Introdução à Gestão da Qualidade

Introdução à Gestão da Qualidade

•Alto Desempenho

• Status •Alta Tecnologia

•Design Avançado

•Baixo Consumo

•Espaço para 4 Pessoas •Baixo Investimento

•Boa Capacidade de Manobra

1 1 --ORIENTAORIENTAÇÇÃO PELO CLIENTEÃO PELO CLIENTE Produzir e fornecer serviProduzir e fornecer serviçços e produtos que sejam os e produtos que sejam definitivamente requisitados pelo clientedefinitivamente requisitados pelo cliente

2 2 --AAÇÇÃO ORIENTADA POR PRIORIDADESÃO ORIENTADA POR PRIORIDADES Identificar o problema mais crIdentificar o problema mais críítico e tico e solucionsolucionáá--lo lo pela pela mais alta prioridademais alta prioridade

3 3 --AAÇÇÃO ORIENTADA POR FATOS E DADOSÃO ORIENTADA POR FATOS E DADOS Falar, raciocinar e decidir com base em fatos e dadosFalar, raciocinar e decidir com base em fatos e dados

4 4 --CONTROLE DA DISPERSÃOCONTROLE DA DISPERSÃO Observar cuidadosamente a dispersão dos dados e Observar cuidadosamente a dispersão dos dados e isolar a causa fundamental da dispersãoisolar a causa fundamental da dispersão

5 5 --CONTROLE DE PROCESSOSCONTROLE DE PROCESSOS Uma empresa não pode ser controlada por Uma empresa não pode ser controlada por resultados, mas sim durante o processo.resultados, mas sim durante o processo. (o resultado final (o resultado final éétardio para se tomar atardio para se tomar açções ões corretivas)corretivas)

6 6 --O PRO PRÓÓXIMO PROCESSO XIMO PROCESSO ÉÉSEU CLIENTESEU CLIENTE Não deixe passar produto / serviNão deixe passar produto / serviçço defeituosoo defeituoso

7 7 --CONTROLE A MONTANTECONTROLE A MONTANTE A satisfaA satisfaçção do cliente se baseia exclusivamente em ão do cliente se baseia exclusivamente em aaçções prões préévias do fornecedor. As avias do fornecedor. As açções posteriores ões posteriores pouco significampouco significam

8 8 --AAÇÇÃO DE BLOQUEIOÃO DE BLOQUEIO Não permita o mesmo engano ou erro. Tome aNão permita o mesmo engano ou erro. Tome açção ão corretiva de bloqueio para que o mesmo problema corretiva de bloqueio para que o mesmo problema não ocorra outra vez, pela mesma causanão ocorra outra vez, pela mesma causa

Insumos Produtos ClienteFornecedor

Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativasque transformam insumos (entradas) em produtos(saídas)

CONCEITO DE PROCESSO Conjunto de causasque provocam um ou mais efeitos

Insumos Produtos ClienteFornecedor

Sistema de Medidas

Itens de Controle Itens de Verificação

Sistema de Medidas

Itens de Controle Itens de Verificação

RequisitosRequisitos

“Se você não tem item de controle, você não gerencia”

““Se você não tem Se você não tem item de controle, item de controle, você não gerenciavocê não gerencia””

Kaoru Ishikawa

Os itens de controle de um processo são índices numéricos estabelecidos sobre os efeitos de cada processo para medir a sua Qualidade Total

Os itens de controle de um Os itens de controle de um processo são processo são ííndices numndices numééricos ricos estabelecidos sobre os efeitos de estabelecidos sobre os efeitos de cada processo para medir a sua cada processo para medir a sua Qualidade TotalQualidade Total

Os itens de verificação de um processo são índices numéricos estabelecidos sobre as principais causas que afetam determinado item de controle

Os itens de verificaOs itens de verificaçção de um ão de um processo são processo são ííndices numndices numééricos ricos estabelecidos sobre as principais estabelecidos sobre as principais causas que afetam determinado causas que afetam determinado item de controleitem de controle

1 -Pergunte ao seu cliente o que ele quer receber em termos de : • Qualidade Intrínseca

• Entrega

• Custo

• Segurança

2 -Estabeleça índices numéricos para medir os resultados do processo, relativos às necessidades apontadas pelo cliente

Para cada necessidade, umou mais itensdecontrole! ! !

3 -Negociar, com os clientes, as metas para cada item de controle

Meta : Nível de resultado considerado adequado, considerando de um lado a necessidade do cliente, e de outro acapabilidadedo processo

CONTROLE DE PROCESSOS Do ponto de vista do controle de processos, o que éum problema ?

Problema éo resultado indesejável de um processo

Como o item de controle mede o resultado de um processo, podemos dizer que :

Problema éum item de controle com o qual não estamos satisfeitos

“GERENCIAR ÉESSENCIALMENTE RESOLVER PROBLEMAS” Mc Gregor

PADRÃO : Documento consensado que tem como objetivo unificar e simplificar atividades, procedimentos, etc

PADRONIZAÇÃO : Atividade sistemática de estabelecer e utilizar padrões

CONHECIMENTO TECNOLÓGICO : Saber como faz (estána cabeça de cada funcionário)

DOMÍNIO TECNOLÓGICO : Quando se faz em conformidade com os procedimentos, isto é, quando o que estána cabeça e na prática dos funcionários coincide com o que estáescrito

Ou seja Garantindo assim

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