(Parte 3 de 4)

São usados argumentos que sejam números, células vazias, valores lógicos ou representações de números em forma de texto. Argumentos que sejam valores de erro ou texto que não possa ser traduzido em números causarão erros.

Exemplo: Se o intervalo A1:A5 contiver os números 10, 7, 9, 27 e 2, então:

=MÁXIMO(A1:A5) resultado 27

Essa função é bem parecida com a função MÁXIMO(), só que retorna o menor número de uma lista de argumentos, ou que esteja dentro do intervalo de células. Essa função também aceita até 30 argumentos que devem ser números, ou matrizes ou referências que contenham números.

Sintaxe: =MÍNIMO(núm1;núm2;intervalo 1;intervalo2;...)

Exemplo: Se A1:A5 contiver os números 10, 7, 9, 27 e 2, então:

=MÍNIMO(A1:A5) resultado 2 =MÍNIMO(A1:A5;0) resultado 0 utilizar as seguintes funções: • CONT.VALORES()

=CONT.VALORES(intervalo1;intervalo2;...;intervalon) Essa função conta a quantidade de valores contida na lista de argumentos ou no intervalo das células especificadas como argumento. Essa função aceita de 1 a 30 argumentos. Os argumentos devem ser números, ou matrizes ou referências que contenham números.

Sintaxe: =CONT.VALORES(valor1;valor2;intervalo1;...)

Exemplo: Se todas as células em A1:A10 contiverem dados, quer sejam números, textos ou qualquer outro dado, exceto a célula A3, então: =CONT.VALORES(A1:A10) --> resulta 9

=CONT.SE( ) Essa função conta de acordo com um critério definido. Por exemplo, em uma planilha com dados sobre os funcionários, podemos querer contar quantos funcionários estão locados para o departamento de Contabilidade. Podemos usar a função CONT. SE, para, a partir da coluna Seção, contar quantos funcionários pertencem ao departamento de Contabilidade.

Sintaxe: =CONT.SE(FAIXA;Critério)

Exemplo: Se na faixa de B2 até B50 tivermos 10 vezes a palavra CONTAB, indicando que o funcionário é da Contabilidade, então:

=CONT.SE(B2:B50;"CONTAB") --> Retorna 10 NOTA: o critério deve vir sempre entre aspas, mesmo que seja um teste numérico. Por exemplo, para contar quantos valores maiores do que 20 existem na faixa de A1 até A50, utilizamos a seguinte fórmula:

Essa função procura em uma coluna por determinados valores (por exemplo, procura em uma coluna pela Seção do funcionário) e, caso encontre o valor procurado, utiliza os valores de outra coluna para ir somando. Por exemplo, em uma planilha com dados sobre os funcionários, podemos querer somar o total de salários para todos os funcionários que estão locados para o departamento de Contabilidade. Podemos usar a função para, a partir da coluna Seção, verificar os funcionários que pertencem a Contabilidade (CONTAB) e somar os respectivos salários na coluna de Salários.

Sintaxe: =SOMASE(FAIXA_DE_TESTE;Critério;FAIXA_VALORES_A_SOMAR) Exemplo:

Se na faixa de B2 até B50 tivermos 10 vezes a palavra CONTAB, indicando que o funcionário é da Contabilidade, e na coluna F, de F2 até F50, tivermos as informações sobre o salário, então:

Retorna a soma dos salários dos 10 funcionários da Contabilidade. Em resumo, procura na faixa de B2:B50 pela palavra CONTAB; ao encontrar, desloca-se para a coluna F (onde está o valor dos salários) e vai somando os valores dos salários para os funcionários do departamento de Contabilidade.

neste lição aprenderemos a utilizar as seguintes funções: • ESQUERDA()

Essa função atua em valores do tipo texto. A função esquerda retorna um determinado número de caracteres a partir da esquerda (início) de uma String de Texto.

Sintaxe: =ESQUERDA(String ou Endereço;Número de Caracteres)

Exemplo: Se na célula B2 tivermos o texto "Curso Básico de Excel 97", então: =ESQUERDA(B2;7) --> Retorna Curso B

=ESQUERDA("Todos devem Participar";4) Retorna Todo Observe que o espaço em branco também conta como um caractere. =DIREITA()

Essa função atua em valores do tipo texto. A função direita retorna um determinado número de caracteres a partir da direita (final) de uma String de Texto.

Sintaxe: =DIREITA(String ou Endereço;Número de Caracteres)

Exemplo: Se na célula B2 tivermos o texto “Lições de Excel 2002”, então:

=DIREITA(B2;7) --> Retorna xcel 2002

=DIREITA("Todos Devem Participar";4) Retorna ipar Observe que o espaço em branco também conta como um caractere. =E()

Todos os argumentos devem ser verdadeiros, para que a função retorne um valor verdadeiro.

Sintaxe: =E(Argumentos) Exemplo: =E(2<3;7>5) --> Retorna Verdadeiro

Também podemos utilizar referência a Células. Por exemplo, se na Célula A5 tivermos o valor 10, teremos o seguinte:

Pelo menos um dos argumentos testado deve ser verdadeiros, para que a função retorne um valor verdadeiro. A função somente retorna falso, quando todos os argumentos testados forem falsos.

Sintaxe: =OU(Argumentos) Exemplo: =OU(2<3;7>5) --> Retorna Verdadeiro

Também posso utilizar referência a Células. Por exemplo, se na Célula A5 tivermos o valor 10, teremos o seguinte:

=OU(A5<12;A5=9) --> Retorna Verdadeiro

Inverte o valor de uma expressão lógica, se a expressão for verdadeira, retorna falso, e, se a expressão falso, retorna verdadeiro.

Sintaxe: =NÃO(Argumento)

Exemplo: =NÃO(2>3) -> Retorna Verdadeiro

=NÃO(3>2) -> Retorna Falso

Filtragem A ferramenta Filtragem é boa para selecionar dados numa lista grande. Filtrar é exibir dados que atendem uma certa condição e ocultar os demais. Vamos filtrar a planilha Preços de automóveis da seguinte maneira: vamos exibir apenas as linhas dos carros da categoria Sedan; vamos construir a tabela Preços de Automóveis:

Planilha Preços de Automóveis 1. Selecione o intervalo de dados (A3:D20);

2. No menu Dados clique em Filtrar e em AutoFiltro. Surgirão botões ao lado de cada título de coluna; 3. Clique no botão do título Categoria e selecione a opção Sedan. 4. Pronto. O Excel exibirá apenas as linhas de carros Sedan:

Planilha Preços de Automóveis filtrada Para exibir as linhas ocultas pela filtragem, clique no menu Dados, em Filtrar e na opção Mostrar tudo. Vamos fazer mais uma filtragem de modo diferente. Vamos exibir apenas os carros que custam menos de R$ 20.0,0. Faça assim: 1. Clique no botão da coluna Preço; 2. Escolha ao opção Personalizar... Surgirá a caixa de diálogo Personalizar AutoFiltro;

3. No primeiro campo selecione É menor do que e, no segundo campo, digite 20.0,0; 4. Clique em OK:

Caixa de diálogo Personalizar AutoFiltro

Planilha Preços de Automóveis filtrada por preço Para remover um filtro clique em Dados, em Filtrar... e desmarque a opção AutoFiltro.

Atividade Exercícios 1

1)Digite a planilha acima 2)Salve como: Construtec Material para Construção 3)Títulos: fonte Verdana, tamanho 16, negrito, itálico, cor vermelho escuro, alinhamento vertical centro, alinhamento horizontal centro. 4)Subtítulos: fonte Courier, negrito, alinhamento vertical centro, alinhamento horizontal centro, retorno automático de texto, orientação de texto 90 graus. 5)Valor Total: valor unitário*Qtd. Vendida.

Exercícios 2

1)Digite a planilha acima 2)Salve como: Lista de Compra 3)Crie SUB-TOTAIS para os preços de cada supermercado utilizando a função SOMA( )

(Parte 3 de 4)

Comentários