Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Administração virtual, Notas de estudo de Gestão de Recursos Humanos

aborda conceitos da administração virtual

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010
Em oferta
30 Pontos
Discount

Oferta por tempo limitado


Compartilhado em 20/09/2009

silvia-de-souza-araujo-11
silvia-de-souza-araujo-11 🇧🇷

5

(4)

3 documentos

1 / 21

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Administração virtual e outras Notas de estudo em PDF para Gestão de Recursos Humanos, somente na Docsity! Universidade de Mogi das Cruzes Aline dos santos Correa Daniela Silveira Figueiredo Naila da silva felisbino Silvia de Souza Araújo Viviane Cristina de Paula Alves Administração virtual São Paulo, SP. 2009 Universidade de Mogi das Cruzes Aline dos santos Correa Daniela Silveira Figueiredo Naila da silva felisbino Silvia de Souza Araújo Viviane Cristina de Paula Alves Trabalho sobre a Administração virtual Trabalho de administração virtual do curso superior de tecnologia de gestão de recursos humanos da universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos de avaliação. Prof orientador. Fausto Barbosa Junior São Paulo, SP. 2009 Sumário 1. Introdução.....................................................................................................1 2. Administração virtual...................................................................................2 3. Gerência da Organização Virtual................................................................4 3.1.O que é um Produto Virtual?...................................................................4 4. Os mandamentos da Corporação Virtual...................................................5 5. Quais Empresas se Tornarão Virtuais?......................................................5 1° pioneiros • Que desenvolvem novos produtos com mercado completamente novos como comercio eletrônico, software específicos. 2° reformadores • Desenvolvem hardware, software para dirigir com maneira inovada. Exemplos: casas de leilão, comércios de automóveis, mediação de empregos. 3° Os multiplicadores • Caracterizam-se por usar novas tecnologias em relação aos novos serviços, como provedores de serviços de Internet. 4° os guerrilheiros do mercado • Com o uso da Internet fazem concorrência para outras empresas já no mercado os mesmos ramos de atividade destas, como: livraria, lojas de vinhos e lojas de cd´s. Com a era da informação a empresa terá produtos personalizados, respostas rápidas, produção no ponto de entrega, redução de custo e despesas fixas, redução do capital de giro e efetiva globalização de mercado. 3 A organização virtual visa o recurso da tecnologia da informação por meio da Internet que controla as entradas e saídas de informações. A gerência virtual tem por objetivo gerenciar e facilitar o trabalho e proporcionar um espírito de equipe. É importante na administração virtual o controle dos resultados, assumindo aliança e reforçando o controle de terceirização (Rocha, 2008). Podemos destacar alguns conceitos da administração virtual sendo eles: Melhoria Contínua: Aprendizagem mais rápida, aprimoramento, reengenharia constante, estrutura global, sistemas de recompensa. Organização Fluída e Flexível ou Virtual: Respostas rápidas, ágeis, parcerias, manufatura flexível, rotatividade de funções. Recursos Humanos Criativos: Equipes multinacionais reconhecimento, empreendedorismo. Cultura Igualitária de Respeito Mútuo: Ética nos negócios tem se uma visão holística, proteção e preservação do meio ambiente e programas sociais. Suporte Tecnológico: Intranet, Extranet e Internet. Bancos de dados. Todos os administradores usaram a mesma técnica, a Internet, com diversas opções de tecnologias de comunicações. Todos utilizam, formas de comércio virtual, eles negociam algo que sabem a existência, porém não vêem e não sentem sem nenhum tipo de sentido. Também são usadas essas virtualidades para outra organização como as videoconferências que são reuniões virtuais, são tarefas pré-programadas em um computador também virtual, até o uso de um cartão de crédito é virtual, ou seja, usa o dinheiro que não olha, não sente, fica dentro do espaço virtual da conta bancária de cada um e o acesso de dados remoto 24 horas por dia, uma facilidade oferecida pela virtualidade mundial (Rocha, 2008). 4 3. Gerência da Organização Virtual O conceito de gestão virtual são pessoas que evoluam para autogestão com estrutura simples. O fato mais importante à administração Virtual é envolver todas as inovações de modelos de administração, a gestão virtual se apresenta como uma mistura de tais inovações, envolvidas no processamento de informações em tempo real. Na empresa virtual tem um destaque maior, é visar sempre às necessidades dos clientes com um fluxo rápido de informações, modificando e permeabilizando sua intenção, é fazer com que ela pareça menos um empreendimento e mais uma rede de intenções e atividades (Dutra, 2004). Seu procedimento na gestão virtual é executar um ambiente com transformações contínuas, entretanto, na gestão de produção dos itens a serem vendidos, o significado diferenciador é a rapidez e a proximidade que a administração virtual proporciona. Não se encontra muita diferença entre gerencia normal e virtual, sendo que As duas o seu objetivo maior é obter resultados. Porém, na gerencia virtual tem métodos diferentes, pois cabe a gerencia desencadeamento correto dos processos. A função da gerencia virtual é a de facilitar o trabalho, é induzir uma maior autogestão e proporcionar um espírito de equipe. Nesse caso o gerente tem um poder maior de controle, as tomadas de decisão descentralizadas, o controle centralizado pela sua qualificação profissional e a tecnologia que simplificam a estrutura organizacional. O fator principal da corporação virtual são os resultados e não a propriedade dos processos. A empresa virtual, sendo assim pode assumir aliança entre duas ou mais empresas, reforçando a terceirização. O sistema virtual não utiliza o modo econômico antigo, modificado, com maior produtividade. O setor primário como agrícola, continuam fornecendo seus produtos, assim como a industria mantém sua fidelidade á transformação, cabe a realidade virtual ofertar os produtos e serviços, tradicionais e inovadores. 3.1 O que é um Produto Virtual? Produto Virtual está disponível a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer variedade, produzido pelo processamento de informações, com a dinâmica organizacional e os sistemas de fabricação. 5 As condições tornam uma organização virtual bastante particular, pois o meio ambiente é mais flexível e inovador do que é para a maioria das organizações. Presenças de sucesso no Word Wide Web, Internet pela as revista Impulse. (Impulse, “Der Perfekte Internet–Auftritti in 180 Tagen”, Junho de 1998) abaixo reproduzido: 1ª à 4ª Semana: -Desenvolvimento para o novo meio ambiente -Estabelecer acesso à Internet. -Analisar experiência de sucesso anterior. 3ª à 4ª Semana: -Análise Mercadológica. -Quem compra o que a na Internet. -Checagem do potencial do ramo de negócios. -Observação da concorrência internacional na rede mundial. 3ª à 6ª Semana: -Estabelecer objetivos. -Definir mercado virtual alvo. -Rumo para uma apresentação em todas as mídias. 4ª à 5ª Semana: -Consultar analistas de mercado. -Questionar centros de Informações e de Demonstrações. Analisar prestadores de serviços adequados. 7ª à 10ª Semana: -Desenvolver estratégia. -Reunir Recursos Humanos. -Checar aspectos de Segurança. -Analisar Possibilidades de Cooperação com outras empresas. -Desenvolver Lista de Tarefas. 8ª à 10ª Semana: -Estabelecer Ação. 8 -Escolher Prestador de Serviço/Provedor à rede mundial. -Reservar Nome de Domínio. -Comprar Tecnologia de rede. -Estabelecer Softwares de Comércio Eletrônico. 11ª à 26ª Semana: -Trabalhar no Conceito. -Formular Conceito. -Escolher parceiros de Cooperação. -Estabelecer Plano de Cooperação. A partir da 24ª Semana: -Comemorar Batizado na Internet. -Fazer propaganda. -Instalar meios de Feedback para o consumidor. -Estabelecer a Marca. A partir da 27ª Semana: -Manter a Forma. -Corrigir Erros. -Atualizar Páginas na Internet. -Aproveitar Novidades na rede estabelecer o negócio Eletrônico estrategicamente (Rocha, 2008). 7. Concepções de outros Autores A partir de Davidow (1993), que criaram a expressão Administração Virtual e resgatando de alguns autores, Toffler, Davis e Davidson (1993), com, o surgimento da industrias de informática, esses autores procuram explicar as mudanças ocorridas na sociedade através da sucessão de ciclos econômicos pelo desenvolvimento tecnológicos associado pela demanda dos consumidores. Toffer considera a evolução da humanidade como uma sucessão de ondas de civilizações, cada uma com suas características e particularidade, que são sucedidas a partir do momento em que entram em crise e surge uma nova onda conflitante com a anterior. Davis e Davidson também visualizam a evolução tecnológica do ser 9 humano em ciclos, cada ciclo com as seguintes fases: Gestão, Crescimento, Maturidade e envelhecimento. Além disso, dizem que há um choque antes de um ciclo absorver totalmente o outro. Atualmente, a responsável pela tecnologia de infra-estrutura é a indústria de informática que se baseia na informação em tempo real. Pelas concepções de Davis, Davidson e Davidow temos um total de cinco funções da informação: Geração, processamento, armazenamento, transmissão e ação. Essa arquitetura da informação é possível pela interação da industrias de informática com a de telecomunicação mostrando as várias combinações possíveis entre forma e função da informação com maior desenvolvimento dessa tecnologia, possível surgir novos modelos de administração (Dutra, 2004). A economia baseada na informação em tempo real possibilitará: -Produtos Personalizados; -Respostas mais Rápidas; -Produção no Ponto de Entrega; -Redução dos custos e Despesas Fixas; -Redução de Estoques e Capital de Giro; -Melhor Precisão e Padrão nos Produtos e Serviços; -Ligação Organicamente todas as Partes Envolvidas no Negócio; -Efetiva Globalização de Mercados; A partir dos sucessivos ciclos econômicos percebe-se que a tecnologia se desenvolve de forma rápida e continua como a evolução da demanda, fazendo com que um recurso usado hoje, amanhã se torna absoluto.Vemos que a Administração Virtual é uma nova tendência que está se desenvolvendo e com muitas empresas já dispondo de equipamentos e meios de ultima geração. Desta forma a empresa aplica recursos para desenvolver produtos e serviços que atendam a necessidades de mercado e a organização é a forma que estes recursos estão sendo administrados (estruturas, sistemas, funcionários e culturas), como a organização está sofrendo modificações com as novas tecnologias, é de se esperar que novos modelos de administração surgem no próximo milênio (Rocha, 2008). 10 8. Revolução da Informação A proposta de sucessão de ciclo econômicos baseados no desenvolvimento tecnológico está em alto grau da discussão sobre o que é a corporação virtual. E a revolução da informação, transformando toda a sociedade. A corporação virtual é (Unidade de Resposta Audível), também para atendimento humano, superando operações mais complexas com solução de dividas em operações de Cartão de Crédito, operações de investimento, transferência para outros Bancos (DOC), etc. O mercado de Call Center é uma forma de atender as necessidades dos Bancos e dos correntistas oferecidos pelo Procomp, um pacote de soluções que permite, ao cliente, acessar todos os serviços disponibilizando pelo o Banco até Centrais de Banco Virtual, para clientes VIPs e Pessoas Jurídicas. Uma das opções é um atendimento personalizado por atendentes treinadas, para todos os clientes, permitindo a execução de consultas aplicações, transferências e pagamentos. No caso da Central de Banco Virtual, feito por gerentes de contas, os atendimentos são personalizados conhecendo todo o histórico do cliente, não há restrição de serviços e os clientes podem até solicitar saques em dinheiro utilizando serviços de Courier, Motoboy, etc (Rocha, 2008) 9.2. Características Gerais da Solução Call-Center Procomp: -Arquitetura Cliente-servidor; -Escalável com Crescimento das Necessidades; -Interface Gráfica (Windows) nas posições de atendimento humano; -Dac-Distribuidor automático de chamadas; 10. A era da Empresa Tecnológica A grande mudança dessa era seja o desafio que a tecnologia representada ao tempo e ao espaço. Há cem anos atrás uma viagem de negócios que levaria um 13 mês, agora se faz rapidamente, apenas com um teclado, significa controle em tempo real e decisão em tempo quase real. Com todas as evoluções as máquinas obedecem a um simples comando de voz ou até a elaboração de uma inteligência artificiais que se encarregue que toda a gestão de negócios sejam capaz de substituir sistemas complexos de decisões humanas. Com essa era da mudança podemos refletir. Haverá mudanças de paradigmas? A sociedade baseada no emprego será substituída por qual tipo de sociedade? O que significará trabalho em 2015? Considerando o impacto econômico, social, político e ambiental da evolução tecnológico, há que se discutir seu limite. Não se trata de impor limites ao intelecto humanos, mas sim uma questão ética. A ética Impõe limite de forma a harmonizar o convívio em sociedade, permitindo nossa evolução através de sucessivos estágios de equilíbrio ( Rocha, 2008). 14 11.Conclusão As necessidades organizacionais, por uma dinamização do fluxo de informações têm causado o desenvolvimento de tecnologias diversas, mas mudando todos o nosso método de trabalhar e a estrutura organizacional das mais diversas entidades. Chegamos hoje a um estado, que se pode afirmar que o ato de viver já faz ficar ultrapassado. Pois a diferença agora é quem souber melhor assimilar as mudanças do tempo, mudando junto com elas.No campo individual surgiram novos mercados. As empresas existem diversos ramos e que estão sobrevivendo, adaptaram as suas estruturas a nova realidade organizacional, fazendo assim nascer á Organização Virtual e a sua forma de gestão: A Administração Virtual. Para a empresa set empreendedora dever possuir características especiais, além de ser nova e pequena, criam algo novo, diferente e mudam ou transformam valores.A grande mudança das percepções das pessoas é o desafio que a tecnologia representa ao tempo e ao espaço. Anteriormente as pessoas levavam horas para se deslocar de um País ao outro pra assistir a um concerto, hoje basta um teclado, e você estará em contato com qualquer pessoa no planeta. Dentro de poucos anos estará substituindo plenamente os gestores humanos, indo muito além da substituição da mão-de-obra em atividades que podem ser automatizadas. O empreendedor sempre está buscando a mudança, reage a ela e explora como sendo uma oportunidade, virtual ou não. As necessidades organizacionais têm caudado o desenvolvimento de tecnologias diversas, mudando todo o nosso método de trabalhar e a estrutura organizacional das mais diversas entidades. Chegando hoje a um estado que afirma que o simples ato de viver já faz ficar ultrapassando, caso não se atualize a uma freqüência periódica as organizações que não forem adotar está política, ou seja, a diferença agora é saber sobreviver nas mudanças do tempo, mudanças junto com ela, no campo individual surgiram novos empreendedores, que viviam neste desenrolar da historia novas oportunidades de negocio, colocam novos produtos para novos mercados.As empresas que continuam existem no mercado estão sendo adaptadas as suas estruturas e as realidades organizacionais, fazendo assim nascer à organização virtual e a sua forma de gestão: A administração virtual. 15 Apêndice A - Questionário de entrevista Vailati: Bom, o uso da comunicação virtual traz muitos benefícios, agilidade e organização, no caso da FAAP, acabou com as pilhas de arquivos nos armários, e filas na secretaria. A administração virtual chegou como um novo mundo o mundo digital, a criação do espaço está para nós que vivemos com a descoberta da América e na passagem para o mundo moderno. Entrevistador: Ou seja, que a sociedade é uma antes da digital e depois da digital? Valati: Esses estudiosos que deixam a questão tecnológica em plano inferior e vêem a questão humana eles acham que nos ultrapassamos um ciclo linear de uma transmutação cultural e eu concordo com isso, eu acho que temos um grau de contato com aquilo que foi antes disso como se a gente passasse da idade media a idade moderna. 18 Referências ADMINISTRAÇÃO VIRTUAL.Disponível em:htpp//www.angelrefire.com/vt/admvirtual. Acesso em: 15 de abril de 2009. Administração virtual.disponivel em :htpp//www.via6.com/tópico.php.Acesso em: 17 de abril de 2009. Administraçãovirtual.disponivel em:htpp//members.fornecity.com./caramelo. Acesso em: 20 de abril de 2009. Administraçãovirtual.Disponível em:administraçãovirtual.vilabol.com.br/artigos. Acesso em: 20 de abril de 2009. IANNI, Octavio. Teorias da globalização, Rio de janeiro: civilização brasileira, 1996. DAVIDOW, Malone. A corporação virtual, São Paulo: pioneira, 1993. ARAÚJO, Geraldo Maciel. Empresa virtual, Paraíba: ftd, 2007. ROCHA, Creuza. Administração virtual, São Paulo: Atlas, 2008. DUTRA, Gilberto. Administração virtual, Rio de Janeiro: abc, 2004.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved