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Guias e Dicas
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Educação e sensibilização no espaço urbano: Turismo em torno do jardim, Notas de estudo de Design de Interiores

Um estudo qualitativo sobre a implementação da sensibilização ao turismo local através da arte e do lúdico, focando na cidade de ribeirão preto, sp. O projeto 'ribeirão preto turístico' incluiu uma exposição itinerante de pinturas e uma gincana lúdica, aplicada nas escolas da rede oficial de ensino. O documento discute a importância de valorizar o turismo local e a necessidade de ações interdisciplinares para implementar políticas públicas.

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 28/08/2009

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Baixe Educação e sensibilização no espaço urbano: Turismo em torno do jardim e outras Notas de estudo em PDF para Design de Interiores, somente na Docsity! 37 CA DE R N O DE TURISM OV IR TU AL Ed u c a ç ã o e s e n si b ili za ç ã o n o e sp a ç o u rb a n o : tu ris m o e m t o rn o d o j a rd im Ja q u e lin e C o st a C a st ilh o M o re ira e G is e le M a ria S c h w a rt z Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol. 6, N° 4 (2006) Resumo Este estudo, de natureza qualitativa, objetivou apontar possibilidades de ressignificação do espaço urbano, utilizando-se as estratégias da arte e do lúdico, para implementação da sensibilização quanto ao turismo local. Desenvolvido através de uma revisão de literatura e uma pesquisa-ação, fomentou-se o projeto "Ribeirão Preto Turístico", composto de uma exposição artística e uma gincana lúdica, sendo aplicado nas escolas da rede oficial de ensino. Os dados analisados descritivamente sugerem que tais estratégias conseguem aprimorar o sentido de apreensão da cidade enquanto potencial turístico, tornando-se primordial uma ação interdisciplinar, no sentido de implementar políticas públicas e a valorização do turismo local. Palavras-chave: escola, turismo local e lazer. Abstract This research, of a qualitative nature aimed to point out the urban space ressignification possibilities, utilizing the art and the recreation to implement sensibility about local tourism. The study was consisted of two phases: a literature review about the thematic and the second one was related to an exploratory research, developed by an action-research, fomenting the project "Ribeirão Preto Turístico". This project consisted of an art exposition, aggregating a competitive game applied in the official schools. Data were descriptively analyzed and suggested that those strategies can implement the sense of apprehension of the city as a touristic potential, being crucial an interdisciplinary action, aiming to implement public politics and amplifying the local tourism. Keywords: school, local tourism and leisure. www.ivt -rj.net Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social LTDS Educação e sensibilização no espaço urbano: turismo em torno do jardim Jaqueline Costa Castilho Moreira (jackycastilho@uol.com) e Gisele Maria Schwartz (schwartz@rc.unesp.br)* 38 CA DE R N O DE TURISM OV IR TU AL Ed u c a ç ã o e s e n si b ili za ç ã o n o e sp a ç o u rb a n o : tu ris m o e m t o rn o d o j a rd im Ja q u e lin e C o st a C a st ilh o M o re ira e G is e le M a ria S c h w a rt z Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol. 6, N° 4 (2006) Introdução Este estudo é resultado da reflexão sobre a necessidade de um aprofundamento do olhar e da sensibilidade sobre os aspectos ambientais referentes ao espaço urbano, com suas inúmeras belezas naturais e culturais existentes pelos munícipes. Tomou-se por foco a cidade de Ribeirão Preto (SP), com o intuito da valorização do espaço geográfico urbano, enquanto antropossistema, para o crescimento do turismo local. Essa valorização pode catalisar novas atitudes relacionadas à descoberta de soluções nos âmbitos político, cultural e econômico, no sentido de viabilizar a melhoria na ocupação, com menor impacto. Isso afeta diretamente a consideração dos aspectos do lazer e do turismo nesse contexto, numa tentativa de salvaguardar a cultura local. O espaço urbano, freqüentemente, é relegado a planos secundários e, inúmeras vezes, desprestigiado enquanto elemento do lazer e do turismo, em função da massificação cotidiana e do desconhecimento. Essa atitude catalisou a busca por alternativas sobre as possibilidades de ressignificação do turismo local e da valorização do entorno, tendo como instrumentos de sensibilização a arte e o lúdico. A idéia principal versou sobre a apresentação de uma exposição itinerante de 25 pinturas, que objetivava, através dos quadros, sensibilizar e despertar o interesse do público local pela cidade de residência, focalizando suas belezas, a cultura, a geografia e os lugares interessantes e atraentes. Nessas pinturas foram utilizadas várias técnicas, retratando as paisagens e os casarões da cidade. Agregados a essas obras foram utilizados os conceitos de Patrimônio Histórico, Patrimônio Natural e Turismo, além dos textos criados pela historiadora Benedita Luiza da Silva e pela bióloga Olga Kotchetkoff Henriques, como subsídios técnicos para as legendas dos quadros, fotos e mapas, fomentando olhares críticos, para se implementar uma visão da situação atual em que a cidade se encontra, sua urbanização, preservação e condições estruturais e funcionais (das básicas ao lazer), oferecidas aos moradores. Com esse material foi produzido um multimídia, com o mesmo nome que o projeto, difundido através de CD-ROM, principalmente nas escolas e em órgãos públicos e privados, com o intuito de sensibilizar e aguçar o conhecimento sobre os ambientes da cidade em foco. Acreditando ser essa estratégia uma excelente forma de estimular o interesse, a descoberta, a apreciação, o conhecimento e a consciência de preservação sobre a cidade, o presente artigo tem por objetivo disseminar os procedimentos util izados, colaborando no desenvolvimento dessa temática nas escolas, bem como, na contextualização escola-cidadania. Revisão de literatura: um tour pela cidade São várias as explicações para a procedência da expressão francesa tour. Alguns autores apontam sua derivação do latim tornus; Kellman e Fernández (1986, p. 60), relembram que sua etimologia faz alusão ao "desplazamiento circular", deslocamento que sempre retorna ao seu ponto de origem, ou ainda mais modernamente, citando Krippendorf (1989, p.19), ao fazer um tour: "... o homem viaja para voltar". Relegando o ideal aristocrático de Veblen (1974), que relaciona o tempo livre, a prática de elementos estéticos e formativos, aplicados a uma valorização subjetiva da natureza das viagens a terras estrangeiras, muito comum no Renascimento, filósofos como Miguel de Montaigne (por volta de 1500) e Jam Amos Commenius (em torno de *Jaqueline Costa Castilho Moreira é Mestranda em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Instituto de Biociências, UNESP de Rio Claro; Especialista pela UNICAMP em Atividades Motoras Adaptadas, Licenciada Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto, Bacharel em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, Membro do Laboratório de Estudos do Lazer da UNESP em Rio Claro.Atualmente Professora Efetiva da Rede Estadual de São Paulo. Endereço eletrônico: jackycastilho@uol.com Gisele Maria Schwartz é Doutora em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano, pelo IPUSP. Professora Livre Docente nos cursos de graduação em Educação Física e pós- graduação em Ciências da Motricidade na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física - UNESP - RIO CLARO, na Linha de Pesquisa: Estados Emocionais e Movimento. Coordenadora do LEL - LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO LAZER, do DEF/IB/UNESP - RIO CLARO/SP. Endereço eletrônico: schwartz@rc.unesp.br 41 CA DE R N O DE TURISM OV IR TU AL Ed u c a ç ã o e s e n si b ili za ç ã o n o e sp a ç o u rb a n o : tu ris m o e m t o rn o d o j a rd im Ja q u e lin e C o st a C a st ilh o M o re ira e G is e le M a ria S c h w a rt z Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol. 6, N° 4 (2006) A resposta a essa indagação perpassa a análise exclusiva do lugar, mas vai além, inserindo-se em uma outra dimensão, que aborda mudanças, tanto no campo da "psicosfera", termo que diz respeito às atitudes, valores e imagens, quanto da "tecnosfera", relativo a novos usos de técnicas, materiais e equipamentos, capazes de propiciar um redimensionamento, conforme evidencia Santos (1996). Para Santos (1996, p. 204): (...) a psicosfera, reino das idéias, crenças, paixões, e lugar da produção de um sentido, também faz parte desse meio ambiente, desse entorno da vida, fornecendo regras à racionalidade ou estimulando o imaginário. Ambas - tecnosfera e psicosfera - são locais, mas constituem o produto de uma sociedade bem mais ampla que o lugar. No sentido de consolidar ações efetivas que implementam mudanças, deve-se aprimorar as perspectivas teóricas sobre a dinâmica espacial, assim como, os métodos e as técnicas de agentes e lugares definidos, no que tange às peculiaridades e ao potencial turístico. Os estudos referentes aos fatores socioeconômicos, políticos e ambientais do turismo têm merecido visibilidade cada vez maior dentro da academia (Camargo, 1998; Seabra, 2003; Serrano, 1997), nas diversas áreas do conhecimento, tendo em vista as discussões sobre impactos, gestão e demandas para minimizá-los, resolvê-los ou implementá-los, fazendo-se necessário uma estratégia multidisciplinar. Com base nesses pressupostos é que esse estudo se mobilizou, com o intuito de estimular, por meio de estratégias de ação relacionadas com o contexto da arte e do lúdico, o aprimoramento das relações humanas com o ambiente geográfico da cidade de Ribeirão Preto, bem como, a implementação de mudanças atitudinais e condutais relativas ao contexto do turismo e do lazer. A perspectiva foi de colaborar para a apreensão sensível dos espaços geográfico e histórico da cidade em questão e a valorização do turismo local, por meio de conteúdos transdisciplinares e da contextualização da cidade em que se reside. Para tanto, foi desenvolvida a pesquisa-ação descrita a seguir e elaborado o "Projeto Ribeirão Preto Turístico", instrumento pelo qual foram encaminhadas as contribuições efetivas na disseminação das possibilidades de ação no município citado. Método Este estudo requereu como aporte teórico-conceitual, em sua fase exploratória, uma pesquisa bibliográfica que qualificou- se pela "utilização de fontes secundárias, ou seja, pela identificação e análise dos dados escritos em livros, em artigos de revistas, dentre outros. Sua finalidade é colocar o investigador, em contato com o que já se produziu a respeito do seu tema" (Gonçalves, 2001, p.35), bem como o reconhecimento de seu campo de ação, problemas prioritários, eventuais ações, interessados e expectativas, convergências e divergências de opiniões (Thiollent, 1994). Para o desenvolvimento da segunda etapa do estudo, foi util izada uma intervenção com características de pesquisa-ação, a qual Thiollent (1994, p.14) denomina como: (...) Tipo de pesquisa-social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Com base nessa metodologia, organizou-se o Projeto Ribeirão Preto Turístico, o qual constou de exposição itinerante, com 42 CA DE R N O DE TURISM OV IR TU AL Ed u c a ç ã o e s e n si b ili za ç ã o n o e sp a ç o u rb a n o : tu ris m o e m t o rn o d o j a rd im Ja q u e lin e C o st a C a st ilh o M o re ira e G is e le M a ria S c h w a rt z Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol. 6, N° 4 (2006) pinturas ressaltando os temas que envolviam aspectos de moradia, locais turísticos e pontos históricos do município de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. A partir de um levantamento das instituições de ensino dos diferentes bairros da cidade em questão, realizado em guias e listas telefônicas, foram selecionadas algumas escolas representativas de cada setor da cidade, em função do número de estudantes. Foram selecionados museus, casa de cultura, shopping centers, entre outros, para serem os hospedeiros desta exposição, assim como, escolas públicas e particulares, de níveis Fundamental, Médio, Superior. No caso das escolas, o primeiro contato era realizado via telefone, inquirindo sobre a possibilidade da hospedagem da exposição na escola, para ser visitada. O segundo passo era levar o projeto e uma carta de solicitação de espaço. Nesse contato, requeria-se alguém da escola, funcionário ou alunos, que ajudasse na montagem, transporte e desmontagem da exposição. Projeto - Análise da Situação Diagnosticada Apesar da boa receptividade, muitas dificuldades foram sentidas. A primeira delas foi com relação ao espaço destinado à exposição. Em muitas escolas não havia ambiente próprio, tampouco cavaletes ou aramados ou, ainda, permissão para a instalação dos materiais nas paredes, com o uso de pregos. Para romper essa primeira barreira, os quadros eram instalados na lousa da sala, em outras situações, os quadros eram amarrados com fios de nylon nas estantes das Bibliotecas, ou nas janelas, além de que, com o tempo, pode-se aprender a usufruir as peculiaridades de cada espaço, promovendo-se soluções experimentadas de maneira criativa e com adaptabilidade. Para melhor visualizar as possibilidades de instalação, fazia-se uma visita antes da exposição, para se observar as condições do local, com intuito de se ter uma idéia prévia dos recursos a serem utilizados e dos equipamentos necessários. Com relação à segurança, muitas vezes, os diretores das escolas ficavam bastante preocupados, porém, quanto a isso não houve problema, uma vez que sempre houve respeito dos alunos e em nenhuma das exposições foi furtado qualquer material. Já o transporte era realizado através de um carro pequeno, em apenas uma viagem, com o material desmontado e embalado em plástico bolha. Quanto ao tempo de montagem e desmontagem, as exposições eram instaladas em duas horas, pois, além da fixação dos quadros com fita crepe (para não danificar as paredes), os mesmos teriam que ser legendados, assim como as fotos e os cartazes, responsáveis pela descrição dos locais. Já a desmontagem era realizada em uma hora. Negociava-se com a escola um tempo de permanência mínimo de cinco dias úteis, podendo até extrapolar esse limite, baseado na rotatividade gerada pelo fluxo de visitantes, a fim de compensar o esforço da montagem. O uso do computador nem sempre era possível e, especialmente nas escolas públicas, esse equipamento era de uso exclusivo da administração, portanto, muitas vezes, a apresentação em multimídia não podia ser realizada, salvo quando o empréstimo de um notebook era viabilizado, para que fosse feita uma sessão. Diferentemente nas escolas particulares, era disponibilizado um computador para a apresentação do CD durante todo o período em que a exposição ficava aberta, sendo que em uma das escolas, ligou-se o 43 CA DE R N O DE TURISM OV IR TU AL Ed u c a ç ã o e s e n si b ili za ç ã o n o e sp a ç o u rb a n o : tu ris m o e m t o rn o d o j a rd im Ja q u e lin e C o st a C a st ilh o M o re ira e G is e le M a ria S c h w a rt z Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol. 6, N° 4 (2006) computador direto a um telão. Isso permitiu que fossem estabelecidos horários de sessões para os visitantes. Base da Proposta Pedagógica A base da proposta foi o estudo sobre os patrimônios histórico e natural da cidade, levantados por Benedita Luiza da Silva, historiadora, e Olga Kotchetkoff Henriques, bióloga, e de pontos reconhecidamente turísticos da cidade, esboçada através de um breve memorial descritivo de atividades: - Visita à exposição, os alunos eram convidados pelos professores, a visitarem a exposição instalada em uma sala de aula determinada, biblioteca, corredor ou secretaria. Anexado junto aos quadros, estavam as legendas das obras, constando informações como nome, data, técnica, dimensão e ao lado, seu respectivo link impresso com fotos do local e informações técnicas como localização, história, e informações acerca do patrimônio histórico e natural; - Distribuição de material impresso, em forma de folheto, feito em Word, com três colunas e duas dobras, fotocopiados, reforçando-se de forma sucinta o conteúdo dos links; - Livro de assinaturas, com data, identificação, cidade de origem, comentários e sugestões, o qual era disponibilizado em locais visíveis, para que os visitantes pudessem interagir com a autora; - Apresentação digital: Compunha-se do CD multimídia de nome: Ribeirão Preto Turístico, tendo como conteúdo os principais pontos reconhecidamente turísticos da cidade, os patrimônios históricos representados pelos casarios tombados ou não e os patrimônios naturais, como a mata próxima à cidade, os rios e a arborização urbana, pontos enriquecedores da geografia local. O multimídia foi gerado a partir de Power Point, utilizando fotos digitalizadas, fotocópias a laser colorido das pinturas reduzidas em folha A4, um texto introdutório, com locução da própria autora, tratando dos objetivos e procedimentos, além de uma rápida explanação sobre os locais pintados nos quadros. Cada slide representava um desses locais, com ícones de acesso a informações mais detalhadas, produzidas em Word, sobre sua história, informações técnicas, biológicas, endereço, telefone, como chegar, estado atual, além de fotos históricas e atuais. Figura 1. Exposição montada em 2006. Figura 2- Gincana em andamento Figura 3 - Livro de Assinaturas de 1999 a 2006 46 CA DE R N O DE TURISM OV IR TU AL Ed u c a ç ã o e s e n si b ili za ç ã o n o e sp a ç o u rb a n o : tu ris m o e m t o rn o d o j a rd im Ja q u e lin e C o st a C a st ilh o M o re ira e G is e le M a ria S c h w a rt z Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol. 6, N° 4 (2006) - Dinâmica 4: "Pinturas ou desenhos sobre a cidade", feitas pelos alunos a partir do material exposto, nos quais os alunos tinham a possibilidade de comentar sobre o que mais gostavam e o que menos gostavam da cidade onde moravam. A obra mais criativa era pontuada. - Dinâmica 5: "Localize-se no mapa", com intuito de estimular à percepção espaço- temporal, junto à exposição circulava um mapa cartográfico da cidade em escala e um outro mapa, mais "publicitário", sobre os locais retratados na exposição. Os alunos eram estimulados a procurar nos bairros, entre as quadras e ruas, o ponto onde se localizava sua residência, sua escola e algum local da exposição, durante um tempo determinado de um minuto. Solicitava-se, também, aos alunos que calculassem o percurso residência, escola e local em quadras e metros/ quilômetros. Cada resposta correta pontuava. - Dinâmica 6: "Performance: A poluição começa em nós". Apresentação de uma coreografia, feita pelos alunos, envolvendo uma das instalações da exposição. O objetivo era alertar para a situação de poluição das águas da cidade. A coreografia mais criativa pontuava. Ganhava a gincana, a equipe que conseguisse obter maior número de pontos. Avaliação do conjunto de ações Desde a situação inicialmente diagnosticada até a prática nesses cinco anos, o projeto só pode perdurar em função da vontade, motivação e disposição das pessoas, alunos e professores envolvidos, que se solidarizaram com a temática e colaboraram de alguma forma; da estrutura conivente das escolas apoiando os envolvidos; da existência mínima de equipamentos, materiais para execução; pois nada disso seria possível se o esforço fosse isolado, já que não se pode contar sempre com patrocínios. Independente disso, o projeto amadureceu, passando por várias transformações, agregando novos conceitos e valores ao interagir com o público. Em 2000, juntamente com o COMTURP (Conselho Municipal de Turismo de Ribeirão Preto); a Prefeitura; a Câmara Municipal; o Sindicato de Hotéis e Restaurantes, Bares e Similares; o Sindicato de Turismo e Hospitalidade; a TAM (Transportes Aéreos Regionais); o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); o CODERP (Cia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto); o SEBRAE (Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), o trabalho colaborou no processo de reconhecimento de Ribeirão Preto como cidade de interesse turístico. Alguns dos quadros foram selecionados para participação em salões de arte, destacando: X SABART/2001 "Salão Brasileiro de Belas Artes de Ribeirão Preto"; I Salão de Artes "Preto no Branco" da Semana Euclidiana, do Museu Rio Pardense "Arsênio Frigo" de São José do Rio Pardo; Mostra Coletiva dos Artistas da Casa de Cultura de Ribeirão Preto de 2000; Mostra Coletiva dos Artistas de Ribeirão Preto do MARP - Museu de Artes Plásticas de Ribeirão Preto de 2000; XVI Salão de Belas Artes de Franca de 2000. Também foram premiados com medalha de prata, dois quadros pertencentes ao Projeto, no I Salão de Artes da Associação dos Artistas Plásticos de Ribeirão Preto. No entanto, a maior gratificação fica com os comentários "anônimos" deixados no livro de assinaturas da exposição, muitos elogiando o trabalho, outros questionando a proposta, ou seja, o potencial turístico da cidade. Os seis anos de itinerância possibilitaram discussões e reconhecimento da importância da contextualização entre alunos e munícipes de modo geral. Através desse contato direto, percebeu-se que muitos dos 47 CA DE R N O DE TURISM OV IR TU AL Ed u c a ç ã o e s e n si b ili za ç ã o n o e sp a ç o u rb a n o : tu ris m o e m t o rn o d o j a rd im Ja q u e lin e C o st a C a st ilh o M o re ira e G is e le M a ria S c h w a rt z Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol. 6, N° 4 (2006) participantes não conheciam a história de seu próprio bairro ou, tão pouco, os pontos turísticos da cidade, às vezes muito próximos de onde moravam e, outras vezes, "paisagens tão comuns de seu trajeto", que infelizmente tornaram-se imperceptíveis. Considerações finais A atividade turística consciente não gera só renda e emprego (agroturismo ou turismo de negócio), mas cria a necessidade de aprimoramento das políticas públicas implementadas; valoriza a identidade local; promove o patrimônio, a memória e a arte, através de programação e divulgação democrática dos eventos; garante o resgate e a sustentabilidade das tradições da cultura local; amplia as opções de lazer do munícipe; preserva o equilíbrio ambiental; gera análise e reflexões sobre as condições reais do município para atender as demandas, criando novas oportunidades de ocupação; ocasiona debates e questionamentos quanto às decisões sobre os rumos socioeconômico e político locais e, em última análise, distribui benefícios. Torna-se premente que outras iniciativas suscitem reflexões sobre o entorno e se desenvolvam com o intuito de aprimorar as possibilidades axiológicas de redimensionamento do lazer e dos aspectos relativos à qualidade existencial, promovendo maior interatividade com o ambiente de convivência cotidiana, implementando as possibilidades de conscientização e preservação do espaço ambiental urbano. Referências bibliográficas AMORIN, J. S. Uma janela para todos. As novas mídias informatizadas no trabalho pedagógico com a diversidade. 2003. Tese (Dissertação de Mestrado)- Faculdade de Educação. Unicamp. Campinas. BENI, M. Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: SENAC- São Paulo, 1997. BETRÁN, J. O. Rumo a um novo conceito de ócio ativo e turismo na Espanha: As atividades físicas de aventura na natureza. In: MARINHO, A.; BRUHNS, H.T. Turismo, lazer e natureza. São Paulo: Manole, 2003, p.157 - 202. CAMARGO, L.O.L. Educação para o Lazer. São Paulo: Moderna, 1998. GONÇALVES, E.P. 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