Baixe Comandos básicos de autocad e outras Notas de estudo em PDF para AutoCAD, somente na Docsity! Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Ilha Solteira MINI-CURSO COMANDOS BÁSICOS DE AUTOCAD Apostila gentilmente fornecida pelo PET - Elétrica. Marcelo Augusto Assunção Sanches Agosto 2009 ÍNDICE 1) Comando NEW 1 2) Comando LINE 2 3) Comando ERASE 2 4) Comando CIRCLE 2 5) Comando RECTANGLE 3 6) Comando OSNAP 4 7) Comando ARC 6 8) Comando POLYGON 6 9) Comando ZOOM 7 10) Comando PAN 8 11) SISTEMAS DE COORDENADAS: UCS 8 12) Comando MOVE 12 13) Comando COPY 12 1) COMANDO: NEW – Cria um novo desenho (insere uma folha de trabalho) Seqüência de execução: A) Tecle ou digite NEW <enter> . B) Clicar sobre a opção acadiso.dwt Tabela 1 - Formatos de folhas padronizadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. FORMATO DIMENSÕES TAMANHO WIDTH LENGHT A0 1189 841 1m² A1 841 594 0.5 m² A2 594 420 0.25 m² A3 420 297 0.125 m² A4 297 210 0.625 m² *As dimensões acima se referem a unidades de milímetros. Tabela 2 - Margens para formato de papel. FORMATO MARGEM ESQUERDA MARGEM DIREITA A0/A1/A2/A3 25 10 A4 25 7 Exemplo: *Nota: margem interna linha grossa e margem externa linha fina. *Obs: a legenda deverá sempre ser inserida no canto inferior direito. Tabela 3 - Margens para formato de papel. FORMATO COMPRIMENTO ALTURA A1/A2/A3 175 50 A4 120 35 Exemplo de legenda A4: 2) COMANDO: LINE – Desenha segmentos de linhas. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite L <enter> B) Clicar 1º ponto sobre a área gráfica C) Clicar próximo ponto D) Para finalizar tecle <enter> ou <esc> Para fazer um segmento (linha) a partir de um ponto especifico com tamanho e ângulo definido. Primeiro ponto A) Tecle ou digite L <enter> B) Digitar posição o valor da posição do eixo x C) Digitar vírgula para então inserir o valor da posição do eixo y <enter> Próximo ponto Retangular D) Digitar @ E) Digitar posição o valor da posição do eixo x F) Digitar vírgula “,” para inserir o valor da posição do eixo y <enter> Polar D) Digitar @ E) Digitar posição o valor da posição do eixo x F) Digitar “<” para inserir o valor do angulo <enter> Opções do comando: UNDO – Digite U<enter> (desfaz o último segmento desenhado) SELECIONAR OBJETO Esquerda para direita – seleciona apenas o objeto que for coberto totalmente. Direita para esquerda – seleciona qualquer objeto q for tocado. 3) COMANDO: ERASE – Permite apagar o objeto selecionado. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite E <enter> B) Selecione o objeto que será apagado C) Tecle <enter> *Nota: Selecionando um objeto Há duas maneiras de selecionar um objeto: - Clicar sobre o objeto a ser apagado e em seguida tecle <enter> - Abrir uma janela ao redor do objeto a ser apagado e a seguir tecle <enter> 4) COMANDO: CIRCLE – Permite desenhar uma circunferência. Seqüência de execução: A) Clicar ou digite C <enter> B) Clicar um ponto sobre a área gráfica. Este ponto define o “centro” do círculo C) Digite um valor numérico para o raio da circunferência e a seguir tecle <enter> Exemplo: Opções do comando: - Centro e diâmetro: A) clicar ou digite C <enter> B) Clicar um ponto sobre a área gráfica. Este ponto define o “centro” do círculo C) Digite D<enter> D) Digite um valor numérico para o diâmetro e a seguir tecle <enter> 6) COMANDO: OSNAP – Permite ativar os comandos de precisão. Acesso: A) Digite OS <enter> Principais opções: Endpoint: atrai o comando para o extremo de um objeto Midpoint: atrai o comando para o ponto médio de um objeto Center: atrai o comando para o círculo ou arco Quadrant: atrai o comando para o quadrante mais próximo do círculo ou arco Intersection: atrai o comando para o cruzamento de objetos/linhas ...Extension: gera uma linha de extensão temporária que auxilia no traçado de linhas verticais/horizontais Perpendicular: atrai o comando para um alinhamento perpendicular ao objeto Nearest: atrai o comando para um ponto qualquer sobre o objeto *Notas: 1) a tecla F3 desativa os comandos de precisão. 2) a tecla F10 ativa/desativa a linha de extensão temporária Exemplo Geral: 7) COMANDO: ARC – Permite desenhar um arco de circunferência. Seqüência de execução: (opção padrão: 3 pontos quaisquer) A) Tecle ou digite A<enter> B) Clicar um ponto sobre a área gráfica (início do arco) C) Clicar segundo ponto sobre a área gráfica (meio do arco) D) Clicar terceiro ponto sobre a área gráfica (final do arco) Demais opções do comando: START: S <enter> define o ponto inicial do arco END: E <enter> define o ponto final do arco ANGLE: A <enter> solicita um valor para o ângulo a ser gerado RADIUS: R <enter> solicita um valor para o raio a ser gerado CENTER: C<enter> define o ponto central do raio *Nota: os arcos são gerados no sentido anti-horário Exemplo: 8) COMANDO: POLYGON – Desenha polígonos regulares (lados iguais). Seqüência de execução: A) Tecle ou digite POL <enter> B) Definir o número de lados do polígono e a seguir tecle <enter> C) Digite E <enter> (opção EDGE – lado do polígono) D) Clicar um ponto sobre a área gráfica (define um vértice do polígono) E) Digite um valor numérico para o lado do polígono e a seguir tecle <enter> Exemplo: 9) COMANDO: ZOOM – Permite reduzir/ampliar. Esse comando poderá ser acessado a qualquer momento sem que se anule o comando atual. Principais opções: A) ZOOM WINDOW – Deve-se abrir uma janela ao redor do objeto a ser ampliado. Tecle ou digite: Z <enter> W <enter> B) ZOOM PREVIOUS – Retorna à vista zoom anterior. Tecle ou digite: Z <enter> P <enter> C) ZOOM REALTIME – ajusta o tamanho da vista zoom de acordo com a necessidade do usuário. Deve-se clicar na ferramenta, arrastar o cursor para o centro da tela e a seguir manter o botão esquerdo do mouse pressionado. Arrastando pra cima amplia, para baixo reduz. Tecle ou digite: Z <enter> <enter> D) ZOOM ALL – mostra o limite da “folha” e tudo o que estiver desenhado na área gráfica. Digite: Z <enter> A <enter> B) COORDENADAS POLARES: @distância<ângulo – consiste em se digitar a distância a ser percorrida e o ângulo de rotação. Exemplo: EXERCÍCIOS PROPOSTOS: 12) COMANDO: MOVE – Permite mover um objeto de sua posição original para uma posição qualquer. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite M <enter> B) Selecione o objeto e a seguir tecle <enter> C) Fixar um ponto sobre o objeto D) Mover o objeto para uma posição desejada com o auxílio do mouse ou digitando uma coordenada. 13) COMANDO: COPY – Cria cópia de objetos de um desenho. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite CO <enter> B) Selecione o objeto a ser copiado e tecle <enter> C) Especifique um ponto do objeto D) Especifique local em que o objeto será colado Opções do comando: - Criando várias cópias A) Tecle ou digite CO <enter> B) Selecione o objeto a ser copiado e tecle <enter> C) Tecle M <enter> D) Especifique um ponto do objeto E) Especifique os locais onde o objeto será colado F) Para encerrar tecle <enter> ou <esc> Exemplo: 14) COMANDO: TRIM - Corta o excedente de objetos que se interseccionam com outros objetos. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite TR <enter> B) Selecione os objetos que serão limites e tecle <enter> C) Selecione os trechos do objeto a apagar. DICA: Depois de acionar o comando tecle ENTER novamente, assim será possível apagar as partes excedentes sem a necessidade de definir limites. DIMENSIONAMENTO CONTÍNUO – Gera vários dimensionamentos consecutivos a partir de um dimensionamento linear do objeto. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite DLI <enter> e faça a primeira cota B) Tecle ou digite DCO <enter> C) Clicar nos próximos pontos D) Para finalizar tecle <esc> Exemplo: QLEADER – Permite inserir uma anotação em desenho Seqüência de execução: A) Tecle ou digite LE <enter> B) Especifique o início da raiz (P1) C) Especifique o final da raiz (P2) D) Tecle <enter> <enter> E) Digite o texto F) Para finalizar tecle OK Exemplo: MARCA DE CENTRO – indica o ponto central de um círculo ou arco Seqüência de execução: A) Tecle ou digite DCE <enter> B) Clicar sobre o círculo ou arco Exemplo: Nota: editando o valor numérico de uma reta - Escolha a opção de cota desejada - Clicar início da cota - Digite T<enter> (opção – texto – permite editar a cota) - Digite o valor desejado e tecle <OK> - Fixar a cota Exemplo: 16) COMANDO: LAYER – são como camadas transparentes que se sobrepõem umas às outras. Um layer é caracterizado por uma cor e um tipo de linha. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite LA <enter> Abre o quadro de diálogos layer properties B) Opção: NEW (deve-se atribuir um nome ao layer) C) Opção: COLOR – clicar sobre o “quadrinho branco” ( ). Escolha uma cor da opção standard color e a seguir tecle OK. Tabela 4 – Tabela Standard Colors CANETA COR ESPESSURA (mm) APLICAÇÃO 1 2 VERMELHO AMARELO 0.1 0.2 FINA Centro; simetria; cotas; hachuras 3 4 VERDE AZUL CLARO 0.3 0.4 MÉDIA Tracejado; textos 5 6 7 AZUL ESCURO LILÁS/MAGENTA BRANCO 0.5 0.6 0.8 GROSSA Contorno e arestas visíveis; linha de corte CINZA ESCURO 8 9 CINZA CLARO 1.0 1.2 MUITO GROSSA D) Opção: LINETYPE – deve-se clicar sobre a palavra CONTINUOUS e a seguir em LOAD. Depois clicar no estilo da linha desejado e a seguir em OK. Clique novamente sobre o estilo desejado e em OK. *Dica: Linha tracejada (---) – Acad ISSO 02W100 Linha traço ponto (_._._) – Acad ISSO 04W100 *Dica: Para o ajuste de linhas tracejadas e de centro: Digite LTSCALE <enter> E) Opção: OK – fecha o quadro de diálogos e retorna para o desenho atual. 17) COMANDO: MATCH PROPERTIES – permite transferir as características de um objeto aos demais objetos selecionados. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite MA <enter> B) Clicar no objeto que deseja tomar como referência (“original”) e a seguir no objeto que deseja transferir as características do original. 18) COMANDO: FILLET – Executa arredondamento ou concordância entre objetos. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite F <enter> B) Digite R <enter> C) Digite um valor numérico para o raio de arredondamento e a seguir tecle <enter> D) Clicar sobre as duas linhas que se deseja arredondar Exemplo: C) Clicar 2 pontos que define o eixo de espelhamento do objeto D) Tecle <enter> Exemplo: 21) COMANDO: ROTATE – Rotaciona o objeto selecionado em torno de um ponto especificado. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite RO <enter> B) Selecione o objeto e <enter> C) Fixar um ponto em torno do qual o objeto será rotacionado D) Fornecer o ângulo de rotação Exemplo: 22) COMANDO: BHATCH – Permite inserir uma hachura em uma área fechada. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite BH <enter> ou H <enter> B) Clicar sobre a opção SWATCH Clicar sobre a poção desejada e OK C) Clicar PICK POINTS , depois clicar dentro da área a ser hachurada e em seguida OK D) Caso seja necessário, as opções SCALE e ANGLE permitem alterar a escala e o ângulo de inclinação da hachura antes de aplicá-la ao desenho E) Clicar em OK para aplicar a hachura Exemplo: *Nota: As hachuras em desenho técnico servem para indicar as partes maciças atingidas pelo corte. Além disso, servem para indicar o tipo de material a ser empregado na produção do objeto representado. 23) COMANDO: DTEXT – Permite inserir um texto em um desenho. Seqüência de execução: A) Digite: DT <enter> B) Clicar o ponto inicial do texto C) Definir a altura do texto D) Definir a rotação do texto (0 = horizontal; 90 = vertical) E) Digite o texto F) Para finalizar tecle <enter> <enter> Exemplo: Opções do comando: TEXTO CENTRALIZADO Seqüência de execução: A) Digite DT <enter> B) Digite J <enter> C) Digite MC <enter> (alinha o texto pelo seu ponto médio central) D) Clicar o ponto central do texto E) Definir a altura do texto F) Definir a rotação do texto G) Digite o texto H) Para finalizar tecle <enter> <enter> Exemplo: INSERINDO CARACTERES ESPECIAIS: %%u – insere um traço sobre o texto (sublinha) %% d – insere o símbolo de grau (º) %% c – insere o símbolo de diâmetro ( ) 24) COMANDO: EDIT TEXT – Permite corrigir/alterar um texto. Seqüência de execução: A) Digite ED <enter> B) Clicar sobre o texto que se deseja modificar C) Corrigir o texto D) Tecle OK E) Para finalizar tecle <esc> ou <enter> 25) COMANDO: SCALE – Permite ampliar ou reduzir os objetos selecionados. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite SC<enter> B) Selecione o objeto e <enter> C) Fixar um ponto a partir do qual o objeto será ampliado/reduzido D) Digite o fator de escala e a seguir tecle <enter> *Obs: As cotas também sofrem a aplicação do comando SCALE. Caso seja necessário, edite o valor das cotas. Exemplo: - USE SCALE OF = 1: Permite ajustar/alterar o tamanho físico das cotas. Basta alterar o valor padrão do AutoCad = 1 para o valor desejado. F) Opção: PRIMARY UNITS - PRECISION: Mostra e fixa o número de casas decimais do texto de dimensionamento. - SCALE FACTOR: Controla o fator de escala das dimensões apresentadas no desenho. Ex: A dimensão medida no desenho foi de 25 unidades e o fator de escala ajustado para 2. Logo, o valor numérico apresentado na cota será igual a 50 unidades. *Nota: Para que as cotas apresentem o número de casas decimais definidas na operação PRECISION, certifique que as opções LEADING e TRAINLING estejam ambas desativadas. G) Depois de efetuado todos os ajustes desejados, tecle em OK H) Em seguida, clique sobre o NOME DO NOVO ESTILO criado e na seqüência tecle SET CURRENT I) Para finalizar e deixar o novo estilo de dimensionamento como CORRENTE tecle em CLOSE 31) COMANDO: CHAMFER – Executa chanfros nos objetos. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite CHA <enter> B) Opção: DISTANCE – digite D <enter> C) Indique um valor numérico para a primeira distância do chanfro e <enter> D) Indique um valor numérico para a segunda distância do chanfro e <enter> E) <enter> F) Clicar com o mouse próximo às extremidades das duas linhas que se deseja chanfrar. *Nota: Caso o objeto seja uma poli linha, a opção P <enter> fará com que todos os cantos do objeto sejam simultaneamente chanfrados com o valor das distâncias especificadas anteriormente. 32) COMANDO: OFFSET – Cria uma cópia paralela do objeto selecionado com um deslocamento determinado por uma distância. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite O <enter> B) Especifique um valor numérico para a distância da cópia a ser gerada C) Tecle <enter> D) Selecione o objeto que servirá de base para a cópia a ser gerada E) Tecle com o mouse do lado do objeto que será executada a cópia (esquerda, direita, acima ou abaixo) F) <enter> ou <esc> para encerrar o comando Exemplo: 33) COMANDO: EXPLODE – Desmembra um objeto composto nos objetos primitivos que o compõem. Após serem explodidos, os objetos permanecem no mesmo lugar, porém suas características de cor e tipo de linha podem mudar. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite X <enter> B) Clicar sobre o objeto e a seguir tecle <enter> Dica: Não aplicar o comando sobre cotas e hachuras. 34) COMANDO: STYLE – Permite selecionar estilos de fontes de textos já existentes no programa para o desenho atual. Seqüência de execução: A) Digite ST <enter> - Abre o quadro de diálogo Text Style B) Opção: STYLE NAME – Mostra os estilos selecionados para o desenho atual C) Opção: NEW – Permite criar um novo estilo para o uso no desenho atual D) Atribuir um nome ao novo estilo. Em seguida, tecle OK. (Ex. A, B, C, 1, 2, 3) E) Opção: FONT NAME – Permite escolher um estilo de fonte de letra F) Opção: PREVIEW – Mostra o estilo selecionado antes de salvá-lo para o desenho atual G) Opção: CLOSE – Fecha o quadro de diálogo e retorna ao desenho *Nota: Para termos acesso aos estilos de textos carregados através do comando STYLE, proceda da seguinte forma: A) DT <enter> B) Digite S <enter> (Style – Permite tornar corrente no desenho um estilo pré- selecionado) C) Digite o nome do estilo (Ex. A, B, C, 1, 2, 3) D) Demais passos, proceda como explicado no comando DT 35) COMANDO: WBLOCK – Criando um bloco externo Bloco é um conjunto de objetos agrupados que formam um só objeto Permite criar uma biblioteca de objetos que poderão ser utilizados em TODOS os desenhos além do atual. Seqüência de execução: A) Digite W <enter> Abre o quadro de diálogo WRITE BLOCK B) Opção: FILE NAME – Deve-se atribuir um nome ao novo bloco C) Opção: LOCATION – Permite escolher o local onde o novo bloco será arquivado *Dica: Salvá-lo dentro do AutoCAD, em sua pasta pessoal D) Opção: PICK POINT – Clicar sobre o objeto um ponto que servirá como referência ao inseri-lo dentro de outro arquivo de desenho. E) Opção: SELECT OBJECTS – Selecione o objeto e em seguida tecle <enter> F) Opção: RETAIN – Mantém o objeto selecionado no desenho atual e envia uma cópia para o diretório especificado na opção LOCATION G) Opção: OK – Salva o objeto como um bloco dentro do diretório especificado na opção LOCATION 36) COMANDO: INSERT – Permite inserir um bloco arquivado em uma biblioteca no desenho atual. Seqüência de execução: A) Digite I <enter> - Abre o quadro de diálogo “INSERT” B) Opção: BROWSE – Permite localizar o arquivo de desenho a ser inserido dentro do desenho atual C) Selecione o arquivo desejado e OK D) Clicar um ponto onde será inserido no desenho atual *Nota: Caso seja necessário fazer alguma alteração no bloco inserido, deveremos primeiramente explodi-lo e a seguir fazer as modificações desejadas. Opções do comando: - “Dentro do quadro de diálogo do comando INSERT” A) Opção: SCALE – Permite alterar a escala de um bloco antes de inserí-lo no desenho. Seqüência de execução: - clicar um ponto onde o bloco deverá ser inserido no desenho atual - determinar o fator de escala que o bloco sofrerá ao longo do seu eixo X - determinar o fator de escala que o bloco sofrerá ao longo do seu eixo Y Em seguida, o objeto é inserido dentro do desenho atual com as modificações exemplificadas acima. B) Opção: ROTATION – Permite rotacionar o bloco antes de inserí-lo no desenho. Seqüência de execução: - Clicar um ponto onde o bloco deverá ser inserido no desenho atual - SAVE AND CLOSE L) Opção: OK – Permite imprimir o desenho ATIVIDADE I ATIVIDADE Il
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180 4 320 | 3.20 Le LEO
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LAYER COR LINETYPE NOTAS:
Parede êzul Continuous 1 -— parede externa = D20m
Janela âmorelo | Dashede 2 — parede interna = Qlom
Parta. amarelo | Contlndous 3 — portas = 480
Cota Vermelho | Contlnuous 4 — Janelas Ji = Lion
Texto Verde Contlhuous Je = 200
ATIVIDADE III
12,5
11,8
92
a
eN
= 32 o
a
E |
po U a
Dm —+ e
=
F
4
11,5
138