Check-list - Auditoria Qualidade, Meio Ambiente e Segurança

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CHECK LIST DA AUDITORIA

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35 de 29

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Nº da NC

4.1

Requisitos Gerais
  • Existência de um Sistema de Gestão da Qualidade - SGQF estabelecido, documentado, implementado e mantido

  • Identificação dos processos necessários para o sistema de gestão da qualidade e sua aplicação por toda a organização

  • Definição da seqüência e interação desses processos;

  • Controle dos processos externos (caso existam), que afetem a conformidade do produto em relação aos requisitos.

4.2

Requisitos de Documentação

4.2.1 Generalidades

  • Organização e estruturação dos documentos usados no SGQF, envolvendo:

  1. declarações documentadas da política da qualidade e dos objetivos da qualidade;

  2. manual da qualidade;

  3. procedimentos documentados requeridos por este documento;

  4. documentos para organização dos processos, necessários para assegurar o planejamento, a operação e controle eficazes; e

  5. registros requeridos por este documento.

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Nº da NC

4.2

Requisitos de Documentação

4.2.2 Manual da qualidade

  • Existência e manutenção de um manual da qualidade que inclua:

  1. o escopo do SGQF (incluindo detalhes com justificativas para quaisquer exclusões - ver 1.2);

  2. os procedimentos documentados estabelecidos para o SGQF, ou referência a eles; e

  3. a descrição da interação entre os processos do SGQF.

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Nº da NC

4.2

Requisitos de Documentação

4.2.3 Controle de documentos

  • Definição dos meios de controle dos documentos do SGQF

  • Existência de um procedimento documentado definindo os controles necessários para:

  1. aprovar documentos quanto à sua adequação, antes da sua emissão;

  2. analisar criticamente e atualizar, quando necessário e reaprovar os documentos;

  3. identificação das alterações e a situação da revisão atual dos documentos ;

  4. assegurar que as versões pertinentes de documentos aplicáveis estejam disponíveis nos locais de uso;

  5. assegurar que os documentos permaneçam legíveis e prontamente identificáveis;

  6. assegurar que documentos de origem externa sejam identificados e que sua distribuição seja controlada; e

  7. evitar o uso não intencional de documentos obsoletos e aplicar identificação adequada nos casos em que forem retidos por qualquer propósito.

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Nº da NC

4.2

Requisitos de Documentação

4.2.4 Controle de registros

  • Existência de registros legíveis, prontamente identificáveis e recuperáveis.

  • Existência de procedimento documentado para definir os controles necessários para identificação, armazenamento, proteção, recuperação, tempo de retenção e descarte dos registros.

5.1

Comprometimento da Direção
  • Evidência do comprometimento da Alta Direção com o desenvolvimento e com a implementação do SGQF e com a melhoria contínua de sua eficácia mediante:

  1. a comunicação à organização da importância em atender aos requisitos dos clientes, como também aos requisitos regulamentares e estatutários;

  2. estabelecimento da política da qualidade;

  3. a garantia de que são estabelecidos os objetivos os objetivos da qualidade;

  4. a condução de análises críticas pela Alta Direção; e

  5. a garantia da disponibilidade dos recursos.

5.2

Foco no Cliente
  • Determinação e atendimento dos requisitos do cliente, assegurado pela Alta Direção, com o propósito de aumentar a sua satisfação.

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Nº da NC

5.3

Política da Qualidade
  • Definição da política da qualidade pela Alta Direção, assegurando que:

  1. é apropriada ao propósito da organização;

  2. inclui o comprometimento com o atendimento aos requisitos e com a melhoria contínua da eficácia do SGQF;

  3. proporciona uma estrutura para estabelecimento e análise crítica dos objetivos da qualidade;

  4. é comunicada e entendida por toda a organização; e

  5. é analisada criticamente para manutenção de sua adequação.

5.4

Planejamento

5.4.1 Objetivos da qualidade

  • Estabelecimento de objetivos da qualidade devendo ser mensuráveis e coerentes com a política da qualidade.

5.4.2 Planejamento do sistema de gestão da qualidade

  • O planejamento do SGQF é realizado de forma a satisfazer aos requisitos da norma bem como aos objetivos da qualidade.

  • Deve ser assegurada a integridade do SGQF em caso de mudanças no sistema.

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Nº da NC

5.5

Responsabilidade, Autoridade e Comunicação

5.5.1 Responsabilidade e autoridade

  • A alta Direção deve assegurar que as responsabilidades e autoridades são definidas e comunicadas na organização.

5.5.2 Representante da direção

  • Indicação, pela Alta Direção, de um membro da organização para ser responsável pelo gerenciamento do SGQF

5.5.3 Comunicação interna

  • Definição dos processos de comunicação apropriados, assegurados pela Alta direção, devendo ser realizada comunicação relativa a eficácia do SGQF.

5.6

Análise Crítica pela Direção

5.6.1 Generalidades

  • A Alta Direção deve analisar criticamente o SGQF, a intervalos planejados, para assegurar sua contínua pertinência e eficácia.

  • A análise crítica deve incluir a avaliação de oportunidades para melhoria e necessidade de mudanças no SGQF, incluindo a política da qualidade e objetivos da qualidade.

  • Existência de registros das análises críticas pela Alta Direção .

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5.6

Análise Crítica pela Direção

5.6.2 Entradas para a análise crítica

  • As entradas para a análise crítica pela direção devem incluir informações sobre:

  1. resultados de auditorias;

  2. realimentação de clientes;

  3. desempenho de processo e conformidade de produto;

  4. situação de ações preventivas e corretivas;

  5. acompanhamento de ações oriundas de análises críticas anteriores pela direção;

  6. mudanças que possam afetar o sistema de gestão da qualidade; e

  7. recomendações para melhoria.

5.6

Análise Crítica pela Direção

5.6.3 Saídas da análise crítica

  • As saídas da análise crítica pela direção devem incluir quaisquer decisões e ações relacionadas a:

  1. melhoria da eficácia do sistema de gestão da qualidade e de seus processos;

  2. melhoria do produto em relação aos requisitos do cliente; e

  1. necessidades de recursos.

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Nº da NC

6.1

Provisão de Recursos
  • De recursos necessários para implementar e manter o SGQF e melhorar continuamente sua eficácia, e ainda aumentar a satisfação de clientes .

6.2

Recursos Humanos

6.2.1 Generalidades

  • O pessoal que executa atividades que afetam a qualidade do produto deve ser competente, com base em educação, treinamento, habilidade e experiência apropriados.

6.2

Recursos Humanos

6.2.2 Competência, conscientização e treinamento

  • A organização deve:

  1. determinar as competências necessárias para o pessoal que executa trabalhos que afetam a qualidade do produto;

  2. fornecer treinamento ou outra tomar ações para satisfazer essas necessidades de competência;

  3. avaliar a eficácia das ações executadas;

  4. assegurar que o seu pessoal está consciente quanto à relevância e importância de suas atividades e de como elas contribuem para atingir os objetivos da qualidade; e

  1. manter registros apropriados de educação, treinamento, habilidade e experiência.

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Nº da NC

6.3

Infra-estrutura
  • A organização deve determinar, prover e manter a infra-estrutura necessária para alcançar a conformidade com os requisitos do produto.

6.4

Ambiente de Trabalho
  • A organização deve determinar e gerenciar as condições do ambiente de trabalho necessário para alcançar a conformidade com os requisitos do produto.

7.1

Planejamento da Realização do Produto
  • A organização deve planejar e desenvolver os processos necessários para a realização do produto, determinando, quando apropriado:

  1. objetivos da qualidade e requisitos para o produto;

  2. a necessidade de estabelecer processos e documentos e prover recursos específicos para o produto;

  3. verificação, validação, monitoramento, inspeção de ensaio requeridos, específicos para o produto, bem como os critérios de aceitação do produto; e

  1. registros necessários para fornecer evidência de que os processos de realização e o produto resultante atendem os requisitos.

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Nº da NC

7.2

Processos Relacionados a Clientes

7.2.1 Determinação de requisitos relacionados ao produto

  • Determinação dos requisitos especificados dos produtos:

  1. especificados pelos clientes;

  2. não declarados pelos clientes mas necessários para o uso especificado ou intencional, onde conhecido;

  3. requisitos estatuários e regulamentares relacionados ao produto; e

qualquer requisito adicional determinado pela organização.

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7.2

Processos Relacionados a Clientes

7.2.2 Análise crítica dos requisitos relacionados ao produto

  • Realização de Análise crítica dos requisitos relacionados ao produto antes da organização assumir o compromisso de fornecer um produto para o cliente, devendo ser assegurado que:

  1. os requisitos do produto estão definidos;

  2. os requisitos de contrato ou de pedido que difiram daqueles previamente manifestados estão resolvidos; e

  3. a organização tem capacidade para atender os requisitos definidos.

  • Devem ser mantidos registros dos resultados da análise crítica e das ações resultantes dessa análise

  • Confirmação dos requisitos do cliente antes da aceitação, quando não houver uma declaração documentada.

  • Quando o requisitos de produto forem alterados, a organização deve assegurar que os documentos pertinentes são complementados e que o pessoal pertinente é alertado sobre os requisitos alterados.

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Nº da NC

7.2

Processos Relacionados a Clientes

7.2.3 Comunicação com o cliente

  • Deve ser definidos os meios para comunicação com os clientes em relação a:

  1. informações sobre o produto;

  2. tratamento de consultas, contratos ou pedidos, incluindo emendas; e

  3. realimentação do cliente, incluindo reclamações.

7.3

Projeto e Desenvolvimento

7.3.1 Planejamento do projeto e desenvolvimento

  • A organização deve planejar e controlar o projeto e desenvolvimento de produto, estabelecendo:

  1. os estágios do projeto e desenvolvimento;.

  2. análise crítica, verificação e validação que sejam apropriadas para cada fase do projeto e desenvolvimento; e

  3. as responsabilidades e autoridades para projeto e desenvolvimento.

  • As interfaces entre diferentes grupos envolvidos no projeto e desenvolvimento devem ser gerenciadas, para assegurar a comunicação eficaz e a designação clara de responsabilidades.

  • As saídas do planejamento devem ser atualizadas apropriadamente, na medida que o projeto o e desenvolvimento progredirem.

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Nº da NC

7.3

Projeto e Desenvolvimento

7.3.2 Entradas de projeto e desenvolvimento

  • As entradas relativas aos requisitos devem ser determinadas e registros devem ser mantidos, incluindo:

  1. requisitos funcionamento e do desempenho;

  2. requisitos estatuários e regulamentares aplicáveis;

  3. onde aplicável, informações originadas de projetos anteriores semelhantes; e

  4. outros requisitos essenciais para o projeto e desenvolvimento.

  • Análise crítica das entradas quanto à sua adequação.

  • Requisitos devem ser completos, sem ambigüidades e não conflitantes entre si.

7.3.3 Saídas do projeto e desenvolvimento

  • Definição das saídas de projeto e desenvolvimento, aprovadas antes de serem liberadas, de forma que possibilite a sua verificação em relação às entradas, devendo:

  1. atender aos requisitos de entrada do projeto e desenvolvimento;

  2. fornecer informações apropriadas para aquisição, produção e serviços;

  3. conter ou referenciar critérios de aceitação do produto; e

  4. especificar as características do produto que são essenciais para seu uso seguro e apropriado.

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Nº da NC

7.3

Projeto e Desenvolvimento

7.3.4 Análise crítica de projeto e desenvolvimento

  • Realização de análises críticas sistemáticas de projeto e desenvolvimento, em fases apropriadas, de acordo com disposições planejadas

  1. avaliar a capacidade dos resultados do projeto e desenvolvimento em atender aos requisitos; e

  2. identificar qualquer problema e propor ações necessárias.

  • Incluir, nas análises críticas, representantes de funções envolvidas com o(s) estágio(s) do projeto e desenvolvimento.

  • Existência de registros dos resultados das análises críticas e de quaisquer ações necessárias.

7.3.5 Verificação de projeto e desenvolvimento

  • A verificação deve ser executada conforme disposições planejadas (ver 7.3.1), para assegurar que as saídas do projeto e desenvolvimento estejam atendendo aos requisitos de entrada do projeto e desenvolvimento.

  1. Existência de registros dos resultados da verificação e de quaisquer ações necessárias (ver 4.2.4).

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Nº da NC

7.3

Projeto e Desenvolvimento

7.3.6 Validação de projeto e desenvolvimento

  • A validação do projeto e desenvolvimento deve ser executada conforme disposições planejadas (ver 7.3.1), para assegurar que o produto resultante é capaz de atender aos requisitos para aplicação especificada ou uso intencional, onde conhecido.

  • Onde for praticável, a validação deve ser concluída antes da entrega ou implementação do produto.

  • Existência de registros dos resultados da validação e de quaisquer ações necessárias (ver 4.2.4).

7.3.7 Controle de alterações de projeto e desenvolvimento

  • As Alterações no projeto e desenvolvimento devem ser identificadas e registros devem ser mantidos.

  • As alterações devem ser analisadas criticamente, verificadas e validadas, como apropriado, e aprovadas antes da sua implementação.

  • A análise crítica das alterações de projeto e desenvolvimento devem incluir a avaliação do efeito das alterações em partes componentes e no produto já entregue.

  • Existência de registros dos resultados das análises críticas de alterações e de quaisquer ações necessárias.

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Nº da NC

7.4

Aquisição

7.4.1 Processo de aquisição

  • Definição do processo de aquisição assegurando que o produto adquirido está conforme com os requisitos especificados.

  • Definição de meios de controle aplicado ao fornecedor e ao produto adquirido

  • Definição do processo de avaliação e seleção de fornecedores com base na sua capacidade em fornecer produtos de acordo com os requisitos da organização.

  • Estabelecimento de critérios para seleção, avaliação e reavaliação de fornecedores.

  • Existência de registros dos resultados das avaliações e de quaisquer ações necessárias, oriundas da avaliação de fornecedores.

7.4.2 Informações de aquisição

  • As informação de aquisição deve descrever o produto a ser adquirido e incluir, onde apropriado, requisitos para:

  1. aprovação de produto, procedimentos, processos e equipamentos;

  2. qualificação de pessoal; e

  3. sistema de gestão da qualidade.

  • A organização deve assegurar a adequação dos requisitos especificados antes da sua comunicação ao fornecedor.

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7.4

Aquisição

7.4.3 Verificação do produto adquirido

  • Definição de inspeção ou outra atividade necessária para assegurar que produto adquirido atende aos requisitos de aquisição especificados.

  • Estar declarado nas informações de aquisição, as providências de verificação pretendidas e o método de liberação de produto, quando a organização ou seu cliente pretende executar a verificação nas instalações do fornecedor.

7.5

Produção e Fornecimento de Serviço

7.5.1 Controle de produção e fornecimento de serviço

  • A organização deve planejar e realizar a produção e o fornecimento de serviço sob condições controladas, devendo incluir, quando aplicado:

  1. a disponibilidade de informações que descrevam as características do produto;

  2. a disponibilidade de instrução de trabalho;

  3. o uso de equipamentos adequados;

  4. a disponibilidade e uso de dispositivos para monitoramento e medição;

  5. a implementação de medição e monitoramento; e

  6. a implementação da liberação, entrega e atividades pós entrega.

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Nº da NC

7.5

Produção e Fornecimento de Serviço

7.5.2 Validação dos processos de produção e fornecimento de serviço

  • Validação dos processos de produção e fornecimento de serviço onde a saída não possa ser verificada por monitoramento ou medição subsequente (isso inclui quaisquer processos onde as deficiências só fiquem aparentes depois que o produto esteja em uso ou o serviço ter sido entregue).

  • A organização deve tomar as providências necessárias para esses processos, incluindo, quando aplicável:

  1. critérios definidos para análise crítica e aprovação dos processos;

  2. aprovação de equipamento e qualificação de pessoal;

  3. uso de métodos e procedimentos definidos;

  4. requisitos para registros ; e

  5. revalidação.

7.5.3 Identificação e rastreabilidade

  • Identificação do produto por meios adequados ao longo da realização produção.

  • Identificação da situação do produto no que se refere aos requisitos de monitoramento e medição.

  • Onde a rastreabilidade é um requisito, a organização deve controlar e registrar a identificação única do produto.

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Nº da NC

7.5

Produção e Fornecimento de Serviço

7.5.4 Propriedade do cliente

  • Definição de meios para identificar, verificar, proteger e salvaguardar a propriedade do cliente fornecida para uso ou incorporação no produto.

  • Informações registradas em caso de perdas, danos ou inadequação ao uso da propriedade do cliente

7.5.5 Preservação do produto

Definição dos meios de preservação da conformidade do produto durante o processo interno e entrega ao seu destino pretendido, incluindo identificação, manuseio, embalagem, armazenamento e proteção.

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Nº da NC

7.6

Controle de Dispositivos de Medição e Monitoramento
  • Definição das medições e monitoramento e a serem realizadas e os dispositivos de medição monitoramento necessários para evidenciar a conformidade do produto com os requisitos determinados.

  • Definição dos métodos de medição e monitoramento para que sejam realizados de uma maneira coerente com os requisitos de medição monitoramento.

  • Quando for necessário assegurar resultados válidos, o dispositivo de medição deve ser:

  1. calibrado ou verificado a intervalos especificados ou antes do uso, contra padrões de medição rastreáveis a padrões de medição internacionais ou nacionais; quando este padrão não existir, a base usada para calibração ou verificação deve ser registrada;

  2. ajustados ou reajustado, quando necessário;

  3. identificado para possibilitar que a da calibração seja determinada;

  4. protegido contra ajustes que possam invalidar o resultado da medição; e

  5. protegido de dano e deterioração durante o manuseio, manutenção e armazenamento.

  • Avaliar e registrar a validade dos resultados de medições anteriores quando constatar que o dispositivo não está conforme com os requisitos.

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Nº da NC

7.6

Controle de Dispositivos de Medição e Monitoramento
  • Registros dos resultados de calibração e verificação .

  • Quando usado na medição e monitoramento de requisitos especificados, deve ser confirmada a capacidade do software de computador para satisfazer a aplicação pretendida. Isso deve ser feito antes do uso inicial e reconfirmado se necessário.

8.1

Generalidades
  • Organização dos processos de monitoramento, medição, análise e melhoria, incluindo a determinação de métodos aplicáveis, como técnicas estatísticas, e a extensão de seu uso.

8.2

Medição e Monitoramento

8.2.1 Satisfação dos clientes

  • Definição de métodos para monitoramento de informações relativas à percepção do cliente sobre se a organização atendeu aos requisitos dos clientes.

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Nº da NC

8.2

Medição e Monitoramento

8.2.2 Auditoria interna

  • Realização de auditorias internas a intervalos planejados, para determinar se o SGQF está conforme com as disposições planejadas, com os requisitos deste documento e com os requisitos do estabelecidos pela organização, e ainda se está mantido e implementado eficazmente.

  • Existência de um programa de auditoria planejado, levando em consideração a situação atual e a importância dos processos e áreas a serem auditadas, bem como os resultados de auditorias anteriores.

  • Definição dos critérios de auditoria, escopo, freqüência e métodos usados nas auditorias.

  • Auditores selecionados e a execução das auditorias devem assegurar objetividade e imparcialidade do processo de auditoria (os auditores não podem auditar seu próprio trabalho).

  • Existência de procedimento documentado estabelecendo as responsabilidades e os requisitos para planejamento e para execução de auditorias e para relatar os resultados e manutenção de registros.

  • responsável pela área a ser auditada deve assegurar que ações sejam executadas, sem demora indevida, para eliminar não-conformidades detectadas e suas causas.

  • As atividades de acompanhamento devem incluir a verificação das ações executadas e o relato dos resultados de verificação.

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Nº da NC

8.2

Medição e Monitoramento

8.2.3 Medição e Monitoramento de processos

  • Definição de métodos adequados para monitoramento e, quando aplicável, para medição dos processos do sistema de gestão da qualidade.

  • Esses métodos devem demostrar a capacidade dos processos em alcançar os resultados planejados.

  • Quando os resultados planejados não são alcançados, devem ser efetuadas as correções e executadas as ações corretivas, como apropriado, para assegurar a conformidade do produto.

8.2.4 Medição e monitoramento de produto

  • Realização, em estágios apropriados, de medição e monitoramento das características do produto para verificar se os requisitos do produto são atendidos.

  • Manutenção de evidências de conformidade com os critérios de aceitação.

  • Os registros devem indicar a(s) pessoa(s) autorizada(s) a liberar o produto (ver 4.2.4).

  • A Liberação do produtos e entrega do serviço não devem prosseguir até que todas as providências planejadas (ver 7.1) tenham sido satisfatoriamente concluídas, a menos que aprovado de outra maneira por uma autoridade pertinente e, onde aplicável pelo cliente.

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Nº da NC

8.3

Controle de Produto Não-Conforme
  • Os produtos que não estejam conformes com os requisitos do produto são identificados e controlados para evitar seu uso ou entrega não intencional.

  • Existência de um procedimento documentado definindo os controles e as responsabilidade e autoridades relacionadas para lidar com produtos não-conformes.

  • Definição do tratamento dos produtos não-conformes por um ou mais dos seguintes caminhos:

  1. execução de ações para eliminar a não-conformidade detectada;

  2. autorização do seu uso, liberação ou aceitação por uma autoridade pertinente e, onde aplicável, pelo cliente; e

  3. execução de ação para impedir o seu uso ou aplicação originais.

  • Existência de registros sobre a natureza das não-conformidades e quaisquer ações subsequentes executadas, incluindo concessões feitas .

  • Fazer reverificação após o produto não-conforme for corrigido para demonstrar a conformidade com os requisitos.

  • Implementação de ações apropriadas em relação aos efeitos, ou potenciais efeitos, da não-conformidade quando a não-conformidade do produto for detectada após a sua entrega ou início de seu uso.

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Nº da NC

8.4

Análise de Dados
  • A organização deve determinar, coletar e analisar dados apropriados para demonstrar a adequação e eficácia do SGQF e para avaliar onde melhorias contínuas da eficácia do SGQF podem ser realizadas.

  • Isso deve incluir dados gerados como resultado do monitoramento e das medições e de outras fontes pertinentes.

  • A análise de dados deve fornecer informações relativas a:

  1. satisfação de clientes (ver 8.2.1);

  2. conformidade com os requisitos do produto (ver 7.2.1);

  3. características e tendências dos processos e produtos incluindo oportunidades de ação preventivas; e

  4. fornecedores.

8.5

Melhorias

8.5.1 Melhoria contínua

  • Definição de ações para melhoria contínua da eficácia do SGQF, por meio do uso da política da qualidade, objetivos da qualidade, resultados das auditorias, análise de dados, ações corretivas e preventivas e análise crítica da direção.

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Nº da NC

8.5

Melhorias

8.5.2 Ação corretiva

  • Realização de ações corretivas para eliminar as causas de não-conformidades, de forma a evitar sua repetição, apropriadas aos efeitos das não-conformidades encontradas.

  • Existência de um procedimento documentado para definir os requisitos para :

  1. análise crítica das não-conformidades (incluindo reclamação de clientes);

  2. determinação das causas de não-conformidade;

  3. avaliação da necessidade de ações para assegurar que aquelas não-conformidades não ocorrerão novamente;

  4. registros dos resultados das ações executadas (ver 4.2.4); e

  5. análise crítica de ações corretivas tomadas.

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Nº da NC

8.5

Melhorias

8.5.3 Ação preventiva

  • Realização de ações para eliminar as causas de não conformidades potenciais, de forma a evitar sua ocorrência., devendo ser apropriadas aos efeitos dos problemas potenciais.

  • Existência de um procedimento documentado para definir os requisitos para:

  1. definição de não-conformidades e suas causas;

  2. avaliação da necessidade de ações para evitar a ocorrência de não conformidades;

  3. definição e implementação de ações necessárias;

  4. registros dos resultados de ações executadas (ver 4.2.4); e

  5. análise crítica de ações preventivas tomadas.

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Nº da NC

9

MeioAmbiente

  • Os meios usados para previnir impactos ambientais estão definidos?

  • Os efluentes e resíduos sólidos estão identificados e são adequadamente tratados?

  • Existem evidências de poluição não controlada ao Meio Ambiente?

  • Derramamento de óleo

  • Poluição das águas

  • Poluição Sonora

  • Dejetos

  • Poluição do Ar

  • Metais pesados (tintas)

  • A disposição final dos resíduos gerados no processo/produto estão diferenciados da disposição do lixo urbano?

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10

SegurançanoTrabalho

Requisitos Gerais de Segurança:

  • A empresa definiu mapas de risco?

  • Existem registros de reuniões da CIPA?

  • As normas regulamentadas de Segurança e Saúde no Trabalho estão disponíveis na empresa?

  • São utilizadas sinalizações de segurança?

  • Nos locais de trabalho existem extintores carregados, sinalizados e de fácil assesso?

  • Os materiais inflamáveis estão covenientemente isolados?

  • Os cilindros de gás estão convenientemente isolados?

  • As máquinas tem proteção contra as partes móveis?

  • Existe botão de emergência para parada nas máquinas?

  • Existem caixa de primeiro socorros?

EPI:

Existe um definição de EPI para executar as atividades principais ?

Os EPI’s definidos estão sendo utilizados ?

As condições de conservação dos EPI’s estão adequadas?

Os locais de caldeiraria e soldagem são protegidos por biombos?

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