Modelagem da engrenagem helicoidal

Modelagem da engrenagem helicoidal

(Parte 1 de 2)

Autodesk Inventor Professional 2010 – Modelagem Passo a Passo 1

Modelagem da engrenagem helicoidal utilizando o Autodesk Inventor 2010

Para elaborar este procedimento utilizamos o Autodesk Inventor Professional 2010, todavia não haverá dificuldades se você utilizar uma versão anterior.

Neste exercício vamos projetar uma engrenagem helicoidal simples utilizando os comandos de modelagem. Para realizar este exercício é importante que você já tenha concluído o módulo essencial do Autodesk Inventor Professional, pois é necessário o uso de planos de trabalho e de circular pattern.

O Autodesk Inventor é uma aplicação fácil de utilizar e mesmo que você tenha pouca experiência com as funções de modelagem desta ferramenta, não encontrará dificuldades.

Este exercício é parte do dataset “challenge” do curso de Autodesk Inventor e por isso os procedimentos não estão bem detalhados, mas de qualquer forma, encorajamos você a nos fornecer seu feedback (E-mail: maurijones@msn.com) relatando as dificuldades e suas sugestões de adaptação e melhorias.

Autodesk Inventor Professional 2010 – Modelagem Passo a Passo 2

Modelagem da engrenagem helicoidal utilizando o Autodesk Inventor 2010

Para elaborar este procedimento utilizamos o Autodesk Inventor Professional 2010, todavia não haverá dificuldades se você utilizar uma versão anterior.

Neste exercício vamos modelar um componente da montagem do sistema de transmissão do sem-fim, uma engrenagem helicoidal. É uma peça simples composta de poucos detalhes (features). A Figura 1 mostra o perfil do corpo do sólido.

Figura 1 – Perfil do corpo do sólido 1. No tab Model, no painel Create, clique no comando Revolve.

Autodesk Inventor Professional 2010 – Modelagem Passo a Passo 3

2. Na caixa de diálogo Revolve, clique no botão Profile e em seguida selecione o perfil conforme imagem a seguir. Clique no botão Axis e depois selecione o eixo. Neste exemplo o eixo Z foi habilitado. Na lista Extents, escolha Full. Clique no botão New Solid conforme mostra a figura a seguir.

A imagem abaixo mostra o resultado da revolução do perfil.

3. Para criar o sketch dos detalhes dos dentes da engrenagem helicoidal, precisamos criar um plano de trabalho baseado no workplane3, com uma inclinação de 7.13 graus. Observe imagem a seguir.

Autodesk Inventor Professional 2010 – Modelagem Passo a Passo 4

A ilustração seguinte mostra o plano de trabalho (4) no painel Model da barra do Browser e a caixa de edição de cota mostrando o ângulo do plano.

4. Para criar o novo sketch do detalhe dos dentes, pressione F7 – Slice Graphics conforme ilustração a seguir. A imagem a seguir mostra detalhadamente os sketches para a criação dos dentes da engrenagem helicoidal. Crie os sketches e aplique as devidas restrições dimensionais.

Figura 2 – Sketch dos detalhes dos dentes da engrenagem helicoidal.

Autodesk Inventor Professional 2010 – Modelagem Passo a Passo 5

HAND-OUT A imagem a seguir mostra as cotas completas.

5. No tab Model, no painel Create, clique no comando Revolve.

6. Na caixa de diálogo Revolve, clique no botão Profile e em seguida selecione o perfil conforme imagem a seguir. Clique no botão Axis e depois selecione o eixo. Neste exemplo o eixo X foi selecionado. Na lista Extents, escolha Full. Clique no botão Cut conforme mostra a figura a seguir.

Autodesk Inventor Professional 2010 – Modelagem Passo a Passo 6

7. Agora vamos utilizar o comando Circular Pattern para duplicar e organizar em um padrão circular da feature que representa o dente que acabamos de criar. No tab Model, no painel Pattern, clique no comando Circular.

Na caixa de diálogo Circular Pattern:

- Clique no botão Pattern individual features; - Clique no botão Features, selecione as features (as features do dente da engrenagem);

- Clique no centro para selecionar o eixo de rotação Rotation Axis.

- No campo Placement: Insira 25 unidades e para o ângulo, 360 graus.

A imagem abaixo mostra o resultado do Circular Pattern da feature do dente da engrenagem.

Autodesk Inventor Professional 2010 – Modelagem Passo a Passo 7

8. Para criar o novo sketch do furo de diâmetro 12. Clique na guia Model, painel Sketch, selecione o comando Create 2D Sketch (S). Selecione a face circular interna.

9. Agora vamos criar o círculo de diâmetro 12 m para representar o furo da face circular da engrenagem helicoidal. No painel Draw, selecione o comando Circle.

Crie o círculo com as respectivas cotas conforme ilustração abaixo.

Autodesk Inventor Professional 2010 – Modelagem Passo a Passo 8

10. Vamos criar o furo da face circular. No tab Model, no painel Create, clique no comando Extrude.

Na caixa de diálogo Extrude:

- Clique no botão Profile, selecione o perfil; - Na lista Extents, escolha a opção To Next;

- Clique no botão Cut.

- Selecione a direção pra dentro.

1. Agora vamos utilizar o comando Circular Pattern para duplicar e organizar em um padrão circular da feature que representa o furo que acabamos de criar. No tab Model, no painel Pattern, clique no comando Circular.

Na caixa de diálogo Circular Pattern:

- Clique no botão Pattern individual features; - Clique no botão Features, selecione as features (as features do furo da engrenagem);

- Clique no centro para selecionar o eixo de rotação Rotation Axis.

- No campo Placement: Insira 6 unidades e para o ângulo, 360 graus.

Autodesk Inventor Professional 2010 – Modelagem Passo a Passo 9

HAND-OUT A imagem a seguir mostra a peça concluída.

Instructor Profile

I have been teaching evening classes since 1996. From 1991 to 2001 I have worked for SENAI where I taught technical drawing and AutoCAD to high school students and conduct AutoCAD training for professional from industry. Since 2006 I have worked for an Autodesk Authorized Training Center where I teach AutoCAD and Autodesk Inventor. I have also worked as a graphic designer using CorelDraw, Adobe Photoshop & Macromedia.

I also have a vocational certificate in computer and information technology and mechanical design and drafting. I have worked as a designer, high school teacher, vocational school instructor. My main interests as related to CADD are design and manufacture.

(Parte 1 de 2)

Comentários