palestra gestão de pessoas

palestra gestão de pessoas

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Gestão de PessoasGestão de Pessoas Diversidade e CompetênciasDiversidade e Competências

Administração de RH

Gestão de Pessoas

CONTÁBILAntes de 1930 LEGAL1930 a 1950

TECNICISTA1950 a 1965 ADMINISTRATIVA1965 a 1985

ESTRATEGICA1985 a hoje

Aumentar o envolvimento dos colaboradores e integrar sistemas de suporte

•treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios

Foco: indivíduos e suas relações (sindicatos, sociedade)

Mão-de-obra era “comprada” –enfoque contábil leis trabalhistas

Tendências na área de Gestão de Pessoas

Gestão do conhecimento üO conhecimento passou a ser o diferencial entre as corporações üO conhecimento está nas pessoas üAs pessoas expressam seus conhecimentos através da habilidade, da atitude

...de suas competências!Gestão de Pessoas Vantagem Competitiva

Conceito de Gestão de Pessoas

““Conjunto de políticas e práticas Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização definidas de uma organização

humano e as relaçõeshumano e as relações

para orientar o comportamento para orientar o comportamento interpessoais no ambiente de interpessoais no ambiente de trabalho.”trabalho.”

Fisher e Fleury (1998)

•Onde sua equipe quer estar no futuro ?

•E você, está se preparando para estar nessa equipe do futuro?

•E o que falta parachegar lá?

Situação Atual

Visão deFuturo

Estratégia

• Objetivos •Planos de Ação

•Decisões

A lógica é simples...

Competências

•“...é a capacidade de apreciar e julgar certas questões ou realizar determinados atos.”(LINGUAGEM JURÍDICA -IDADE MÉDIA)

•“é a capacidade de realizar determinado trabalho.”
•“habilidades necessárias para o exercício de atividades

específicas.”( TAYLORISMO)

•“...é uma característica subjacente de um indivíduo que resulta em desempenho efetivamente superior em um dado cargo.”(G.O .KLEMP -DÉCADA DE 50)

•“...é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que têm mostrado causar ou predizer desempenho excelente.”(HAY/McBER)

•“é o conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias,

sistemas físicos, gerenciais e valores que geram diferencial competitivo para a organização.” (PRAHALAD & HAMEL -1990)

•“conjunto de conhecimentos, habilidades e experiências que

credenciam um profissional a exercer determinada função.” (MAGALHÃES et al. - 1997)

•“... é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependentes e necessárias à consecução de determinado propósito.”( DURAND -1998)

•“um saber agir responsável e reconhecido, que implica

mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.”( Fleury -2000)

Conjunto de qualificações e tecnologias essenciais de difícil imitação por parte dos concorrentes e necessárias para o atingimento dos objetivos

Conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos pelos diferentes níveis de gestão para atingir os objetivos específicos de cada função (comprometimento)

A curva de A curva de ParetoPareto

80% dos resultados são 80% dos resultados são gerados por apenas 20% dos gerados por apenas 20% dos seus agentesseus agentes

Relação de causa e efeito ou relação 80X20

. 20% dos vendedores de uma empresa geram 80% das vendas;

. 20% dos revendedores de uma empresa obtém 80% dos melhores negócios;

. 20% dos produtores rurais de qualquer cidade ou cooperativa do país geram 80% da produção;

. 20% dos alunos de uma classe são brilhantes e 80% vão da média para o insatisfatório.

Implementar ações que permitam conhecer, potencializar, integrar e subsidiar a gestão das competências individuais e institucionais visando a auto-realização das pessoas e a excelência no cumprimento da missão institucional.

GESTÃO DE PESSOASGESTÃO DE PESSOAS porpor COMPETÊNCIASCOMPETÊNCIAS

Competências IndividuaisCompetências Individuais

Capacidade em tomar iniciativa diante das situações profissionais ou sociais assumindo responsabilidades na tomada de decisões com o objetivo de concretizar idéias.

•Noções de Planejamento •Conhecer a Área de Atuação

•Técnicas de Comunicação

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