apostila de manutenção

apostila de manutenção

(Parte 5 de 13)

•os serviços realizados;

•os serviços reprogramados (adiados);

•os serviços cancelados.

Esses dados sªo fundamentais para a tomada de providŒncias por parte da supervisªo.

Controle automatizado Controle automatizado Controle automatizado Controle automatizado Controle automatizado -É o sistema em que todas as intervençıes da

manutençªo tŒm seus dados armazenados pelo computador, para que se tenha listagens, grÆficos e tabelas para anÆlise e tomada de decisıes, conforme a necessidade e conveniŒncia dos vÆrios setores da manutençªo. Esquematicamente:

AULAControle por microcomputador Controle por microcomputador Controle por microcomputador Controle por microcomputador Controle por microcomputador -É o sistema no qual todos os dados sobre

5 as intervençıes da manutençªo ficam armazenados no microcomputador. Esses dados sªo de rÆpido acesso atravØs de monitor de vídeo ou impressora. Esquematicamente:

Assinale com X a alternativa.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

A respeito de manutençªo preventiva, pode-se afirmar que:

a)a)a)a)a)()É aquela feita por ocasiªo; obedece a um padrªo previamente esquematizado, assegurando o defeito da mÆquina por um longo período.

b)b)b)b)b)()Ela obedece a um padrªo previamente esquematizado; estabelece paradas periódicas para troca de peças gastas, assegurando o funcionamento perfeito da mÆquina por um período predeterminado.

c)c)c)c)c)()Ela proporciona um leve ritmo de trabalho; desequilíbrio do bom andamento desse ritmo, com controle das peças de reposiçªo e organizaçªo dos prazos para reposiçªo dessas peças.

d)d)d)d)d)()Ela permite a mudança da peça com antecedŒncia, evitando sobrecarga e permitindo paralisaçªo de um trabalho, mesmo à custa de uma menor eficiŒncia.

e)e)e)e)e)()É aquela baseada em informaçıes precisas de instrumentos específicos, os quais indicam, por meio de parâmetros, as ocasiıes das paradas para substituiçªo de peças.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 A aplicaçªo da manutençªo preventiva apresenta as seguintes vantagens:

a)a)a)a)a)()Substituiçªo de peças novas; menor nœmero de funcionÆrios envolvidos; nœmero maior de mÆquinas funcionando.

b)b)b)b)b)()Substituiçªo de peças novas; maior nœmero de funcionÆrios envolvidos; menor nœmero de mÆquinas funcionando.

c)c)c)c)c)()Equilíbrio no ritmo de trabalho; controle das peças de reposiçªo; eliminaçªo ou diminuiçªo de improvisaçıes e reduçªo de acidentes do trabalho.

d)d)d)d)d)()Nªo evita a sobrecarga de determinadas peças; mudança de todas as peças que formam o conjunto e equilíbrio no ritmo de trabalho.

e)e)e)e)e)()Elimina totalmente a necessidade de manutençªo corretiva.

Exercícios

AULAExercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 Sªo objetivos a serem alcançados pela instalaçªo da manutençªo preventiva:

a)a)a)a)a)()Reduçªo de custos; qualidade do produto; efeitos no meio ambiente e maior vida œtil dos equipamentos.

b)b)b)b)b)()Diminuiçªo de pessoal; diminuiçªo de produçªo; maior vida œtil dos equipamentos; efeitos no meio ambiente e maior durabilidade dos insumos.

c)c)c)c)c)()Reduçªo de custos; qualidade do produto; diminuiçªo de produçªo e menor vida œtil dos equipamentos.

d)d)d)d)d)()Conscientizaçªo da gerŒncia em manutençªo corretiva; eliminaçªo de improvisaçıes e efeitos no meio ambiente.

e)e)e)e)e)()Diminuiçªo de mÆquinas paradas em manutençªo; aumento de pessoal especializado e eliminaçªo de peças sobressalentes.

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4

A manutençªo preventiva deverÆ ser registrada e controlada. Com base nessa afirmaçªo, indique qual documento deverÆ ser usado para fins de registro. a)a)a)a)a)()Planilha de controle. b)b)b)b)b) ( ) InventÆrio individual. c)c)c)c)c) ( ) CatÆlogo individual. d)d)d)d)d)()Cartªo de registro. e)e)e)e)e)()Ficha individual de registro.

6 AULA

Uma empresa vinha desenvolvendo de modo satisfatório um programa de manutençªo, porØm, o relatório final de produçªo indicava a possibilidade de aperfeiçoamentos no processo. Estudos posteriores revelaram que, para aperfeiçoar o processo com ganhos de produçªo, era preciso, entre outros procedimentos, incluir a manutençªo preditiva manutençªo preditiva manutençªo preditiva manutençªo preditiva manutençªo preditiva no programa de manutençªo.

Após muitas reuniıes entre dirigentes, gerentes, encarregados, supervisores e operÆrios, chegou-se ao consenso de que a empresa, para instalar um programa de manutençªo preditiva, precisaria, antes de qualquer coisa, capacitar uma equipe em manutençªo preditiva e orientar todo o pessoal por meio de treinamentos específicos.

O tema desta aula Ø a manutençªo preditiva e a importância de sua aplicaçªo. Conceito de manutençªo preditiva

Manutençªo preditiva Ø aquela que indica as condiçıes reais de funcionamento das mÆquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradaçªo. Trata-se da manutençªo que prediz o tempo de vida œtil dos componentes das mÆquinas e equipamentos e as condiçıes para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.

Na Europa, a manutençªo preditiva Ø conhecida pelo nome de manutençªo condicional e nos Estados Unidos recebe o nome de preditiva ou previsional.

Objetivos da manutençªo preditiva

Os objetivos da manutençªo preditiva sªo: •determinar, antecipadamente, a necessidade de serviços de manutençªo numa peça específica de um equipamento; •eliminar desmontagens desnecessÆrias para inspeçªo;

•aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos;

•reduzir o trabalho de emergŒncia nªo planejado;

•impedir o aumento dos danos;

•aproveitar a vida œtil total dos componentes e de um equipamento;

Manutençªo preditiva 6

AULA•aumentar o grau de confiança no desempenho de um equipamento ou linha de produçªo;

•determinar previamente as interrupçıes de fabricaçªo para cuidar dos equipamentos que precisam de manutençªo. Por meio desses objetivos, pode-se deduzir que eles estªo direcionados a uma finalidade maior e importante: reduçªo de custos de manutençªo e aumento da produtividade.

Execuçªo da manutençªo preditiva

Para ser executada, a manutençªo preditiva exige a utilizaçªo de aparelhos adequados, capazes de registrar vÆrios fenômenos, tais como: •vibraçıes das mÆquinas;

• pressªo;

• temperatura;

• desempenho;

• aceleraçªo.

(Parte 5 de 13)

Comentários