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Autodesk Inventor Professional - Guia Rápido, Notas de estudo de Informática

O Autodesk Inventor® oferece um jogo completo de ferramentas de CAD 3D para mecânica para produzir, validar e documentar protótipos digitais completos. O modelo do Inventor é um protótipo digital 3D. O protótipo ajuda a visualizar, simular e analisar, como um produto ou peça funciona sob condições reais, antes que ele seja construído. Os fabricantes chegam ao mercado mais rapidamente com menos protótipos físicos e produtos mais inovadores. O Inventor oferece um ambiente de projeto 3D intuiti

Tipologia: Notas de estudo

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Baixe Autodesk Inventor Professional - Guia Rápido e outras Notas de estudo em PDF para Informática, somente na Docsity! Autodesk Inventor | 1 Autodesk Inventor Professional Guia Rápido VERSÃO PRELIMINAR Autodesk Inventor | 2 © 2009 Autodesk, Inc. Todos os direitos reservados. Salvo que seja de outra forma permitida por parte da Autodesk, Inc., esta publicação, ou suas partes, não podem ser reproduzidas em qualquer forma ou por qualquer método, para qualquer finalidade. Certos materiais apresentados nesta publicação são reproduzidos com a autorização do detentor dos direitos autorais. Marcas Registradas As marcas a seguir são marcas registradas ou marcas comerciais da Autodesk, Inc., nos E.U.A. e em outros países: 3DEC (design/logo), 3December, 3December.com, 3ds Max, ADI, Alias, Alias (swirl design/logo), AliasStudio, Alias|Wavefront (design/logo), ATC, AUGI, AutoCAD, AutoCAD Learning Assistance, AutoCAD LT, AutoCAD Simulator, AutoCAD SQL Extension, AutoCAD SQL Interface, Autodesk, Autodesk Envision, Autodesk Insight, Autodesk Intent, Autodesk Inventor, Autodesk Map, Autodesk MapGuide, Autodesk Streamline, AutoLISP, AutoSnap, AutoSketch, AutoTrack, Backdraft, Built with ObjectARX (logo), Burn, Buzzsaw, CAiCE, Can You Imagine, Character Studio, Cinestream, Civil 3D, Cleaner, Cleaner Central, ClearScale, Colour Warper, Combustion, Communication Specification, Constructware, Content Explorer, Create>what's>Next> (design/logo), Dancing Baby (image), DesignCenter, Design Doctor, Designer's Toolkit, DesignKids, DesignProf, DesignServer, DesignStudio, Design|Studio (design/logo), Design Web Format, Discreet, DWF, DWG, DWG (logo), DWG Extreme, DWG TrueConvert, DWG TrueView, DXF, Ecotect, Exposure, Extending the Design Team, Face Robot, FBX, Filmbox, Fire, Flame, Flint, FMDesktop, Freewheel, Frost, GDX Driver, Gmax, Green Building Studio, Heads-up Design, Heidi, HumanIK, IDEA Server, i-drop, ImageModeler, iMOUT, Incinerator, Inferno, Inventor, Inventor LT, Kaydara, Kaydara (design/logo), Kynapse, Kynogon, LandXplorer, LocationLogic, Lustre, Matchmover, Maya, Mechanical Desktop, Moonbox, MotionBuilder, Movimento, Mudbox, NavisWorks, ObjectARX, ObjectDBX, Open Reality, Opticore, Opticore Opus, PolarSnap, PortfolioWall, Powered with Autodesk Technology, Productstream, ProjectPoint, ProMaterials, RasterDWG, Reactor, RealDWG, Real-time Roto, REALVIZ, Recognize, Render Queue, Retimer,Reveal, Revit, Showcase, ShowMotion, SketchBook, Smoke, Softimage, Softimage|XSI (design/logo), SteeringWheels, Stitcher, Stone, StudioTools, Topobase, Toxik, TrustedDWG, ViewCube, Visual, Visual Construction, Visual Drainage, Visual Landscape, Visual Survey, Visual Toolbox, Visual LISP, Voice Reality, Volo, Vtour, Wire, Wiretap, WiretapCentral, XSI, and XSI (design/logo). As marcas a seguir são marcas registradas ou marcas comerciais da Autodesk Canada Co. nos E.U.A. e/ou no Canadá e em outros países: Backburner,Multi-Master Editing, River, and Sparks. As marcas a seguir são marcas registradas ou marcas comerciais da MoldflowCorp. nos E.U.A. e/ou em outros países: Moldflow, MPA, MPA (design/logo),Moldflow Plastics Advisers, MPI, MPI (design/logo), Moldflow Plastics Insight,MPX, MPX (design/logo), Moldflow Plastics Xpert. Todos os outros nomes de marcas, nomes de produtos ou marcas comerciais pertencem a seus respectivos detentores. Termo de Responsabilidade ESTA PUBLICAÇÃO E AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO SÃO DISPONIBILIZADAS PELA AUTODESK, INC. " EXATAMENTE COMO ESTÃO NESTE MOMENTO". A AUTODESK, INC. RENUNCIA TODAS AS GARANTIAS, EXPRESSAS OU IMPLÍCITAS, INCLUSIVE, MAS NÃO SE LIMITANDO A QUAISQUER GARANTIAS IMPLÍCITAS DE COMERCIALIZAÇÃO OU ADEQUAÇÃO PARA UMA FINALIDADE ESPECÍFICA SOBRE ESTES MATERIAIS. Publicado por: Autodesk, Inc. 111 Mclnnis Parkway San Rafael, CA 94903, E.U.A. Autodesk Inventor | 5 5. Arrume Seu Ambiente .....................................................................................................................................63 Comandos e Ferramentas ..........................................................................................................................................................63 Preferências de Ambiente...........................................................................................................................................................65 Opções da Aplicação ....................................................................................................................................65 Configurações de Documento ......................................................................................................................65 Estilos e Padrões ........................................................................................................................................................................65 Bibliotecas Estilo .........................................................................................................................................................................66 Visualização dos Modelos...........................................................................................................................................................66 Templates ...................................................................................................................................................................................67 Projetos .......................................................................................................................................................................................67 Projetos do Vault.......................................................................................................................................................................68 Projetos Padrão....................................................................................................................................69 Novos Projetos .....................................................................................................................................69 Recursos de Aprendizagem..........................................................................................................................70 Help Integrado...............................................................................................................................................70 Tutoriais ........................................................................................................................................................70 Autodesk Inventor | 6 Protótipos Digitais no Autodesk Inventor O Autodesk Inventor® oferece um jogo completo de ferramentas de CAD 3D para mecânica para produzir, validar e documentar protótipos digitais completos. O modelo do Inventor é um protótipo digital 3D. O protótipo ajuda a visualizar, simular e analisar, como um produto ou peça funciona sob condições reais, antes que ele seja construído. Os fabricantes chegam ao mercado mais rapidamente com menos protótipos físicos e produtos mais inovadores. O Inventor oferece um ambiente de projeto 3D intuitivo para a criação de peças e montagens. Os engenheiros podem concentrar-se na função de um projeto para impulsionar a criação automática de componentes inteligentes, como estruturas de aço, máquinas rotativas, tubos e canos, cabos e chicotes elétricos. De forma compacta, a simulação de movimento e a análise de esforço que estão integrados no Inventor são fáceis de usar. Esses recursos tornam possível para os engenheiros a otimização e a validação do protótipo digital. A geração da documentação de fabricação de um protótipo digital 3D reduz erros e as ordens de mudança de engenharia (ECOs) associados antes da fabricação. O Inventor oferece uma saída rápida e precisa da produção de desenhos prontos diretamente do modelo 3D. O Inventor está totalmente integrado com os aplicativos de gerenciamento de dados da Autodesk®. Esta integração permite a troca eficiente e segura de dados de projeto digital e promove mais cedo a colaboração entre grupos de trabalho de projeto e de manufatura. Outros grupos de trabalho podem gerenciar e controlar todos os componentes de um protótipo digital com o software Autodesk® Design Review. Este software é a forma totalmente digital de revisar, medir, fazer marcações e controlar alterações dos desenhos. Podemos melhorar a reutilização de dados essenciais do projeto, gerenciar listas de materiais (BOM), e colaborar com outras equipes e parceiros. Fluxo de Trabalho do Protótipo Digital Antes de você começar um projeto, determine o fluxo de trabalho mais eficiente. Um fluxo de trabalho de cima para baixo muitas vezes é a maneira mais eficiente de criar um projeto. Em um fluxo de trabalho de cima para baixo, projetamos os nossos componentes no contexto de outros componentes. Este método pode reduzir consideravelmente os erros em forma, tamanho, e função. 1 Capítulo Autodesk Inventor | 7 Alguns exemplos de um fluxo de trabalho de cima para baixo são:  Criar novas peças ou submontagens na montagem de destino.  Criar vários corpos sólidos em um arquivo de peça e em seguida salvar os corpos individuais como peças únicas.  Criar blocos de sketch 2D em um arquivo de peça para simular um mecanismo. Podemos criar os blocos de sketch para criar componentes 3D em uma montagem que é controlada pelo layout. Você deve levar em consideração as seguintes perguntas antes de começar:  Qual vista da peça descreve melhor a forma básica?  A peça é uma peça de chapa metálica?  Esta peça pode ser usada como uma fábrica de peça (iPart) para gerar várias peças?  A planilha eletrônica pode controlar uma ou mais peças?  Posso criar a peça automaticamente utilizando um Design Accelerator?  Se a peça for um componente de uma armação estrutural de aço, posso utilizar o Frame Generator para criar a armação inteira?  Se a peça for uma peça da biblioteca comum, ela existe no Content Center ou em outra biblioteca? A seguinte imagem mostra um arquivo de peça de multicorpos salvo como peças individuais em uma montagem. Os corpos individuais de um arquivo de peça de multicorpos podem compartilhar características com outros corpos tais como filetes e furos. Autodesk Inventor | 10 Os componentes que pertencem a um conjunto de contato comportam-se como se comportariam no mundo físico. Arquivos de Apresentação (.ipn) Os arquivos de apresentação são um tipo de arquivo de várias utilidades. Use um arquivo de apresentação para:  Criar uma vista explodida de uma montagem para usar em um arquivo de desenho.  Criar uma animação que mostra a ordem de montagem passo a passo. A animação pode conter mudanças de vista e o estado de visibilidade dos componentes em cada passo no processo de montagem. Podemos salvar a animação em um formato de arquivo .wmv ou .avi. Arquivos de Desenho (.idw, .dwg) Depois de criar um modelo, você pode criar um desenho para documentar seu projeto. Em um desenho, você coloca as vistas de um modelo em uma ou mais folhas de desenho. Em seguida você adiciona as cotas e outras anotações de desenho para documentar o modelo. Autodesk Inventor | 11 Um desenho que documenta uma montagem pode conter uma lista automatizada de peças e balões indicadores de item além das vistas necessárias. Os templates para usar como o ponto de partida para os nossos desenhos tem a extensão de arquivo de desenho padrão (.idw,. dwg). O Autodesk Inventor mantém links entre os componentes e desenhos. Por isso podemos criar um desenho a qualquer momento, durante a criação de um componente. Por definição padrão, o desenho se atualiza automaticamente quando editamos o componente. No entanto, é uma boa idéia esperar até que um desenho do componente esteja quase completo antes de criar um desenho. Edite os detalhes do desenho (adicione ou exclua as cotas e as vistas, ou mude os locais das anotações e dos balões) para refletir as revisões. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Autodesk Inventor file types” “Set file names” Autodesk Vault Implementation Guide Manual in PDF format. Comportamento Associativo das Peças Diferentemente dos panos de trabalho da origem, eixos de trabalho, ponto de centro, e pontos de trabalho fixos - grounded, todas as features de trabalho são associadas às features ou a geometria utilizada para criá-las. Se você modificar ou excluir a geometria de localização, a feature de trabalho muda conseqüentemente. Contrariamente, as modificações feitas à feature de trabalho afetam qualquer feature ou geometria que é dependente de uma feature de trabalho para sua definição. Um relacionamento de pai-filho é um termo freqüentemente usado para descrever o relacionamento entre as features. Uma feature filho não pode existir sem a feature pai. Se você excluir uma feature pai, pode escolher a opção de reter o sketch que é originário de uma feature filho. Se criarmos a geometria em um plano de origem ou em um plano de trabalho criado de um plano de origem podemos em muitos casos evitar a criação de relacionamentos pai-filho. Autodesk Inventor | 12 Uma peça derivada pode manter links associativos com o componente de origem para que ele possa ser atualizado. Também temos a opção de escolher o rompimento do link entre a peça derivada e a peça de origem ou montagem para desabilitar as atualizações. Para obter mais informações sobre peças derivadas e features de trabalho, veja Peças na página 9 e Features na página 18. Comportamento Associativo das Montagens Uma montagem mantém os links ativos com os componentes de origem. Toda vez que você abre uma montagem, o Inventor detecta a última versão dos componentes contidos na montagem. Quando você abre um arquivo de montagem em que ou mais componentes foram modificados, uma mensagem se exibe perguntando se você quer atualizar a montagem. Responda sim para atualizar a montagem ao último estado salvo dos componentes. Responda não para desconsiderar quaisquer modificações feitas aos componentes referenciados. Comportamento Associativo dos Desenhos Os desenhos mantêm associatividade aos componentes contidos nas vistas do arquivo. Se você modificar um componente, a vista do componente automaticamente se atualiza na próxima vez o arquivo de desenho for aberto. Podemos escolher a opção para desabilitar as atualizações automáticas habilitando Defer Updates na guia Drawing de Document Settings. Se o desenho contiver uma lista de peças e balões de item, os números do balão são associativos aos números de item na lista de peças. A lista de peças é também associativa à Conta de Materiais - Bill of Materials - na montagem de origem. Se os itens forem excluídos da montagem, eles não mais estão contidos na lista de peças do desenho. A lista de peças é associativa aos iProperties dos componentes sendo detalhado para dados de inserção como número da peça e descrição. Mais informações Local Tópico do Help Search: “3D modeling concepts” “2D to 3D bidirectional associativity” “Assembly components in patterns” “Design view representations in drawings” Autodesk Inventor | 15 Utilizamos o iPart Author para criar os membros da família da peça em cada linha da tabela. Quando colocar a peça em uma montagem, selecione uma linha (membro) para gerar uma parte individual. Mais informações Local Tópico do Help Search: “iPart Fundamentals” Skill Builder Parts: iParts - The Basics iParts - Beyond the Basics Peça de Chapa Metálica As possibilidades são que um projeto que foi pedido a você para criar contém componentes que se emprestam a fabricação de chapa metálica – sheet metal. O Autodesk Inventor oferece funcionalidades que simplificam a criação, edição, e documentação de protótipos digitais de componentes de sheet metal - chapa metálica. Uma peça de chapa metálica normalmente imagina-se como uma peça fabricada a partir de uma folha de material uniformemente grosso. Se você desenha objetos pequenos, este material é normalmente fino. No entanto, no Autodesk Inventor você pode utilizar os comandos de sheet metal em qualquer projeto onde o material é de espessura uniforme. Dentro do ambiente de projeto do Autodesk Inventor, uma peça de folha metálica pode ser exibida como um modelo dobrado ou um padrão planificado. Com os comandos de sheet metal, podemos desdobrar as features e trabalhar em um modelo em um estado planificado, e em seguida redobrar as features. Criamos as peças de sheet metal a partir de um arquivo de template. O arquivo de template de sheet metal incorpora um conjunto de regras. As regras determinam alguns atributos comuns como tipo de material e espessura, regras de desdobramento, tamanhos de abertura, e assim por diante. Modificando uma única regra, podemos mudar o material de uma peça de sheet metal de alumínio para aço inoxidável. Uma mudança de material geralmente requer mudanças aos atributos que definem curvas e cantos. Essas modificações geralmente exigem mudanças ao maquinário do chão-de-fábrica e arranjos para fabricar as peças. Como outras peças criadas dentro do Autodesk Inventor, as peças de sheet metal começam com uma feature de base. A feature de base de uma peça de sheet metal é normalmente uma única face de alguma forma, a qual, outras features (freqüentemente flanges) são adicionadas. Um projeto complexo pode empregar um flange de contorno ou rolo de contorno como a feature de base inicial. Algumas peças podem utilizar um flange criado pelo comando loft como a feature inicial. Autodesk Inventor | 16 Diferentes das peças regulares, as peças de sheet metal sempre são criadas de uma folha uniformemente grossa que é plana. Esta folha é formada na peça final usando várias técnicas de fabricação. No ambiente de sheet metal, podemos criar um modelo dobrado e desdobrá-lo em um padrão planificado. O padrão planificado normalmente é usado para detalhar a fabricação. Você utiliza os comandos de sheet metal para trabalhar com padrões planificados que pode fornecer informação crítica de fabricação. Se uma peça regular criada no Autodesk Inventor for de uma espessura consistente, você pode convertê-lo em uma peça de sheet metal. O mesmo é verdadeiro para as peças importadas de outros sistemas. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Sheet Metal Defaults” “Templates for sheet metal parts” Tutorial Build sheet metal parts Skill Builder Parts: Sheet Metal Punch iFeatures - part 1 Sheet Metal Punch iFeatures - part 2 Peças Derivadas Uma peça derivada é uma nova peça ou corpo criado a partir de uma peça existente ou montagem. Utilize Componente Derivado para:  Criar versões modificadas ou simplificadas de outros componentes.  Em um arquivo de peça vazio, crie uma peça derivada de outra peça ou montagem.  Em uma peça de multicorpos, insira os componentes como ferramenta- corpos.  Criar cópias refletidas ou alterar o tamanho de uma peça ou de uma montagem  Executar operações Booleanas. Autodesk Inventor | 17 Uma peça derivada pode conter features independentes do componente pai, e pode ser:  Controlada pelo componente original ou pelo link pode ser desabilitado.  Usada para operações de Mirror ou de Scale.  Derivada a partir de um Nível de Detalhe específico da montagem.  Usada para executar operações de adição e subtração em componentes da montagem.  Um componente existente inserido como um novo toolbody em um arquivo de peça de multicorpos. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Derived parts and assemblies” “Derived parts” Tutorial Create Parts from Derived Geometry Skill Builder Parts - Derived Parts Peças de Multicorpos As peças de multicorpos são usadas para controlar curvas complexas através de múltiplas peças em projeto de peça de plástico ou modelos orgânicos. Uma peça de multicorpos é um projeto central composto de features contidas em corpos que podem ser exportadas como arquivos individuais de peças. Podemos inserir componentes em um arquivo de peça de multicorpos com o comando Derived Component. Use o comando Combine para executar operações Booleanas. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Combine solid bodies” Tutorial Explore Multi-Bodies and Plastic Features Autodesk Inventor | 20 As famílias são organizadas em categorias e subcategorias. Uma categoria é um agrupamento lógico de tipos de peça. Por exemplo, parafusos de cabeça hexagonal e prisioneiros funcionalmente são relacionados e estão agrupados sob a categoria de Parafusos. Uma categoria pode conter subcategorias e as famílias. Use o ambiente do Content Center para trabalhar com peças da biblioteca do Content Center no processo de elaboração de projeto.  Abrir e visualizar uma família de peça, e escolher o membro da família.  Inserir uma peça da biblioteca do Content Center em um arquivo de montagem.  Inserir uma feature da biblioteca do Content Center em uma parte.  Utilizar o AutoDrop para colocar uma peça com interação de uma biblioteca do Content Center em um arquivo de montagem.  Mudar o tamanho de uma peça colocada da biblioteca do Content Center.  Substituir uma peça existente (também peças que não sejam do Content Center) por uma peça da biblioteca do Content Center. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Content Center Environment” Tutorial Use Content Center Skill Builder Content Center Autodesk Inventor | 21 Bibliotecas do Content Center As bibliotecas Content Center contêm os dados necessários para criar arquivos de peça para as peças da biblioteca do Content Center. Os dados são:  Arquivos .ipt paramétrico que fornecem modelos para peças de biblioteca do Content Center.  Tabelas de família que incluem valores de parâmetros de peça.  Descrições para as peças inclusive propriedades de família como nome de família, descrição, padrão, e organização de padrão.  Imagens de pré-visualização exibidas no Content Center. Os arquivos paramétricos de ipt, textos de descrição, e imagens de pré-visualização são comuns para todos membros de uma família. Os conjuntos de valores de parâmetro especificam membros específicos da família. Um conjunto de bibliotecas padrão do Content Center pode ser instalado com o Autodesk Inventor. As bibliotecas padrão são somente de leitura e não podem ser editados diretamente. Devemos copiar primeiro as peças para a biblioteca de leitura/gravação. Use o Content Center Editor para construir bibliotecas do usuário e modificar ou expandir conteúdo padrão que é fornecido com a instalação do Autodesk Inventor. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Content Center Editor” Tutorial Content Center User Libraries Features Os elementos fundamentais de um modelo de peça são chamados features. Há quatro tipos básicos de Features:  Sketched Features são features que exigem um sketch.  Placed Features ou features colocadas são features que modificam a geometria existente. Por exemplo, um furo é uma feature colocada.  Work Features - as features de trabalho são empregadas para fins de construção.  iFeatures. As iFeatures representam as formas comuns e são salvas em uma biblioteca reutilizável. Uma iFeature controlada por uma tabela pode representar configurações diferentes de forma. Podemos criar superfícies com muitas destas operações para definir formas ou aspectos do corpo da peça. Por exemplo, podemos usar uma superfície curvada como uma terminação plana para cortes em um alojamento. Autodesk Inventor | 22 Podemos editar as características de uma feature retornando a seu sketch subjacente ou modificando os valores utilizados na criação da feature. Por exemplo, podemos mudar o comprimento de uma features extrudada inserindo um novo valor para a distância da extrusão. Podemos também usar equações para derivar uma cota da outra. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Adaptive features, parts, and subassemblies” Tutorial Create and Reuse iFeatures Features de Sketch - Sketched Features A maioria das peças começa com um sketch. Um sketch ou esboço é o perfil de uma feature e qualquer geometria (como um caminho de sweep ou eixo de rotação) exigida para criar a feature. Seu primeiro sketch para uma peça pode ser uma forma simples. As features de sketch da peça dependem da geometria de esboço. A primeira feature de uma peça, a feature de base, é normalmente uma feature de sketch. Toda geometria de sketch é criada e editada no ambiente de sketch, utilizando os comandos de Sketch no ribbon. Podemos controlar o grid do sketch, e usar os comandos de criação de sketch para criar linhas, splines, círculos, elipses, arcos, retângulos, polígonos, ou pontos. Podemos selecionar uma face em uma peça existente, e o sketch sobre ela. O sketch se exibe com o grid Cartesiano definido. Se você quiser construir uma feature sobre uma superfície curva, ou a um ângulo em relação a uma superfície, primeiro devemos construir um plano de trabalho. Em seguida crie um sketch sobre o plano de trabalho. O browser exibe o ícone de peça, com suas features agrupadas abaixo dele. As features de superfície e as features de trabalho estão agrupadas ou estão consumidas por definição padrão. Para controlar o agrupamento, ou o consumo de superfície e features de trabalho para todas as features, configure a opção a opção na guia Part da caixa de diálogo de Applications Options. Para substituir o consumo numa base por feature, clique com o botão direito sobre a feature no browser, e em seguida selecione a opção Consume Inputs. As seguintes features são dependentes de um sketch criado por você: Extrude  Adiciona profundidade a um perfil de sketch ao longo de um caminho reto.  Pode criar um corpo. Autodesk Inventor | 25 Surfaces Podemos criar superfícies com muitas destas operações. As superfícies podem formar um volume aberto ou fechado, mas não contém nenhuma massa. Utilizamos as superfícies para definir formas, usar como uma ferramenta de corte, ou esculpir certos aspectos do corpo de peça. As seguintes features exigem sketches, mas não criam uma features de base porque são dependentes da geometria existente. Rib  Cria uma nervura ou uma extrusão em forma de teia a partir de um sketch 2D. Utilize o comando Rib para criar formas de apoio fechadas de parede fina (nervuras) e teias de formas de apoio abertas de paredes finas. Autodesk Inventor | 26 Emboss  Cria uma feature em alto relevo (emboss) ou em baixo relevo (engrave) a partir de um perfil de sketch. Decal  Aplica um arquivo de imagem na face de uma peça. Utilize o comando Decal para acrescentar realismo ou aplicar um rótulo. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Plan and create sketches” “Sketch properties” Tutorial Parts 1 - Create Parts Autodesk Inventor | 27 Ambiente de Sketch Quando criamos ou editamos um sketch, trabalhamos no ambiente de sketch. O ambiente de sketch consiste de um sketch e comandos de criação de sketch. Os comandos controlam o grid de sketch e desenho de linhas, splines, círculos, elipses, arcos, retângulos, polígonos, ou pontos. Quando abrimos um novo arquivo de peça, o ambiente de sketch fica ativo. O botão 2D Sketch é selecionado, e os comandos de Sketch ficam disponíveis, juntamente com um plano de sketch em que vamos criar os sketches. Pode controlar a configuração inicial do sketch usando arquivos de template, ou configurações na caixa de diálogo de Application Options, guia Sketch. Quando criamos um sketch, um ícone de sketch se exibe no browser. Quando criamos uma feature a partir de um sketch, um ícone da feature se exibe no browser com o ícone do sketch agrupado abaixo dele. Quando clicamos em um ícone de sketch no browser, o sketch é destacado na janela gráfica. Depois que criamos um modelo de um sketch, entramos de novo no ambiente de sketch para modificar ou começar um novo sketch para uma nova feature. Em um arquivo de peça existente, primeiro ativamos o sketch no browser. Esta ação ativa os comandos no ambiente de sketch. Podemos criar a geometria para as features da peça. As mudanças que você fazemos a um sketch são refletidas no modelo. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Sketch Environment” “Application Options settings > Part tab” “Application Options settings > Sketch tab” Tutorial Sketch Blocks Trabalho com Blocos de Sketch Em muitos projetos de montagem, as formas rígidas são repetidas. Podemos utilizar blocos de sketch para capturar essas formas como um conjunto fixo, e colocar ocorrências do conjunto onde for necessário. Podemos definir blocos de sketch agrupados e colocar ocorrências flexíveis destes blocos. Estas ocorrências flexíveis retêm graus de liberdade especificados que permite que simulem submontagens cinemáticas. Os blocos de sketch são criados em sketch de peça 2D e pode ser composto só de objetos de sketch. As definições de bloco de sketch estão contidas na pasta de Blocks enquanto que as ocorrências de bloco de sketch residem sob o sketch principal. Podemos controlar a aparência e o formato das definições de bloco e das ocorrências. Autodesk Inventor | 30 iFeatures Uma iFeature é uma ou mais features que podem ser salvas e reutilizadas em outros projetos. Podemos criar uma iFeature a partir de qualquer feature criada de sketch. As features dependentes das features de sketch estão incluídas no iFeature. Depois que criamos uma iFeature e a armazenamos em um catálogo, podemos arrastá-la do Windows Explorer e solta-la no arquivo de peça. Também podemos usar o comando Insert iFeature. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Placed features” Tutorial “iFeature fundamentals” Features de Montagem As features de montagem são como as features de peça, exceto que elas são criadas no ambiente de montagem. Elas podem afetar vários componentes em um arquivo de montagem, mas as modificações não alteram os arquivos de componente incluídos. Se as features de montagem são usadas, use as representações LOD para excluir os componentes desnecessários. Quanto mais participantes, maior o tamanho do arquivo e leva mais tempo para calcular a feature. Normalmente suprimimos as feature de montagem antes de salvar. As features de montagem são chanfros, filetes, varreduras, features rotacionadas, extrusões, furos, deslocamento de face, matriz retangular de feature, matriz circular de feature, e cópia refletida. Eles também contem as features de trabalho e os sketches utilizados para criá-las. O fluxo de trabalho e as caixas de diálogo são as mesmas que usamos para as features de peça. No entanto, algumas operações não estão disponíveis, como a criação de uma superfície para as features extrudadas e rotacionadas. É possível editar, adicionar, suprimir, ou excluir as features de montagem. Também podemos restabelecer o estado das features de montagem e adicionar ou retirar os componentes que participam da feature. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Assembly Features” Tutorial Assemble and Constrain Components Showme; Show me how to create an assembly feature Features de Trabalho As features de trabalho - work features - são geometria abstrata de construção que podemos utilizar para criar e para posicionar novas features quando outra geometria for insuficiente. Para fixar a posição e a forma, restrinja as features às features de trabalho. Autodesk Inventor | 31 As features de trabalho englobam os planos de trabalho, eixos de trabalho, e os pontos de trabalho. A orientação adequada e as condições de restrição são inferidas a partir da geometria que selecionamos e a ordem em que ela é selecionamos. Os comandos de features de trabalho fornecem prompts na tela para ajudá-lo com a seleção e a colocação. Podemos:  Criar e utilizar features de trabalho na peça, montagem, chapa metálica, e nos ambientes de criação de sketch 3D.  Utilizar e se referenciar as features de trabalho no ambiente de desenho.  Projetar as features de trabalho em um sketch 2D.  Criar features de trabalho alinhados para ajudar a definir um sketch 3D ou posicionar uma peça ou feature de montagem.  Tornar as features de trabalho adaptável.  Habilitar ou desabilitar as features de trabalho.  Arrastar para redimensionar os planos e os eixos de trabalho. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Adaptive work features” “Work axes” “Work planes” “Work points” Tutorial Explore Sketch Constraints Editar as Features No browser, clique com o botão direito sobre uma feature, e em seguida selecione uma das opções no menu para modificar a feature: Show Dimensions – Exibir as Cotas Exibe as cotas do sketch para que você possa editá-las.  Modifica as cotas de um sketch de feature.  Modifica, acrescenta, ou exclui as restrições. Autodesk Inventor | 32 Editar o Sketch Ativa o esboço para que fique disponível para edição.  Modificar ou criar um novo perfil para a feature. Depois de modificar o sketch de uma peça, ao sair do sketch e a peça se atualizará automaticamente. Abre a caixa de diálogo para essa feature. Editar a Feature  Escolha um método diferente para terminar a feature.  Escolha se a feature faz junção (Join), subtração (Cu) ou intersecção (intersect) com outra feature. Grips 3D Utilize os controladores da grip para arrastar uma feature ou face, ou restringir a outra geometria para redimensionar uma feature. As setas indicam a direção do arrasto. A pré-visualização da feature mostra os resultados esperados antes de cometer à mudança. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Features and feature termination” Tutorial Parts 2 - Create Base Parts Autodesk Inventor | 35 Sempre que aplicamos uma restrição a um componente em uma montagem, retiramos um ou mais graus de liberdade. Um componente fica completamente restringido quando todos os graus de liberdade (DOF) são retirados. Você não é obrigado a restringir completamente nenhum componente em uma montagem no Autodesk Inventor. Para verificar o DOF dos componentes em uma assembléia:  Selecione Degrees of Freedom a partir do painel Visibility da guia View.  Arraste um componente na janela gráfica. Os outros componentes na montagem se moverão baseados nas restrições existentes. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Assembly Constraints Overview” “Degrees of Freedom in Assemblies” “Plan Constraints” Tutorial Assemble and Constrain Components Projeto de Cima para Baixo - Abordagem descendente A técnica de projeto de cima para baixo (também conhecida como modelagem de esqueleto) centraliza o controle de seu projeto. A técnica permite atualizar seu projeto eficientemente e com mínima interrupção aos seus documentos de projeto. O projeto de cima para baixo começa com o layout. O layout é um sketch de peça 2D que é o documento raiz de seu projeto. Criamos um layout que representa a nossa montagem, submontagem, planta baixa, ou equivalente. No layout, utilizamos geometria de sketch 2D e blocos de sketch para representar os componentes do projeto. Posicionamos estes componentes, no layout, para avaliar a praticabilidade do projeto. Uma vez estivermos satisfeitos com o estado do nosso layout, criamos os componentes dos blocos de sketch. Este processo, também conhecido como push-derive - empurra-deriva - resulta em arquivos de peça e de montagem que ficam associados aos blocos de sketch do layout. Quando modificamos as definições de bloco de sketch, os arquivos de componentes automaticamente refletem as modificações. Autodesk Inventor | 36 Faça experiência com projeto de cima-para-baixo para experimentar o poder de projetos verdadeiramente associativos. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Top-down design” Tutorial Top-down Workflow Criar Submontagens no Local No ambiente de montagem, podemos adicionar peças existentes e submontagens para criar as montagens ou podemos criar novas peças e submontagens no local. Um componente (uma peça ou submontagem) pode ser um sketch que não foi utilizado, uma peça, uma superfície, ou qualquer combinação de ambos. Quando criamos um no local, podemos fazer um dos seguintes:  Criar sketch sobre um dos planos de origem da montagem.  Clique em um espaço vazio para definir o plano do sketch em relação ao plano atual da câmera.  Restringir um sketch em relação a face de um componente existente. Quando criamos uma submontagem no local, definimos um grupo vazio de componentes. A nova submontagem automaticamente torna-se a montagem ativa, e podemos começar a enchê-la com componentes colocados e de componentes criados no local. Quando reativamos a montagem principal, a submontagem é tratada como uma única unidade na montagem principal. Opcionalmente, podemos selecionar os componentes no mesmo nível de montagem no browser, clique com o botão direito, e em seguida selecione Component > Demote para colocá-los em uma nova submontagem. O sistema solicitará a especificar o nome de um novo arquivo, template, local, e a conta da estrutura dos materiais predefinida. Em seguida podemos mover os componentes entre os níveis de montagem arrastando os componentes no browser. As submontagens podem ser agrupadas em muitas layers no fundo de uma grande montagem. Planejando e construindo as submontagens, podemos gerenciar eficientemente a construção de grandes montagens. Podemos criar submontagens que se adaptem ao esquema de fabricação planejado para facilitar a criação da documentação da nossa montagem. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Top-down, bottom-up, middle-out design” Tutorial Design Assemblies and Constraints Tópicos do Help Assemblies Autodesk Inventor | 37 Componentes do Design Accelerator O Design Accelerator oferece um conjunto de geradores e calculadores para criar componentes automaticamente e mecanicamente corretos a partir de atributos mecânicos simples ou detalhados inseridos pelo usuário. Inserimos os componentes utilizando os geradores e calculadores do Design Accelerator no ambiente de montagem. Os geradores e calculadores são agrupados de acordo com áreas funcionais. Por exemplo, todas as soldaduras estão juntas. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Design Accelerator” Tutorial Design Bolted Connections, Shafts, Spur Gears Connections, Bearings, V-belts Connections, Disc Cams, Compression Springs Tópicos do Help Design Accelerator Projeto de Mecanismos Um mecanismo é definido como um projeto com uma ou mais peças moveis. O inventor fornece numerosas ferramentas para nos auxiliar na criação e avaliação de um projeto mecânico. Utilizamos os blocos de sketch em um sketch de peça 2D para criar um layout esquemático do nosso mecanismo. Criamos blocos agrupados, flexíveis e aplicamos as restrições de sketch para definir as submontagens cinemáticas. Derivamos blocos de sketch em arquivos de componentes e criamos outras features para desenvolver os nossos modelos 3D. Os componentes permanecem associados aos seus blocos correspondentes e se atualizam para refletir quaisquer mudanças na forma do bloco. Utilizamos as seguintes ferramentas para avaliar um mecanismo no ambiente 3D: ■ Animate: Anime uma restrição de montagem e habilite a detecção de colisão para determinar o ponto exato de contato. Por exemplo, animar uma restrição angular para avaliar o limite de movimento antes do contato ocorrer. Autodesk Inventor | 40 Documentar e Publicar os Projetos Durante o processo de criação de protótipos digitais no Inventor, muitas vezes há a necessidade de comunicar o projeto a indivíduos fora da equipe de projeto. No Autodesk Inventor®, podemos criar o tipo de documentação apropriado para qualquer consumidor, como clientes ou fabricantes. Os tipos de documento disponíveis são:  Desenhos 2D  Arquivos de CAD 3D  Arquivos somente para leitura, como DWF ou PDF  Renderizações foto-realistas Podemos criar a documentação em qualquer etapa durante o processo de criação de protótipos digitais. Desenhos Um desenho consiste de uma ou mais folhas e que cada uma contém uma ou mais vistas de desenho 2D e anotações. Os desenhos são associativos aos protótipos digitais. Qualquer mudança ao modelo automaticamente é refletida no desenho na próxima vez que o abrimos. Podemos criar um desenho em qualquer ponto no processo de elaboração de projeto, e sempre reflete o estado atual do protótipo digital. As anotações podem incluir as cotas, símbolos, tabelas, e texto. Começar os Desenhos Os desenhos são criados de um arquivo de template de desenho. O Autodesk Inventor inclui templates padrão (.idw, .dwg) armazenados na pasta Autodesk\Inventor (número de versão) \pasta Templates. Os templates disponíveis são apresentados nas guias da caixa de diálogo New File. Os templates de desenho podem conter formatos de folha, bordas, blocos de título, e símbolos de sketch. Os templates também controlam os estilos predeterminados e os estilos padrão empregados para a aparência das vistas e anotações. Quando começamos um desenho, o bloco de título, a borda, tamanho de folha, e outros elementos vêm do template. 3 Capítulo Autodesk Inventor | 41 Dicas de Desenho do Inventor:  O template que selecionamos para criar um arquivo de desenho determina o tamanho predefinido da folha, bloco de título, borda, e assim por diante. Podemos alterar o tamanho da folha, bloco de título, e a borda depois que criar o desenho. O template controla os estilos predeterminados e os padrões usados para a aparência das vistas e das anotações.  Podemos criar templates personalizados e salva-los na pasta de Templates. Para configurar um template de desenho, abrimos um arquivo de template de Autodesk\Inventor (número de versão) \Templates. Fazemos as modificações, e salvamos o arquivo com um novo nome na pasta de Templates. O novo template fica disponível na próxima vez a caixa de diálogo New File for exibida.  Podemos criar templates diferentes para as folhas de tamanhos diferentes que utilizamos, ou podemos criar vários formatos de folha em um único template.  Para personalizar uma folha de desenho em um template, modificamos o tamanho predeterminado da folha e especificamos a orientação da folha. Em seguida modificamos a borda e blocos de título para adaptar a folha. As bordas disponíveis e os blocos de título são apresentados na lista na pasta Drawing Resources no browser. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Drawing Environment” “Templates for drawings” “Create drawings” Tutorial Prepare Final Drawings Tipos de Arquivos de Desenho O Autodesk Inventor suporta os tipos de arquivo IDW e DWG para desenhos. Os dois tipos de arquivo produzem desenhos idênticos. Os arquivos de IDW são o formato nativo do Inventor. Podemos abri-los somente no Inventor ou no Inventor View. Este tipo de arquivo resulta em arquivo de tamanhos menores. O tipo de arquivo DWG é nativo do AutoCAD®. Podemos abrir arquivos DWG no AutoCAD, Inventor, ou DWG TrueView. Se criarmos dados em um arquivo DWG usando o Inventor, podemos modificar os dados somente com o Inventor. Se criarmos os dados usando o AutoCAD em um arquivo DWG, podemos modificar os dados somente com o AutoCAD. Se um consumidor a jusante dos nossos dados do Inventor tiver a necessidade de um arquivo DWG, devemos levar em conta o uso dos arquivos DWG como o padrão do Inventor. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Create drawing templates” “DWG Translation” Autodesk Inventor | 42 Crie Vistas dos Modelos Uma vista de desenho é um representação 2D de um protótipo digital 3D que é colocado em uma folha de desenho. Os comandos para as vistas no Inventor são como tipos de vista em desenho técnico. Os dois comandos de tipos de vistas no Inventor são Author e Modify. Os comandos Author criam novas vistas. Estão localizados no painel Author do Ribbon. Os comandos Modify modificam as vistas existentes. Estão localizados no painel Modify do Ribbon. A primeira vista colocada em um desenho é uma vista de base. As vistas subseqüentes são descendentes da vista de base ou vistas de base adicionais. À medida que criamos as vistas, elas são mostradas em listas no browser com a folha, bloco de título, e borda. Tipos de Vistas de Desenho Vista de Base A primeira vista criada em um desenho. A vista de base é a origem para as vistas subseqüentes e controla a escala e alinhamento para elas. Podemos criar uma ou mais vistas de base em uma folha de desenho. Selecionamos a orientação da vista quando a criamos. As orientações predeterminadas são baseadas na origem do protótipo digital. Vista Projetada Uma vista ortográfica ou isométrica que é gerada a partir de uma vista de base ou de outra vista existente. Podemos criar várias vistas projetadas em uma única operação. A posição do cursor relativo à vista principal determina a orientação da vista projetada. As vistas projetadas herdam a escala e exibem as configurações da vista principal. As vistas projetadas ortográficas mantêm o alinhamento com a vista principal. O padrão de desenho técnico ativo define a projeção no primeiro diedro ou terceiro diedro. Autodesk Inventor | 45 Corte Parcial - Break Out Uma operação que remove uma área de material definida para expor peças ocultas ou as características em uma vista de desenho existente. A vista principal deve ter um sketch associado que contém o perfil definindo o limite da ruptura. Recorte - Crop Uma operação que fornece controle sobre o limite da vista em uma vista de desenho existente. O limite de recorte pode ser um retângulo ou um circulo que criamos durante o comando, ou um perfil fechado que selecionamos a partir de um sketch. Vista Fatiada - Slice Uma operação que produz uma seção de zero profundidade a partir de uma vista de desenho existente. Executamos a operação Slice em uma vista de destino – target view -selecionada. As linhas fatiadas são definidas em um sketch associado a uma vista diferente. Autodesk Inventor | 46 Dicas sobre Vista de Desenho  Podemos editar as vistas colocadas nos desenhos para modificar as configurações como a escala, exibição de linha oculta, exibição de rosca, e assim por diante. Se a vista editada for uma vista principal, as modificações feitas aos parâmetros da vista são refletidas nas vistas dependentes.  Podemos remover a associação entre uma vista principal e uma vista dependente editando a vista dependente. Em seguida podemos definir escala independente, estilo, e alinhamento para a vista dependente.  Podemos mover uma vista clicando e arrastando a borda vermelha delimitadora da vista. Podemos mover várias vistas com uma janela de seleção de cruzamento - crossing.  A maioria das vistas dependentes é criada com um alinhamento (vertical, horizontal, em posição) em relação à vista principal. Uma vista alinhada pode ser movida somente dentro de suas limitações. Se a vista principal for movida, a vista alinhada se move para manter seu alinhamento. Podemos romper manualmente o alinhamento entre a vista dependente e a principal.  Podemos excluir as vistas que não são mais necessárias. Se excluirmos uma vista de base, as vistas dependentes, projetadas e auxiliares podem ser excluídas ou retidas. As vistas de corte e as de detalhe exigem uma vista principal e não pode ser retida.  Podemos suprimir as vistas de modo que elas não sejam exibidas na folha de desenho. As vistas suprimidas são úteis quando uma vista é criada somente para criar uma vista dependente. A vista suprimida ainda pode ser acessada no browser. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Drawing views” Tutorial Prepare Final Drawings Skill Builders: Drawings Vistas Explodidas As vistas explodidas são geralmente usadas para descrever as montagens pelo deslocamento dos componentes para fora de sua posição montada. As vistas explodidas freqüentemente são usadas para aplicar os balões indicadores em uma montagem usando números de item encontrados em uma lista de peças ou conta de material. As vistas explodidas são criadas usando uma combinação de arquivos de montagem (. iam), apresentação (. ipn), e desenho (.idw, .dwg). Uma vista da montagem é criada no arquivo de apresentação e os componentes são reposicionados na vista. Autodesk Inventor | 47 As vistas de desenho são em seguida geradas do arquivo de apresentação. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Exploded views and presentations” Tutorial Create Exploded Views Adicione Notas as Vistas de Desenho As anotações de desenho fornecem informação adicional às vistas de desenho para completar a documentação de um protótipo digital. Os estilos que correspondem ao padrão ativo de desenho determinam a aparência das anotações de desenho. As anotações de desenho são ligadas a geometria do modelo e elas se atualizam em conseqüência das modificações feitas ao modelo. Uma vez que as anotações são colocadas na folha, elas podem ser deslocadas utilizando as grips. Tipos de Anotações de Desenho Cotas Gerais Podemos criar as cotas gerais nas vistas ortográficas ou isométricas. A geometria que selecionamos determina o tipo de cota e as opções disponível no menu do clique no botão direito do mouse. Podemos substituir o texto da cota, que não afeta a geometria do modelo. Autodesk Inventor | 50 As notas de furos ou rosca exibem informação a partir do furo, rosca, e features cilíndricas de extrusão de corte em um modelo. O estilo da nota do furo varia dependendo do tipo de as feature selecionada. Notas de Chanfro As notas de chanfro contêm a distância e as medições de ângulo para as arestas do modelo selecionadas ou linhas de sketch. Podemos adicionar as notas de chanfro às arestas angulares em vistas e sketches. Uma aresta de chanfro e aresta de referência a partir de corpos diferentes, modelos, ou sketches, devem fazer parte da mesma vista. Símbolos Vários tipos de símbolos estão disponíveis: Textura de superfície, solda, moldura de controle de feature, identificador de features, metas de datum, e símbolos identificador de datum. Os símbolos são criados com ou sem linha de chamada. Os símbolos definidos pelo usuário ou os símbolos criados com sketch são definidos no Drawing Resources e são colocadas como símbolos padrão. São usados para definir os símbolos personalizados que não estão disponíveis no Autodesk Inventor. Aplicar Anotações para as Curvas Autodesk Inventor | 51 Uma curva não adiciona informação de fabricação a curva de chapa metálica, rolo de contorno, e linhas de centro estética. As notas de curva podem ser adicionadas as vistas planificadas da matriz das peças de chapa metálica. Uma nota de curva fica associada com a linha de centro selecionada da curva. A colocação pré- definida da nota de curva está acima da linha de centro selecionada da curva. Ela restringe o texto de curva ao midpoint da linha de centro e cria afastamentos pelo valor Origin Offset a partir do Estilo de Cota - Dimension Style. Inserir Notas de Punção Uma nota de punção inclui dados relacionados à feature de punção - punch: por exemplo, a identificação da punção, ângulo, direção, profundidade, nota de quantidade, e assim por diante. As notas de punção podem ser adicionadas as vistas planificadas de matriz de peças de chapa metálica. Símbolo de Solda Caterpillars As caterpillars de soldadura são usadas para denotar as features de soldadura em vistas 2D. Podemos adicionar caterpillars de soldadura manualmente usando o comando Caterpillar. Adicionamos os símbolos de caterpillar automaticamente a partir das features de soldadura usando Get Model Annotations > Get Weld Annotations no menu do clique do botão direito do mouse. Final do Cordão - End Fills Autodesk Inventor | 52 O comando End Fills - Final do Cordão é usado para representar a região preenchida indicando o fim de um cordão de solda. Pode adicioná-los manualmente usando o comando End Fill ou automaticamente a partir de modelos de soldadura usando Get Model Annotations > Get Weld Annotations. Modificamos a aparência end fill através das propriedades do objeto. Balões de Identificação de Itens Os balões são etiquetas de anotação que identificam itens apresentados em um uma lista de peças. Os balões podem ser colocados individualmente ou automaticamente para todos componentes em uma vista de desenho. Podemos adicionar balões a uma peça personalizada depois de ser acrescentada à lista de peças. A forma do balão e o valor podem ser substituídos utilizando o Edit Balloon no menu do clique do botão direito do mouse. Podemos unificar os balões para usar uma única linhas de chamada utilizando a opção attach balloon no menu do clique do botão direito do mouse. Listas de Peças As Listas de Peças exibem os dados guardados na conta de materiais do projeto da montagem. A lista de peças pode ser modificada para incluir outras colunas diferentes ou valores substituídos. Os dados da conta de material podem ser modificados a partir do arquivo de desenho ou do arquivo de montagem. As peças personalizadas podem ser adicionadas à lista de peças para incluir itens que não foram modeladas como tinta ou graxa. Tabelas Autodesk Inventor | 55 Mais informações Local Tópico do Help Search: “Styles in drawings” “Configure the company standard styles using the Styles Editor” Skill Builder Drawings: Drawing Styles - Objects Studio no Autodesk Inventor O Inventor Studio é um ambiente de renderização e animação dentro dos documentos Part e Assembly. Podemos produzir imagens ilustrativas e realistas de nossas peças ou montagem. As imagens de Inventor Studio podem ser usadas para documentar os produtos, apresentar conceitos aos investidores, clientes, ou a equipe de gestão. As imagens que criamos podem ser empregadas em uma ampla variedade de locais dentro do ambiente corporativo. Além disso, podemos oferecer animações de como funciona o nosso projeto. E, melhor ainda, com o Video Producer (parte do Studio) temos a possibilidade de compor fotografias de várias câmeras e produzir um vídeo de animação mais cinematográfico. Como um ambiente dentro da peça e dos documentos de montagem, basta decidir quando você deseja entrar no ambiente e mandar ver. Podemos renderizar uma imagem usando um padrão de iluminação e estilos de cenário ou fazer novos cenários para atender às nossas necessidades específicas. Podemos salvar e compartilhar as luzes personalizadas, as cores e estilos de cena com os outros em nossa comunidade de design. As animações utilizam as restrições de montagem existentes. Tudo que precisamos fazer é especificar um período de tempo e qual é a condição final previsto da restrição. A linha do tempo – timeline - fornece acesso fácil para ajustar o tempo de cada objeto animado. As representações posicionais de animação existente bem no fundo da montagem exigem tempo e esforço extra. Recomendamos que você se familiarize com o Inventor Studio e as várias opções de representação antes de mergulhar nesta área. Autodesk Inventor | 56 Saiba mais no conteúdo Help, livros sobre Inventor, recursos on-line de outros usuários do Inventor, no Autodesk Newsgroup no endereço http://discussion.autodesk.com. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Render and animate with Inventor Studio” Tutorial Render Models with Studio Animate Assemblies Create Positional Representations Skill Builder Studio: Animate Camera Advanced Camera Animation Publique os Desenhos Os dados do protótipo digital podem ser publicados em diversos formatos no Inventor. Esses dados podem incluir peças, montagens, desenhos, ou uma combinação destes, dependendo do tipo de arquivo selecionado. Para publicar, utilize o comando Save Copy As e selecione um tipo de arquivo, ou use os diferentes comandos de exportação. Os tipos de arquivo suportados são:  Arquivos DWF 2D e 3D  Formatos de arquivo de CAD, incluindo Parasolid®, Pro/ENGINEER®, e STEP  Arquivos PDF 2D  Arquivos de imagem, incluindo BMP, JPEG, PNG ou TIFF Os arquivos DWF são um tipo de arquivo Autodesk que pode conter dados 3D, 2D e informação da lista de materiais. Podemos visualizar os arquivos DWF no Autodesk ® Design Review, um download gratuito que contém ferramentas para visualizar, imprimir e aplicar marcas de revisão nos arquivos DWF. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Publishing 3D data” “Publishing 2D data” “Publish to DWF” “DWF markup” “Export parts, assemblies, and more” autodesk.com/dwfwriter-download Web links autodesk.com/designreview dwfcommunity.autodesk.com Autodesk Inventor | 57 Gerencie os Dados O Autodesk Inventor ® oferece vários meios para compartilhar arquivos dentro de seus grupos de trabalho interno, e com os membros da equipe fora de sua organização. Podemos importar e exportar arquivos de e para outros softwares de CAD, e também compartilhar arquivos do Inventor com membros da equipe que não utilizam o software de CAD. Compartilhe Arquivos em Grupos de Trabalho Utilizando o Vault O Autodesk® Vault é um sistema de gerenciamento de dados para grupo de trabalho para compartilhamento de dados do projeto através de uma equipe de projeto. The Vault oferece uma gestão de arquivos e um sistema de controle de versão para toda a engenharia e dados relacionados. Ele fornece aos membros da equipe de projeto um ambiente central e seguro de colaboração. O Autodesk Vault em um ambiente compartilhado consiste em dois componentes: o servidor Vault e os clientes Vault. O servidor armazena os arquivos mestres de dados de todas as informações de projeto. Os clientes oferecem acesso aos arquivos armazenados no servidor. As equipes de projeto utilizam o Autodesk Vault para controle de versão e para armazenar e compartilhar todos os tipos de arquivos de engenharia e dados relacionados. Os arquivos podem ser Autodesk Inventor, AutoCAD ®, Autodesk ® DWF ™ (Design Web Format), FEA, CAM, ou do Microsoft ® Office. Eles podem ser qualquer outro arquivo utilizado no processo de projeto. 4 Capítulo Autodesk Inventor | 60 Importação e Exportação de Dados Para traduzir arquivos, podemos abrir ou importar os arquivos do Autodesk Inventor. Também podemos colocar os arquivos de peças e de montagem como componentes nas montagens do Autodesk Inventor e arrastar e soltar e arquivos de peça e de montagem para o Autodesk Inventor. Nos fluxos de trabalho de abrir, importar e colocar componentes podemos escolher as opções de importação específica para atingir os resultados pretendidos. As opções de importação estão disponíveis quando selecionamos um arquivo e clicamos em Options na caixa de diálogo. Os detalhes da operação de importação estão contidos no relatório de tradução, abaixo do nó correspondente do navegador de terceiros. Arquivos do AutoCAD Quando abrimos um arquivo do AutoCAD na Autodesk Inventor, podemos selecionar os dados do AutoCAD para traduzir:  O espaço do modelo, um único layout no espaço do papel, ou sólidos 3D.  Uma ou mais layers. Podemos também colocar dados 2D traduzido:  Em um sketch em um desenho novo ou existente.  Como um bloco de título em um novo desenho.  Como um símbolo de sketch em um novo desenho.  Em um sketch de uma peça nova ou existente. Se você traduzir sólidos 3D, cada sólido se torna um arquivo de peça contendo um corpo sólido ASM. Os blocos são traduzidos como símbolos de sketch. Podemos importar desenhos do AutoCAD (DWG) para um sketch de peça, um desenho ou uma sobreposição de sketch de desenho. O conversor leva as entidades a partir do plano XY do espaço do modelo e os coloca no desenho. Nos desenhos, não podemos converter determinadas entidades, como splines. Podemos optar por importar blocos de AutoCAD como blocos de sketch do Autodesk Inventor. Podemos exportar os desenhos do Autodesk Inventor para o AutoCAD. O conversor cria um desenho do AutoCAD editável e coloca todos os dados no espaço do papel ou no espaço do modelo de no arquivo DWG. Se o desenho do Autodesk Inventor possui várias folhas, cada uma é guardada como um arquivo DWG separado. As entidades exportadas se tornam entidades do AutoCAD, inclusive as cotas. Podemos abrir um arquivo DWG e, em seguida, copiar os dados selecionados do AutoCAD para a área de transferência e colar em uma peça, montagem, desenho ou croqui. Os dados são importados na posição do cursor. Autodesk Inventor | 61 As opções para importar e salvar arquivos do AutoCAD ® no Autodesk Inventor são:  Seleção de layers.  Janela de seleção de entidades.  Salvar arquivos em formato DWG.  Suporte para arquivos DXF para a versão 12.  Criação de arquivos do AutoCAD ® Mechanical, se o AutoCAD Mechanical estiver instalado. NOTA: Os arquivos do Mechanical Desktop podem ser ligados as montagens do Autodesk Inventor sem importar. Mais informações Local Tópico do Help Search: “DWG Translation” “Use your AutoCAD geometry” “Export drawing data to AutoCAD” Importação de Arquivos de Outros Sistemas CAD É possível importar arquivos de peças e de montagem de outros sistemas CAD. A operação de importação não mantém a associatividade com o arquivo original, exceto quando importamos arquivos do Alias associativamente. Depois de importar os arquivos, podemos tratá-los como se eles fossem originalmente criados no Autodesk Inventor. Podemos importar esses arquivos:  Alias  CATIA V5  JT  Pro/ENGINEER®  Parasolid®  SolidWorks™  UGS NX Também é possível importar arquivos SAT, STEP, IGES, e do Mechanical Desktop (DWG). Autodesk Inventor | 62 Mais informações Local Tópico do Help Search: “Parts and assemblies from other CAD systems” ”Import and use IGES data” “Import and use STEP data” Exportar Arquivos para Outros Formatos de Sistema CAD É possível exportar as peças do Autodesk Inventor, montagens, e mais para outros formatos de sistemas CAD. A operação de exportação não mantém a associatividade com o arquivo original do Autodesk Inventor. Podemos exportar esses arquivos:  CATIA V5  JT  Pro / ENGINEER ®  Parasolid ® Também podemos exportar para SAT, STEP, IGES, DWF, e vários formatos de arquivos gráficos. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Export parts, assemblies, and more” “Save, Save As, Export” “DWF markup” Autodesk Inventor | 65 Preferências de Ambiente As opções que selecionamos nas caixas de diálogo Application Options and Document Settings controlam a exibição do ambiente. O acesso às caixas de diálogo está na guia Tools, painel Options. Opções da Aplicação As configurações na caixa de diálogo Application Options controlam a aparência e o comportamento do Autodesk Inventor. Várias guias controlam a cor de exibição, o comportamento e as configurações dos arquivos, a localização dos arquivos padrão, e várias funções do usuário. As opções das aplicações permanecem em vigor até que sejam alteradas. O acesso a Opções das Aplicações está disponível na parte inferior do menu Applications abaixo de Options. Configurações de Documento A caixa de diálogo Document Settings controla as configurações em arquivos individuais. Várias guias controlam as configurações para o documento ativo. Podemos especificar os estilos ativos, unidades de medida, preferências de sketch e modelagem, lista de materiais, tolerância padrão. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Customize work environments in Autodesk Inventor” “Application Options settings” Estilos e Padrões O Editor Style and Standard oferecem opções onde configuramos as nossas preferências para os estilos e padrões. O acesso ao Editor Style and Standard está localizado na guia Manage, painel Styles and Standards. Selecionamos um padrão de desenho quando instalamos o Autodesk Inventor. O conjunto de estilos padrão em Standards controlam a maioria dos objetos utilizados nos documentos, como balões, cotas, texto, tabelas, e assim por diante. Os estilos padrão são normalmente o suficiente para começar. Utilizamos o Editor Style and Standard para personalizar os estilos. Por definição padrão, ações como a criação ou modificação de estilos afetam somente o documento atual. Podemos optar por salvar o estilo na biblioteca de estilo, uma biblioteca mestra que contém definições para todos os estilos disponíveis associado com um padrão de desenho. Normalmente, um administrador de CAD gerencia a biblioteca de estilo. Esta prática garante que ninguém substitua por acidente as definições de estilo, utilizado por todos os documentos que usam o padrão de desenho, com um estilo personalizado. Autodesk Inventor | 66 Bibliotecas Estilo As bibliotecas de estilo facilita o compartilhamento das convenções de formatação em todos os projetos, pois elas contêm as definições de formatação de objetos. Podemos usar uma biblioteca de estilos para atualizar um estilo para todos os documentos. Por exemplo, podemos mudar as pontas de seta das cotas editando o estilo e salvando a revisão na biblioteca mestra de estilo. Todos os documentos que usam esse padrão de desenho têm acesso à biblioteca e a todos os estilos novos ou alterados que foram adicionados a ela. Mais informações Local Tópico do Help Search “Work with styles” “Styles in drawings” Tutorial - Use Sheet Metal Styles Tutorials link from Help home page. Visualização dos Modelos O guia View contém comandos para a visualização dos modelos. Quando ViewCube e NavBar forem selecionados, eles serão exibidos no canto superior direito da janela de gráficos. A NavBar contém os comandos básicos de visualização. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Overview of the ViewCube” “Navigation Tools” “Views of models” Autodesk Inventor | 67 Templates Depois que ativamos o Autodesk Inventor, podemos abrir um arquivo existente ou iniciar um novo arquivo. Os templates estão disponíveis no menu Application abaixo de New. Podemos escolher entre vários templates com unidades predefinidas. Use as guias para escolher o padrão. Os templates são armazenados nos seguintes diretórios nos subdiretórios English ou Metric.  Windows® XP: Autodesk\Inventor (número da versão)\Templates  Windows Vista®: C:\Users\Public\ Documents\Autodesk\Inventor (número da versão)\ Templates Os subdiretórios no diretório Templates são apresentados como guias na caixa de diálogo Open New File. Podemos criar e salvar templates personalizados no diretório Template. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Getting started” “Create files from templates” Projetos Um projeto representa um agrupamento lógico de um projeto de desenho completo. Um projeto organiza os dados através da manutenção de informações sobre onde estão armazenados os dados do projeto, onde podemos editar arquivos, e manter as ligações válidas entre eles. Os projetos são essenciais quando trabalhamos em uma equipe, em vários projetos de desenho e compartilhamos as bibliotecas de peças entre diversos projetos de desenho. O Autodesk Inventor suporta dois tipos de projetos:  Projeto de Usuário Individual  Projetos do Vault (se o Vault estiver instalado) Um editor do projeto - Project Editor – é fornecido para criar e editar os projetos. No editor de projeto, especificamos o tipo de projeto, o workspace padrão, e os nomes e os locais da biblioteca. Definimos as opções de projeto restantes para se adequar ao ambiente de desenho, e depois especificamos os caminhos de pesquisa do projeto. Autodesk Inventor | 70 O local da pasta do projeto padrão é Meus Documentos/Inventor, mas podemos mudá-lo para um local diferente. Mais informações Local Tópico do Help Search: “Learn about projects” Tutorial Work with Projects Recursos de Aprendizagem Muitas oportunidades de aprendizagem estão disponíveis na guia Get Started da Ribbon, e no home page do Help no software Autodesk Inventor. Workshop das Novas Features O New Features Workshop é um recurso para todos os usuários. Este recurso está apresentado em lista na home page do Help, e na guia Get Started da Ribbon no Autodesk Inventor. Ele contém uma descrição e ilustração de cada nova funcionalidade nessa versão especial do software Autodesk Inventor. Help Integrado O Help é um recurso abrangente e conveniente para o aprendizado sobre o software Autodesk Inventor. No navegador do Help, use as guias para localizar os tópicos usando seu método favorito. Na home page, especifique o tipo de usuário que você é, e faça um link com os tópicos do Help, informações adicionais, recursos e serviços. Muitos tópicos do Help incluem exemplos gráficos e animações da funcionalidade. Tutoriais Os tutoriais que você fizer um link a partir da home page do Help e a guia Get Started são um conjunto completo de lições práticas. O conjunto de tutorial está organizado em três categorias: fundamental, interesse geral, e interesse específico. Você pode aprender a ser produtivo rapidamente, se você for um novo usuário do Autodesk Inventor ou estiver em transição do AutoCAD. Autodesk Inventor | 71 Skill Builders Os Skill Builders ajudam você a aperfeiçoar suas habilidades em várias áreas específicas de funcionalidade. Utilize o link na home page do Help para navegar até a página da Web dos Skill Builders. Tradução/Adaptação: Maurijones J. de Albuquerque – StudioCAD Envie seus comentários e sugestões: mauri.jones@studiocad.com.br Mais informações Local Workshop das Novas Features Link da home page do Help Tópico do Help Search: “Find the Information you need” “Autodesk Inventor Learning Resources” Online Help: Trajetória Interna Home Page do Help Web page dos Skill Builders (necessário conexão de internet) Link da home page do Help Guia Get Started do Ribbon Tutorial Link from Help home page Guia Get Started do Ribbon
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