http:/w.onacsolutions.com http:/w.onacsolutions.com

O conhecimento da quantidade de fluido existente em uma jazida de petróleo, ou mais especificamente, da quantidade de fluido que dela pode ser extraída, desempenha um papel fundamental na decisão de se implantar ou não um projeto exploratório.

Os investimentos necessários para a implantação do projeto, assim como os custos para manter o projeto em operação, devem ser pagos com a receita obtida com a comercialização dos fluidos a serem produzidos.

http:/w.onacsolutions.com

Denomina-se Estimativa de Reservas a atividade dirigida à obtenção dos volumes de fluidos que se pode retirar do reservatório até que ele chegue à condição de abandono.

Essas estimativas dos volumes a serem produzidos são feitas não só por ocasião de descoberta da jazida, como também ao longo de sua vida produtiva, à medida que se sai obtendo mais informações a respeito da mesma.

http:/w.onacsolutions.com

Não existe uniformidade plena de critérios sobre definição, classificação e métodos de estimativas de reservas petrolíferas. É comum as empresas de petróleo estabelecerem os seus próprios critérios e normas de modo a garantir uniformidade nas suas estimativas e adequação ao planejamento e gerenciamento da empresa.

Entretanto, cada vez mais as empresas tendem a se basear nos critérios do código internacional da SPE(Societyof Petroleum

Engineers), de modo que as suas reservas possam ser reconhecidas por instituições internacionais e comparadas com as de outras empresas e países.

http:/w.onacsolutions.com

Volume Original(N)–quantidade de fluido existente no reservatório na época da sua descoberta. Para uma acumulação de hidrocarbonetos no estado líquido, dá-se o nome de volume original de óleo.

Volume Recuperável (Vrec) –quantidade de óleo ou gás que se espera produzir de uma acumulação de petróleo. Normalmente, por ocasião da descoberta, faz-se uma estimativa de quanto fluido se pode produzir ou recuperar da mesma. A este volume estimado de fluido dá-se o nome de volume recuperável.

Fator de Recuperação (Fr)–é o quociente entre o volume recuperável e o volume original, ou seja, é o percentual do fluido original que se espera produzir de um reservatório.

F R = (Volume recuperável) / (Volume Original) http:/w.onacsolutions.com

Produção Acumulada–é o nome que se dá à quantidade de fluido que já foi produzida de um reservatório até uma determinada época.

Fração Recuperada–é o quociente, a cada instante, entre a produção acumulada e o volume original. Ou seja, é o percentual do fluido original que foi produzido até um determinado instante.

Reserva–é a quantidade de fluido que ainda pode ser obtida de um reservatório de petróleo numa época qualquer da sua vida produtiva.

http:/w.onacsolutions.com

Reserva Provada–Os reservatórios estão em produção, ou os fluidos neles contidos têm sua existência e capacidade de produzir comprovadas por testes. Possui um projeto em implementação (ou já implementado) cuja economicidade foi comprovada.

Em alguns casos as reservas podem ser consideradas como provadas com base nos perfis de poços e/ou análise de testemunhos, desde que o reservatório esteja produzindo ou tenha mostrado capacidade de produzir em testes de formação.

http:/w.onacsolutions.com

Reserva Provável–é o volume de petróleo não provado, cuja análise dos dados de engenharia e geologia sugerem que há um maior risco na sua recuperação, em relação a reserva provada.

São reservas cuja comprovação dependo do início da produção ou da confirmação de sua economicidade.

Reserva Possível–é o volume de petróleo não provado, cuja análise dos dados de engenharia e geologia sugerem que há um maior risco na sua recuperação, em relação a reserva provável.

São volumes estimados com pouca confiabilidade, e/ou que tenham economicidadeduvidosa, e/ou que dependam da aplicação de métodos de recuperação cuja eficiência ainda não está comprovada.

http:/w.onacsolutions.com http:/w.onacsolutions.com

DIAGRAMA DE PRESSÃO Vs. TEMPO GÁS EM SOLUÇÃO http:/w.onacsolutions.com

RAZÃO GÁS-ÓLEO Vs. TEMPO GÁS EM SOLUÇÃO http:/w.onacsolutions.com http:/w.onacsolutions.com FATOR DE RECUPERAÇÃO http:/w.onacsolutions.com CÁLCULO DE RESERVAS http:/w.onacsolutions.com CÁLCULO DE RESERVAS http:/w.onacsolutions.com

Méd ia BaixaAlta

Risco

Provad o

Possível Provável

Comentários