AULA 3 Análise do Diagrama de Fases

Em função das diferentes misturas dos hidrocarbonetos e das diferentes condições de temperatura e pressão, temos 3 tipos de reservatórios:

Reservatórios de Óleo; Reservatório de Gás;

Reservatórios com as duas fases em equilíbrio.

Reservatórios de Óleo

É importante salientar que a temperatura (TR) nas condições do reservatório não se altera desde o início da explotação até o abandono do reservatório.

Sendo assim e conforme visto, de acordo com a posição que ocupa no diagrama de fases, a mistura de hidrocarbonetos pode receber o nome de óleo saturado ou subsaturado.

Observando a próxima figura, verificamos que se o ponto representativo da pressão nas condições do reservatório for maior que a pressão na curva dos pontos de bolha (ponto R), dizemos que o óleo é subsaturado.

Quando o ponto representativo da pressão nas condições do reservatório se encontra exatamente na curva dos pontos de bolha, dizemos que o óleo é saturado. Nessas condições, qualquer redução da pressão, as frações mais leves dos hidrocarbonetos irão vaporizar-se.

As condições do fluido no reservatório são representadas por uma linha vertical (temperatura constante). Enquanto a pressão permanece caindo à medida que o reservatório produz fluido até a situação de abandono do reservatório (término da produção), a temperatura permanece constante (TR).

A curva RS retrata as condições da mistura em sua transição das condições do reservatório até as condições da superfície. No exemplo, na superfície, cerca de 60% dos hidrocarbonetos estarão na fase líquida e 40% na fase gasosa.

À medida que o óleo é explotado, nas condições da superfície e no reservatório haverá produção de gás com conseqüente redução do óleo e esse fenômeno se dará de forma diferenciada de acordo com a pressão em ambas as situações. Essa redução se dá devido à vaporização das frações mais leves, no qual nas novas pressões, incluindo a da superfície, mudam de fase (líquida para a gasosa).

De acordo com o grau de redução o volume do óleo na superfície, o óleo pode ser classificado em:

Baixa Contração -Óleo normal ; Alta Contração – Óleo Volátil.

Os primeiros hidrocarbonetos que volatilizam são o metano, etano, propano, etc. seguido dos compostos intermediários.

As frações mais leves arrastam consigo as frações pesadas, porém essa quantidade é desprezível. A contração se dá, basicamente, pela vaporização das frações mais leves.

Sendo assim, óleos de Baixa Contração resultam em uma quantidade maior de líquido na superfície e pouco gás e óleos de Alta Contração, por apresentar frações mais leves, produziram menos líquido na superfície e quantidades apreciáveis de gás.

Reservatórios de Gás

Chama-se de Reservatórios de Gás, as jazidas que nas condições de temperatura e pressão a mistura de hidrocarbonetos encontra-se no estado gasoso.

No diagrama de fases os pontos que caracterizam um reservatório de gás, encontram-se a direita da curva dos pontos de orvalho.

Dependendo do seu comportamento quando a pressão do reservatório diminui enquanto o fluido é produzido, e a forma com que o mesmo chega à superfície, o Reservatório de Gás pode ser Classificado como:

a) Reservatório de Gás Seco. b) Reservatório de Gás Úmido. c) Reservatório de Gás Retrógrado.

Comentários