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Universidade de Mogi das Cruzes

Aline dos santos Correa

Daniela Silveira Figueiredo

Naila da silva felisbino

Silvia de Souza Araújo

Viviane Cristina de Paula Alves

Administração virtual

São Paulo, SP.

2009

Universidade de Mogi das Cruzes

Aline dos santos Correa

Daniela Silveira Figueiredo

Naila da silva felisbino

Silvia de Souza Araújo

Viviane Cristina de Paula Alves

Trabalho sobre a Administração virtual

Trabalho de administração virtual do curso superior de tecnologia de gestão de recursos humanos da universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos de avaliação.

Prof orientador. Fausto Barbosa Junior

São Paulo, SP.

2009

Sumário

1. Introdução.....................................................................................................1

2. Administração virtual...................................................................................2

3. Gerência da Organização Virtual................................................................4

3.1.O que é um Produto Virtual?...................................................................4

4. Os mandamentos da Corporação Virtual...................................................5

5. Quais Empresas se Tornarão Virtuais?......................................................5

5.1. características da empresa virtual.......................................................................6

5.2. Alguns problemas da empresa virtual.................................................................6

6. Plano de Ação para Iniciar um Negócio Virtual..........................................7

7. Concepção de outros autores.....................................................................8

8. Revolução da Informação...........................................................................10

9. Casos Concretos Sobre a Gestão Virtual..................................................11

9.1. Procomp tem área especializada em Banco virtual. ..................................11

9.2.Características gerais da solução Call Center Procomp..............................12

10. A era da empresa tecnológica...................................................................12

11. Conclusão....................................................................................................14

Apêndice............................................................................................................15

Referências........................................................................................................18

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  1. Introdução

Estamos numa época de transição, as coisas já não são mais sólidas e claras para algum tempo atrás.Os mercados se encontram voláteis, os consumidores mutáveis, os negócios são fugazes.

As Empresas tradicionais já não são as mesmas, a tecnologia cada vez mais atingindo o mercado.Os empregos acabam desaparecendo, os salários decaem e os padrões de emprego sofrem reestruturação.

Estamos vivendo a era digital, as empresas estão se adequando a uma nova geração a era da informação. Grandes empresas como a Motorola, Ibm, Microsoft... Formam empresas virtuais para enfrentar os problemas específicos do mercado.

Neste contexto, este trabalho abordará a administração virtual bem como seus benefícios e conseqüências dentro da sociedade (Araújo, 2004)

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2. Administração virtual

A administração virtual nasceu com a era da tecnologia da informação, por atender as necessidades e por ter um sistema rápido, eficaz e compreensível, tornou-se como uma exigência para os executivos. A organização virtual é entendida como uma empresa baseada nas informações em tempo real, feito por fusão de telecomunicação e com a informática.

A administração virtual é feita por um poder de informação positiva. Podemos exigir uma participação maior de toda equipe e uma interação principal com o mercado. Segundo Talpscott (1996. apud Geraldo Maciel, 2007) “ vivemos na era da tecnologia, na era digital”. A administração virtual pode ser definida como a utilização da tecnologia da informação. Podemos destacar na administração quatro tipos de administradores:

1° pioneiros

  • Que desenvolvem novos produtos com mercado completamente novos como comercio eletrônico, software específicos.

2° reformadores

  • Desenvolvem hardware, software para dirigir com maneira inovada. Exemplos: casas de leilão, comércios de automóveis, mediação de empregos.

3° Os multiplicadores

  • Caracterizam-se por usar novas tecnologias em relação aos novos serviços, como provedores de serviços de Internet.

4° os guerrilheiros do mercado

  • Com o uso da Internet fazem concorrência para outras empresas já no mercado os mesmos ramos de atividade destas, como: livraria, lojas de vinhos e lojas de cd´s. Com a era da informação a empresa terá produtos personalizados, respostas rápidas, produção no ponto de entrega, redução de custo e despesas fixas, redução do capital de giro e efetiva globalização de mercado.

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A organização virtual visa o recurso da tecnologia da informação por meio da Internet que controla as entradas e saídas de informações. A gerência virtual tem por objetivo gerenciar e facilitar o trabalho e proporcionar um espírito de equipe. É importante na administração virtual o controle dos resultados, assumindo aliança e reforçando o controle de terceirização (Rocha, 2008).

Podemos destacar alguns conceitos da administração virtual sendo eles:

Melhoria Contínua: Aprendizagem mais rápida, aprimoramento, reengenharia constante, estrutura global, sistemas de recompensa.

Organização Fluída e Flexível ou Virtual: Respostas rápidas, ágeis, parcerias, manufatura flexível, rotatividade de funções.

Recursos Humanos Criativos: Equipes multinacionais reconhecimento, empreendedorismo.

Cultura Igualitária de Respeito Mútuo: Ética nos negócios tem se uma visão holística, proteção e preservação do meio ambiente e programas sociais.

Suporte Tecnológico: Intranet, Extranet e Internet.

Bancos de dados.

Todos os administradores usaram a mesma técnica, a Internet, com diversas opções de tecnologias de comunicações. Todos utilizam, formas de comércio virtual, eles negociam algo que sabem a existência, porém não vêem e não sentem sem nenhum tipo de sentido. Também são usadas essas virtualidades para outra organização como as videoconferências que são reuniões virtuais, são tarefas pré-programadas em um computador também virtual, até o uso de um cartão de crédito é virtual, ou seja, usa o dinheiro que não olha, não sente, fica dentro do espaço virtual da conta bancária de cada um e o acesso de dados remoto 24 horas por dia, uma facilidade oferecida pela virtualidade mundial (Rocha, 2008).

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3. Gerência da Organização Virtual

O conceito de gestão virtual são pessoas que evoluam para autogestão com estrutura simples. O fato mais importante à administração Virtual é envolver todas as inovações de modelos de administração, a gestão virtual se apresenta como uma mistura de tais inovações, envolvidas no processamento de informações em tempo real. Na empresa virtual tem um destaque maior, é visar sempre às necessidades dos clientes com um fluxo rápido de informações, modificando e permeabilizando sua intenção, é fazer com que ela pareça menos um empreendimento e mais uma rede de intenções e atividades (Dutra, 2004).

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