Auditoria Interna

Auditoria Interna

Disciplina: Auditoria Interna

PLANEJAMENTO DE AUDITORIA - Apostila 4

- O planejamento em Auditoria consiste na determinação antecipada de quais procedimentos serão aplicados, na extensão e na distribuição desses procedimentos no tempo e nas pessoas que realizarão essas tarefas.

- Por PLANEJAMENTO deve-se entender uma metodologia de preparação de um serviço, que compreende os objetivos definidos, o roteiro, os métodos, planos e programas a serem observados por etapas e os processos de avaliação de que se atingiram as metas programadas.

PLANEJAMENTO

- A fase mais importante de qualquer exame é a etapa inicial de planejamento.

- Não existe outra fase no processo de Auditoria que afete mais o êxito de um trabalho do que o tempo utilizado na verificação preliminar da atividade a ser examinada.

Os Objetivos do Planejamento do Trabalho de Auditoria são:

  • Permitir a realização de um exame adequado e eficiente que facilite o atingimento dos objetivos do auditor em um prazo razoável de tempo;

  • Facilitar o controle sobre o desenvolvimento do trabalho e sobre o tempo que nele se gasta;

  • Estabelecer racionalmente a extensão dos diversos procedimentos de auditoria;

  • Evitar sobrecarga de trabalho.

- A realização de um trabalho de Auditoria Interna, sem Planejamento prévio e Programa adequado, pode acarretar os seguintes inconvenientes:

  • Esquecimento de áreas importantes de análise econômica ou reconhecimento em ocasião em que não seja mais possível a sua verificação;

  • Demora na identificação de problemas significativos que afetam o objetivo global do exame;

  • Não ser disponível a equipe apropriada para o trabalho;

  • Omitir a eliminação de procedimentos desnecessários de auditoria em função dos objetivos globais.

- A questão crítica ao se planejar uma Revisão de Auditoria é a definição do volume de informações necessário para esse fim. Essa decisão depende muito do conhecimento técnico do auditor e do conhecimento específico sobre a atividade a ser examinada.

- O Planejamento deve se iniciar com a preparação do Plano Anual de Auditoria, onde são abordados:

  • Áreas de exames e análise prioritárias;

  • Enfoque de rotação de ênfase para determinados programas de Auditoria;

  • Determinação do alcance de Auditoria em determinadas áreas e órgãos da Empresa;

  • Previsão de tempo para execução dos trabalhos programados para o ano calendário

PREPARAÇÃO DOS PROGRAMAS DE AUDITORIA

- Os Programas de Auditoria devem ser elaborados de forma lógica e objetiva a fim de possibilitar ao Auditor o desenvolvimento eficiente dos trabalhos dentro da empresa.

Todo programa teve der as seguintes etapas:

1. Familiarização

    • Conhecimento das normas gerais, controles, procedimentos e avaliação de risco da atividade da área objeto de exame;

    • Revisão de trabalhos e relatórios anteriores a fim de se obter um julgamento e enfoque adequados;

    • Análise do Fluxograma da área sob exame, com objetivo de dar maior ou menor ênfase em determinados procedimentos.

2. Seleção dos Testes

- Após a tomada de conhecimento, o auditor deve decidir sobre a extensão dos testes e efetuar e proceder à seleção de itens ou operações que serão objeto de exame específico. A seleção pode ser feita por métodos diversos como:

  • Seleção por amostragem aleatória;

  • Seleção por amostragem estatística;

  • Seleção por estratificação dos elementos.

- O método de seleção, o motivo da escolha e a cobertura dada pela seleção devem ser anotados nos papéis de trabalho.

2. Formalização dos Itens selecionados

- Os itens e atividades selecionadas devem ser anotados nos papéis de trabalho, com detalhes suficientes à sua compreensão.

- Essa anotação deve ser feita de maneira clara e ordenada de modo a facilitar a execução específica dos testes e sua revisão.

3. Estabelecimentos de testes e Procedimentos Específicos

- Nesta fase do PROGRAMA DE AUDITORIA, devem ser anotados, de maneira ordenada, procedimentos a serem executados em relação aos itens selecionados.

- Possíveis detalhamentos de itens específicos deverão ser objeto de programas distintos.

- Por exemplo: num Programa sobre Compras de Ativo Imobilizado deve constar o item “ Verificar se o fornecedor está cadastrado na Empresa”, sendo que outro programa tratará da adequação do cadastramento” .

- Para determinados Programas de Auditoria poderá ser utilizado o Sistema de Listas de Verificação (Check-lists).

4. Abordagem Geral

- O Programa de Auditoria Interna, nesta parte, deve levar o auditor a verificar e anotar aspectos relativos a:

  • Controles Internos;

  • Procedimentos administrativos e contábeis;

  • Segregação de funções quanto a conflito de interesses;

  • Legislação vigente.

5. Conclusão

- O Programa de Auditoria Interna deverá ser finalizado dirigindo o auditor a:

  • Efetuar comentários sobre o trabalho feito;

  • Destacar os pontos de auditoria levantados, elaborando recomendações específicas;

  • Concluir sobre os resultados do trabalho feito;

  • Evidenciar a revisão e atualização do Programa

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