Manual de identidade visual

Manual de identidade visual

(Parte 1 de 2)

Nomes, cargos, endereços e telefones dos proprietários da empresa:

Camila Bill Diretora de Atendimento/ Atendimento Av. Brasil Nº1698 – Bairro Centenário – Boa Vista- R Fone: (95) 8111-2357 e-mail: camilabill@hotmail.com

Carla Mayara de Souza Padilha Diretora presidente / Planejamento Rua Fone: (95) 8111-0443 e-mail: may_padilha@hotmail.com

Dayla Moreira de Souza Diretora de mídia / Mídia Rua Ivone Pinheiro nº 1496- Tancredo Neves Fone: (95) 8122-1814 e-mail: daylamoreira@hotmail.com

Ícaro Felipe Medeiros Araújo Diretor de RH /Produção Rua Lourival Honorato da Silva Nº 241 – Jardim Caranã Fone: (95) 9119-8713 e-mail: bx_icarofelipe@hotmail.com

Perla Phulmati de Figueiredo Gerente Financeira / Atendimento Rua - Asa Branca Fone: (95) 8119-7076 e-mail: perla.figueiredo@gmail.com

Leiliany Veira da Silva Administradora / Atendimento Rua N9 – Pintolândia Nº 26 Fone: (95) 9127-7604 e-mail: leyly_vieira@hotmail.com

Lizianne Claúdio Almeida RTVC / Produção Rua Acre 722– Bairro dos Estados Fone: (95) 9124-4114 e-mail: anneyalmeida@hotmail.com

Sofia Sabóia

Diretora de redação e arte finalista/ Criação

Rua Lafaiete Pinheiro 135 - Mecejana Fone: (95) 8404-4427 e-mail: sofiasaboia@hotmail.com

Marley Fátima de Souza Cunha Cruz Diretora de planejamento / planejamento Rua Ricardo Franco Nº 831 - Aparecida Fone: (95)8113-1585 e-mail: marleyscunha@hotmail.com

Nívia Mendes Diretora de Criação / Criação

Rua Francisco Custódio de Andrade Nº 2127 – Tancredo Neves.

Fone: (95) 9134-8969 e-mail: nih_mendes@hotmail.com

A cada dia os meios de comunicação se tornam mais complexos, em menos tempo muito mais informação é istribuída ao público.

Expressões visuais e verbais complexas interferem na rápida percepção de seus significados, logo, se não identificadas rapidamente, perdem gradualmente seu poder de referência. Além disso, quanto mais complexa a expressão, maior a chance de ela ser distorcida no decorrer do caminho.

A necessidade de rápida percepção na leitura, respondendo ao acelerado ritmo da sociedade atual leva a reconhecer que simplicidade é um valor e que às vezes o menos é mais.

Este Manual de Identidade Visual visa estabelecer normas e recomendações para o correto uso dos código visuais conceituados para a empresa um barra quatro comunicações, objetivando assim, manter a itegridade dos valores da empresa e sua forma de expressão visual. O bom e esperado resultado das aplicações desses valores na forma visual está diretamente relacionado com a correta implementação das diretrizes deste manual.

As regras e especificações contidas neste manual não devem ser consideradas voluntárias ou flexíveis, nem devem ser distorcidas para servir ao gosto pessoal.

Para garantir a melhor qualidade possível na reprodução da logomarca da Um barra Quatro, é importante que se utilize a referência apropriada. No CDROM anexo são oferecidos formatos eletrônicos da logomarca. Não utilize fotocópias da logo, nem referências não oficiais da mesma. A logomarca é oferecida no CD-ROM anexo no formato vetorial e no formato "bitmap". Alguns formatos comuns encontrados no CD-ROM:

· .tif · .eps

· .jpg

· .gif

· .bmp

· .cdr

· .ai

O objetivo principal de um projeto de identidade visual é estabelecer um conceito baseado nas informações pesquisadas e torná-lo perceptível visualmente.

Estabelecer um módulo-padrão é o início para a definição dos elementos da marca e posteriormente das aplicações da mesma em papéis administrativos, comerciais, entre outros. Nesse projeto o módulo está baseado na altura das letras da assinatura.

Padrões do Logotipo

A seguir apresentamos uma visão geral dos padrões da identidade para a marca da Um barra Quatro. A maneira uniforme que nós usaremos a identidade corporativa demonstrará claramente que todos os departamentos deverão trabalhar juntos como parte de uma organização unida.

O símbolo é exclusivo e deve ser utilizado juntamente com o respectivo logotipo, com a intenção de identificar a empresa.

A marca está projeta com 35 módulos na largura e 17 na altura, devendo ter sempre 2 módulos ao seu redor como forma de área de respiro.

A palavra Um projeta 9 módulos de largura, Barra 6 módulos, Quatro 19 módulos e Comunicações 13.

Para manter a integridade dos elementos visuais, o tamanho mínimo para aplicação da marca é de 30 m de largura.

O espaço para a colocação do logotipo da Um barra Quatro, em qualquer material, deve ser mantido com outras referências, textos, outros logotipos etc. de, no mínimo, a mesma distância do logotipo, seja na altura ou no comprimento. Veja o exemplo abaixo para melhor entender esta regra. Com isso procuramos criar um foco no logotipo Um barra Quatro, sem interferências.

As cores oficiais da agência Um barra Quatro para o uso em impressão ou tela seguem os padrões descritos a seguir:

C: 76 M:81 Y: 84 K:53 R: 48 G: 38 B: 38

C:28 M:49 Y: 82 K:0 R: 163 G: 124 B: 74

C:0 M:0 Y: 0 K:0 R: 255 G: 255 B: 255

C:39 M:6 Y: 97 K:2 R: 135 G: 93 B: 39

C:65 M:97 Y: 94 K:29 R: 61 G: 39 B: 16

C:57 M:75 Y: 96 K:15 R: 90 G: 64 B: 3

C:65 M:87 Y: 94 K:29 R: 61 G: 39 B: 16

C:76 M:84 Y: 84 K:53 R: 32 G: 21 B: 1

C:76 M:81 Y: 84 K:53 R: 3 G: 24 B: 16

A marca Um barra Quatro pode ser aplicada em três formas em relação à composição das cores de acordo com as necessidades e processo de impressão:

Colorida

Monocromática Negativo

Sempre que possível, a marca deve ser aplicada sobre fundo branco, pois apesar do branco não fazer arte das cores usadas nos elementos que a compõe, está diretamente associado a alguns dos conceitos usados. Porém, em muitos casos, faz-se necessário aplicá-la em substratos/materiais que não são brancos. Quando isso acontecer, a principal preocupação é manter um bom contraste entre marca e fundo, evitando que os elementos da marca percam visibilidade. Em alguns casos, devem ser utilizados as duas versões extras da marca (uma cor e negativo) para onseguir melhores resultados. A seguir, alguns exemplos do que não deve e do que deve ser feito.

(Parte 1 de 2)

Comentários