Apostila - Sketch - Up

Apostila - Sketch - Up

(Parte 1 de 8)

UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Traduzido por: Cecília Santos Franco 1

SketchUp 3.096 Manual de referência e Tutoriais

Traduzido por:

Cecília Santos Franco Agosto / 2003

UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Traduzido por: Cecília Santos Franco 2

Índice

Tutorial Básico3 a 21
Tutorial Intermediário2 a 6

Página Tutorial Avançado .......................................................................67 a 71

UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Traduzido por: Cecília Santos Franco 3

Sketchup 3.0

Tutorial Básico

Iniciando o programa SketchUp

Para iniciar o programa SketchUp, clique no botão Start (Iniciar) do Windows e selecione ‘Programs’. Vá para o diretório onde você instalou o programa e clique no item chamado SketchUp.

SketchUp irá abrir com uma janela de desenho (Drawing Window) em branco:

Barras de Ferramentas (Toolbars)

As Barras de Ferramentas do SketchUp contém todas as ferramentas de construção, desenho, edição e visualização que são necessárias para trabalhar no Sketchup. Quando você coloca o mouse sobre um botão e pausa, o nome do comando aparece.

Geralmente, as ferramentas são ativadas clicando no botão e depois retornando o cursor para a área de desenho para trabalhar. Para testar coloque o mouse sobre a ferramenta.

Line (o icone de lápis) e clique com o botão esquerdo uma vez. A Janela de Desenho (Drawing Window)

A janela de desenho é um espaço de trabalho 3D, onde você pode movimentar livremente. As ferramentas e outros comandos ficam colocados em volta.

UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Traduzido por: Cecília Santos Franco 4

A barra de título no topo, traz o nome do seu desenho depois que o arquivo for salvo (antes de salvar aparece com “Sem Título”).

No canto inferior esquerdo fica a Barra de Status, que mostra mensagens e dicas sobre uma determinada ferramenta. Fique sempre de olho na barra de Status (Status Bar) durante o trabalho, para acompanhar as requisições do software. No canto inferior direito fica a Caixa de Controle de Dados (Value Control Box), onde você entra valores precisos via teclado.

Inicialmente, a janela de desenho mostra uma vista de topo, que é uma vista de cima, em planta, do seu modelo. Para ter uma idéia do espaço 3D, vamos mudar o ângulo de visão, selecionando Iso (Isométrica) no menu View > Standard Views > Iso, ou na barra de ferramenta Standard Views Tool Bar, selecione o botão

Isometric . Isto muda a vista para isométrica.

As linhas vermelhas, verdes e azuis, são os eixos de desenho que ajudam na visualização do espaço 3D.

O significado das cores é importante, pois vermelho e verde correspondem às dimensões de “X” e “Y”. O plano vermelho-verde corresponde ao plano do chão e será onde você iniciará o seu modelo. O eixo vertical é azul; e corresponde a direçào “Z” no espaço.

Nota: Como você normalmente não pensa em termos de XYZ enquanto faz um croquis, vamos nos referir aos eixos pela sua cor a partir de agora.

O ponto onde os eixos se cruzam é chamado origem. Note que os eixos são com linha sólida na direção positiva, e tracejados na direção negativa.

Desenhando Linhas (Lines)

UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Traduzido por: Cecília Santos Franco 5

Clique no comando Line para ativá-lo.

Note que o cursor do mouse é um lápis. Leve o cursor para a área de desenho, clique e arraste o mouse e clique novamente para criar a linha.

Note a dica indicando o ‘Endpoint’ (ponto final). Desenhe outra linha paralela ao eixo vermelho. Note a dica ‘On Axis’ (no eixo) no final da linha.

A cor da linha provisória é vermelha quando ele é paralela ao eixo vermelho (X). Verde quando é paralela ao eixo verde (Y), e azul quando é paralela ao eixo azul (Z).

Movendo o mouse antes de clicar no ponto final, a linha provisória se torna magenta quando esta for paralela à linha anterior. Estas são ferramentas de precisão de desenho.

Criando Faces (Faces)

UNICENTRO IZABELA HENDRIX DA IGREJA METODISTA Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura

Traduzido por: Cecília Santos Franco 6

Além de linhas, o SketchUp permite que você desenhe faces planas de qualquer forma. Estas faces podem ser unidas, divididas, subtraídas umas das outras, esticadas, e tranformadas em objetos 3D por extrusão.

Antes, vamos visualizar em modo sombreado (Shaded Mode).

Nota: SketchUp permite também visualização em linhas invisíveis escondidas (Hidden Line), onde superficies escondem o que está atrás delas.

Vamos iniciar desenho uma face retangular. Com o comando Line e clique um ponto em frente do eixo azul para iniciar sua linha. Mova o mouse na direção vermelha, sem clicar no ponto final.

Note que enquanto você desenha a linha seu comprimento é mostrado na caixa de valores no canto inferior direito da tela (Value Control Box):

Vamos traçar uma linha de 10 pés (10’). Digite 10’ usando o teclado, e pressione a tecla Enter.

A linha terá exatamente 10 pés, e irá terminar com um quadrado verde indicando um Endpoint. Note que a linha criada é agora preta, e o comando Line ainda está ativo para continuar a desenhar.

Nota: No SketchUp você pode desenhar com precisão exata, ou de uma forma mais livre de croquis sem dimensões precisas.

(Parte 1 de 8)

Comentários