tutorial idrisi

tutorial idrisi

(Parte 1 de 8)

Idrisi

Versão digitalVersão digital P D Fortable ocument ile

Centro de Recursos Idrisi, Brasil

IdrisiIdrisi for Windows versão 2

Manual do usuário

Introdução Exercícios tutoriais

J. Ronald Eastman

Clark Labs forCartographic Technology andAnalysis

Editores da versão em português:

Heinrich Hasenack Eliseu Weber

Porto Alegre 1998

Centro de Recursos Idrisi, Brasil

©1998 by Graduate School of Geography, Clark University.

Este texto é parte integrante de:

EASTMAN, J. R. 1997. IDRISI for Windows Users’s Guide version 2.0. Introduction. Worcester-MA,

Graduate School of Geography, Clark University. p. 1-1 to 3-19.

EASTMAN, J. R. 1997. IDRISI for Windows Users’s Guide version 2.0. Tutorial Exercises. Worcester- MA, Graduate School of Geography, Clark University. 192 p.

Tradução: Eliseu Weber Élvio Giasson Fernando José de França Heinrich Hasenack Rodrigo Agra Balbueno

Revisão técnica e editoração: Heinrich Hasenack Eliseu Weber

Agradecimentos: Ao Prof. Robin Thomas Clarke, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, pelo auxílio na tradução e adaptação para o português de termos relativos à estatística de dados espaciais.

Realização: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Biociências - Centro de Ecologia Centro de Recursos Idrisi

Solicitações: UFRGS Centro de Ecologia Centro de Recursos Idrisi Caixa postal, 15007 CEP 91.501-970 Porto Alegre RS Brasil Tel.:(051) 316 6909 Fax:+5 (51) 319 1568 E-mail:cridrisi@ecologia.ufrgs.br http://www.ecologia.ufrgs.br/~cridrisi

Eastman, J. R.

IDRISI for Windows: Introdução e Exercícios tutoriais. J. Ronald Eastman. Editores da versão em português, Heinrich Hasenack e Eliseu Weber. Porto Alegre, UFRGS Centro de Recursos Idrisi, 1998.

240p.: 45 figuras, 10 tabelas

Palavras-chave: 1. Sistemas de informação geográfica; 2. Geoprocessamento; 3. GIS; 4. SIG; I. Eastman, J.R. I. Título

Todos os direitos reservados. Reprodução, mesmo parcial, proibida sob qualquer forma ou meio, sem autorização por escrito do editor.

Introdução 3

O software descrito neste documento é fornecido sob licença e pode ser usado ou copiado somente de acordo com os termos desta licença (veja os termos da licença no Guia de instalação). O IDRISI pretende ser basicamente um veículo de baixo custo para o ensino e a pesquisa acadêmica. Em conformidade com esta intenção, um grande número de licenças para pesquisa, acadêmicas e para estudantes já estão disponíveis.

Este software é vendido “tal qual” e a informação contida neste manual está sujeita a modificações sem prévia notificação. Além disso, a Graduate School of Geography da Clark University não assume responsabilidade por quaisquer erros que possam aparecer neste documento ou no software que ele descreve.

A Graduate School of Geography da Clark University dá uma garantia pelo período de 30 dias a partir da data da compra sobre os disquetes ou CD-ROM através dos quais este software é distribuído de que eles estão livres de defeitos no material ou na mão-de-obra. No caso de notificação e devolução dos disquetes ou CD-ROM defeituosos no período de garantia, a Graduate School of Geography da Clark University os substitui. Em nenhuma outra circunstância haverá reposição ou devolução.

O Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation. Todos os outros nomes mencionados neste volume podem ser marcas registradas ou marcas registradas em suas respectivas companhias e recebem aqui os nossos agradecimentos.

Bem vindo à versão 2.0 do Sistema de Análise Geográfica IDRISI for Windows. Veja no Guia de instalação uma lista dos conteúdos do pacote bem como os termos da licença.

O seu cartão de registro incluído nestes materiais deve ser preenchido e enviado de volta ao nosso escritório. Ele assegurará a você o envio da revista bi-anual do IDRISI e de informação sobre atualizações.

Após findos seus 60 dias de assistência técnica gratuita, sugerimos que você faça um “contrato de assistência técnica”. Um formulário do contrato de assistência técnica acompanha seu software. Quando necessitar assistência técnica, por favor fique com o número de série de sua licença à mão, uma vez que a Clark University não fornece serviço sem este número.

Nós do projeto IDRISI esperamos satisfazê-lo com este software. Sugestões que vocês tenham para desenvolvimento futuro são sempre bem vindas.

Centro de Recursos Idrisi, Brasil

A “árvore” apresentada na capa do Manual do usuário do IDRISI for Windows é parte de uma fotografia aérea de um sistema fluvial na Tanzânia. Árvores individuais nesta foto compreendem o que aparenta serem folhas, enquanto o padrão de drenagem forma os galhos e o tronco. A colocação da árvore do IDRISI como uma janela sob forma de vitral anuncia o lançamento do IDRISI for Windows.

Contatos com o Projeto IDRISI

Para contactar o projeto IDRISI o endereço é:

The IDRISI Project The Clark Labs for Cartographic Technology and Geographic Analysis Clark University 950, Main Street Worcester, MA 01610-1477 U S A

Para contatos por telefone, fax ou correio eletrônico, ou para visitar-nos na Internet:

Vendas e solicitações em geral (1) 508-793-7526 Assistência técnica (1) 508-793-7528 Fax(1) 508-793-8842 Bitnet Idrisi@clarku Internet Idrisi@vax.clarku.edu Web site w.idrisi.clarku.edu

Nosso horário de funcionamento vai das 9h às 17h no horário da Costa Atlântica dos Estados Unidos (-5 horas GMT no inverno e -4 horas GMT no verão) de segundas a sextas-feiras. As mensagens fora deste horário são recebidas por secretária eletrônica.

Agradecimentos

Este produto é resultado do esforço coletivo de um time de profissionais sérios. O software e a documentação foram concebidos e definidos por Ron Eastman. O time de programadores foi composto por Ron Eastman, Tammy Woodard, Diane Denner, Jim Hagan, Hong Jiang e Kristin Schneider. O time de documentação foi composto por Ron Eastman, Michele Fulk, Laurie Canavan, Karen Lehrach, Chris Allen e Kelly Davis. O sistema de Ajuda foi desenvolvido por Laurie Canavan. O design gráfico foi feito por Anne Gibson. O desenvolvimento de novos exercícios tutoriais e a conversão dos exercícios existentes foi feito por Ron Eastman, Michele Fulk, John Auble, Kevin St. Martin e Gary Votour. Testes locais foram coordenados por James Toledano com contribuição substancial de Stephanie Hulina, Mahadevan Ramachandran, Maggie Robertson, Mathilde Snel, Assaf Anyamba, Rhonda Davis, Nick Haan, Sandra Johnson, Dmitry Varlyguin, Amadou Thiam, Sarah Williams e Rita Young.

Os laboratórios da Clark University

O projeto IDRISI é uma das várias atividades de Clark Labs for Cartographic Technology and Analysis, um dos quatro centros localizados no George Perkins Marsh Institute da Graduate School of Geography na Clark University. Em 1º de maio de 1997, a equipe do Clark Labs era composta pelas seguintes pessoas:

Introdução 5

Anne Gibson (USA), Gerente do laboratório de cartografia Assaf Anyamba (Quênia), Pesquisador associado Chris Allen (USA), Analista de assistência técnica Diane Denner (USA), Programador Garry Votour (USA), Analista de assitência técnica Hong Jiang (China), Analista de pesquisa James Toledano (USA), Diretor assistente para o desenvolvimento de produtos Jessica Hilyard (USA) , Assistente de serviço ao cliente Jim Hagan (USA), Programador John Auble (USA), Pesquisador associado Senior Karen Lehrach (USA), Vice-coordenadora dos Centros de Recursos/especialista de serviço ao cliente Kelly Davis (USA), Coordenador de marketing e de produção Kelly Harvey (USA), Serviço ao cliente e agente de arquivo Kevin St. Martin (USA), Coordenador dos Centros de Recursos Korey Darling (USA), Assistente estudante de serviço ao cliente Kristin Schneider (USA), Analista de pesquisa Laurie Canavan (USA), Diretor assistente de operações Maggie Parry (USA), Assistente de pesquisa K-12 Maggie Robertson (USA), Especialista em assistência técnica Mahadevan Ramachandran (Índia), Pesquisador associado Marianna Pavlovskaya (Rússia), Assistente de pesquisa Mathilde Snel (Holanda), Vice-coordenador de treinamento Michele Fulk (USA), Diretor assistente para programas Nancie Consolie (USA), Assistente de serviço ao cliente Nick Haan (USA), Vice-coordenador de treinamento Rita Young (USA), Assistente de serviço ao cliente Rhonda Davis (USA), Testes Ron Eastman (Canadá), Diretor/programador Sandra Johnson (USA), Testes Sarah Williams (USA), Assistente de serviço ao cliente estudante Srinivas Emani (Índia), Pesquisador associado Stephanie Hulina (USA), Assistente de pesquisa Stephanie Wood (USA), Assistente de pesquisa Tammy Woodard (USA), Programadora/gerente do laboratório de desenvolvimento de sistemas Thomas Gabrielle (USA), Analista de sistemas de informação Ying Li (China), Assistente de pesquisa Yelena Ogneva-Himmelberger (Rússia), Assistente de pesquisa

(Parte 1 de 8)

Comentários