(Parte 1 de 8)

Informações retiradas do Manual encontrado em: http://sketchup.com/docs/ Conceitos

Sketchup tem uma proposta única. Não é verdadeiramente CAD, ou um modelador tradicional, e não é um rederizador. A maioria dos programas voltados a AEC hoje são criados exclusivamente para a representação de informações concretas assim como a entrada e saída de dados. Isto é especialmente verdade no caso de sistemas CAD. Sketchup em comparação, é desenvolvido como uma ferramenta para a exploração de idéias e sinterização de informação. Apesar da descrição completa desta filosofia estar além da premissa deste documento as informações seguintes podem ajudar a entender mais rapidamente do que o Sketchup se trata:

1. Geometria do SketchUp

O engine encarregado da geometria no Sketchup voltado a exploração do design funciona muito diferente que os encontrados em típicos programas CAD e outros pacotes para modelação.

Analisando a sua premissa Sketchup é um ambiente de estudo 3D onde formas são construídas de figuras em 2D ligadas umas as outras: Um modelo pode ser criado, desmontado e reconstruído rapidamente para estudos de massa e proporção, uma coisa que não é possível com modelos mais elaborados para apresentação. Quando necessário ou desejado, um modelo pode ser extremamente preciso, mas ao mesmo tempo bruto e simplificado. Enquanto não for necessário modelar a espessura da parede como nos primeiros estudos de fachada é possível testar configurações da forma apenas puxando as faces do modelo. Como um designer, você decide o nível de detalhe e abstração adequado a cada fase do projeto.

A chave para a maleabilidade nos modelos do Sketchup vem decorrente da topologia geométrica dos dois elementos básicos de desenho do qual ele depende; linhas (também referidas como arestas) e faces. Para todos os modelos do Sketchup as linhas conectadas entre si formam a base para as faces que são consequentemente associadas a estas linhas.

Faces que são formas agregadas a um plano, essencialmente ´preenchem`o espaço entre linhas co-planares. Na prática, isto funciona como um elemento completamente maleável contido precisamente em uma malha de linhas. Uma vez conectados linhas e faces são programadas para se manterem ligadas a geometria ao redor delas. Esta ligação se comparada com o CAD normal cria um tipo de inteligência no desenho, ainda ao mesmo tempo permite um alto nível de flexibilidade. Isto também permite que o Sketchup tenha alguns recursos como o Push/Pull (puxar face) e Alto-Fold (deformar face) através de uma interface simples e eficiente.

Apesar de faces isoladas não podem ser curvas em uma direção como o lado de um cilindro ou duas direções como uma esfera, você pode criar aproximadamente qualquer dessas condições usando faces conectadas com o recurso de suavização que dá a aparência de uma única face arredondada.

Faces depender nas linhas que definem suas arestas, então apagando estas linhas também vai apagar a face. O contrário contudo não é verdade. Apagando uma face não vai apagar as linhas que a definiam. Também o Sketchup sempre vai tentar juntar a geometria básica em um único objeto. Por este motivo é importante utilizar recursos como grupos e componentes para manter a geometria separada quando desejado.

2. Simplesmente desenhe

Existem muitas formas de criar a geometria no Sketchup, mais a mais direta é simplesmente desenhando. Como sua contraparte tradicional a ferramenta linha sozinha oferece uma grande quantidade de capacidades escondidas. Quando utilizada com as referencias automáticas e referencias forçadas se torna uma das ferramentas mais poderosas. A referencia permite que você desenhe e se localize no ambiente 3D tão naturalmente quanto em uma prancheta de desenho tradicional.

3. Trabalhe com liberdade e com precisão

É fácil brincar com a geometria no Sketchup sem se preocupar com dimensões, mais é tão fácil quanto trabalhar com a precisão necessária. O Sketchup sempre permite entrar com valores precisos que serão mostrados na caixa de controle de valor localizada no canto direito abaixo da área de trabalho. Alem de valores relacionados às propriedades de todos os objetos outros valores como numero de segmentos em um circulo ou arco ou quantidade de cópias ou divisões poderão ser entrados nesta caixa com a mesma facilidade. Isto permite que você modele com o nível de abstração ou detalhamento requerido em qualquer etapa do processo de design.

4. Layers

Os layers no Sketchup funcionam de forma diferente de programas de Ilustração ou CAD. Em outros programas os layers criavam novos espaços de trabalho totalmente independentes do anterior. Isto permitia que os layers fossem gerenciados e tratados sem se preocupar com o que estava dentro de cada um deles. Contudo esta forma de aproximação não funciona bem com a forma com que a geometria se relaciona no Sketcup. No sketchup os layers fazem sua parte mais como uma ferramenta para esconder ou mostrar partes do modelo e não tanto para organizar a geometria. Para esta organização da geometria o recomendado é o uso de grupos e componentes, em conjunto com os Layers eles permitem toda a funcionalidade dos layers habituais em programas CAD.

Criar um grupo é como definir para uma porção da geometria um novo espaço de trabalho que não vai mais se relacionar com o que estiver fora dele, da mesma forma componentes podem ser tratados assim mais com várias propriedades a adicionais estes seriam muito mais parecidos com blocos no CAD.

6. Visualizando o Modelo

Enquanto você trabalha vai notar que passa grande parte do tempo entre ferramentas de visualização e de desenho, por este motivo muitas operações de visualização estão associadas ao mouse, principalmente ao botão scroll whell do mouse, com ele em combinação com a tecla shift quase todas as funções podem ser acessadas rapidamente e em conjunto com qualquer outro comando de edição ou desenho. As funções também listadas na cartela de referência são:

•Girar para frente e para trás acessa a ferramenta Zoom

•Pressionar acessa o Ortho

•A ferramenta Ortho em conjunto com shift acessa o Pan

Este método com pouco treino se torna a maneira mais rápida e natural de se movimentar pelo modelo 3D. Além destes atalhos outros podem ser definidos no menu Tools / Customize / Keyboard, a utilização de atalhos no teclado aumenta consideravelmente a produtividade no programa.

7. Paginas

No sketchup, paginas são muito mais que apenas vistas salvas. A configuração de cada pagina funcionam como filtros especiais permitindo chamar a qualquer movimento configurações do ambiente de trabalho ou combinações de preferências, se uma caixa não estiver marcada na pagina a ser criada esta vai manter a configuração atual na hora que for ativada.

8. Arquivo Único

Como a maioria dos aplicativos o Sketchup pode trazer outros arquivos para dentro do desenho ativo. Enquanto a maioria dos programas depende de um link para este arquivo o sketchup vai manter este dentro do próprio arquivo skp salvo, deste modo este único arquivo vai ser mostrado de forma integral e da mesma forma em qualquer computador que for aberto. Isto com certeza faz com que o arquivo fique maior contudo existe uma economia comparada ao outro modo em que se gasta em gerenciamento e tempo para manter a estrutura dos arquivos funcionais. Mais tarde quando algumas figuras ou componentes que foram inseridos nos arquivos não estiverem mais em uso o comando purge acessível através do menu file / proprieties / statistics pode eliminar informações desnecessárias.

9. Performance e OpenGL

Existem dois fatores que influenciam a performance 3D no Sketchup; Taxa de preenchimento e Taxa de transformação. A primeira é relacionada à placa de vídeo e a segunda relacionada ao poder de processamento do computador. Um ponto a ressaltar para um bom desempenho do programa é a disponibilidade de aceleração por OpenGL disponível em placas de vídeo o ganho em performance pode alçar até 3000 % uma mesma placa sem aceleração. Quanto à escolha de marcas de placas de vídeo ou processadores, bem não existem qualquer restrição a processadores contando que tenham uma velocidade adequada com a tarefa a ser executada, contudo existem várias reclamações a muitas placas de vídeo que dizem suportar aceleração OpenGL mais esta somente se refere às aplicações como jogos e animações em tela cheia, uma linha recomendada seria placas NVIDIA.

O que existe de novo nesta versão?

Ao invés de imediatamente quebrar arcos e círculos em segmentos de linha eles se tornaram um elemento único que responde de acordo com sua forma. Como vantagem além da seleção rápida isto permite que propriedades como raio ou quantidade de segmentos seja alterado mesmo depois da criação.

Cotas e Anotações

Você agora pode posicionar cotas simples e notas de texto diretamente no modelo do Sketchup. Isto permite usar o Sketchup em várias outras etapas do processo de design. O resultado é o aumento na velocidade e eficiência da comunicação visual.

Faces Curvas e Bordas Suavizadas

Quando executar o comando push/pull em uma face que contem curvas, as faces que se formarão serão organizadas com o uma única face curva. Estas faces curvas podem ser editadas ainda de várias formas. Também qualquer borda pode ser automaticamente ou manualmente suavizada. Estes recursos foram todos desenvolvidos para que formas curvas e suaves possam ser representadas corretamente.

Materiais com Transparência

Versões anteriores do Sketchup ofereciam transparência apenas através do modo X-ray que convenientemente funcionava para visualizar partes encoberta da geometria. Sketchup versão 3 introduz transparência por material, que permite que seja controlado o nível de transparência de cada material. Isto permite representar mais facilmente vidro, líquidos e criar diagramas conceituais.

Exportar para Animação

Você pode agora exportar a animação criada com o TourGuide™ diretamente para um arquivo de vídeo. Isto não apenas permite que modelos mais complexos sejam animados suavemente mais também facilita a criação de apresentações em CD-ROM ou DVD utilizando editores de vídeo.

Exportar Polígonos Preenchidos no Formato EPS e PDF

Versões anteriores do Sketchup introduziram o recurso de exportar desenhos no formato vetorial para outros formatos CAD. Sketchup 3 continua a adicionar opções de edição 2D exportando para formatos como EPS e PDF. Isto torna o uso de Sketchup em programas de Ilustração mais fácil e efetiva.

Aprendendo SketchUp

Como qualquer ferramenta de design, Sketchup leva algum tempo para se acostumar e a velocidade e produtividade vem com a pratica e o tempo. Para usuários principiantes que estão acostumados mais com o lápis do que com o mouse pode levar algum tempo para adquirir a mesma fluência que o formato tradicional.

Felizmente, muitos usuários reportaram que o processo de aprendizagem é relativamente rápido e indolor, e gratifica muito bem o investimento inicial. A informação a seguir pode ajudar a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo.

Tutoriais Escritos

Os tutoriais incluídos neste documento são apresentados em três seções; principiante, intermediário, e avançado. Sketchup tem muitas ferramentas únicas e procedimentos que funcionam em conjunto da mesma forma. Sugerimos que seja vistos primeiro o tutorial iniciante que permitem o uso eficiente do programa para que então possa prosseguir para os tutoriais intermediário e avançado, contudo logo que você tiver o básico já está habilitado para pular para qualquer um dos tutoriais.

Tutoriais em Vídeo

Os tutoriais em vídeo é talvez o melhor modo de aprender Sketchup, eles permitem que seja visualiza toda a dinâmica entre as ferramentas e os procedimentos de desenho.

Menu Principal

Muitos comandos no Sketchup são acessíveis tanto através dos botões quanto nos menus acima da área de trabalho. Observando os menus existe ainda uma referência a qual tecla o comando está atribuído.

Menu de Acesso: ( File, Edit, View, Tools, Page, Help ). Cartão de Referencia Rápida

(Parte 1 de 8)

Comentários