Engenharia Civil Apostila Guia De Instalações Eletricas Prediais

Engenharia Civil Apostila Guia De Instalações Eletricas Prediais

(Parte 3 de 3)

13 INSTALAÇÃO DE DUAS LÂMPADAS FLUORESCENTES DE 40W COM REATORES DO TIPO COMUM, ACIONADAS POR UM INTERRUPTOR DE UMA SEÇÃO

13.1 MATERIAL UTILIZADO:

fios; 02 lâmpadas fluorescentes de 40W;

02 conjuntos com suportes para lâmpadas fluorescentes de 40W, starter e receptáculos; 01 interruptor;

13.2 INTRODUÇÃO

Neste experimento será utilizado um interruptor de uma seção, para acionar as duas lâmpadas fluorescentes de 40W. Esta configuração é muito utilizada em galpões, economizando assim, os custos iniciais de instalação.

13.3 PROCEDIMENTOS

Esta tarefa será realizada em uma bancada. Quando ao final da montagem for testar o circuito, solicite a um dos monitores, técnicos ou professor qual o procedimento a ser utilizado para se evitar choques elétricos. 1º Passo:

Observe no diagrama unifilar mostrado na Figura 13(a), a distribuição dos fios entre o interruptor e a lâmpada. 2º passo

Monte cada um dos arranjos: reator, starter, carcaça e lâmpada, fazendo as devidas conexões entre eles, e emendas, se necessário, seguindo o diagrama multifilar mostrado na Figura 13(b). 3º Passo: Energize o circuito e teste-o acionando o interruptor.

(b)

Figura 13 -Instalação de duas lâmpadas fluorescentes de 40w com reatores do tipo comum, acionadas por um interruptor de uma seção. (a) – Diagrama unifilar. (b) – Diagrama multifilar.

14 INSTALAÇÃO DE DUAS LÂMPADAS FLUORESCENTES DE 40W COM REATOR DUPLO DO TIPO PARTIDA RÁPIDA

14.1 MATERIAL UTILIZADO:

fios; 02 lâmpadas fluorescentes de 40W;

01 suporte para duas lâmpadas fluorescentes de 40W, com receptáculos;

01 interruptor;

14.2 INTRODUÇÃO

Neste caso, utiliza-se o reator de partida rápida, que dispensa o starter. Ele utiliza a auto-indução em vez do starter, que provoca aquecimento do filamento. Esta operação dura aproximadamente um segundo e após a partida o filamento continua aquecido por uma pequena corrente. Esta configuração é utilizada tanto em galpões, como em ambiente onde se deseja ter uma melhor iluminação, por um menor custo.

14.3 PROCEDIMENTO

Esta tarefa será realizada em uma bancada. 1º Passo:

Verifique o esquema de ligação contido no reator. O esquema correto de ligação está contido no reator, caso o esquema contido no reator seja diferente do esquema mostrado na Figura 14(b), comunique ao professor, técnico ou monitor. Caso sejam iguais, proceda com a montagem. 2º Passo:

Monte o arranjo reator, carcaça e lâmpadas, fazendo as devidas conexões entre eles, e emendas, se necessário, seguindo o diagrama multifilar mostrado na Figura 14(b). 3º Passo: Energize o circuito e teste-o acionando o interruptor.

(b)

Figura 14 - Instalação de duas lâmpadas fluorescentes de 40w com reator duplo do tipo partida rápida. (a) – Diagrama unifilar. (b) – Diagrama multifilar.

15 BIBLIOGRAFIA

• Creder, Hélio, Instalações elétricas, 12ª ed., Científicos editora, Rio de Janeiro- RJ, 1991.

• Cardão, Celso, Instalações elétricas, 5ª ed., Imprensa universitária/UFMG, Belo Horizonte-MG, 1975.

• Módulos instrucionais: Eletricista instalador, 1ª ed., SENAI, Rio de Janeiro-RJ, 1980.

(Parte 3 de 3)

Comentários