Folder Hipertensão Arterial

Folder Hipertensão Arterial

Elaborado pelos alunos de Fisioterapia; André Luiz; Jaiara Figueiredo; Naiara Barros.

“Cuidar da Hipertensão Faz Bem ao Coração!”

A Fisioterapia na Comunidade visa desenvolver atividades efetivas em todos os níveis de atenção, dentro da equipe interdisciplinar, visando promover, prevenir, e reabilitar o individuo. Através da realização do tratamento fisioterapêutico com atividades educativas, a fisioterapia proporciona ao individuo a manutenção de sua saúde. A fisioterapia atua na prevenção dos fatores de risco que predispõe a hipertensão através do exercício físico aeróbico e resistido. E tem por objetivo eliminar ou minimizar as limitações físicas e sociais impostas a uma pessoa utilizando o exercício físico como instrumento de trabalho.Assumindo assim um importante papel fundamental na recuperação de indivíduos com disfunções do sistema cardiovascular. Fisioterapia na Comunidade

Atuação da Fisioterapia na comunidade junto ao hipertenso.

Referências: SBH - Sociedade Brasileira de Hipertensão Rev. Bras Hipertensão vol.16(2):87-91, 2009. SBC—Sociedade Brasileira de Cardiologia—DHA

Hipertensão Arterial

“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido...” Confúcio

O que é Hipertensão Arterial? Importante Fatores de risco

O que fazer para controlar a hipertensão:

A hipertensão conhecida popularmente como pressão alta se dá quando ocorre o aumento dos níveis da pressão arterial. Estes níveis são considerados normais quando os valores verificados estão em 120 X 80 mmHg.

A pessoa é considerada hipertensa quando os níveis de pressão arterial persistem acima de 135 X 85 mmHg. Todas as pessoas mesmo que não sinta nada, devem verificar a pressão pelo menos uma vez por ano.Quem tem pressão alta geralmente não se sente doente: a pressão alta é uma Assassina silenciosa.

Sinais e sintomas

No inicio a hipertensão não apresenta sinais e sintomas mas com o avanço pode provocar agravos como:

Dores de cabeça Zumbidos Tonturas Palpitações

Formigamentos nos membros

Cansaço e diminuição da atividade sexual.

Obesidade Sedentarismo Alcoolismo Tabagismo Outros: Raça Negra, Colesterol alto , Diabetes e Stress

A hipertensão quando não tratada compromete o funcionamento de órgãos vitais como: os rins, coração, cérebro, olhos e vasos colocando a vida do portador em risco. Levando ao aumento do risco do AVE conhecido como DERRAME, Doenças Renais, Infarto Agudo do Miocárdio e Aneurisma.

O sal faz o corpo reter mais líquidos, e o aumento do volume de líquido faz a pressão subir. No entanto, não há necessidade de comer sem sal.Deve-se, sim, evitar o exagero, como colocar sal na comida pronta ou comer alimentos que contêm muito sal.Os brasileiros consomem em média quatro a cinco colheres de café cheias de sal por dia, ou seja, 10g. O nosso corpo precisa de bem pouco sal, muito menos do que uma colher de café por dia (2,5g/dia). Essa quantidade existe nos próprios alimentos.

Sal o Vilão da Hipertensão:

Dê preferência a uma alimentação mais natural, incluindo em seu cardápio frutas e verduras em todas as principais refeições. Evite alimentos enlatados, gordura animal e excesso de carboidratados.

Alimentação

Pratique exercícios físicos regularmente. Dê preferência a exercícios aeróbicos, como natação, caminhadas e ciclismo .Tente fazer exercícios todos os dias ou caminhar. Se isso não for possível, tente fazer 30 minutos, três vezes por semana. Porém, não se esqueça de procurar orientação de um especialista para saber o melhor tipo de exercício para você.

Exercícios Físicos

O tratamento da pressão alta é feito com remédios e também sem remédios, faz necessário, porem o acompanhamento de um profissional de saúde o qual vai realizar orientações.Além disso , com a ingestão de uma alimentação saudável e prática atividade física, vai monitorar os níveis da pressão alta, ajudando a controlá-la

Comentários