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Guias e Dicas
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Apostila Cad 2006, Notas de estudo de Engenharia Mecânica

Apostila Cad 2006

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 28/03/2009

Corcovado
Corcovado 🇧🇷

4.5

(76)

184 documentos

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Baixe Apostila Cad 2006 e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Mecânica, somente na Docsity! FACULDADE DE ARQUITETURA DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA Autores: Alexandre Sobral de Rezende Marta Regina Tocchetto Lemes Maurício Moreira e Silva Bernardes Roberto Wanner Pires Colaborador: Carlos Bressa da Cunha Porto Alegre EDIÇÃO 2007/01 AUTOCAD 2000 APOSTILA PASSO A PASSO UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 ii SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......................................................................................................1 AULA 01..................................................................................................................2 1. OBJETIVOS DA AULA.........................................................................................2 1.1 ABRINDO O AUTOCAD ....................................................................................2 1.2 JANELA DE ABERTURA....................................................................................2 1.3 ÁREA DE TRABALHO.......................................................................................3 1.4 JANELA DE COMANDOS ..................................................................................3 1.5 SISTEMA DE COORDENADAS...........................................................................4 1.6 “DICAS” SOBRE OS BOTÕES DIREITO E ESQUERDO DO MOUSE ............................5 1.7 PREPARAÇÃO DO ESPAÇO DE TRABALHO...........................................................5 1.8 TRABALHANDO EM DRAWING LIMITS ................................................................5 1.9 TRABALHANDO COM DRAFTING SETTING (GRID E SNAP).....................................6 1.10 COMANDO LINE.............................................................................................6 1.11 COMANDOS ZOOM.........................................................................................7 1.11.1 ZOOM EXTENdS.......................................................................................7 1.11.2 ZOOM PREVIOUS .....................................................................................7 1.11.3 ZOOM WINDOW.......................................................................................7 1.11.4 ZOOM REAL TIME.....................................................................................8 1.12 COMANDO PAN .............................................................................................8 1.13 COMANDO ERASE..........................................................................................8 1.14 COMANDO UNDO...........................................................................................9 1.15 COMANDO RECTANGLE................................................................................. 10 1.16 COMANDO CIRCLE....................................................................................... 10 1.17 EXERCÍCIO PASSO A PASSO.......................................................................... 11 1.18 EXERCÍCIO................................................................................................. 11 AULA 02................................................................................................................ 13 2. OBJETIVOS DA AULA....................................................................................... 13 2.1 DESENHANDO COM PRECISÃO – SELECIONANDO PONTOS ESPECÍFICOS: OSNAP.. 13 2.2 FORMAS DE SELEÇÃO DE OBJETOS ................................................................ 15 2.3 COMANDOS DE EDIÇÃO................................................................................ 16 2.4 COMANDOS DE DESENHO............................................................................. 17 2.4.1 ElLIPSE ................................................................................................ 17 2.4.2 ARC ..................................................................................................... 17 2.5 EXERCÍCIO PASSO A PASSO.......................................................................... 18 AULA 3.................................................................................................................. 20 3. OBJETIVO DA AULA......................................................................................... 20 3.1 EXERCÍCIO................................................................................................. 23 4. OBJETIVOS DA AULA....................................................................................... 24 4.1 LAYERS...................................................................................................... 24 4.2 GRIPS........................................................................................................ 27 4.3 EXERCÍCIO PASSO A PASSO.......................................................................... 29 4.4 EXERCÍCIO................................................................................................. 34 5. OBJETIVO DA AULA......................................................................................... 35 5.1 EXERCÍCIO 1 .............................................................................................. 35 5.2 EXERCÍCIO 2 .............................................................................................. 35 AULA 06................................................................................................................ 36 UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 2 AULA 01 1. OBJETIVOS DA AULA Esta aula tem por objetivo apresentar os seguintes itens: • Menus, barras e janelas que compõem a área de trabalho do AutoCAD. • Forma de operação por meio do mouse. • Forma de operação por meio da janela de comandos. • Sistemas de coordenadas. • Comandos de visualização ZOOM, PAN. • Comando de modificação ERASE. • Comando de edição UNDO. • Comandos de desenho LINE, RECTANGLE, CIRCLE. 1.1 ABRINDO O AUTOCAD O AutoCAD pode ser acessado de duas formas básicas: Por meio do mouse: 1. Posicione o cursor sobre o seguinte ícone: 2. Dê um duplo clique no botão esquerdo do mouse sobre o ícone 3. CUIDADO para não clicar, novamente, outras duas vezes sobre o mesmo ícone antes que o programa esteja disponível para atuação. Esta última ação fará que o AutoCAD seja aberto mais de uma vez. Por meio do seguinte caminho: 1. Clique com o botão esquerdo do mouse sobre o botão INICIAR do Windows; 2. Aparecerá uma janela . Posicione o cursor sobre a opção PROGRAMAS; 3. Irá aparecer uma segunda janela. Posicione o mouse sobre a opção MECHANICAL DESKTOP 4 4. Irá aparecer uma terceira janela. Posicione o mouse sobre a opção AUTOCAD 2000. 1.2 JANELA DE ABERTURA Em geral, a janela STARTUP do AutoCAD aparece na tela do micro depois de acessado o programa (figura 1.1) . Figura 1.1 – Janela STARTUP. OPEN A DRAWING: abre um arquivo salvo em meio magnético START FROM SCRATCH: abre um documento novo OPEN A TEMPLATE: abre um estilo de folha, com margens e legendas USE A WIZARD: abre um novo documento com assistência do programa UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 3 Em seguida, siga os seguintes passos: 1. Na janela STARTUP, dê um clique com o botão esquerdo do mouse sobre o botão START FROM SCRATCH, para que seja iniciado um documento novo; 2. Pressione o botão OK da janela STARTUP. 1.3 ÁREA DE TRABALHO Depois de escolhida a opção START FROM SCRATCH e pressionado o botão OK da janela STARTUP, a tela do micro apresentará a área de trabalho do AutoCAD. Juntamente com a área de trabalho, poderão estar abertas algumas barras de ferramentas nas laterais da tela, que servem de suporte ao desenho (figura 1.2). Figura 1.2 – Área de trabalho do AutoCAD. 1.4 JANELA DE COMANDOS A janela de comandos é muito importante para o trabalho com o AutoCAD. Ela é a porta de comunicação do programa com o usuário. Assim, sempre que for acionado determinado comando, o usuário deverá olhar para janela de comandos para verificar qual a ação que o AutoCAD está solicitando ao usuário. Como se pode perceber na figura 2, esta janela sempre estará aguardando a realização de algum comando por parte do usuário, apresentando a palavra “Command:”. Depois de acionado um determinado comando, o programa fará alguns questionamentos ao usuário para sua perfeita operação. ÁREA DE TRABALHO: LOCAL DE DESENHO Barra de títulos: O nome do arquivo a ser gravado fica registrado por meio da extensão.dwg Barra de menus suspensos Barra de menu standard Barra de propriedades Barra de ferramentas draw Barra de ferramentas modify Sistema de coordenadas Divisórias Model e Layout JANELA DE COMANDOS Coordenada na qual se localiza o cursos x,y,z Barra de status UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 4 1.5 SISTEMA DE COORDENADAS Existem dois tipos de sistemas de coordenadas no AutoCAD: retangular e polar (figura 1.3). Em ambos os sistemas, as coordenadas podem ser absolutas (sempre com relação à origem do sistema retangular ou polar) ou relativas (a origem do sistema é transferida momentaneamente para o último ponto desenhado). Se houver necessidade durante o desenho de um determinado objeto, podemos trabalhar com todos os sistemas, como aqueles apresentados nos exemplos da figura 1.3. SISTEMA DE COORDENADAS RETANGULARES ABSOLUTAS RELATIVAS Forma de atuação: as coordenadas são digitadas em relação à origem do sistema. Para entrar com um determinado ponto, basta digitar as coordenadas X e Y, separadas por vírgula (casas decimais são separadas por pontos). Nesse exemplo, a variável d é igual a 25. Forma de atuação: as coordenadas são digitadas em relação ao último ponto desenhado. Perceba que o ponto 1 foi inserido por meio de coordenadas absolutas. O sinal de arroba (@), antes da coordenada do ponto 2 caracteriza que o mesmo foi inserido por meio de coordenadas relativas. SISTEMA DE COORDENADAS POLARES ABSOLUTAS RELATIVAS Forma de atuação: as coordenadas são digitadas em relação à origem do sistema. Para entrar com o ponto P1, por exemplo, deve-se digitar o valor da distância da origem ao ponto, seguido do sinal de menor e do ângulo α1. Forma de atuação: as coordenadas são digitadas em relação ao último ponto desenhado (P1).Para entrar com o próximo ponto, devemos colocar o sinal @ antes, seguido da distância ao ponto P1, acrescido do sinal < e mais o ângulo que a distância (reta d no desenho) faz com a horizontal que passa por P1 (no exemplo,esse ângulo vale zero) Figura 1.3 – Sistema de coordenadas retangulares e polares. P2 (@25,0) x (0,0) y P1 (15,20) Coordenada retangular do ponto 2 relativa ao ponto 1 (último ponto traçado). d = 25. d x y (0,0) P1 (15,20) P2 (40,20)d y x (0,0) P1 (d1<α1) α1 α2 d1 d2 P2 (d2<α2) d Coordenadas polares são caracterizadas pela distância do ponto à origem e pelo ângulo formado entre o eixo x e uma linha imaginária que parte da origem ao ponto que será desenhado. O sinal positivo para ângulos indica que os mesmos são medidos no sentido anti- horário (a não ser que seja configurado o oposto previamente). x (0,0) P1 (d1<α1) α1 d1 d P2 (@d2<0) Coordenada polar do ponto P2 relativa ao ponto 1. Note que a distância d2 é o próprio valor d na figura. Ainda no exemplo abaixo, o ângulo foi igual a zero para preservar a distância d dos gráficos apresentados nesta figura. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 7 Digitando LINE na janela de comandos (ou só a letra L) Forma de operação: 1. Entre no comando por meio de uma das formas de acesso. Aparecerá, na janela de comandos, a seguinte pergunta: _line Specify first point (especifique o primeiro ponto). 2. Para definir o primeiro ponto, podemos tanto digitar as coordenadas X e Y, separadas por vírgula, como também clicar com o botão esquerdo do mouse em qualquer lugar da área de trabalho. Neste último caso, as coordenadas na qual se localiza o cursor serão as coordenadas do primeiro ponto. Para exemplificar, digite 50,50. Isto significa que você está definindo X = 50 e Y = 50. 3. Após digitar o primeiro ponto pressione a tecla ENTER. 4. Forneça um segundo ponto, seguindo as diretrizes do passo 2, mas escolha o ponto 200,200, digitando na janela de comandos 200,200. 5. Após digitar o segundo ponto pressione a tecla ENTER. 6. Perceba que o AutoCAD não saiu do comando LINE, ainda. Verifique na janela de comandos que podemos fornecer as coordenadas do segmento seguinte. Contudo, para finalizar o comando LINE podemos tanto pressionar a tecla ENTER como a tecla ESC. 7. Verifique que na sua área de trabalho você terá uma linha, cujas coordenadas do primeiro ponto são (50,50) e do segundo ponto (200,200). 1.11 COMANDOS ZOOM 1.11.1 ZOOM EXTENDS Função: Aumentar o tamanho aparente do(s) objeto(s) desenhado(s), de maneira que o(s) mesmo(s) preencha(m) toda a área de trabalho. Formas de acesso:, Botão na barra de menu standard: Barra de menus suspensos: VIEW - ZOOM - EXTENDS Digitando zoom na janela de comandos. Nesse caso, o programa solicitará ao usuário que opte por um dos vários tipos de ZOOM. As diversas opções são mostradas entre colchetes e a(s) letra(s) maiúscula(s) das opções deve(m) ser digitada(s) para a escolha de uma delas. Para o ZOOM EXTENDS a letra que deve ser digitada é o “E”. Em seguida devemos pressionar a tecla ENTER. Forma de operação: Entre no comando por meio de uma das formas de acesso. O tamanho aparente do objeto será modificado. 1.11.2 ZOOM PREVIOUS Função: Apresentar a tela (ou ZOOM) anteriormente mostrada. Nesse caso, podemos dar no máximo 10 ZOOM PREVIOUS. Formas de acesso: Botão na barra de menu standard: Barra de menus suspensos: VIEW - ZOOM - PREVIOUS Digitando zoom na janela de comandos. Para o ZOOM PREVIOUS a letra que deve ser digitada é o “P”. Em seguida deve-se pressionar a tecla ENTER. Forma de operação: Entre no comando por meio de uma das formas de acesso. A tela (ou ZOOM) anteriormente mostrada será apresentada na área de trabalho. 1.11.3 ZOOM WINDOW Função: Apresentar uma vista selecionada com o auxílio do mouse ou por meio da digitação de coordenadas de uma determinada região da área de trabalho. Formas de acesso: Botão na barra de menu standard: Barra de menus suspensos: VIEW - ZOOM - WINDOW Digitando zoom na janela de comandos. Para o ZOOM WINDOW a letra que deve ser digitada é o “W”. Em seguida deve-se pressionar a tecla ENTER. Forma de operação: 1. Entre no comando por meio de uma das formas de acesso. O programa solicitará o primeiro canto da tela que será apresentada. A solicitação pode ser visualizada na janela de comandos por meio da seguinte pergunta: Specify first corner (especifique o primeiro canto). UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 8 2. Clique com o botão esquerdo do mouse em qualquer ponto próximo de uma região do objeto que você queira aumentar seu tamanho aparente. 3. Forneça agora o canto oposto ao primeiro canto selecionado. A seleção deste canto deve ocorrer clicando-se no botão esquerdo do mouse. A solicitação pode ser visualizada na janela de comandos por meio da seguinte pergunta: Specify opposite córner (especifique o canto oposto). 1.11.4 ZOOM REAL TIME Função: Aumentar ou diminuir o tamanho aparente do objeto concomitantemente com a ação do usuário. Formas de acesso: 1. Botão na barra de menu standard: 2. Barra de menus suspensos: VIEW - ZOOM - REALTIME 3. Digitando zoom na janela de comandos. Para o ZOOM REALTIME a letra que deve ser digitada é o “R”. Em seguida deve-se pressionar a tecla ENTER. Forma de operação: 1. Entre no comando por meio de uma das formas de acesso. Perceba que o cursor tem agora a aparência de uma lupa com o sinal de mais ou menos. 2. Pressione e deixe pressionado o botão esquerdo do mouse. Deslize o cursor para cima. Perceba que o tamanho aparente do objeto vai aumentando. Deslizando o cursor para baixo, o tamanho aparente diminui. 3. Solte o botão esquerdo do mouse. Perceba que você ainda está dentro do comando ZOOM REALTIME. Se o tamanho aparente não for o desejado, pressione novamente o botão esquerdo do mouse e o mantenha pressionado. Deslize de novo o cursor para cima ou para baixo. Repita este passo até que tenha o tamanho aparente desejado do objeto. 4. Para sair do ZOOM REALTIME solte o botão esquerdo do mouse e pressione a tecla ESC. Um outro caminho é pressionar, apenas, o botão direito do mouse. Irá aparecer uma janela. Escolha a opção EXIT. 1.12 COMANDO PAN Função: Mover a janela de visualização da área de trabalho de acordo com o deslocamento do cursor. Formas de acesso: Botão na barra de menu standard: Barra de menus suspensos: VIEW - PAN – REAL TIME Digitando pan na janela de comandos. Em seguida deve-se pressionar a tecla ENTER. Forma de operação: 1. Entre no comando por meio de uma das formas de acesso. Perceba que o cursor tem agora a aparência de uma mão aberta com a palma voltada para baixo. 2. Pressione e deixe pressionado o botão esquerdo do mouse. Deslize o cursor para uma determinada direção (a escolha do usuário). Perceba que a janela de visualização do objeto é deslocada junto com o movimento do cursor. 3. Solte o botão esquerdo do mouse. Perceba que você ainda está dentro do comando PAN REAL TIME. Se a janela de visualização não for a desejada, pressione novamente o botão esquerdo do mouse e o mantenha pressionado. Deslize de novo o cursor e repita este passo até que tenha a visualização desejada. 4. Para sair do comando PAN deve-se soltar o botão esquerdo do mouse e pressionar as teclas ESC ou ENTER. Uma outra alternativa para sair do comando é soltar o botão esquerdo do mouse e pressionar o botão direito. Irá aparecer uma janela na área de trabalho. Deve-se escolher a opção EXIT. 5. Retorne ao comando PAN. “Dica”: pressionando a tecla “ENTER” ou a barra de espaços, o AutoCAD repetirá o último comando utilizado (esta “dica” pode ser utilizada em qualquer comando). 6. Pressione o botão direito do mouse. Verifique que além da opção EXIT aparecerão, nessa janela, outras opções. Com o auxílio do mouse escolha a opção ZOOM. Perceba que o cursor voltou a ser a lupa do comando ZOOM REALTIME. Isto significa que você pode alternar entre os comandos PAN REAL TIME e ZOOM REALTIME durante suas operações. 7. Saia do comando PAN REAL TIME de acordo com o passo 4. 1.13 COMANDO ERASE Função: Apagar objetos desenhados na área de trabalho. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 9 Formas de acesso: Botão na barra de ferramentas: Barra de menus suspensos: MODIFY - ERASE Digitando erase na janela de comandos. Em seguida deve-se pressionar a tecla ENTER. Forma de operação: 1. Entre no comando por meio de uma das formas de acesso. Verifique que na janela de comandos o programa solicita ao usuário que selecione os objetos a serem apagados por meio da seguinte pergunta: Select objects: (Selecione objetos:). 2. Existem diversas formas de selecionar objetos no AutoCAD. Iremos explicar três delas. A primeira consiste em posicionar o cursor sobre os objetos desenhados e clicar com o botão esquerdo do mouse. Neste caso, cada objeto é selecionado individualmente. A segunda e a terceira consistem em definir uma região formada por um retângulo imaginário que envolve totalmente ou parcialmente os objetos desenhados (figura 5). Nesses últimos dois casos não é necessário ficar pressionando o botão esquerdo do mouse após o 1º clique do botão. Diante do exposto, selecione o objeto desenhado na área de trabalho segundo quaisquer umas das opções apresentadas. 3. Perceba que o objeto selecionado ficará pontuado. Perceba, também, que o programa não saiu do modo de seleção. Isso ocorre porque o usuário pode desejar selecionar outros objetos para serem apagados. Para sair do modo de seleção, basta clicar no botão direito do mouse ou pressionar a tecla ENTER. Figura 1.5 – Duas formas de seleção de objetos desenhados. Obs.: Se tudo já foi selecionado, mas um dos elementos não era para ser selecionado, digita-se R (de remover) e indica-se o elemento a ser removido. Do mesmo modo podemos acrescentar um elemento na seleção: digita-se A (de adicionar) e indica-se o elemento a ser adicionado. 1.14 COMANDO UNDO Função: Desfazer a última operação realizada na área de trabalho. Formas de acesso: Botão na barra de menu standard: Barra de menus suspensos: EDIT - UNDO Digitando undo na janela de comandos. Em seguida deve-se pressionar a tecla ENTER duas vezes seguidas. Forma de operação: 1. Para exemplificar, desenhe uma linha na área de trabalho. 2. Entre no comando por meio de uma das formas de acesso. 3. O comando irá desfazer a linha desenhada. 1º Clique. Não é necessário ficar pressionando o botão esquerdo do mouse 2º Clique. Selecionando o objeto da esquerda para a direita o objeto tem que estar completamente dentro do retângulo, ou “janela de seleção “ para ser selecionado. 1º Clique. 2º Clique. Selecionando o objeto da direita para a esquerda o objeto não necessita estar completamente dentro da janela de seleção para ser selecionado, basta ser tocado por esta. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 12 UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 13 AULA 02 2. OBJETIVOS DA AULA Esta aula tem por objetivo apresentar os seguintes itens: • Desenho com precisão. • Formas de seleção de objetos. • Comandos de Edição. • Comandos ELIPSE e ARC. 2.1 DESENHANDO COM PRECISÃO – SELECIONANDO PONTOS ESPECÍFICOS: OSNAP De forma a facilitar o trabalho, podemos em vez de entrar com as coordenadas dos pontos para realização do desenho, informar pontos que estejam vinculados a partes de entidades já desenhadas. Por exemplo, podemos solicitar que uma reta seja iniciada no centro de uma circunferência e finalizada no ponto extremo de outra reta. O programa encontrará automaticamente estes pontos, sem a necessidade de informarmos suas coordenadas. O comando que nos permite informar pontos desta forma se chama OSNAP (OBJECT SNAP). Por meio dele podemos determinar, com precisão, diversos pontos específicos, como centro de circunferências, tangência de retas a circunferências, pontos médios de retas, intersecções, pontos extremos, dentre outros. O OSNAP deverá ser acionado dentro de um comando de construção ou de edição. Por exemplo, para traçarmos um linha cujo ponto inicial seja o ponto médio de outra linha já desenhada, primeiro acionamos o comando LINE para, então, informar o ponto médio da linha já desenhada como ponto de início da nova reta. Podemos recorrer ao OSNAP por meio das seguintes formas: Formas de acesso: 1. Clicar no botão na barra de menu standard, com o botão esquerdo do mouse, mantendo-o pressionado. Aparecerão diversas opções de OSNAP possíveis de serem selecionadas. As referidas opções são comentadas abaixo. 2. Tornar ativa uma barra de ferramentas adicional na área de trabalho, na qual estas opções do OSNAP ficam permanentemente disponíveis (opção utilizada com bastante freqüência). Os passos para tornar tal barra de ferramentas disponível são informados na nota abaixo1. 3. Por meio do menu BARRA DE MENUS SUSPENSOS: TOOLS: DRAFTING SETTINGS: OBJECT SNAP, abrir a janela de controle de opções de OSNAP ativas. Nesta janela podemos selecionar quais as opções de seleção desejamos que permaneçam ativas durante a utilização do programa. Exemplificando: se deixarmos a opção “Endpoint” ativa, toda vez que o programa estiver solicitando um ponto e aproximarmos o cursor de um “Endpoint”, este será sugerido como ponto a ser escolhido. Podemos ativar ou desativar esta opção por meio da tecla F3 ou “clicando” sobre o botão OSNAP na região inferior da tela (na barra de Status). 4. Manter pressionada a tecla Shift e clicar com o botão direito do mouse – surgirá na tela uma lista das opções de OSNAP. As opções de OSNAP disponíveis são descritas a seguir: SNAP TO ENDPOINT Função: Identificar o ponto extremo de uma linha Forma de operação: 1. Desenhe uma linha qualquer; 2. Acione novamente o comando LINE, mas não entre com o primeiro ponto; 3. Selecione a opção SNAP TO ENDPOINT; 1 Caminho para tornar a referida barra de ferramentas disponível: BARRA DE MENUS SUSPENSOS:VIEW:TOOLBARS.... Aparecerá uma janela com alguns itens selecionados com “X”. Selecione a opção Object Snap. Pressione o botão CLOSE. Surgirá na área de trabalho uma barra de ferramenta flutuante, chamada Object Snap. Para posicionar esta barra em local conveniente, devemos “clicar” com o botão esquerdo do “mouse” sobre sua área azul, manter este botão pressionado e arrastar a barra para sua nova posição. Se arrastarmos esta barra até bem próximo do perímetro da área de trabalho, ela irá se moldar automaticamente a este perímetro, como as demais barras já existentes. Uma vez ativada, esta barra permanecerá aberta. Para removê-la, devemos manter o botão esquerdo do mouse pressionado entre quaisquer dos botões existentes na barra, arrastá-la para o centro da área de trabalho e clicar no “X” do canto superior direito da mesma. Este procedimento serve, igualmente, para ativar ou desativar outras barras de ferramentas. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 14 4. Escolha uma das extremidades da primeira linha desenhada, aproximando o cursor da extremidade desejada; 5. Quando na extremidade aparecer um símbolo amarelo de marcação do ponto, pressione o botão esquerdo do mouse – você terá selecionado exatamente um dos pontos extremos da linha; 6. Clique com o mouse em outro ponto qualquer da tela. SNAP TO MIDPOINT Função: Identificar o ponto médio de uma linha. Forma de operação: 1. Desenhe uma linha qualquer; 2. Acione novamente o comando LINE, mas não entre com o primeiro ponto; 3. Selecione a opção SNAP TO MIDPOINT; 4. Aproxime o cursor do ponto médio da linha desenhada; 5. Quando aparecer um símbolo amarelo de marcação do ponto, pressione o botão esquerdo do mouse – você terá selecionado exatamente o ponto médio da linha; 6. Clique com o mouse em outro ponto qualquer da tela. ,SNAP TO INTERSECTION Função: Identificar o ponto de interseção de objetos. Forma de operação: 1. Desenhe uma linha qualquer; 2. Desenhe uma circunferência qualquer sobre a linha desenhada; 3. Acione novamente o comando LINE, mas não entre com o primeiro ponto; 4. Selecione a opção SNAP TO INTERSECTION; 5. Aproxime o cursor do ponto de interseção da circunferência com a linha traçada; 6. Quando aparecer o símbolo amarelo de marcação do ponto pressione o botão esquerdo do mouse – você terá selecionado exatamente a interseção da linha com a circunferência; 7. Você deve entrar agora com o segundo ponto da linha. Para exercitar, selecione a opção SNAP TO MIDPOINT e escolha o ponto médio de uma linha já desenhada. 8. Pressione ENTER. SNAP TO PARALEL Função: Desenhar uma linha paralela à outra. Forma de operação: 1. Desenhe uma reta qualquer. 2. Acione novamente o comando LINE e defina o primeiro ponto (um ponto qualquer na área de trabalho). 3. Selecione a opção SNAP TO PARALEL. 4. Aproxime o cursor da reta que deseja traçar a paralela. Quando aparecerem dois tracinhos paralelos, a reta foi selecionada 5. Colocar, agora, o cursor em uma posição paralela à reta selecionada (o cursor estará “amarrado” ao primeiro ponto definido). O programa traçará uma linha pontuada, na direção da reta selecionada, sobre a qual deve ser definido o segundo ponto. 6. Defina o segundo ponto da reta (a reta assim definida será paralela à primeira traçada). SNAP TO CENTER Função: Identificar o centro de uma circunferência. Forma de operação: 1. Desenhe uma circunferência qualquer; 2. Acione novamente o comando LINE, mas não entre com o primeiro ponto; 3. Selecione a opção SNAP TO CENTER; 4. Aproxime o cursor a uma circunferência já traçada; 5. Quando aparecer um símbolo amarelo de marcação do centro, pressione o botão esquerdo do mouse – você terá selecionado exatamente o centro da circunferência; 6. Clique com o mouse em outro ponto qualquer da tela. SNAP TO QUADRANT Função: Identificar qualquer um dos quatro pontos situados nos quadrantes apresentados no botão Forma de operação: 1. Desenhe uma circunferência, arco ou elipse; 2. Acione novamente o comando LINE, mas não entre com o primeiro ponto; UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 17 Janela de Comandos. Para tanto, digitamos M (a letra que está em maiúsculo) e acionamos a tecla ENTER. Comando: MOVE Tecla: Função: Alterar a posição (as coordenadas de localização) de elementos do desenho Forma de operação: Ao se acionar o comando, o programa solicita ao usuário que faça a seleção dos elementos a serem movidos (utilizar uma das formas antes descritas). Finaliza-se a seleção pressionando a tecla Enter. Neste momento o programa pergunta por um ponto de base e, em seguida, por um segundo ponto. Os elementos selecionados serão movidos na distância e direção definidas pelos dois pontos informados. Comando: SCALE Tecla: Função: Alterar as dimensões de elementos do desenho. É muito importante não confundir com comandos de visualização (ZOOM), nos quais, mudamos a distância do observador ao objeto (mais próximo ou mais afastado), sem alterar efetivamente suas dimensões. O comando SCALE altera efetivamente as dimensões dos elementos. Forma de operação: Inicialmente o programa solicita ao usuário que faça a seleção dos elementos a serem alterados (utilizar uma das formas antes descritas). Finalizamos a seleção de objetos pressionando a tecla Enter. Neste momento o programa pede um ponto de base e, em seguida, um segundo ponto. A distância entre os dois pontos informados definirá um fator de escala para alteração do(s) objeto(s) selecionado(s). 2.4 COMANDOS DE DESENHO 2.4.1 ELLIPSE Função: Desenhar elipses na área de trabalho. Formas de acesso: Botão BARRA DE MENUS SUSPENSOS:DRAW:ELLIPSE Janela de comandos: ELLIPSE Existe mais de uma modalidade para a entrada de dados: AXIS, END ou CEnter Forma de operação: modalidade AXIS, END 1. Entre no comando; 2. Especifique o primeiro ponto de um dos eixos; 3. Especifique o segundo ponto do eixo escolhido no passo 2; 4. Especifique a distância do centro do eixo traçado à extremidade o segundo eixo; 5. Pressione ENTER. Além das opções de desenho de elipses, o programa oferece uma opção para desenho de arcos elípticos, bastando escolher a opção ARC dentro do comando Elipse. 2.4.2 ARC Função: Desenhar arcos de circunferência na área de trabalho. Formas de acesso: Botão BARRA DE MENUS SUSPENSOS:DRAW:ARC Janela de comandos: ARC O programa oferece diversas opções para desenho de arcos, como verificamos no menu DRAW:ARC, acima referido. Cada opção irá solicitar ao usuário que informe três diferentes dados referentes ao arco a ser traçado, tais como ponto inicial, ponto final, centro, raio etc (vide exemplo a seguir – figura 2.2). Assim, para escolher a opção do comando que utilizaremos, devemos analisar o desenho, verificando quais os dados disponíveis e escolher a opção mais adequada para o caso. Em cada situação de desenho, uma das opções do comando poderá se mostrar mais conveniente. Para saber a ordem que devemos informar os dados cabe lembrar que na versão padrão do programa, os arcos são traçados no sentido anti-horário. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 18 A opção, chamada “continue”, nos permite traçar um novo arco utilizando como ponto inicial um dos extremos de um arco desenhado no comando anterior. Cabe lembrar de sempre observar a janela de comandos para verificar as ações ou informações que o programa está solicitando a cada momento. Passos para a construção – exemplo utilizando a opção “3 PONTOS”: 1. Entre no comando; 2. Especifique um primeiro ponto para o arco e pressione ENTER; 3. Especifique um segundo ponto para o arco e pressione ENTER; 4. Especifique um terceiro ponto para o arco e pressione ENTER. Center, Start, End Start, Center Angle Start, End, Direction Direction 3 points 2 End Center Start, End, Radius Raio Start, Center, End Len ght Ang le Direction Ra di us Start (ponto inicial) End (ponto final Center (centro do arco) Angle (ângulo) Lenght (comprimento da corda) Radius (raio do arco) Diameter (diâmetro) Derection (direção da reta tangente ao arco, passando pelo Start point) Center, Start Angle Ân gu lo Start, Center, Lenght Ângulo Lenght Start Start, End, Angle Center, Start, Lenght Le ng ht Ângulo Figura 2.2. – Exemplos de entradas de dados para construção de arcos 2.5 EXERCÍCIO PASSO A PASSO Desenhe a figura abaixo, sem as cotas e sem os eixos. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 19 1. Abra o programa e selecione a opção “START FROM SCRATCH”; 2. Defina o tamanho da área de trabalho em 25 unidades por 25 unidades (selecionar no menu superior FORMAT: DRAWING LIMITS e digitar as coordenadas do ponto inicial 0.0, 0.0 e do ponto final 25.0, 25.0); 3. Visualize apenas os limites selecionados utilizando VIEW: ZOOM: EXTENDS; 4. Ative o comando RECTANGLE, e digite como coordenadas iniciais 10.0, 10.0. Tecle <ENTER>; 5. Informe o outro extremo do retângulo, digitando @ 12.5, 4.5 <ENTER>. Você estará informando que o segundo ponto está deslocado 12.5 unidades no eixo X e 4.5 unidades no eixo Y em relação ao primeiro ponto. Tecle <ENTER>; 6. Selecione o comando LINE, teclando em . Informe as coordenadas do primeiro ponto do contorno do desenho como sendo 0.5 unidades abaixo e 0.5 unidades à esquerda do ponto inicial do retângulo desenhado. Para tanto, pressione SHIFT + BOTÃO DIREITO DO MOUSE e selecione a opção FROM clicando com o botão esquerdo do mouse sobre a mesma. Selecione a opção OSNAP Enpoint, teclando em e clique no ponto inicial do retângulo desenhado, o qual deverá aparecer salientado por meio de um quadrado amarelo. Digite @ -0.5, -0.5 <ENTER>. 7. Para dar seguimento ao traçado da reta, digite @13.5<0 <ENTER>; @ 7.5 < 90 <ENTER>. Pressione, novamente, <ENTER> para encerrar o comando LINE. 8. Selecione, na Barra de Menus Suspensos, o comando ARC, opção Start, End, Angle. Como ponto inicial do arco informe o último ponto da reta que acabamos de desenhar, utilizando, para tanto, OSNAP Enpoint, no botão . Informe o ponto final do arco como 5 unidades à esquerda de nosso ponto inicial. Para tanto, digite @ 5<180 <ENTER>. Informe o ângulo a ser preenchido pelo arco como 180 graus. 9. Selecione o comando LINE . Informe o primeiro ponto da linha como sendo o ponto final do arco que acabamos de desenhar. Para tanto, utilize a opção Enpoint do comando OSNAP e selecione o ponto onde concluímos o desenho do arco. 10. Dê seguimento ao desenho da reta, digitando @2.0<270<ENTER>; @3.5<180 <ENTER>; @4.0<90 <ENTER>. Pressione, novamente, <ENTER> para encerrar o comando LINE. 11. Selecione, na Barra de Menus Suspensos, o comando ARC, opção Start, CEnter, End. Como ponto inicial deste arco informe o ponto final da última reta que acabamos de desenhar ( utilize para tanto a opção Enpoint do comando OSNAP e clique no referido ponto extremo da reta. Como ponto central do arco, informe um deslocamento de 2.5 unidades à esquerda do ponto inicial. Faça isto digitando @2.5<180. Informe que o ponto final do arco situa-se 5.0 unidades à esquerda do ponto inicial, digitando @5.0<180. 12. Selecione o comando LINE . Informe como ponto inicial da nova reta o ponto final do último arco que desenhamos, utilizando para tanto, a opção Endpoint do comando OSNAP. Informe como ponto final da reta, o ponto onde iniciamos o desenho da reta que se encontra mais abaixo, no desenho. Pressione, novamente, <ENTER> para encerrar o comando LINE. 13. Represente as circunferências, selecionando o comando Circle , opção CEnter, Diameter. Como ponto central da circunferência selecione o ponto central do primeiro arco. Para tanto, pressione SHIFT + BOTÃO DIREITO DO MOUSE e escolha a opção CEnter do comando OSNAP. Aproxime o cursor do arco. Aparecerá uma marcação amarela no centro do mesmo. Clique com o botão esquerdo para selecionar o ponto marcado pelo programa. Informe o diâmetro como igual a 3 unidades. 14. Repita o procedimento acima para desenhar a segunda circunferência. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 22 Edge: Permite que se recorte um objeto por uma interseção aparente, mesmo que o objeto de recorte não toque no objeto a ser cortado com as opções: <Extend>: Estende os objetos cortadores; <No extend>: Não estende os objetos cortadores. <Undo>: Desfaz o último comando Trim Comando: EXTEND Tecla: Função: Estender uma linha ou arco até um elemento limite. A entidade que será o limite deve ser previamente selecionada e depois a entidade que será estendida. Forma de operação: Inicialmente o programa solicita ao usuário que faça a seleção dos elementos que serão os limites. Finaliza-se a seleção de objetos pressionando a tecla Enter. A seguir clicamos sobre as linhas que serão estendidas até os limites e clicamos novamente em Enter. Entre colchetes, o programa nos oferece os mesmos parâmetros do comando Trim. Project: Útil quando se trabalha com desenhos 3D Edge: Determina a maneira com que as fronteiras serão interceptadas. As opções são: <Extend>: Estende os objetos-fronteira; <No extend>: Não estende os objetos-fronteira. <Undo>: Desfaz o último comando Extend Comando: CHAMFER Tecla: Função: Criar um chanfrado entre duas linhas ou cantos de uma polyline . Se a polyline for fechada, todos os cantos serão chanfrados, se for aberta o encontro da última linha com a primeira não será chanfrado. Forma de operação: Inicialmente o programa solicita ao usuário que faça a seleção da primeira linha (apresentando uma série de opções entre parênteses) e, depois, a seleção da linha seguinte que formará o chanfrado com a primeira. As opções são: Polyline: Seleciona uma polyline para ser chanfrada; Distance: Define as distâncias, em relação ao canto, sobre a primeira e segunda linha; Angle: Define a distância sobre a primeira linha e o ângulo de chanfro; Trim : Opção para cortar ou não os segmentos (trim ou no trim); Method: Seleciona o método a ser utilizado: se angle ou dintance. O default é distance. Comando: FILLET Tecla: Função: Criar uma concordância (arredondamento) entre duas linhas que se interceptam, ou entre cantos de uma Polyline, com o raio determinado pelo usuário. Se a Polyline for fechada, todos os cantos serão arredondados. Forma de operação: Inicialmente o programa solicita ao usuário que faça a seleção da primeira linha (apresentando uma série de opções entre parênteses) e, depois, a seleção da outra linha que formará a concordância com a primeira. As opções são: Polyline: Seleciona uma Polyline Radius: Determina um novo valor para o raio (se o valor for diferente do oferecido pelo programa) Trim: Determina se as linhas originais serão apagadas ou não. Comando: EXPLODE Tecla: Função: Dividir um elemento, um bloco ou qualquer figura composta, fragmentando-a em seus elementos componentes. Forma de operação: O programa solicita ao usuário que faça a seleção dos elementos que serão explodidos. Para finalizar a operação, pressionamos a tecla Enter. Comando: BREAK Tecla: Função: Remover porções de uma entidade. Este comando permite, também, dividir uma entidade em duas partes sem remover nenhuma delas. Forma de operação: Inicialmente o programa solicita ao usuário que selecione o objeto a ser cortado (quando a entidade é selecionada, o programa entende este ponto como primeiro ponto do corte; se desejamos que o ponto inicial seja outro, digitamos f no teclado após a seleção, pressionamos a tecla Enter e informamos qual o ponto que desejamos para início do corte e, depois, informamos qual é o segundo ponto. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 23 Comando: LENGHT Tecla: Função: Aumentar ou diminuir ângulo de arcos, comprimento de linhas, polilinhas e splines abertas. Forma de operação: Inicialmente o programa solicita ao usuário que selecione o objeto a ser modificado (entre colchetes temos as opções DELTA, PERCENT, TOTAL E DYNAMIC). Para que este comando funcione, antes de indicar o objeto a ser modificado, devemos escolher uma das opções entre colchetes e pressionar a tecla Enter. Fornecemos, então, o valor desejado e pressionamos novamente a tecla Enter. A seguir (o programa continua solicitando ao usuário que selecione o objeto a se modificado), então, indicamos o objeto. A opção DELTA aumenta o objeto em um incremento, digitado na janela de comandos, determinado pelo usuário. A opção PERCENT incrementa ou reduz o objeto para um percentual determinado pelo usuário. A opção TOTAL modifica o objeto para um tamanho determinado pelo usuário. A opção DYNAMIC modifica o objeto até o ponto escolhido, através do mouse, pelo usuário. 3.1 EXERCÍCIO Desenhar a peça abaixo, utilizando os conhecimentos adquiridos até o momento. Desenhar, também, a vista superior (arbitrar a profundidade do objeto – deve ser no mínimo 25).Os furos estão centralizados na vista superior. (DESENHAR AS LINHAS TRACEJADAS E TRAÇO-PONTO COMO LINHAS CONTÍNUAS). UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 24 AULA 04 4. OBJETIVOS DA AULA Esta aula tem por objetivo apresentar os seguintes itens: • Layers • Propriedades dos objetos desenhados: cores, espessura das linhas e tipos de traçado. • Utilização dos grips. 4.1 LAYERS No desenvolvimento de projetos de peças de engenharia e arquitetura com o auxílio do AutoCAD, um dos passos essenciais para aumentar a eficiência no desenho é o trabalho com layers. Um layer pode ser interpretado como uma camada de desenho que deve agrupar objetos com funções e/ou propriedades semelhantes. Assim, antes de se começar o desenho propriamente dito, recomendamos que sejam criados layers específicos para o desenvolvimento das atividades de desenho. Dessa forma, podemos, por exemplo, criar um layer denominado paredes, outro layer denominado cotas ou ainda mobiliário. Os layers criados pertencem ao arquivo (extensão dwg) e compõem o projeto que estamos desenvolvendo, e, na medida em que os objetos vão sendo desenhados, podemos solicitar que o programa torne estes layers visíveis ou invisíveis. Assim, no exemplo supracitado, podemos estar trabalhando no layer paredes e tornar os layers cotas e mobiliário invisíveis para facilitar o desenho, por exemplo, do projeto elétrico . Em seguida, podemos tornar todos os layers visíveis para analisar a compatibilidade entre projetos. Função: Organizar a maneira pela qual os objetos são desenhados, agrupando-os de acordo com propriedades e/ou funções comuns. Formas de acesso: Botão na barra de propriedades: Barra de menus suspensos: FORMAT – LAYER... Digitando layer na janela de comandos. Em seguida, pressionando a tecla ENTER. Forma de operação: 1. Entre no comando por meio de uma das formas de acesso. Aparecerá uma janela de gerenciamento do layer denominada Layer Properties Manager (figura 4.1). Figura 4.1 – Janela de Gerenciamento das Propriedades dos Layers Layer 0. Não pode ser renomeado nem apagado. É o layer inicial na qual os objetos são desenhados se o usuário optar por não trabalhar com layers Coluna onde serão renomeados os layers criados. A lâmpada acesa indica que os objetos do layer estarão visíveis na área de trabalho. Para torná- los não visíveis basta dar dois cliques rápidos com o botão esquerdo do mouse sobre a lâmpada. Para congelar ou descongelar os objetos do layer. Congelamos e descongelamos dando dois cliques rápidos com o botão esquerdo do mouse sobre o símbolo indicado. Ao se congelar os objetos do layer os mesmos não ficam visíveis na área de trabalho. Também não se consegue efetuar ações sobre eles Para bloquear ou desbloquear ações a serem executadas em um layer, dando-se dois cliques rápidos com o botão esquerdo do mouse sobre o símbolo indicado. Ao ser bloqueado o layer, seus objetos ficam visíveis na área de trabalho, porém, não são possíveis ações sobre eles. Para escolher a cor dos objetos do layer correspondente. Devemos dar dois cliques rápidos com o botão esquerdo do mouse para proceder a escolha da cor Para criar um novo layer Para tornar corrente um layer criado Para deletar um layer selecionado Para especificar o tipo de traçado. Exemplos: contínuo, tracejado, traço- ponto Para bloquear e desbloquear a impressão do layer. Devemos pressionar OK depois de definir os layers de trabalho, para que as definições sejam salvas. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 27 tamanho dos traços das linhas desenhadas (traços da linha tracejada, de eixo, etc). Para exercitar, digite na janela de comandos ltscale. Aparecerá na janela de comandos a seguinte pergunta: Enter new linetype scale factor <1.0000> (Entre com o novo fator de escala do tipo de linha utilizado <1.000>). O tamanho 1.000 é aquele que está sendo utilizado. Para diminuir o tamanho dos traços da linha utilizada, basta digitar um número menor que 1. Para exemplificar digite 0.5 e pressione ENTER. Perceba que o tracejado ficou mais compacto. 12 Na barra de propriedades escolha um novo layer para desenhar novos objetos. Desenhe pelo menos dois objetos em cada um dos layers definidos. 4.2 GRIPS GRIPS são pequenos quadrados que aparecem em posições definidas nos objetos no momento que um objeto é selecionado sem que haja um comando acionado (figura 4.6). O uso dos GRIPS facilita a utilização de determinados comandos, visto que as ações são realizadas com o auxílio do mouse diretamente sobre os GRIPS selecionados. Os comandos possíveis de serem executados com auxílio dos GRIPS são COPY, MIRROR, MOVE, ROTATE, SCALE e STRETCH. Figura 4.6 – Objetos selecionados mostrando os GRIPS Função: Tornar a realização de alguns comandos mais eficientes, uma vez que não é necessário recorrer à digitação dos mesmos na janela de comandos ou, ainda, acessá-los nas barras de ferramentas laterais ou barra de menus suspensos. Formas de acesso: Para acessar os GRIPS, basta selecionar um objeto sem acionar previamente um comando na área de trabalho. Forma de operação: 1. Para exemplificar, desenhe na área de trabalho os objetos apresentados na figura 4.6 acima. 2. Acione os GRIPS de um dos objetos desenhados, por meio da forma de acesso supracitada. 3. Para selecionar mais de um GRIP, mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique com o botão esquerdo do mouse sobre os GRIPS nos quais se deseja efetuar alguma operação. Para remover a seleção de um GRIP basta manter pressionada a tecla SHIFT e clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o GRIP correspondente. Para selecionar apenas um GRIP, basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o GRIP desejado (figura 4.7). Figura 4.7 – Objetos selecionados mostrando os GRIPS GRIPS são estes quadrados azuis que aparecem no momento em que os objetos são selecionados, sem que algum comando seja acionado. Para selecionar um GRIP basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o GRIP desejado. Perceba que ele ficará vermelho após a seleção. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 28 4. Selecione apenas o GRIP indicado na figura 4.7. Pressione agora o botão direito do mouse. Aparecerá, na área de trabalho, uma janela para seleção de comandos (figura 4.8). Escolha a opção MOVE. Figura 4.8 – Objetos selecionados mostrando os GRIPS 5. O programa solicitará o ponto de deslocamento do objeto selecionado. Escolha qualquer ponto da área de trabalho e clique no botão esquerdo do mouse sobre este ponto. Perceba que você moveu todos os objetos que estavam selecionados, a partir do GRIP selecionado previamente, para o ponto desejado (figura 4.9). Figura 4.9 – Objetos selecionados mostrando os GRIPS 6. Para sair do modo de seleção dos GRIPS basta pressionar a tecla ESC duas vezes seguidas. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 29 4.3 EXERCÍCIO PASSO A PASSO Desenhe de acordo com os passos estabelecidos, a peça abaixo. Passo a passo: 1. Feche o(s) arquivo(s) que você estava trabalhando. Abra um novo documento e o salve com o nome da equipe, no diretório especificado pelo professor da disciplina. 2. Crie, inicialmente, os layers especificados na tabela abaixo. Nome do layer Tipo de linha Cor da linha Construção Contínua Cinza escuro Eixos Traço ponto Verde claro Visíveis Contínua Branca Não visíveis Tracejado Vermelho 3. Torne corrente o layer visíveis, acionando-o por meio da barra de propriedades, conforme passo 9 do item 4.1 desta aula. 4. Entre no comando LINE para desenhar a base da peça. 5. Para o primeiro ponto escolha, com o auxílio do mouse, um ponto qualquer da tela. 6. Para o segundo ponto da linha digite @140,0 e pressione ENTER duas vezes. 7. Mude para o layer construção e entre no comando LINE. 8. Para o primeiro ponto utilize as opções OSNAP. Para tanto, escolha o ENDPOINT e clique próximo ao extremo esquerdo da linha desenhada. 9. Para o segundo ponto digite @0,115 e pressione ENTER duas vezes. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 32 Figura 4.14 – Primeiro arco a ser traçado. 29. Usando ainda o comando ARC, da mesma maneira que no passo anterior, complemente o furo que está sendo construído (figura 4.15). Figura 4.15 – Complementação do furo. 30. Usando os comandos TRIM e ERASE, apague o excesso de linhas. 31. Usando o comando LINE construa o lado direito da peça que tem 9.16 de altura. O primeiro ponto da linha será o ENDPOINT do canto superior direito da base. O segundo ponto tem como coordenada @0, 9.16 (relativa ao primeiro ponto). Depois de digitado o segundo ponto deve-se pressionar ENTER. 32. Mude para o layer construção e, na barra de status, pressione o botão ORTHO com o auxílio do mouse (só aceita o traçado de linhas horizontais e verticais). Entre no comando LINE e desenhe uma linha de construção, cujo primeiro ponto é o canto direito inferior da peça e o segundo é obtido pela coordenada relativa @ 0, 60.58. Para o terceiro ponto, clique com o botão esquerdo do mouse em qualquer ponto que cruze o arco mais próximo ao canto direito da peça (figura 4.16) (neste passo, o OSNAP deve estar desligado). Pressione ENTER para sair do comando LINE. Saia do modo ORTHO. 33. Mude para o layer visíveis e entre no comando LINE. Desenhe a linha do ponto 1 ao ponto 2 (figura 4.16), utilizando as opções OSNAP (ENDPOINT e INTERSECTION). Figura 4.16 – Complementação do furo. 1º Ponto: START 3º Ponto: END 2º Ponto: CENTER Linha de construção desenhada com o intuito de localizar o ponto 2. Desenhando uma outra linha do ponto 1 ao ponto 2 podemos fechar o lado direito da peça. Ponto 2 Ponto 1 UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 33 34. Entre no comando LINE (Será desenhado primeiro o furo da base próximo ao canto direito da peça. Podemos utilizar o comando OFFSET a partir da lateral direita da base para ter referência na construção). 35. Entre no comando OFFSET. Forneça a distância 14 (eixo do furo) e selecione a linha que constitui o lado direito da peça. Em seguida, clique com o botão esquerdo do mouse em qualquer região da área de trabalho do lado esquerdo da linha selecionada. Saia do comando OFFSET (figura 4.17). 36. Entre no comando OFFSET (ou pressione a barra de espaços). Forneça a distância 9 (raio do furo – parte superior da base) e selecione a linha que foi desenhada no passo anterior. Em seguida, clique com o botão esquerdo do mouse em qualquer região da área de trabalho do lado esquerdo da linha selecionada. Depois, selecione novamente a linha desenhada no passo anterior e clique agora, com o botão esquerdo do mouse, em qualquer região da área de trabalho do lado direito da linha selecionada. Saia do comando OFFSET (figura 4.17). 37. Entre no comando OFFSET novamente, forneça a distância igual a 1 (um) e selecione a linha que constitui a parte superior da base da peça. Clique na parte inferior da peça e depois saia do comando OFFSET (figura 4.17). Figura 4.17 – Utilização do comando OFFSET para fazer o furo da base. 38. Da mesma maneira que nos passos anteriores, utilizando o comando OFFSET, desenhe o furo de raio 7 internamente. Utilize os comandos TRIM e EXTEND para apagar o excesso de linhas desenhadas. 39. Selecione apenas as linhas do furo e mude seu layer para o layer não visíveis. Use o comando LTSCALE para aprimorar o traçado da linha (passo 12, item 4.1). 40. Copie o furo desenhado na base utilizando o comando COPY. Para isso, após entrar no comando, deve-se selecionar as linhas tracejadas que fazem parte do furo a ser copiado (figura 4.18). Utilize como BASE POINT o ponto indicado na figura 4.18. Como segundo ponto de deslocamento do comando COPY digite @-60,0 (essa coordenada faz com que os furos fiquem espaçados a 46 unidades de desenho conforme indica a peça cotada no início do exercício). Figura 4.18 – Utilização do comando COPY para fazer o segundo furo da base. 41. Mude para o layer visíveis. Desenhe agora as concordâncias (de raio indeterminado – livre escolha) e terminais. Para desenhar as concordâncias e terminais utilize o comando FILLET. No uso deste comando, pode ser necessário redesenhar algumas pequenas partes da peça (círculos e linhas). Após os reparos, utilize os comandos TRIM e ERASE para apagar possíveis excessos. Especial atenção deve ser dada ao terminal da parte superior da nervura. Os passos para se desenhar esse terminal são descritos a seguir. 42. Para se desenhar os terminais da parte superior da nervura deve-se, inicialmente, apagar a linha de construção que limita a parte superior da nervura. Em seguida, dê um ZOOM WINDOW na parte superior da nervura para melhor visualização. Entre no comando LINE e desenhe duas linhas, cujas coordenadas são especificadas na figura 4.19. Usar OSNAP e escolher este ponto como BASE POINT do comando COPY UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 34 Figura 4.19 – “Dica” para se desenhar os terminais da parte superior da nervura 43. Em seguida, entre no comando FILLET e forneça para o raio o valor 0.5. Depois, entre novamente neste comando e desenhe os terminais da parte superior da nervura apresentada na figura 4.19. 44. Desenhe agora os eixos. Para isso, apague as linhas de construção. Mude para o layer eixos e desenhe os eixos das peças. Aproveite as linhas já traçadas para facilitar o trabalho. Para o traçado do eixo, perceba que se pode utilizar o comando DRAW – ARC – START, CENTER, END. Para tanto, deve-se desenhar duas linhas de construção no layer construção de maneira similar ao passo 25 deste exercício. Depois, deve-se mudar novamente para o layer eixos, entrar no comando ARC de maneira similar ao passo 28 deste exercício e desenhar o eixo em arco. 4.4 EXERCÍCIO Dentro do mesmo arquivo, desenhe a vista superior da peça apresentada no exercício anterior. Ponto 1: usar OSNAP ENDPOINT Ponto 3: usar OSNAP ENDPOINT Ponto 2: digitar as coordenadas @-0.5,0 Ponto 4: digitar as coordenadas @0.5,0 UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 37 4. Perceba que na área de trabalho surgiu um cursor para escrita do texto. Na janela de comandos o programa está solicitando ao usuário que entre com um texto. Escreva o seguinte texto: Desenho Técnico II. Em seguida, pressione ENTER. 5. Perceba que o programa ainda não saiu da opção Single Line Text. Apenas houve a mudança de linha. Digite seu nome na segunda linha. 6. Pressione, duas vezes seguidas, a tecla ENTER. Perceba que o programa saiu da opção Single Line Text A opção Justify que aparece na janela de comandos, logo após seguirmos o caminho para escrever o texto, especifica como será desenhado o texto. Se, na janela de comandos, for digitada a letra J (de justify), antes de escrever o texto propriamente dito, o programa irá fornecer outras opções de como escrever o texto na área de trabalho. Essas opções são: • ALIGN: ajusta o texto em um ponto inicial e final. • FIT: mantém a altura da letra • CENTER: centraliza o texto em seu ponto médio • MIDDLE: centraliza o texto exatamente no seu meio • RIGHT: posiciona todo o texto a esquerda desse ponto Juntamente as opções de cima são apresentadas também uma combinação das letras: • T: Top (superior) • L: Left (esquerdo) • M: Middle (meio) • C: CEnter (centro) • B: Bottom (inferior) • R: Right (direito) A ilustração 6.1 abaixo mostra como o texto será alinhado a partir do ponto escolhido na área de trabalho se uma das combinações acima forem escolhidas. TL (ajusta o texto na posição TOP-LEFT) TC (ajusta o texto na posição TOP-CENTER) TR (ajusta o texto na posição TOP-RIGHT) ML (ajusta o texto na posição MIDDLE-LEFT) MC (ajusta o texto na posição MIDDLE-CENTER) MR (ajusta o texto na posição MIDDLE-RIGHT) BL (ajusta o texto na posição BOTTOM-LEFT) BC (ajusta o texto na posição BOTTOM-CENTER) BR (ajusta o texto na posição BOTTOM-RIGHT) Ilustração 6.1 – Esquema mostrando os pontos a partir dos quais o texto será apresentado 6.1.2 OPÇÃO MULTILINE TEXT Uma outra opção para escrever um texto é a denominada MTEXT (múltiplas linhas de texto). Essa opção é um pouco mais refinada que a primeira, visto que abre uma janela especifica no qual os parâmetros são configurados primeiro. Além disso, na opção anterior, cada linha de texto desenhada é um objeto único, que pode ser submetido a modificações. Nesta opção, todo o texto escrito forma um único objeto. Uma outra diferença da opção anterior é que não há necessidade de configurar o texto por meio do menu FORMAT – TEXT STYLE, visto que as configurações podem ser realizadas durante a operação da própria opção Multiline Text. Função: Escrever textos na área de trabalho. Formas de acesso: Na barra de menus suspensos: DRAW – TEXT – MULTILINE TEXT... Na barra de ferramentas Draw: Na janela de comandos digitar mtext e pressionar ENTER. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 38 Forma de operação: 1. Acesse a opção por meio de uma das formas apresentadas anteriormente. Na janela de comandos o programa solicitará o primeiro canto de um retângulo imaginário dentro do qual o texto estará inscrito. Escolha um ponto qualquer da área de trabalho com o auxílio do mouse. 2. Perceba que o programa solicitará o canto oposto do retângulo supracitado. Escolha esse ponto na área de trabalho com o auxílio do mouse. Aparecerá na área de trabalho a janela Multiline Text Editor, aberta na pasta Character (figura 6.2). Escolha RomanS como o tipo de fonte a ser utilizada. Para o tamanho da fonte digite 25. Em seguida escreva na primeira linha o texto Desenho Técnico, pressione ENTER e na segunda linha escreva seu nome. Figura 6.2 – Janela Multiline Text Editor 3. Ainda dentro da janela Multiline Text Editor, clique na pasta Properties e escolha no campo Width a opção NO WRAP (figura 6.3). Isto significa que o texto que você escrever poderá extrapolar o limite do retângulo imaginário supracitado. Em seguida pressione OK. Figura 6.3 – Opção NO WRAP (sem limite) 6.2 COLOCANDO COTAS EM OBJETOS DESENHADOS NA ÁREA DE TRABALHO Antes de iniciarmos propriamente este item, é necessário que desenhemos alguns objetos na área de trabalho para servirem de referência aos comandos que serão apresentados nos próximos subitens. Dessa forma, utilizando o comando LINE e CIRCLE, desenhe objetos similares aos apresentados na figura 6.4. Figura 6.4 – Desenho de referência para cotagem Estilo da fonte Tamanho da fonte ÁREA NA QUAL O TEXTO SERÁ ESCRITO UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 39 6.2.1 OPÇÃO FORMAT DIMENSION STYLE Da mesma forma que no item referente a textos, é necessário que os parâmetros de cotagem sejam definidos previamente. Esta definição é realizada com auxílio da opção Format Dimension Style. Função: Configurar parâmetros para cotagem de objetos no AutoCAD. Formas de acesso: Na barra de ferramentas dimension Na barra de menus suspensos: FORMAT – DIMENSION STYLE... Forma de operação: 1. Acesse a opção por meio de uma das formas apresentadas anteriormente. Na área de trabalho aparecerá uma janela similar à apresentada na figura 6.5. Figura 6.5 – Janela Dimension Style Manager 2. Pressione, com o auxílio do mouse, o botão MODIFY. Irá aparecer a janela Modify Dimension Style aberta na pasta LINE AND ARROWS (figura 6.6). 3. Os parâmetros que serão mais utilizados e que poderão ser modificados são listados a seguir. Esses parâmetros são definidos em unidades de desenho. Modifique-os de acordo com o exemplo da figura 6.4: BASELINE SPACING; EXTEND BEYOND DIM LINES; OFFSET FROM ORIGIN; 1ST, 2ST, LEADER e ARROW SIZE (campo ARROWHEADS); TYPE e SIZE (campo CENTER MARKS FOR CIRCLES). Figura 6.6 – Janela Modify Dimension Style: ISO – 25 (pasta LINE AND ARROWS) Estilo em Para criar um novo estilo para os Após efetuar modificaçõ es não se esqueça de pressionar Para modificar o estilo em Deve-se pressionar o CLOSE para sair da janela dimension Linhas de Linhas de Tipo de símbolo utilizado no encontro da linha de cota li h Marca de centro para arcos e Tipo da marca de Tamanho em unidades de desenho da marca de Tamanho do símbolo do encontro entre a linha de UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 42 3. Utilizando a opção OSNAP, clique no outro canto da peça apresentada na figura 6.10. Perceba que, na janela de comandos, o programa solicita a posição na qual será desenhada a linha de cota por meio da pergunta: Specify dimension line location. 4. Escolha uma posição para largar a linha de cota e clique no botão esquerdo do mouse. Verifique que a cota horizontal foi desenhada. 5. Caso algum parâmetro não tenha ficado do jeito desejado, modifique-o retornando segundo diretrizes do item 6.3.1. Não é necessário apagar a cota já desenhada. Desde que ao término das alterações o botão SET CURRENT da janela Dimension Style Manager seja pressionado, as alterações serão automáticas. 6.2.3 ALIGNED DIMENSION Função: Realizar cotagem inclinada em relação à horizontal. Formas de acesso: Na barra de ferramentas dimension Na barra de menus suspensos: DIMENSION – ALIGNED Forma de operação: 1. Acesse a opção por meio de uma das formas apresentadas anteriormente. Na janela de comandos o programa fará a seguinte pergunta: Specify first extension line origin or <select object>: (Especifique a origem da primeira linha de extensão ou <selecione objeto>). 2. Utilizando a opção OSNAP, clique em um dos cantos da linha inclinada da peça exemplo, desenhada na área de trabalho (figura 6.10). O programa solicitará a origem da segunda linha de extensão por meio da pergunta na janela de comandos: Specify second extension line origin. 3. Utilizando a opção OSNAP, clique no outro canto da linha inclinada. Perceba que, na janela de comandos, o programa solicita a posição na qual será desenhada a linha de cota por meio da pergunta: Specify dimension line location. 4. Escolha uma posição para largar a linha de cota e clique no botão esquerdo do mouse. Verifique que a cota inclinada foi desenhada. 5. Caso algum parâmetro não tenha ficado do jeito desejado, modifique-o retornando segundo diretrizes do item 6.3.1. 6.2.4 RADIUS DIMENSION Função: Realizar cotagem de raios de arcos de circunferência (nunca cotar pelo raio uma circunferência). Formas de acesso: Botão na barra de ferramentas dimension: Barra de menus suspensos: DIMENSION - RADIUS Forma de operação: 1. Entre na opção por meio de uma das formas de acesso. Na janela de comandos o programa solicitará ao usuário que selecione um determinado arco ou círculo, por meio da seguinte pergunta: Select arc or circle. 2. Com o auxílio do mouse, clique em cima do círculo da peça exemplo, apresentada na figura 6.10. O programa solicitará o local segundo o qual a cota deverá ser desenhada (Specify dimension line location ou [Mtext/Text/Angle]). Visualmente, tente posicionar a linha de cota aproximadamente a 45º de inclinação e pressione o botão esquerdo do mouse. 6.2.5 DIAMETER DIMENSION Função: Realizar cotagem de diâmetros (circunferência não pode ser cotado pelo raio). Formas de acesso: Botão na barra de ferramentas dimension: Barra de menus suspensos: DIMENSION - DIAMETER Forma de operação: 1. Entre na opção por meio de uma das formas de acesso. Na janela de comandos o programa solicitará ao usuário que selecione um determinado arco ou círculo por meio da seguinte pergunta: Select arc or circle. 2. Com o auxílio do mouse, clique em cima do círculo da peça exemplo, apresentada na figura 6.10. O programa solicitará o local segundo o qual a cota deverá ser desenhada (Specify dimension line location ou [Mtext/Text/Angle]). Visualmente, tente posicionar a linha de cota aproximadamente a 45º de inclinação e pressione o botão esquerdo do mouse (escolha a direção oposta àquela selecionada no item 6.3.4). UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 43 6.2.6 ANGULAR DIMENSION Função: Realizar cotagem de ângulos. Formas de acesso: Botão na barra de ferramentas dimension: Barra de menus suspensos: DIMENSION - ANGULAR Forma de operação: 1. Entre na opção por meio de uma das formas de acesso. O usuário poderá selecionar, inicialmente, uma linha, um círculo ou um arco. Perceba que essas opções seguem na pergunta apresentada na janela de comandos: Specify arc, circle, line or <specify vertex>. 2. Com o auxílio do mouse, selecione a linha vertical do extremo esquerdo da peça. Na janela de comandos o programa solicitará a segunda linha que formará um determinado ângulo com a primeira selecionada. 3. Com o auxílio do mouse, selecione a linha inclinada que serviu para cotagem inclinada (item 6.3.3). Perceba que, na janela de comandos, o programa solicitará o local segundo o qual deverá ser desenhada a linha de cota para ângulos. 4. Com o auxílio do mouse, escolha um ponto interno qualquer da peça. 6.2.7 BASELINE DIMENSION Função: Realizar cotagem em agrupamento paralelo. Formas de acesso: Botão na barra de ferramentas dimension: Barra de menus suspensos: DIMENSION - BASELINE Forma de operação: 1. Essa opção requer que inicialmente o usuário inicie a cotagem do primeiro segmento da peça por meio da opção LINEAR DIMENSION (item 6.3.2). Assim, realize a cotagem linear da primeira parte da peça de acordo com a figura 6.11. Passo 3: Depois de selecionado o último ponto do segundo trecho, selecione o último ponto do terceiro trecho. Passo 2: Entre na opção BASELINE DIMENSION e selecione o último ponto do segundo trecho Passo 1: Realize cotagem linear (item 6.2.3) deste trecho da peça. Figura 6.11 – Cotagem em agrupamento paralelo. 2. Entre na opção BASELINE DIMENSION por meio de uma das formas de acesso. Selecione o último ponto do segundo trecho, conforme apresentado na figura 6.11. 3. Com o auxílio do mouse, selecione o último ponto do terceiro trecho. 4. Pressione duas vezes a tecla ENTER para finalizar a operação. 6.2.8 CONTINUE DIMENSION Função: Realizar cotagem em agrupamento seqüencial. Formas de acesso: Botão na barra de ferramentas dimension: Barra de menus suspensos: DIMENSION - CONTINUE Forma de operação (similar ao item anterior): 1. Essa opção requer que o usuário inicie a cotagem do primeiro segmento da peça por meio da opção LINEAR DIMENSION (item 6.3.2). Assim, realize a cotagem linear da primeira parte da peça de acordo com a figura 6.11. 2. Entre na opção CONTINUE DIMENSION por meio de uma das formas de acesso. Selecione o último ponto do segundo trecho, conforme apresentado na figura 6.11. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 44 3. Com o auxílio do mouse, selecione o último ponto do terceiro trecho. 4. Pressione duas vezes a tecla ENTER para finalizar a operação. 6.2.9 QUICK LEADER Função: Desenhar linhas de chamada (linhas com informações ou esclarecimentos sobre o desenho). Formas de acesso: Botão na barra de ferramentas dimension: Barra de menus suspensos: DIMENSION - LEADER Forma de operação: 1. Entre na opção por meio de uma das formas de acesso. Na janela de comandos o programa solicitará o primeiro ponto da linha de chamada por meio da seguinte pergunta: Specify first leader point, or [Settings]. Com o auxílio do mouse, clique no ponto especificado na figura 6.12. 1º ponto 2º Ponto 3º Ponto Peça didática Ponto final para definição do comprimento do texto Figura 6.12 – Cotagem em agrupamento paralelo e utilização do “leader” 2. Em seguida, o programa solicitará o próximo ponto da linha de chamada. Com o auxílio do mouse, escolha o ponto conforme indicado na figura 6.12. 3. O programa solicitará o último ponto da linha de chamada. Com o auxílio do mouse, escolha o ponto conforme indicado na figura 6.12. 4. O programa solicitará o comprimento do texto a ser desenhado. Podemos digitar na janela de comandos esse comprimento ou, ainda, com o auxílio do mouse, o escolher na área de trabalho. Para tanto, clique no botão esquerdo do mouse em um ponto no mesmo alinhamento e à direita da linha de chamada desenhada. 5. O programa solicitará ao usuário que entre com o texto da linha de chamada. Escreva na janela de comandos o seguinte texto: peça didática. 6. Pressione duas vezes a tecla ENTER para finalizar a utilização da opção QUICK LEADER. 6.2.10 CENTER MARK Função: Identificar o centro de circunferência e de arcos de circunferência. Formas de acesso: Botão na barra de ferramentas dimension: Barra de menus suspensos: DIMENSION – CENTER MARK Forma de operação: 1. Entre no comando por meio de uma das formas de acesso. O programa solicitará que seja selecionado um arco ou um círculo. Com o auxílio do mouse selecione o círculo da peça exemplo. 2. Aparecerá a marca de centro do arco ou da circunferência. Obs: O programa considera a cota um elemento único. Para qualquer modificação que tenhamos de fazer na forma da cotagem (por ex.:cotar de acordo com a ABNT, pois o programa cota de acordo com as Normas Americanas), é necessário que a cota seja antes explodida. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 47 7.2 EXERCÍCIOS a) Acesse o comando “polilinha” e desenhe uma “polilinha” com uma forma qualquer, composta de três segmentos de reta e dois segmentos de arco, fechando a mesma por meio da opção Close. b) Represente uma “polilinha” composta de dois segmentos de reta e dois segmentos de arco, fechada, determinando uma espessura 1,00 para os dois últimos segmentos. Para tanto, você deverá desenhar os dois primeiros segmentos de reta, acessar a opção “Width”, informar a espessura inicial e final como 1.00, acessar a opção de desenho de arcos, traçar o primeiro arco e utilizar a opção Close para fechar a “polilinha”. 7.3 MODIFICANDO UMA “POLILINHA” JÁ TRAÇADA – COMANDO PEDIT Função: Alterar uma “polilinha” já existente, dentro das opções a seguir. Formas de acesso: • Barra de menus suspensos: MODIFY - POLYLINE • Digitando PEDIT na janela de comandos Opções do comando PEDIT (aparecem entre colchetes na janela de comandos): Open: Abre uma “polilinha” fechada – esta opção é oferecida ao ser selecionada uma polyline fechada; Close: Fecha a “polilinha” traçada - esta opção é oferecida ao ser selecionada uma polyline aberta; Join: Une a uma “polilinha” aberta, outros segmentos traçados, transformando todo o conjunto em uma única “polilinha”. Nesse caso, o extremo da “polilinha” e dos segmentos a serem unidos a ela deverão ser coincidentes; Width: Permite a especificação de uma nova largura para a “polilinha” traçada; Edit vertex: Permite a edição dos vértices dos polígonos formados, com as seguintes opções: Next: Vai para o próximo vértice; Previous: Vai para o vértice anterior; Break: Quebra a “polilinha” em vários segmentos; Insert: Insere um novo vértice; Move: Move o vértice de posição; eXit: Sai da opção de edição de vértices. Fit: Transforma a “polilinha”, criando uma curva suave formada por pares de arcos entre cada dois vértices. A curva criada passará por todos os vértices da “polilinha” original; Spline: Transforma os segmentos em uma linha suave, atraída pelos pontos originais da “polilinha”, mas que não necessariamente passa por eles; Decurve: Desfaz as curvas criadas pelos comandos FIT e SPLINE; Ltype gen: Ativa ou desativa o padrão contínuo de linha sobre a “polilinha”, evitando/forçando que cada segmento tenha reinício do padrão de linha; Undo: Desfaz a última operação dentro do comando Obs.: Caso seja necessário desmembrar uma polyline em seus diversos segmentos, deve-se utilizar o comando “EXPLODE”. Neste caso, os segmentos serão isolados, deixando de compor uma “polilinha” e podendo ser tratados como entidades isoladas pelo programa. 7.4 EXERCÍCIOS a) Altere a espessura da “polilinha” desenhada no exercício 7.1.1 a) para 2.00. Para tanto você deverá acessar o comando Pedit, selecionar a “polilinha”, solicitar a opção Width e informar a nova espessura de toda a “polilinha”. Acione a tecla ESC para finalizar o comando. b) Utilizando o comando pedit, insira um novo vértice na “polilinha” desenhada no exercício 7.1.1 b). Para tanto, você deverá selecionar a “polilinha”, solicitar a opção Edit vertex e dentro desta, solicitar a opção insert. Com o cursor, informe a posição do novo vértice. Acione a tecla ESC para finalizar o comando. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 48 7.5 DESENHANDO HACHURAS Função: Aplicar padrões ou hachuras sobre regiões do desenho. Formas de acesso: • Botão na barra de ferramentas • Barra de menus suspensos: DRAW – HATCH • Digitando HATCH na janela de comandos Forma de operação: 1. Para exemplificar, desenhe primeiro um objeto qualquer formado por uma “polilinha” fechada com uma circunferência dentro dela; 2. Acesse o comando HATCH... Aparecerá na área de trabalho uma janela cujo título é BOUNDARY HATCH, a qual é formada por duas pastas (QUICK e ADVANCED). Ver figura 7.1 a seguir. 3. Na pasta QUICK: 3.1. Defina o tipo de hachura a ser utilizada. 3.2. Defina o ângulo de inclinação dos elementos pertencentes às hachuras (caso a hachura não esteja na inclinação desejada). 3.3. Defina a escala da hachura (ao mudar a escala, os traços da hachura serão aproximados ou afastados). 3.4. Selecione a opção PICK POINTS. O programa fechará momentaneamente a janela e esperará que algum ponto interno do objeto que receberá a hachura seja selecionado. 3.5. Selecione um ponto interno do objeto. 3.6. Pressione ENTER. A janela de configuração retornará. 3.7. Pressionando o botão PREVIEW, aparecerá uma visualização de como ficará a hachura. 3.8. Pressione ENTER para retornar a janela de configuração. 3.9. Se não há mais alterações a serem feitas pressione OK. Figura 7.1 – Janela Boundary Hatch Permite que se abra um quadro de diálogo para seleção dos tipos de hachuras disponíveis Ângulo de inclinação dos elementos que compõem a hachura Escala dos elementos que compõem a hachura Seleção por pontos internos Seleção via janelas cross ou window UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 49 Obs. 1.: As hachuras são tratadas pelo programa como entidades inteiras, não sendo possível editar somente parte de suas linhas. Caso seja necessário desmembrar uma hachura em suas diversas linhas, deve-se utilizar o comando “EXPLODE” (a exemplo do que foi explicado acima para o comando polyline). Neste caso, os segmentos serão isolados, deixando de compor uma hachura e podendo ser tratados como linhas isoladas pelo programa. Obs. 2: Caso o programa ignore o limite interno (no caso, a circunferência) e hachure toda a área interna à “polilinha”, abrir a pasta Advanced, dentro de Boundary Hatch e verificar em Island Detection Style qual é a maneira de hachurar que está disponível: se normal, se outer ou se ignore (os desenhos explicam cada uma). Obs. 3: Criar sempre layer específico para hachuras. Usar, nas hachuras, cores pouco “chamativas”, para que não torne o desenho “carregado”. 7.6 EXERCÍCIOS a) Crie três figuras fechadas: um retângulo, uma circunferência, uma elipse e uma “polilinha”, de forma que todas fiquem visíveis na tela ao mesmo tempo. Acesse o comando de hachuras e aplique um tipo de hachura para uma das figuras desenhadas. Repita este passo, aplicando hachuras diferentes nas demais figuras desenhadas; b) Selecione uma das hachuras aplicadas e apague a mesma, observando que o programa trata as hachuras como um único elemento; c) (Acesse o comando EXPLODE e selecione outra das hachuras aplicadas no exercício a). Agora apague isoladamente linhas que compunham a “explodida”; d) Faça o desenho a seguir, utilizando uma “polilinha” para o traçado do contorno a ser hachurado, aplicando a hachura e realizando a cotagem da peça. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 52 AULA 09 9. OBJETIVOS DA AULA Esta aula tem como objetivo apresentar os seguintes comandos: Criação de Blocos (Comando BLOCK); Inserção de Blocos (Comando INSERT). 9.1 INTRODUÇÃO O AutoCAD permite que diversos elementos de um desenho (linhas, arcos, etc.) sejam agrupados formando um BLOCO. Este BLOCO passará, então, a ser tratado pelo programa como se fosse um único elemento. Ao selecionarmos o BLOCO, todos os seus elementos serão selecionados. Ao apagarmos, copiarmos, movermos um BLOCO, ele será tratado sempre como um único elemento. Esta característica é de grande importância principalmente em desenhos onde existe a repetição de elementos. Por exemplo, em um projeto de instalações elétricas, podemos desenhar uma única vez o símbolo correspondente a uma tomada-baixa, defini-lo como um BLOCO chamado tomada-baixa e inseri-lo quantas vezes forem necessárias, sem a necessidade de se desenhar novamente. Existe uma vantagem adicional: o programa armazena o bloco e o local de suas inserções, economizando memória se comparado com a situação de que aquele elemento fosse novamente desenhado em cada uma de suas aparições no desenho. Para se alterar o desenho de um bloco, torna-se necessário que os seus elementos sejam desmembrados, voltando à situação original de elementos isolados. Este desmembramento é feito por meio do comando EXPLODE. Para criar um BLOCO, utilizamos o comando BLOCK. Para inserir um BLOCO em um desenho, utilizamos o comando INSERT e para EXPLODIR um BLOCO, o comando EXPLODE. 9.2 COMANDO BLOCK Função: Criar blocos Formas de acesso: Menu suspenso DRAW: BLOCK Botão na barra de comandos de desenho: Forma de operação Ao acessar o comando, irá aparecer na área de trabalho uma janela para criação do bloco (fig.9.1). A partir dessa janela devem ser realizadas as seguintes operações: 1. Definir um nome para o bloco; 2. Digitar o nome escolhido no campo apropriado; 3. Definir quais os elementos que compõem o bloco; 4. Clicar no ícone select objects. A janela de diálogo desaparece para que possamos selecionar os elementos que virão a fazer parte do bloco. Quando finalizarmos a seleção, a janela voltará a aparecer para completarmos a definição do bloco; 5. Definir o ponto de inserção. Trata-se do ponto por meio do qual informaremos futuramente ao programa onde deve ser feita a inserção do bloco. Sua escolha é de grande importância com vistas a facilitar o trabalho de desenho. Devemos analisar qual é o ponto de inserção mais adequado para cada bloco que for criado; 6. A definição do ponto de inserção é feita, ou por meio do ícone apropriado (pick point), ou digitando-se as coordenadas correspondentes na caixa de diálogo. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 53 Figura 9.1 – Janela para definição dos blocos. 9.3 COMANDO INSERT Função: Inserir blocos Formas de acesso: Menu suspenso INSERT: BLOCK Botão na barra de comandos de desenho: Forma de operação: 1. No campo NOME, seleciona-se o bloco a ser inserido; 2. No campo insert point, define-se o ponto do desenho no qual será posicionado o ponto de inserção do bloco. Podemos informar as coordenadas, ou deixar para especificar com o mouse no desenho, inclusive com o auxílio do OSNAP (opção mais usual); 3. Ao ser inserido, um bloco pode ter suas dimensões alteradas e pode ser rotacionado. No campo Scale, define-se as escalas de inserção e, no rotate, a orientação do bloco ao ser inserido. Figura 9.2 – Janela de inserção de blocos UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 54 9.4 EXERCÍCIOS a) Desenhe o símbolo de uma tomada-baixa de uma instalação elétrica predial. Utilizando o comando BLOCK, crie um bloco com este símbolo, dando-lhe o nome de “tomada-baixa”. Adote como ponto de inserção do bloco o extremo esquerdo da linha horizontal. Utilizando o comando INSERT, insira o bloco criado em mais de uma posição na tela, testando em algumas dessas inserções, a possibilidade de rotacionar o bloco no momento da inserção. b) Desenhe, com os comandos já conhecidos até o momento, a planta-baixa apresentada a seguir. Crie os símbolos correspondentes aos pontos da instalação elétrica que será desenhada sobre a planta baixa. Transforme cada um destes símbolos em um BLOCO e insira-os nas posições adequadas na planta- baixa. Depois, para complementar o desenho, represente o traçado dos eletrodutos. c) Crie alguns móveis, transforme-os em blocos e insira-os na planta-baixa. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 57 6. O cálculo será: 1/50 X 1000 = 20 10.3 VISUALIZAÇÃO DA IMPRESSÃO Observando a parte de baixo da tela plot, junto as teclas ok, cancel e help encontramos as teclas flull preview e partial preview. Clicando em Partial Preview poder-se-á observar: Uma janela apresentando um retângulo branco que representa a folha em que o desenho será impresso; Uma área limitada por retângulo tracejado que representa a Printable area (Área realmente disponível para impressão na folha); Um retângulo azul representando a área destinada à impressão; Um pequeno triângulo vermelho indicando a posição da coordenada (0,0) do desenho na folha. Esta posição do triângulo poderá ser alterada, alterando-se as coordenadas X e Y do campo Plot Offset Clicando em Full Preview teremos: Uma visão prévia de como será a impressão de fato, inclusive apresentando espessuras, cores e tipos de traçado adotados no desenho. 10.4 EXERCÍCIOS 10.4.1 Desenhar as figuras (cotadas) solicitadas sobre folhas de formato A4 e apresentar em full preview: A) Retângulo de 15 Km por 7 Km em escala 1:100.000 B) Círculo de 40 mm de raio em escala 2:1 (dobrar a figura) C) Quadrado de 30 cm de lado em escala 1:5 10.4.2 Desenhar as figuras abaixo, observar as escalas determinadas e escolher os formatos das folhas. A) Retângulo de 50 Km por 80 Km em escala 1:250.000 B) Círculo de 3 mm de raio em escala 20:1 (vinte vezes maior) C) Quadrado de 40 dm em escala 1:20 10.4.3 Desenhar as figuras solicitadas sobre uma folha de formato A3 e apresentar em “full preview”, escolhendo a escala a adotar. A) Retângulo de 5 Km por 8 Km. B) Círculo de 4 mm de raio C) Quadrado de 8 m SOLUÇÕES 10.4.1 A) 1 Km = 1.000.000 mm “Custom” mm = 1.000.000 X 1/100.000 = 10 folha formato A4 escala 1:100.000 B) 1 mm = 1 mm “Custom” mm = 1 X 2 = 2 folha formato A4 escala = 2:1 C) 1 cm = 10 mm “Custom” mm = 10 X 1/5 = 2 folha formato A4 escala = 1:5 10.4.2 A) 1 Km = 1.000.000 mm “Custom” mm = 1.000.000 X 1/250.000 = 4 folha formato A2 escala = 1250.000 B) 1 mm = 1 mm “Custom” mm = 1 X 1/20 = 20 folha formato A4 escala = 20:1 C) 1 dm = 100 mm “Custom” mm = 100 X 1/20 = 5 folha formato A3 escala = 1:20 10.4.3 A) 1 Km = 1.000.000 mm “Custom” mm = 1.000.000 X 1/50.000 = 20 folha formato A4 escala = 1:50.000 B) 1 mm = 1 mm “Custom” mm = 1 X 20/1 = 20 folha formato A4 escala = 20:1 C) 1 m = 1.000 mm “Custom” mm = 1.000 X 1/50 = 20 folha formato A4 Escala = 1:50 UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 58 10.5 TRABALHANDO COM AS REGIÕES MODEL, LAYOUT E PAPER SPACE Ao se trabalhar com o AutoCAD, pode-se editar ou modificar os objetos desenhados ou a serem desenhados em três regiões específicas. A primeira, denominada MODEL SPACE, é a região que você tem desenvolvido as aulas até o presente momento. O usuário do programa sabe em qual região está trabalhando, no momento em que olha qual a pasta que está habilitada na parte inferior da região de trabalho. Na figura 10.3, percebe-se claramente que a região de trabalho está em MODEL SPACE. Figura 10.3 – Pasta MODEL Conforme o usuário já deve ter percebido até aqui, a definição da folha (A0, A1, A2, dentre outras) escolhida para a impressão final do desenho é realizado até o presente momento, conforme visto anteriormente, isto é, através da formatação do tipo de folha no menu FILE – PLOT. Uma segunda região de trabalho que você ainda não teve contato é a LAYOUT. Por default, quando se abre um arquivo novo no AutoCAD, o programa apresenta duas pastas possíveis para o usuário trabalhar, denominadas de LAYOUT1 e LAYOUT2 (figura 10.4). Figura 10.4 – Duas regiões LAYOUT previamente definidas pelo programa As regiões LAYOUT nada mais são que pranchas para apresentação de um dado desenho ou projeto. Nesse caso, o usuário escolhe que elementos vai desenhar ou incluir. Embora existam apenas dois LAYOUTS, o usuário pode ir adicionando novos LAYOUTS conforme sua necessidade. Caso o usuário deseje modificar o nome dos LAYOUTS, basta seguir os passos abaixo (vamos exemplificar a mudança com o LAYOUT1): 1. Leve o cursor com auxílio do mouse até o nome LAYOUT1; 2. Clique no botão direito do mouse. Irá aparecer uma janela similar a apresentada na figura 10.5. Escolha a opção RENAME. Digite o novo nome para o LAYOUT1, exemplo, ELE01-04, que significa prancha 01 de um conjunto de 04 pranchas que compõem o projeto ELÉTRICO (não existe uma regra para se definir o nome do layout. O ideal é que seja correspondente ao conteúdo dos desenhos ou projetos que a compõem e que tenha uma numeração apropriada para facilitar arquivamento e posterior consulta). UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 59 Figura 10.5 – Opção RENAME Para se inserir novos LAYOUTS, siga os passos abaixo: 1. Vá até o menu INSERT, escolha a opção LAYOUT e, em seguida, a opção LAYOUT WIZARD (figura 10.6). Figura 10.6 – Layout Wizard 3. Na janela CREATE LAYOUT escreva o nome do novo LAYOUT que você deseja inserir (figura 10.7). Em seguida, clique em AVANÇAR. Figura 10.7 – Janela BEGIN do CREATE LAYOUT Escreva o novo nome da prancha aqui UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 62 10.7 DESENHANDO NO MODEL OU NO PAPER Para que o objeto desenhado na pasta MODEL venha a aparecer na folha apresentada na pasta LAYOUT, você deve abrir nessa última pasta, em local conveniente, uma VIEWPORT, que nada mais é que uma janela de visualização do desenho. Para abrir uma VIEWPORT, siga os seguintes passos: 1. Vá ao menu VIEW. Selecione a opção VIEWPORTS e, depois, escolha a opção 1 VIEWPORT (figura 10.12). 2. Perceba que cursor mudou de uma seta para uma cruz. Com auxílio do botão esquerdo do mouse, abra uma janela em qualquer lugar na parte interna as linhas tracejadas da folha. Figura 10.12 - VIEWPORT 3. Perceba que, após definida a VIEWPORT, o objeto que havia sido desenhado na pasta MODEL esta contido na VIEWPORT. 4. Repita o procedimento de criação de uma nova VIEWPORT, colocando-a ao lado da primeira já aberta. No final o resultado será algo parecido com a ilustração apresentada na figura 10.13. Figura 10.13 – Folha na pasta LAYOUT (ELE01-04) com duas VIEWPORTS abertas 5. O que você fez foi abrir duas janelas que podem ser trabalhadas da mesma forma que a pasta MODEL. Porém, você deve prestar atenção nesse ponto. Na pasta LAYOUT temos uma folha configurada apropriadamente e duas janelas que mostram os objetos previamente desenhados. 6. Para editar, desenhar ou modificar qualquer um dos objetos, deve-se entrar na VIEWPORT correspondente. Para isso, analise a barra de status. Perceba que ela tem um botão de indicação de alternância entre MODEL e o PAPER, conforme mostra a figura 10.14. Figura 10.14 – Botão de alternância para desenhar na folha ou dentro da VIEWPORT Botão de alternância. Se está em PAPER, todo objeto desenhado pertencerá a folha configurada. Se está em MODEL, os objetos desenhados pertencerão a VIEWPORT que está selecionada (contorno em negrito). UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 63 7. Para fazer um teste com relação ao que foi apresentado, verifique se o botão está em PAPER ou se está em MODEL. Caso esteja em PAPER, clique sobre ele. Você perceberá que o nome dele passará para MODEL e, ao mesmo tempo, uma das VIEWPORTS abertas ficarão selecionadas. Uma VIEWPORT fica selecionada fica com seu contorno em negrito. 8. Tente desenhar agora uma linha em qualquer lugar fora da VIEWPORT selecionada. Você vai perceber que não irá conseguir desenhá-la. Porém quando o cursor passa para dentro da VIEWPORT selecionada, pode-se desenhar a linha normalmente. Vale frisar, que comandos zoom ou de modificação podem também ser executados dentro da VIEWPORT correspondente. Esse comando é particularmente útil para o desenhista ou projetista. Assim, em um primeiro momento, pode-se preparar todo o projeto ou desenho na pasta MODEL. Em seguida, criar quantos LAYOUTS forem necessários para especificar as pranchas do desenho ou projeto. Assim, em cada VIEWPORT aberta pode-se mostrar uma vista específica do desenho ou projeto que foi previamente na pasta MODEL. 10.8 DESENHANDO MARGENS Algumas vezes, a linha tracejada apresentada fica nos limites inferiores estabelecidos para a margem de folhas de desenho técnico de acordo com as Normas Brasileiras. Assim, para não desenhar margens incompatíveis com as normas, o ideal é, no momento de configuração do novo LAYOUT, escolher uma folha maior do que aquela que será impressa. Exemplo, se quisermos plotar nosso trabalho em uma folha A3, o ideal é configurar o tamanho da folha durante a configuração do LAYOUT para A2, que é maior do que a A3. Assim, o usuário poderá desenhar, usando os comandos básicos de desenho, as margens e a legenda dentro da folha de maior dimensão. Após protagem, o usuário pode recortar com uma tesoura a folha A3 desenhada e dobrá-la convenientemente. Para desenhar o quadro para delimitação da margem e a legenda existem alguns caminhos possíveis. Inicialmente, caso o botão na barra de STATUS (ver figura 10.14) estiver em MODEL, clique sobre ele de forma que o mesmo passe para PAPER. Perceba que as VIEWPORTS não estarão mais habilitadas para edição. Agora você já pode desenhar a margem e a legenda de forma conveniente. Quantos as unidades a serem utilizadas, basta fazer 1 unidade desenho = 1 mm. Assim, para uma folha A3, basta desenhar um retângulo nas coordenadas (0,0) e (297,420). Aconselha-se, após desenhado o quadro e a legenda, que seja criado um bloco para os mesmos. Assim, caso seja necessário criar uma nova prancha, basta inseri-lo na folha como bloco, para e depois explodi-lo e realizar as alterações nos textos da legenda que se julgarem pertinentes. 10.9 COMO COLOCAR CADA VIEWPORT EM UMA ESCALA DIFERENTE? Para colocar a vista de uma VIEWPORT em uma determinada escala, siga os seguintes passos: 1. Vá para pasta do LAYOUT que você criou e que possui a VIEWPORT apresentando a vista a ser colocada em escala. 2. Verifique se o botão de alternância entre o PAPER e o MODEL na barra de STATUS está ligado em PAPER ou em MODEL. Deixe-o em MODEL (o passo 6 da seção 10.3 esclarece como fazer isso). 3. Com auxílio do mouse escolha a VIEWPORT que você deseja deixar a vista em escala. 4. Na janela de comandos digite a letra z (de zoom) e pressione ENTER. Você vai entrar no comando ZOOM. 5. Digite agora a letra s (da opção Scale) e pressione ENTER. Você vai entrar na opção SCALE. 6. Agora utilize a seguinte relação para calcular o fator de escala (n) apropriado para sua VIEWPORT: n = Escala adotada x V, donde V = valor em mm da unidade de medida escolhida para representação do seu desenho em escala. Exemplo: se você está desenhando em metros o valor de V é 1000 mm, pois 1 m = 1000 mm. Outro caso: se você está desenhado em centímetros, o valor de V é 10 mm, pois 1 cm = 10 mm. Assim, se a escala adotada é 1/25 e o desenho possui como unidade de medida o milímetro, n = (1/25) x 1 = 0.04. 7. Digite o valor calculado de n seguido das letras XP (para o caso do exemplo do passo 6, você deveria digitar 0.04XP). Em seguida, pressione ENTER. UFRGS – FACULDADE DE ARQUITETURA – DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA – SETOR TÉCNICO LECOG – LABORATÓRIO DE ENSINO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA DE AUTOCAD2000 64 10.10 COMO DESENHAR OBJETOS USANDO TRAÇOS DE DIFERENTES ESPESSURAS? Para desenhar objetos com diferentes espessuras de traços é necessário que você confira uma cor diferente para cada linha. Em seguida, recomenda-se que você elabore uma tabela que relaciona o valor das espessuras das penas a serem adotadas com as cores de cada linha dos objetos desenhados. Assim, quando finalizar seu desenho, grave-o em um disquete e o envie, junto com tabela de relação de espessuras das penas para empresa especializada em plotagens. Nesse caso, o próprio funcionário da empresa irá configurar a espessura de cada pena com as cores das linhas do seu objeto, fazendo com você obtenha o resultado desejado. 10.11 COMO FAZER PARA QUE O QUADRO DA VIEWPORT NÃO SEJA IMPRESSO JUNTO AO MEU PROJETO? Antes de enviar o disquete para a plotadora, não se esqueça de que o quadro da VIEWPORT será impresso normalmente no seu projeto. Caso você tenha interesse de que esse quadro não venha a aparecer no trabalho plotado, você deve passar o botão de alternância do MODEL para o PAPER (o passo 6 da seção 10.7 esclarece como fazer isso). Em seguida, com auxílio do mouse, clique sobre o quadro. Ele vai ficar selecionado. Agora passe o layer do quadro para o layer construção (que já deve ter sido criado no início do desenho) e, em seguida, desligue o layer. Salve seu arquivo e antes de enviá-lo para a plotadora não se esqueça de dar uma olhada no item 10.10.
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