Coletânea de Exercícios Resolvidos em C

Coletânea de Exercícios Resolvidos em C

(Parte 1 de 9)

Coletânea de

Exercícios em Linguagem C

Autor: Rogério Rômulo de Oliveira

Coletânea de exercícios- Linguagem C Aluno: Rogério Oliveira –ANO 2006

9) Receber do teclado uma mensagem e imprimir quantas letras A, E, I, O, U tem esta mensagem. Considerar minúscula e maiúscula. A função em portugol que acessa letra por letra de uma palavra é strlem(variavel,x). (x é a posição da letra na frase)--------------------------1

13) Receber do teclado a sigla do estado de uma pessoa e imprimir-14

15)Entrar com um nome e imprimir o nome somente se a primeira letra do nome for “a” (maiúscula ou minúscula).-----------------------------14

16)Solicitar no teclado uma frase com no máximo 40 letras. Se o tamanho for maior que 40, dar uma mensagem de entrada inválida e solictar novamente, se passar, imprimir a frase na vertical com um tempo em cada letra. ----------------------------------------------------------------------- 15

17)Escrever um programa que receba um nome -Que conte o número de vogais existentes nele. -O programa deverá imprimir o numero total de caracteres do nome -Quantas vogais - E a respectiva porcentagem das vogais em relação ao total de caracteres.--------------15

18)Receber um nome no teclado e imprimir a seguinte saída - Nome todo: - Primeiro caracter: - Do primeiro até o terceiro caracter:-------16

19)Receber um nome e imprimir as 4 primeiras letras do nome.------16

23) Escrever um programa que receba um nome. a)Que conte o número de vogais existentes nele. b)O programa deverá imprimir o numero total de caracteres do nome. c)Quantas vogais e a

24) Solicitar um nome e mostrar o primeiro, o último, o quarto, do

27) Solicitar um nome e mostrar o primeiro, o último, o quarto, do primeiro ao terceiro do primeiro ao ultimo caracter digitado e suas posições. Mostrar quantas letras tem o nome e escrevê-lo de trás prá frente. Mostrar o número de vogais e constantes.----------------------------21

06)Informe o tempo gasto numa viagem (em horas), a velocidade média e calcule o consumo.--------------------------------------------------------------24 07) Ler um número inteiro e imprimir seu quadrado.------------------------25 08) Informar um saldo e imprimir o saldo com reajuste de 1%---------25 09) Calcule e imprima o valor em reais de cada kw o valor em reais a ser pago o novo valor a ser pago por essa residencia com um

13)Calcular o Consumo de um veículo conforme os dados informado no teclado: Tempo em horas, velocidade média e distância.-------------26

18) Solicitar salario, perstaçao. Se prestação for maior que 20% do salario, imprimir : Empréstimo não pode ser concedido. Senão imprimir Empréstimo pode ser concedido.----------------------------------------28

2)Criar um algoritmo que leia os limites inferior e superior de um intervalo e imprimir todos os números pares no intervalo aberto e seu

23)Apresentar os quadrados dos números inteiros de 15 a 200--------30

26)Elaborar um programa que efetue a leitura sucessiva de valores numéricos e apresente no final o total do somatório, a média e o total de valores lidos. O programa deve fazer as leituras dos valores enquanto o usuário estiver fornecendo valores positivos. Ou seja, o programa deve parar quando o usuário fornecer um valor negativo.31

27) Elaborar um programa que efetue a leitura de valores positivos inteiros até que um valor negativo seja informado. Ao final devem ser apresentados o maior e menor valores informados pelo usuário.------32

28) Receber um número do teclado e informar se ele é divisível por 10, por 5, por 2 ou se não é divisível por nenhum destes.----------------32

29) Um comerciante comprou um produto e quer vendê-lo com lucro de 45% se o valor da compra for menor que 20,0; caso contrário, o lucro será de 30%. Entrar com o valor do produto e imprimir o valor da venda.----------------------------------------------------------------------------------------- 3 30) Ler a idade de uma pessoa e informar a sua classe eleitoral.------3 31) Receber do teclado, vários números e verificar se eles são ou não

35) Entrar com um número e imprimir a raiz quadrada do número. Caso ele seja positivo. E o quadrado dele caso seja negativo.-----------35

36) Ler um número inteiro e verificar se está compreendido entre 20 e 80. Se tiver, imprimir “parabéns”, senão imprimir “chimpanzé”.-------35

37)Ler um número do teclado e imprimir todos os números de 1 até o número lido. Imprimir o produto dos números.---------------------------------36

41)Escrever um programa que receba vários números inteiros no

42) Receber dois numeros e imprimi-los em ordem crescente.---------38 43) Escrever um programa que receba vários números inteiros no

4) 3)Ler um número do teclado e imprimir todos os números de 1 até o número lido. Imprimir o produto dos números.------------------------39

45) Escrever um programa, que leia valores inteiros até ser lido o

46) Preencher um vetor com números inteiros(8unidades); solicitar um número do teclado. Pesquisar se esse número existe no vetor. Se existir,imprimir em qual posição do vetor e qual a ordem foi digitado. Se não existir, imprimir MSG que não existe.-----------------------------------40

02) Solicitar um número entre 1 e 4. Se a pessoas digitar um número diferente, mostrar a mensagem "entrada inválida" e solicitar o número novamente. Se digitar correto mostrar o número digitado.--42

10)Receber um numero e verificar se está entre 100 e 200. Se estiver na faixa,imprimir: "Voce digitou um numero entre 100 e 200",

01)Preencher um vetor com números inteiros(8unidades); solicitar um número do teclado. Pesquisar se esse número existe no vetor. Se

6) Neste exércicio temos dois vetores com 5 posições (0 a 4). Em cada vetor entraremos com cinco números. Mostrar os números e

8) Preencher um vetor de 8 elementos inteiros. Mostrar o vetor na horizontal com\t. Calcular a média do vetor. Mostrar quantos numeros são múltiplos de 5. Quantos números são maiores que 10 e menores que 30. Qual o maior número do vetor.--------------------------------------------49

10) Informar 3 nomes. Mostrar quantas letras "A" e "E", possuem.-50

vetores para as notas tipo float. 1 vetor para os nomes1 vetor

1)Armazenar em Vetores, Nomes e Notas PR1 e PR2 de 6 alunos. Calcular a média de cada aluno e imprimir aprovado se a méida for maior que 5 e reprovado se média for menor ou igual a 5. OBS.: 2 para a média. 1 vetor para situação.------------------------------------------------51

vetores para as notas tipo float1 vetor para os nomes. 1 vetor
para a média1 vetor para situação.----------------------------------------------52

12)Armazenar em Vetores, Nomes e Notas PR1 e PR2 de 6 alunos. Calcular a média de cada aluno e imprimir aprovado se a méida for maior que 5 e reprovado se média for menor ou igual a 5. OBS.: 2 13)Preencher um vetor com 6 numeros e mostra-los na tela.-----------53 14) Preencher um vetor com 5 numeros e a medida que for digitado o numero, calcular o cubo e mostrar em outro vetor. Mostrar os dois vetores.-------------------------------------------------------------------------------------------- 53

15) Preencher um vetor com 5 numeros e guardar o cubo dos numeros em outro vetor. Mostrar os dois vetores.---------------------------53

16)Preencher um vetor com os numeros 10 a 20, e depois mostrar os

19)Preencher um vetor com 5 numeros inteiros, solicitados no teclado e mostrar outro vetor com o cubo dos números do primeiro vetor.---5

2)Preencher um vetor com 5 numeros inteiros, solicitados no teclado e mostrar outro vetor com o cubo dos números do primeiro vetor.---56

03)Criar uma função que retorna o seguinte: A função recebe 3 valores float (n1,N2,n3)e retornar o (x*x)+y+z ou seja : O quadrado do 1º + a soma dos outros dois. Vai retornar o tipo inteiro.--------------60

04) Criar uma função que receba um caractere como parâmetro e retorne 1 (um) caso seja uma vogal e zero caso não seja.----------------61

05) Criar um programa que receba um nome como parâmetro e

06) Criar uma função que retorna o seguinte: A função recebe 3

02) Criar um algoritmo que leia os elementos de uma matriz inteira de 4 x 4 e imprimir os elementos da diagonal principal.------------------------64

10)Criar um algoritmo que leia os elementos de uma matriz inteira de

Exercícios Diversos

(Parte 1 de 9)

Comentários