quem quer ser um publicitario?

quem quer ser um publicitario?

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

CONVENCER PESSOAS, A ÁRDUA TAREFA D0 PUBLICITÁRIO

BrenoBrito w.brenobrito.com

Ela usa Ariel, sua mãe usa Ariel, a mãe da mãe dela usa.

Você tem 10 palavras para fazê-la mudar para Omo.

BrenoBrito w.brenobrito.com

Este homem fuma 40 cigarros por dia há28 anos.

Você tem 30 segundos para fazer ele parar de fumar.

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

Recliclepapel e salve árvores.

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

• •PromoPromoçção ão

•• LanLanççamento amento

•• Reposicionamento Reposicionamento

•• Varejo Varejo

•• Concorrência Concorrência

•• Institucional Institucional

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

-Atendimento:serve de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.

-Planejamento:planeja as estratégias de comunicação de uma campanha publicitária com base na análise sobre o mercado consumidor e o produto.

-Mídia:escolhe os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negocia a compra de espaço para anúncios em outdoors, jornais, revistas, TVs, rádios, internet, etc.

-Criação:responsável pelas idéias das campanhas. Desenvolve o texto e a arte dos anúncios.

-Produção:acompanha o andamento dos trabalhos junto a produtoras

BrenoBrito w.brenobrito.com

•OUTRAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE PUBLICIDADE: - Fotografia Publicitária

-Diretor de Vídeo:trabalha em produtoras de vídeo. Filma e dirige comerciais.

-Produção de Áudio: mexe com música, faz jingles, trilhas sonoras para comerciais de rádio e TV.

-Design: pode atuar no ramo de design gráfico, criando embalagens, material promocional e identidades visuais de empresa (branding)

-Marketing:atua dentro do departamento de marketing de empresas. Planeja e desenvolve o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha atéa aproximação com o público consumidor.

-Promoção de vendas:elabora estratégias de vendas. Desenvolve campanhas promocionais de diversos tipos de produto em restaurantes, supermercados e em outros pontos-de-venda.

BrenoBrito w.brenobrito.com

-Departamento de Mídia em veículos:trabalha em jornais, TV’s, revistas e demais empresas de mídia.

-Pesquisa:coleta dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avalia o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.

-Criação em web:responsável por sites de internet, hotsitese demais ações estratégicas de comunicação em internet

-Marketing Esportivo, Marketing Político, Marketing Social

-Eventos:organização de eventos diversos

-Magistério: atuar como professor no curso de publicidade. Se especializar, fazer mestrado/doutorado e dedicar-se a pesquisa científica

-Funcionalismo público:tem sido crescente a abertura de vagas para a área de Publicidade e Propaganda em concursos públicos de órgãos federais e estaduais

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

•RECONHECIMENTO DO SEU TRABALHO (O ELEFANTE ÉFÃ DE PARMALAT, QUEM TEM 1001 UTILIDADES? PEGA LEVE, DESCE REDONDO...)

PELA MADRUGADAE DÁ-LHE PIZZA!)

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

•ALEXANDRE PERALTA (JWT) –Formado pela CasperLíbero

•ALEXANDRE GAMA (NEOGAMABBH) –Formado pela FAAP

•RICARDO CHESTER (JWT) –Formado pela CasperLíbero

•CARLOS DOMINGOS (AGE) –Formado pela ESPM

•EUGENIO MOHALLEM (MohallemMeirelles–Formado pela USP)

•RODOLFO SAMPAIO (DM9DDB) –Formado pela UFRJ

•JADER ROSSETO (FischerAmerica) -Formado

BrenoBrito w.brenobrito.com

“Não se discute mais sobre o ensino da propaganda. Os velhos profissionais sempre acreditaram mais na vocação do que na preparação técnica do publicitário. Como publicitário e empresário do setor, tenho conhecido excepcionais redatores vindos do jornalismo ou vindos de lugar nenhum, e excelentes homens de propaganda, formados nas boas universidades brasileiras. Mas estou convencido de que um jovem talentoso, que tenha vocação para a profissão, terámuito mais êxito se frequentarum bom curso.”

Roberto Dualibi(sócio da DPZ) em prefácio no livro Redação Publicitária, de João Carrascoza

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

•O PRIMEIRO CURSO TÉCNICO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DO BRASIL SURGIU NO ANO DE 1951

•SOMENTE EM 1969 O CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INSTITUIU A GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL E COLOCOU ENTRE AS HABILITAÇÕES O CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA (RESOLUÇÃO Nº11/69)

BrenoBrito w.brenobrito.com

•O CURSO TEM DURAÇÃO DE 4 ANOS

•MAS ÉPOSSÍVEL ENCONTRAR OUTRAS DENOMINAÇÕES: -Comunicação e Marketing

-Propaganda e Marketing

-Comunicação com o Mercado

-Publicidade e Audiovisual, etc.

BrenoBrito w.brenobrito.com

•O CURRÍCULO: -A teoria e a prática estão intimamente ligadas no curso

-As aulas começam com disciplinas introdutórias que serão a base para todo o curso

-Além de filosofia e sociologia, a grade curricular incorpora matérias como teorias da comunicação, história da arte, etc.

-Disciplinas como fotografia, redação publicitária e direção de arte fornecem as técnicas de criação.

-O aluno também étreinado nas diversas linguagens da propaganda política, comercial e institucional.

-Matérias das áreas de administração e marketing complementam o currículo.

BrenoBrito w.brenobrito.com

•Háuma certa liberdade na elaboração da grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda

•Algumas disciplinas comuns às grades da maioria das faculdades:

Pesquisa de MercadoDireção de Arte Produção Publicitária OnlineComposição e Projeto Gráfico Produção em Rádio, TV, CinemaFotografia Promoção e MerchandisingPlanejamento de Comunicação MídiaMarketing Criação PublicitáriaPsicologia do consumidor Redação PublicitáriaSociologia, Filosofia, Antropologia

BrenoBrito w.brenobrito.com

Vende informação, produtos, serviçosVende informação

Além de informar, a publicidade tem o objetivo de convencer, persuadir Relata os fatos, noticia, informa

Cria histórias e situações “fictícias”Trabalha em cima de fatos reais PUBLICIDADEJORNALISMO

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

* estrelas segundo o

BrenoBrito w.brenobrito.com

-CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DE TERESINA –CEUT w.ceut.com.br (Conceito 3no ENADE)

-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ–AESPI w.aespi.br (Conceito 3no ENADE)

BrenoBrito w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

-TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE PROPAGANDA E

•FILMES SUGERIDOS -DO QUE AS MULHERES GOSTAM (2000)

-SE EU FOSSE VOCÊ (2006)

-O QUARTO PODER (1997)

BrenoBrito w.brenobrito.com w.brainstorm9.com.br w.casadogalo.com w.updateordie.com w.ccsp.com.br w.mmonline.com.br w.180graus.brasilportais.com.br/broadside

BrenoBrito w.brenobrito.com

“ESCOLHA UM TRABALHO DE QUE GOSTAS E NÃO TERÁS QUE TRABALHAR UM ÚNICO DIA EM TUA VIDA” Confúcio, filósofo chinês

BrenoBrito w.brenobrito.com falecomigo@brenobrito.com w.brenobrito.com

BrenoBrito w.brenobrito.com

CESAR, Newton. Tudo o que você não queria saber sobre propaganda.São Paulo: A Girafa, 2004.

DOMINGOS, Carlos. Criação sem pistolão. Rio de Janeiro: Campus, 2003. LEÃO, Taís. Formei-me em publicidade. E agora?São Paulo: Nobel, 2001. MARTINS, Zeca. Propaganda éisso aí!1 ed. São Paulo: Futura, 1999.

SANT’ANNA, Armando –Propaganda: teoria, técnica, prática.São Paulo: Pioneira, 1998

WAITEMAN, Flávio. Manual Prático de Criação Publicitária. São Paulo: Nobel, 2006.

Guia do Estudante. São Paulo: Abril, 2004. Publicitário: série profissões. São Paulo: Publifolha, 2005.

Comentários