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Comandos básicos de autocad, Notas de estudo de AutoCAD

Apostila contendo comandos básicos de autocad. 1) Comando NEW 1 2) Comando LINE 2 3) Comando ERASE 2 4) Comando CIRCLE 2 5) Comando RECTANGLE 3 6) Comando OSNAP 4 7) Comando ARC 6 8) Comando POLYGON 6 9) Comando ZOOM 7 10) Comando PAN 8 11) SISTEMAS DE COORDENADAS: UCS 8 12) Comando MOVE 12 13) Comando COPY 12 14) Comando TRIM 13 15) Comando DIMENSIONAMENTO (COTAS) 13 16) Comando LAYER 17 17) Comando MATCH PROPERTIES 18 18) Comando FILLET 18 19) Comando ARRAY 19 20) Comando M

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 30/08/2009

Alexandre98
Alexandre98 🇧🇷

4.6

(97)

152 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Comandos básicos de autocad e outras Notas de estudo em PDF para AutoCAD, somente na Docsity! Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Ilha Solteira MINI-CURSO COMANDOS BÁSICOS DE AUTOCAD Apostila gentilmente fornecida pelo PET - Elétrica. Marcelo Augusto Assunção Sanches Agosto 2009 ÍNDICE 1) Comando NEW 1 2) Comando LINE 2 3) Comando ERASE 2 4) Comando CIRCLE 2 5) Comando RECTANGLE 3 6) Comando OSNAP 4 7) Comando ARC 6 8) Comando POLYGON 6 9) Comando ZOOM 7 10) Comando PAN 8 11) SISTEMAS DE COORDENADAS: UCS 8 12) Comando MOVE 12 13) Comando COPY 12 1) COMANDO: NEW – Cria um novo desenho (insere uma folha de trabalho) Seqüência de execução: A) Tecle ou digite NEW <enter> . B) Clicar sobre a opção acadiso.dwt Tabela 1 - Formatos de folhas padronizadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. FORMATO DIMENSÕES TAMANHO WIDTH LENGHT A0 1189 841 1m² A1 841 594 0.5 m² A2 594 420 0.25 m² A3 420 297 0.125 m² A4 297 210 0.625 m² *As dimensões acima se referem a unidades de milímetros. Tabela 2 - Margens para formato de papel. FORMATO MARGEM ESQUERDA MARGEM DIREITA A0/A1/A2/A3 25 10 A4 25 7 Exemplo: *Nota: margem interna linha grossa e margem externa linha fina. *Obs: a legenda deverá sempre ser inserida no canto inferior direito. Tabela 3 - Margens para formato de papel. FORMATO COMPRIMENTO ALTURA A1/A2/A3 175 50 A4 120 35 Exemplo de legenda A4: 2) COMANDO: LINE – Desenha segmentos de linhas. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite L <enter> B) Clicar 1º ponto sobre a área gráfica C) Clicar próximo ponto D) Para finalizar tecle <enter> ou <esc> Para fazer um segmento (linha) a partir de um ponto especifico com tamanho e ângulo definido. Primeiro ponto A) Tecle ou digite L <enter> B) Digitar posição o valor da posição do eixo x C) Digitar vírgula para então inserir o valor da posição do eixo y <enter> Próximo ponto Retangular D) Digitar @ E) Digitar posição o valor da posição do eixo x F) Digitar vírgula “,” para inserir o valor da posição do eixo y <enter> Polar D) Digitar @ E) Digitar posição o valor da posição do eixo x F) Digitar “<” para inserir o valor do angulo <enter> Opções do comando: UNDO – Digite U<enter> (desfaz o último segmento desenhado) SELECIONAR OBJETO Esquerda para direita – seleciona apenas o objeto que for coberto totalmente. Direita para esquerda – seleciona qualquer objeto q for tocado. 3) COMANDO: ERASE – Permite apagar o objeto selecionado. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite E <enter> B) Selecione o objeto que será apagado C) Tecle <enter> *Nota: Selecionando um objeto Há duas maneiras de selecionar um objeto: - Clicar sobre o objeto a ser apagado e em seguida tecle <enter> - Abrir uma janela ao redor do objeto a ser apagado e a seguir tecle <enter> 4) COMANDO: CIRCLE – Permite desenhar uma circunferência. Seqüência de execução: A) Clicar ou digite C <enter> B) Clicar um ponto sobre a área gráfica. Este ponto define o “centro” do círculo C) Digite um valor numérico para o raio da circunferência e a seguir tecle <enter> Exemplo: Opções do comando: - Centro e diâmetro: A) clicar ou digite C <enter> B) Clicar um ponto sobre a área gráfica. Este ponto define o “centro” do círculo C) Digite D<enter> D) Digite um valor numérico para o diâmetro e a seguir tecle <enter> 6) COMANDO: OSNAP – Permite ativar os comandos de precisão. Acesso: A) Digite OS <enter> Principais opções: Endpoint: atrai o comando para o extremo de um objeto Midpoint: atrai o comando para o ponto médio de um objeto Center: atrai o comando para o círculo ou arco Quadrant: atrai o comando para o quadrante mais próximo do círculo ou arco Intersection: atrai o comando para o cruzamento de objetos/linhas ...Extension: gera uma linha de extensão temporária que auxilia no traçado de linhas verticais/horizontais Perpendicular: atrai o comando para um alinhamento perpendicular ao objeto Nearest: atrai o comando para um ponto qualquer sobre o objeto *Notas: 1) a tecla F3 desativa os comandos de precisão. 2) a tecla F10 ativa/desativa a linha de extensão temporária Exemplo Geral: 7) COMANDO: ARC – Permite desenhar um arco de circunferência. Seqüência de execução: (opção padrão: 3 pontos quaisquer) A) Tecle ou digite A<enter> B) Clicar um ponto sobre a área gráfica (início do arco) C) Clicar segundo ponto sobre a área gráfica (meio do arco) D) Clicar terceiro ponto sobre a área gráfica (final do arco) Demais opções do comando: START: S <enter> define o ponto inicial do arco END: E <enter> define o ponto final do arco ANGLE: A <enter> solicita um valor para o ângulo a ser gerado RADIUS: R <enter> solicita um valor para o raio a ser gerado CENTER: C<enter> define o ponto central do raio *Nota: os arcos são gerados no sentido anti-horário Exemplo: 8) COMANDO: POLYGON – Desenha polígonos regulares (lados iguais). Seqüência de execução: A) Tecle ou digite POL <enter> B) Definir o número de lados do polígono e a seguir tecle <enter> C) Digite E <enter> (opção EDGE – lado do polígono) D) Clicar um ponto sobre a área gráfica (define um vértice do polígono) E) Digite um valor numérico para o lado do polígono e a seguir tecle <enter> Exemplo: 9) COMANDO: ZOOM – Permite reduzir/ampliar. Esse comando poderá ser acessado a qualquer momento sem que se anule o comando atual. Principais opções: A) ZOOM WINDOW – Deve-se abrir uma janela ao redor do objeto a ser ampliado. Tecle ou digite: Z <enter> W <enter> B) ZOOM PREVIOUS – Retorna à vista zoom anterior. Tecle ou digite: Z <enter> P <enter> C) ZOOM REALTIME – ajusta o tamanho da vista zoom de acordo com a necessidade do usuário. Deve-se clicar na ferramenta, arrastar o cursor para o centro da tela e a seguir manter o botão esquerdo do mouse pressionado. Arrastando pra cima amplia, para baixo reduz. Tecle ou digite: Z <enter> <enter> D) ZOOM ALL – mostra o limite da “folha” e tudo o que estiver desenhado na área gráfica. Digite: Z <enter> A <enter> B) COORDENADAS POLARES: @distância<ângulo – consiste em se digitar a distância a ser percorrida e o ângulo de rotação. Exemplo: EXERCÍCIOS PROPOSTOS: 12) COMANDO: MOVE – Permite mover um objeto de sua posição original para uma posição qualquer. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite M <enter> B) Selecione o objeto e a seguir tecle <enter> C) Fixar um ponto sobre o objeto D) Mover o objeto para uma posição desejada com o auxílio do mouse ou digitando uma coordenada. 13) COMANDO: COPY – Cria cópia de objetos de um desenho. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite CO <enter> B) Selecione o objeto a ser copiado e tecle <enter> C) Especifique um ponto do objeto D) Especifique local em que o objeto será colado Opções do comando: - Criando várias cópias A) Tecle ou digite CO <enter> B) Selecione o objeto a ser copiado e tecle <enter> C) Tecle M <enter> D) Especifique um ponto do objeto E) Especifique os locais onde o objeto será colado F) Para encerrar tecle <enter> ou <esc> Exemplo: 14) COMANDO: TRIM - Corta o excedente de objetos que se interseccionam com outros objetos. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite TR <enter> B) Selecione os objetos que serão limites e tecle <enter> C) Selecione os trechos do objeto a apagar. DICA: Depois de acionar o comando tecle ENTER novamente, assim será possível apagar as partes excedentes sem a necessidade de definir limites. DIMENSIONAMENTO CONTÍNUO – Gera vários dimensionamentos consecutivos a partir de um dimensionamento linear do objeto. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite DLI <enter> e faça a primeira cota B) Tecle ou digite DCO <enter> C) Clicar nos próximos pontos D) Para finalizar tecle <esc> Exemplo: QLEADER – Permite inserir uma anotação em desenho Seqüência de execução: A) Tecle ou digite LE <enter> B) Especifique o início da raiz (P1) C) Especifique o final da raiz (P2) D) Tecle <enter> <enter> E) Digite o texto F) Para finalizar tecle OK Exemplo: MARCA DE CENTRO – indica o ponto central de um círculo ou arco Seqüência de execução: A) Tecle ou digite DCE <enter> B) Clicar sobre o círculo ou arco Exemplo: Nota: editando o valor numérico de uma reta - Escolha a opção de cota desejada - Clicar início da cota - Digite T<enter> (opção – texto – permite editar a cota) - Digite o valor desejado e tecle <OK> - Fixar a cota Exemplo: 16) COMANDO: LAYER – são como camadas transparentes que se sobrepõem umas às outras. Um layer é caracterizado por uma cor e um tipo de linha. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite LA <enter> Abre o quadro de diálogos layer properties B) Opção: NEW (deve-se atribuir um nome ao layer) C) Opção: COLOR – clicar sobre o “quadrinho branco” ( ). Escolha uma cor da opção standard color e a seguir tecle OK. Tabela 4 – Tabela Standard Colors CANETA COR ESPESSURA (mm) APLICAÇÃO 1 2 VERMELHO AMARELO 0.1 0.2 FINA Centro; simetria; cotas; hachuras 3 4 VERDE AZUL CLARO 0.3 0.4 MÉDIA Tracejado; textos 5 6 7 AZUL ESCURO LILÁS/MAGENTA BRANCO 0.5 0.6 0.8 GROSSA Contorno e arestas visíveis; linha de corte CINZA ESCURO 8 9 CINZA CLARO 1.0 1.2 MUITO GROSSA D) Opção: LINETYPE – deve-se clicar sobre a palavra CONTINUOUS e a seguir em LOAD. Depois clicar no estilo da linha desejado e a seguir em OK. Clique novamente sobre o estilo desejado e em OK. *Dica: Linha tracejada (---) – Acad ISSO 02W100 Linha traço ponto (_._._) – Acad ISSO 04W100 *Dica: Para o ajuste de linhas tracejadas e de centro: Digite LTSCALE <enter> E) Opção: OK – fecha o quadro de diálogos e retorna para o desenho atual. 17) COMANDO: MATCH PROPERTIES – permite transferir as características de um objeto aos demais objetos selecionados. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite MA <enter> B) Clicar no objeto que deseja tomar como referência (“original”) e a seguir no objeto que deseja transferir as características do original. 18) COMANDO: FILLET – Executa arredondamento ou concordância entre objetos. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite F <enter> B) Digite R <enter> C) Digite um valor numérico para o raio de arredondamento e a seguir tecle <enter> D) Clicar sobre as duas linhas que se deseja arredondar Exemplo: C) Clicar 2 pontos que define o eixo de espelhamento do objeto D) Tecle <enter> Exemplo: 21) COMANDO: ROTATE – Rotaciona o objeto selecionado em torno de um ponto especificado. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite RO <enter> B) Selecione o objeto e <enter> C) Fixar um ponto em torno do qual o objeto será rotacionado D) Fornecer o ângulo de rotação Exemplo: 22) COMANDO: BHATCH – Permite inserir uma hachura em uma área fechada. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite BH <enter> ou H <enter> B) Clicar sobre a opção SWATCH Clicar sobre a poção desejada e OK C) Clicar PICK POINTS , depois clicar dentro da área a ser hachurada e em seguida OK D) Caso seja necessário, as opções SCALE e ANGLE permitem alterar a escala e o ângulo de inclinação da hachura antes de aplicá-la ao desenho E) Clicar em OK para aplicar a hachura Exemplo: *Nota: As hachuras em desenho técnico servem para indicar as partes maciças atingidas pelo corte. Além disso, servem para indicar o tipo de material a ser empregado na produção do objeto representado. 23) COMANDO: DTEXT – Permite inserir um texto em um desenho. Seqüência de execução: A) Digite: DT <enter> B) Clicar o ponto inicial do texto C) Definir a altura do texto D) Definir a rotação do texto (0 = horizontal; 90 = vertical) E) Digite o texto F) Para finalizar tecle <enter> <enter> Exemplo: Opções do comando: TEXTO CENTRALIZADO Seqüência de execução: A) Digite DT <enter> B) Digite J <enter> C) Digite MC <enter> (alinha o texto pelo seu ponto médio central) D) Clicar o ponto central do texto E) Definir a altura do texto F) Definir a rotação do texto G) Digite o texto H) Para finalizar tecle <enter> <enter> Exemplo: INSERINDO CARACTERES ESPECIAIS: %%u – insere um traço sobre o texto (sublinha) %% d – insere o símbolo de grau (º) %% c – insere o símbolo de diâmetro ( ) 24) COMANDO: EDIT TEXT – Permite corrigir/alterar um texto. Seqüência de execução: A) Digite ED <enter> B) Clicar sobre o texto que se deseja modificar C) Corrigir o texto D) Tecle OK E) Para finalizar tecle <esc> ou <enter> 25) COMANDO: SCALE – Permite ampliar ou reduzir os objetos selecionados. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite SC<enter> B) Selecione o objeto e <enter> C) Fixar um ponto a partir do qual o objeto será ampliado/reduzido D) Digite o fator de escala e a seguir tecle <enter> *Obs: As cotas também sofrem a aplicação do comando SCALE. Caso seja necessário, edite o valor das cotas. Exemplo: - USE SCALE OF = 1: Permite ajustar/alterar o tamanho físico das cotas. Basta alterar o valor padrão do AutoCad = 1 para o valor desejado. F) Opção: PRIMARY UNITS - PRECISION: Mostra e fixa o número de casas decimais do texto de dimensionamento. - SCALE FACTOR: Controla o fator de escala das dimensões apresentadas no desenho. Ex: A dimensão medida no desenho foi de 25 unidades e o fator de escala ajustado para 2. Logo, o valor numérico apresentado na cota será igual a 50 unidades. *Nota: Para que as cotas apresentem o número de casas decimais definidas na operação PRECISION, certifique que as opções LEADING e TRAINLING estejam ambas desativadas. G) Depois de efetuado todos os ajustes desejados, tecle em OK H) Em seguida, clique sobre o NOME DO NOVO ESTILO criado e na seqüência tecle SET CURRENT I) Para finalizar e deixar o novo estilo de dimensionamento como CORRENTE tecle em CLOSE 31) COMANDO: CHAMFER – Executa chanfros nos objetos. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite CHA <enter> B) Opção: DISTANCE – digite D <enter> C) Indique um valor numérico para a primeira distância do chanfro e <enter> D) Indique um valor numérico para a segunda distância do chanfro e <enter> E) <enter> F) Clicar com o mouse próximo às extremidades das duas linhas que se deseja chanfrar. *Nota: Caso o objeto seja uma poli linha, a opção P <enter> fará com que todos os cantos do objeto sejam simultaneamente chanfrados com o valor das distâncias especificadas anteriormente. 32) COMANDO: OFFSET – Cria uma cópia paralela do objeto selecionado com um deslocamento determinado por uma distância. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite O <enter> B) Especifique um valor numérico para a distância da cópia a ser gerada C) Tecle <enter> D) Selecione o objeto que servirá de base para a cópia a ser gerada E) Tecle com o mouse do lado do objeto que será executada a cópia (esquerda, direita, acima ou abaixo) F) <enter> ou <esc> para encerrar o comando Exemplo: 33) COMANDO: EXPLODE – Desmembra um objeto composto nos objetos primitivos que o compõem. Após serem explodidos, os objetos permanecem no mesmo lugar, porém suas características de cor e tipo de linha podem mudar. Seqüência de execução: A) Tecle ou digite X <enter> B) Clicar sobre o objeto e a seguir tecle <enter> Dica: Não aplicar o comando sobre cotas e hachuras. 34) COMANDO: STYLE – Permite selecionar estilos de fontes de textos já existentes no programa para o desenho atual. Seqüência de execução: A) Digite ST <enter> - Abre o quadro de diálogo Text Style B) Opção: STYLE NAME – Mostra os estilos selecionados para o desenho atual C) Opção: NEW – Permite criar um novo estilo para o uso no desenho atual D) Atribuir um nome ao novo estilo. Em seguida, tecle OK. (Ex. A, B, C, 1, 2, 3) E) Opção: FONT NAME – Permite escolher um estilo de fonte de letra F) Opção: PREVIEW – Mostra o estilo selecionado antes de salvá-lo para o desenho atual G) Opção: CLOSE – Fecha o quadro de diálogo e retorna ao desenho *Nota: Para termos acesso aos estilos de textos carregados através do comando STYLE, proceda da seguinte forma: A) DT <enter> B) Digite S <enter> (Style – Permite tornar corrente no desenho um estilo pré- selecionado) C) Digite o nome do estilo (Ex. A, B, C, 1, 2, 3) D) Demais passos, proceda como explicado no comando DT 35) COMANDO: WBLOCK – Criando um bloco externo Bloco é um conjunto de objetos agrupados que formam um só objeto Permite criar uma biblioteca de objetos que poderão ser utilizados em TODOS os desenhos além do atual. Seqüência de execução: A) Digite W <enter> Abre o quadro de diálogo WRITE BLOCK B) Opção: FILE NAME – Deve-se atribuir um nome ao novo bloco C) Opção: LOCATION – Permite escolher o local onde o novo bloco será arquivado *Dica: Salvá-lo dentro do AutoCAD, em sua pasta pessoal D) Opção: PICK POINT – Clicar sobre o objeto um ponto que servirá como referência ao inseri-lo dentro de outro arquivo de desenho. E) Opção: SELECT OBJECTS – Selecione o objeto e em seguida tecle <enter> F) Opção: RETAIN – Mantém o objeto selecionado no desenho atual e envia uma cópia para o diretório especificado na opção LOCATION G) Opção: OK – Salva o objeto como um bloco dentro do diretório especificado na opção LOCATION 36) COMANDO: INSERT – Permite inserir um bloco arquivado em uma biblioteca no desenho atual. Seqüência de execução: A) Digite I <enter> - Abre o quadro de diálogo “INSERT” B) Opção: BROWSE – Permite localizar o arquivo de desenho a ser inserido dentro do desenho atual C) Selecione o arquivo desejado e OK D) Clicar um ponto onde será inserido no desenho atual *Nota: Caso seja necessário fazer alguma alteração no bloco inserido, deveremos primeiramente explodi-lo e a seguir fazer as modificações desejadas. Opções do comando: - “Dentro do quadro de diálogo do comando INSERT” A) Opção: SCALE – Permite alterar a escala de um bloco antes de inserí-lo no desenho. Seqüência de execução: - clicar um ponto onde o bloco deverá ser inserido no desenho atual - determinar o fator de escala que o bloco sofrerá ao longo do seu eixo X - determinar o fator de escala que o bloco sofrerá ao longo do seu eixo Y Em seguida, o objeto é inserido dentro do desenho atual com as modificações exemplificadas acima. B) Opção: ROTATION – Permite rotacionar o bloco antes de inserí-lo no desenho. Seqüência de execução: - Clicar um ponto onde o bloco deverá ser inserido no desenho atual - SAVE AND CLOSE L) Opção: OK – Permite imprimir o desenho ATIVIDADE I ATIVIDADE Il Lo0o 180 4 320 | 3.20 Le LEO se JE o Je Je 8 8 * Quarto e Lala ] ] L ] E Na No s ave O Cozinha. 320 Ji o Quarto pm Buarto a 8 Serviço a2 Je 2a Je 3.30 Mureto H=l Om E E 180 320 LAYER COR LINETYPE NOTAS: Parede êzul Continuous 1 -— parede externa = D20m Janela âmorelo | Dashede 2 — parede interna = Qlom Parta. amarelo | Contlndous 3 — portas = 480 Cota Vermelho | Contlnuous 4 — Janelas Ji = Lion Texto Verde Contlhuous Je = 200 ATIVIDADE III 12,5 11,8 92 a eN = 32 o a E | po U a Dm —+ e = F 4 11,5 138
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