os seres vivos, segundo a teoria evolucionista (BOUSSI, 2000, p.102. apud . Do livro: O Enigma da vida.) Como podemos perceber (consta na p.108) temos o uso do glossário, o citado no início (anexo III), e podemos citar como conteúdo conceitual “Pense e responda” (anexo III), aqui o aluno irá atribuir características e conceitos as categorias que podem atribuir às células. Os conceitos e as categorias permitem-nos reconhecer classe e objetos (cachorro, tesoura, cadeiras ou climas) aos quais podemos atribuir características semelhantes além de certas alterações aparentes (algumas cadeiras são de madeiras e outras não, umas tem encosto arredondado e outras alongadas) (COLL, et al, 1998, p.21) O capítulo tem como temas: “células”, “material genético” (consta na p.114), dentro deste podemos perceber os temas atitudinais, ”Aprofundando nossos conhecimentos” (Anexo V) que baseado em todos nossos conhecimentos os alunos irão investigar, em grupo a importância de citologia. Apresenta-se primeiro o conceito de socialização que se define como um processo de aprendizagem ou aquisição de atitudes e comportamentos em contexto interativos. (COLL, et al, 1998, p.138). A aprendizagem procedimental ( consta na p.116), o qual usa a atividade prática vamos observar as células da cebola (anexo II) e temos no final uma discussão em grupo. Pode-se fala em procedimentais mais ou menos gerais em função do número de ações ou passos envolvidos na sua realização, da estabilidade na ordem desses passos e do tipo de meta a que são dirigidas. (DCB, p.42 apud COLL, et al, 1998 p. 79) Quase todos os capítulos possuem esses procedimentos, por exemplo, no capitulo 5, não demonstra procedimentos atitudinais. Os autores tiveram uma grande preocupação em reter a atenção do aluno e ajudar o professor no seu ensino tratando sempre a ciência com o dia-a-dia, sempre colocando os temas ao seu cotidiano e que tudo aquilo que ele aprendeu pode ser posto em sua casa, no supermercado, na rua etc. Para experessa-lo em termos positivos, defende uma interpretação radicalmente construtivista do ensino e da aprendizagem e sustenta, ao mesmo tempos, que os conteúdos desempenham um papel decisivo na educação escolar. (COLL, et al, 1998, p.11) Metodologia Em se considerando o livro Ciências Naturas no dia-a-dia; 8°série, examina-se sua abordagem metodologia e procedimental, seguindo um modelo de César Coll (1998), bem como designer, abordagem, procedimentos, focalizando os procedimentos utilizados por Jenner Procópio (2000). Far-se-á um levantamento dos procedimentos empregados no livro, estabelecendo-se algumas considerações a partir dos resultados obtidos. É promissor dizer que esta análise esgotou o tema, por ser um trabalho simples, de pesquisa quantitativa. Caberia um aprofundamento maior do assunto, em virtude da importância da pesquisa do material didático. Conclusão Têm-se como principal abordagem neste artigo, uma pesquisa qualitativa do livro Ciências Naturais no Dia-a-dia, que pode ser usado apenas como exemplo de avaliação. Cabe a cada professor saber escolher seu livro didático (partindo deste exemplo), pois é um recurso de extrema importância para o aluno, e uma ferramenta para o professor, se escolhermos errado o ensino não será de modo eficiente, pois devemos priorizar o ensino em nosso país. Nossa avaliação e educação parte do nosso livro didático, uma má escolha resultará num mal andamento em sala de aula, pois o livro tem que haver contexto procedimentais, e converger cada assunto com o dia-a-dia do aluno e ensiná-lo a aplicar este estudo no seu cotidiano. Referências PROCÓPIO, Jenner et al. Ciência Natural no dia –a- dia, 1° edição, 8°série. Belo Horizonte: Dimensão, 2000. COLL, César et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes, Porto Alegre: Artes Médicas (Artmed), 1998. Como elaborar um artigo, fundação Getulio Vargas; departamento de administração geral e recursos gerais: disponível em : http://www.inf.unisinos.br/~sellitto/metod/metatart.pdf acessado em 23 de novembro de 2008. Anexos Anexo III
im podem ser obtidos aumentos de algu-
mas milhares de vezes, necessários à ob-
servação de estruturas tão pequenas quan-
to a membrana.
Experimentos de microcirurgia* reve-
laram que a membrana plasmática possui
certa capacidade de regeneração. Efetuan-
do-se uma punção** com uma microagu-
Iha, pode-se causar nela um traumatismo
que poderá ser reparado dentro de certos
limites. Em lesões mais extensas, o citoplas-
ma extravasa e a célula morre. Nesse caso,
diz-se que houve uma citólise (do grego
kytos = célula + Iysis = destruição).
A célula constitui uma unidade cujo meio
interno é diferente daquele que a rodeia.
Isso é possível porque a membrana plasmá-
tica controla as trocas de substâncias, como
íons e moléculas, com o meio externo.
A membrana plasmática protege assim o
conteúdo da célula e permite a entrada e a
saída das diversas substâncias. É a membra-
na que seleciona o que entra ou sai da célu-
la. Embora seja muito eficaz nesse controle,
existem substâncias e organismos que en-
tram nas células mesmo sendo nocivos a ela.
ENSE E RESPONDA
Qual tipo de ser vivo, parasita intracelular obri-
gatório, consegue escapar à seleção da membrana
e penetrar em células humanas, vindo ocasional-
mente a destruí-las?
que a membrana celular é formada por pro-
teinas e lípides?
A célula pode ativamente englobar par-
tículas sólidas, por meio da fagocitose. Nes-
se processo, mais comum nos macrófagos*
e em alguns protozoários amebóides, a par-
tícula primeiramente adere à membrana e,
em seguida, é envolvida pelo citoplasma.
Observe, na seguinte figura, um organismo unicelular fagocitado:
q
O corpo humano e o dos outros animais
possuem células muito especializadas na
prática da fagocitose: os macrófagos. Eles
constituem parte importante da defesa con-
tra as bactérias que invadem os organismos.
A pinocitose é o englobamento de
vesículas líquidas pela célula. Nesse proces-
so, a membrana afunda-se, formando um
4 Representação de ameba fagocitando alimento. (Note que as amebas
são, na verdade, microscópicas e que as cores da figura são artificiais.)
rocirurgia: nome dado a intervenções cirúrgi-
cas feitas em organismos microscópicos ou mesmo
em células.
*tPunção: ato ou efeito de puncionar, perfurar.
*Macrófagos: tipo de glóbulo branco que possui
grande poder de englobar e digerir partículas estra-
nhas ao organismo.
Anexo IV
O FENÔMENO DA
VIDA
“O acaso dando cento podese tornar uma
constante no Universo, como acontece
com osseres vivos, segundo a teoria evolucionista”.
(Do lvro: O Enigma da vida)
De que são feitos os seres vivos e o material
não vivo que aparecem nessa paisagem?
Pensando sobre
bº o assunto
De que são constituídos os seres vivos! Os elementos químicos, que entram na constituição dos seres
vivos, inclusive dos humanos, são especiais ou são os mesmos encontrados no restante da natureza? Como
pode nosso organismo produzir uma substância tão diferente daquela que usamos em nossa alimentação?
50
Mornas O gráfico mostra a abundân-
j E CrosaRaido cia relativa dos elementos
E «o químicos encontrados na
2 crosta terrestre (material
S
õ não vivo) comparado ao de
By tecidos de organismos vivos.
ê A abundância relativa é ex-
2 pressa como uma porcenta-
Ê 20 gem do número total de
g átomos presentes.Assim,
8 quase 50% dos átomos em
10
ê organismos vivos são de
4 hidrogênio. Trabalhando em
mo | — grupo, analise o gráfico e
H c o Ca Na , Si Outros a a
E E responda às questões a se-
g
ALBERT, etallit9o7, EMiF, registrando suas conclu-
sões no caderno:
Te Quais os elementos químicos encontrados em maior quantidade nos seres vivos?
2. Enos materiais não vivos da crosta terrestre?
3. Deonde os seres vivos retiram os elementos químicos que os constituem?
Anexo V
E s” ;
: to «a
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+ = da E
* 25% r
o e ».. ea %
ab s
4 Cromossomos humanos de leucócitos de mu-
lher. Fotomicrografia com 1000 vezes de amplia-
ção. (Genética médica de W. Beçak e O. Frota
Pessoa. Ed. Savier — MEC, 1973).
O MATERIAL GENÉTICO
Foi um bioquímico suí-
ço chamado Friedrich
Miescher quem descobriu
ácidos associados a proteí-
nas nos núcleos de esper-
matozóides e leucócitos
Por terem sido isolados do
núcleo celular, foram deno-
minados ácidos nucléicos.
Os biólogos, posteriormen-
te, identificaram ácidos
nucléicos também no cito-
plasma, mas o nome conti-
nuou por tradição.
Os ácidos nucléicos pre-
sentes nas células são mui-
to semelhantes em todas as
espécies até agora estuda-
das. Esse é considerado um
indício da evolução.
Foram descobertos dois
tipos fundamentais de áci-
dos nucléicos: RNA (das ini-
ciais em inglês para ácido
ribonucléico) e DNA (das
iniciais em inglês para áci-
do desoxirribonucléico).
ROFUNDANDO
NOSSOS
CONHECIMENTOS
Vamos investigar, em grupo, à importân-
cia da citologia (o estudo das células) no
diagnóstico das doenças? Podemos entre-
vistar biólogos, médicos ou bioquímicos so-
bre o assunto. Anotações ou gravações po-
dem registrar a conversa e servir de fonte
para uma reportagem com o título:“A bio-
logia celular ajuda a prevenir e a curar mui-
tas doenças.” Vamos, depois, difundir o que
aprendemos, dando às reportagens o desti-
no que a turma considerar mais adequado.
..que a forma dos cromos-
somos é constante nas células
de organismos pertencentes à
uma mesma espécie?
>
A fotomicro-
grafia eletrôni-
ca, com aumen-
to de 50.000 À
vezes, mostra a ai
destruição de
uma célula bac-
teriana causada
por um tipo de
vírus denomi-
nado bacterió-
fago. Os vírus
são as estrutu-
ras brancas e
maiores. »
(Scientific Ame-
rican).
Observe, na figura se-
guinte, como um vírus se
multiplica no interior de
uma célula.
Quando uma bactéria ou
outra célula incorpora áci-
do nucléico viral, esse alte-