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Motor de Passo: Princípio de Funcionamento, Notas de estudo de Automação

Um Motor de passo é um transdutor que a partir sistemas de controle converte pulsos elétricos em movimento de rotação. Amplamente aplicados na informática e com muitos recursos para indústria, devido a sua precisão e facilidade para controle. Uma das principais vantagens do motor de passo é a possibilidade de aplicação em sistemas de malha aberta. Os motores de passo possuem três tipos básicos de construção, os de Relutância Variável que funcionam a partir da propriedade do material ao se alinha

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 07/11/2009

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victor-mendonca-7 🇧🇷

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Baixe Motor de Passo: Princípio de Funcionamento e outras Notas de estudo em PDF para Automação, somente na Docsity! MOTOR DE PASSO: PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO Victor de Mendonça¹ RESUMO: Um Motor de passo é um transdutor que a partir sistemas de controle converte pulsos elétricos em movimento de rotação. Amplamente aplicados na informática e com muitos recursos para indústria, devido a sua precisão e facilidade para controle. Uma das principais vantagens do motor de passo é a possibilidade de aplicação em sistemas de malha aberta. Os motores de passo possuem três tipos básicos de construção, os de Relutância Variável que funcionam a partir da propriedade do material ao se alinhar à direção onde a relutância é mínima, já os de Imã Permanente tende a buscar a polaridade oposta do rotor magnético com o estator e os Híbridos que apresentam muitas vantagens sobre os outros, pois combinam aspectos positivos dos dois tipos. Para uma boa aplicação de motores de passo é necessário saber exatamente qual topologia empregar de acordo com suas respectivas vantagens. Palavras- chave: Motor de passo. Relutância Variável. Imã Permanente. Híbridos INTRODUÇÃO Os motores de passo possuem uma grande aplicabilidade e funcionalidade, que se estendem desde o setor da informática até as indústrias e seus dispositivos automáticos. As características a serem analisadas no artigo decorrente são quanto o funcionamento dos principais tipos de motores os de Relutância Mútua, Imã Permanente e Híbrido. Cada qual com suas aplicações e particularidades que devem ser muito bem analisadas para uma aplicação funcional. 1 MOTOR DE PASSO O motor de passo é um dispositivo eletromecânico possui pólos magnéticos compostos por enrolamentos, os quais são diretamente relacionados ao número de passo que o motor é capaz de dar. Portanto é possível dizer que o motor de passo é um transdutor que converte pulsos elétricos em movimento de rotação. A seqüência de pulsos elétricos aplicados em seus pólos é diretamente relacionada à direção de rotação do rotor/eixo. O controle desses pulsos é feito por meio de dispositivos eletrônicos denominados de controlador e drive. Esses são responsáveis por adequar os pulsos de acordo com a necessidade, ou seja, são circuitos que possuem suas saídas ligadas aos pólos do motor de passo, os quais quando excitados fazem o motor girar. Os Motores de passo apresentam vantagens e desvantagens.. Uma das vantagens a ser destacada é a operação em sistema de malha aberta, que significa que não é necessário que o sistema seja realimentado com informações referentes ao motor de passo, como posição ou velocidade. Evitando o emprego de dispositivos dedicados a fornecer essas informações, como o tacômetro e o encoder. Bastando apenas ser feito um controle a partir da saída do trem de pulsos que alimentam o motor. Devido a vantagens como essas, o motor de passo é amplamente empregado nos setores da informática e indústria em geral. E as desvantagens são: Ocorrência de ressonâncias caso não tenha um controle adequado e não é fácil de operar quando em altas velocidades. 2 TIPOS E FUNCIONAMENTO O funcionamento dos motores de passo, depende principalmente da topologia empregada. Os principais tipos de motores de passo são os de Relutância Variável, Imã Permanente e Híbrido. O Motor de passo de Relutância Variável, não possui um imã permanente como na maioria dos casos, este tipo em particular tem seu rotor totalmente solto quando desenergizado, sem torque residual. Possuem um rotor e um estator compostos de silício, de uma forma que os campos magnéticos internos do rotor possam comutar rapidamente sem perdas da corrente de enrolamento. Geralmente opera com ângulos de passo de 5 a 15 graus. Por exemplo, na figura 1, quando a fase A é submetida a uma corrente, quatro dentes do motor se alinham com os 4 enrolamentos referentes a A, por meio da atração magnética. O próximo passo é feito quando A é desenergizada e a fase B é energizada, deslocando o motor em 15 graus e o mesmo procedimento para a fase C.
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