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Guias e Dicas
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Como fazer um site completo em Flash, Notas de estudo de Informática

Como fazer um site completo

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 25/08/2009

sony-carzino-4
sony-carzino-4 🇧🇷

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Baixe Como fazer um site completo em Flash e outras Notas de estudo em PDF para Informática, somente na Docsity! Desenvolvendo um site completo em Flash - Parte 1 O primeiro Layout - Réguas, Grade e Guias. Inauguramos esta sessão de “Tutorial” com o Primeiro Capítulo para o Desenvolvimento Completo de um Site, tomando como base o programa Flash MX da Macromedia. Vamos explicar desde o layout inicial até o seu arremate com a publicação do projeto, e seguiremos passo-a- passo, esmiuçando, em cada capítulo, o que podemos aproveitar e aprender da ferramenta. Contudo, nossa intenção, aqui, não será apenas demonstrar os mecanismos do programa, mas potencializar idéias, motivando novos conceitos e estruturando de forma profissional e apropriada o desenvolvimento de um projeto para a web. Este nosso projeto será para uma Associação de Arquitetos. A primeira página do site deve apresentar informações principais como notícias e novidades, além de conter um texto de apresentação, o logotipo e os intens do menu. O primeiro momento de um projeto não se refere à nenhuma linguagem de programação nem tão pouco à alguma ferramenta de edição de imagem ou animação. O momento inicial é aquele onde serão definidos as cores, as fontes, o conteúdo do seu trabalho e seu layout. Todas estas informações selecionadas através de pesquisa de público-alvo e referências à imagem da empresa ou produto que deseja apresentar. Você pode estar se perguntando... “Peraí..., mas o layout precisa de alguma ferramenta para ser desenvolvido.” Não necessariamente ! Você pode desenhar um projeto de layout com uma folha de papel e uma caneta, e só depois transpor sua idéia para um trabalho no computador. Este primeiríssimo layout pode ser criado, inclusive, numa reunião preliminar com seu cliente, em que, coforme ele lhe passa as idéais, você já as organiza num papel. Mas, e depois ? Você precisa de algo realmente substancial para apresentar à ele e, também, para você próprio e sua equipe se basearem durante o desenvolvimento do projeto. É aí que entra o layout desenvolvido pela ferramenta na qual você irá trabalhar. Para isso ser feito de forma conveniente, você precisará de guias visuais que lhe ajudem na transposição da sua idéia do papel para a tela, e que, posteriormente, organizarão seus elementos visuais de maneira adequada e precisa. Antes de mais nada é necessário fixar as dimensões do seu projeto, ressaltando que é somente na publicação que definiremos como ele se apresentará nas diversas configurações de tela existentes no mercado. Abra um arquivo novo do Flash e na barra Properties, clique em Size, defina as dimensões para 760 X 410 px. Trabalharemos com estes valores para este projeto. Defina Background Color para vermelho (#990000) e mantenha o Frame Rate em 12 fps e Rulers Unit em Pixels. Frame Rate é a velocidade dos frames, e neste caso, definimos como 12 Frames Por Segundo, e Rulers Unit é a unidade de medida das réguas, e neste caso, serão em pixels. O Flash MX oferece auxílio no que diz respeito a organização espacial dos elementos no palco, de maneira que eles fiquem dispostos com harmonia entre si; são as chamadas Guides (guias), Grids (grades) e Rulers (réguas). Vamos aprender a trabalhar com elas. Primeiro, vamos visualizar as Rulers (réguas). Vá em View à Rulers. Você deve ter percebido que surgiram réguas horizontal e vertical no seu arquivo. A régua é mostrada em pixels - como você definiu nas propriedades do documento - mas pode ser mostrada com outros parâmetros de medida se você clicar em Size na Barra Properties e mudar a Rulers Unit. . Para você observar as réguas com mais precisão, basta ampliar a porcentagem da sua tela. View à Magnification à 800% Você perceberá que as réguas passam agora a ser contadas de 5 em 5 pixels, o que facilita muito um trabalho que necessite de ajuste rigoroso. Agora verificaremos outro artifício que o Flash MX oferece para a disposição ordenada dos elementos: A grade. Vá em View à Grid à Show Grid. Agora, o seu arquivo apresenta uma tela quadriculada e através destas linhas, você já poderá trabalhar o espaço de seu layout. Mas, o Flash ainda vai mais além e você poderá personalizar esta grade. Vá em View à Grid à Edit Grid. Nesta telinha que abriu, você poderá modificar: - Color: A cor da sua grade; - Show grid: Apresentá-la, se marcada e escondê-la, se desmarcada. - Snap to grid: Fazer com que as guias e os objetos no palco se anexem a grade se você passá-los próximo à ela. * Imagine o “snap” como sendo um imã para o elementos. Ele atrai para a grade, o que passar perto dela. -Tamanho horizontal e vertical - Snap accuracy: Precisão do Snap: . Must be close: O elemento precisa estar perto da grade para se fixar à ela. . Normal . Can be distant: O elemento pode estar longe da grade para se fixar à ela. . Always snap: Sempre se fixar na grade Vamos definir as opções para o nosso projeto: Marque Show Grid e Snap to grid, fixe os valores horizontais e verticais em 50 px e em Snap accuracy, como Always snap. Por fim, ainda temos uma terceiro apoio sobre a organização espacial, as guias – Guides. Estas são, ao meu ver, a que nos dá maior flexibilidade no ajuste de nossa programação visual. Vá em View à Guide à Show Guide. Nada apareceu na sua tela ?... Não se preocupe... Não foi um bug ! É que as guias ainda precisam ser criadas por você. Para criar guias, as réguas precisam estar aparentes. Para uma guia horizontal, clique sobre a régua superior e arraste o mouse para o palco. Como marcamos “Always snap” em Grids, você perceberá que a guia se moverá sobre as linhas das grades mesmo que você não queira. Para criar uma guia vertical, clique sobre a régua lateral e arraste o mouse para o palco. O mesmo acontecerá em relação as grades. Você também poderá personalizar as suas Guias, da mesma forma que fez com as Grades. Vá em View à Guide à Edit Guide. Algumas opções são semelhantes à edição das Grades. Você também pode ajustar elementos com precisão, fixando-os na Guia, se em Snap accuracy, selecionar Snap always. Selecione Show guide e Snap to guide. Mantenha Snap accuracy como Normal. Você deve ter notado duas opções novas em Guides: Lock guide, que prenderá a guia no palco, para que você ao deslocar outro objeto, não a mova por engano; e Clear all, que retirará do palco todas as guias criadas por você durante o processo de desenvolvimento (geralmente usada quando a organização já foi estruturada). Por enquanto não mexeremos em nenhuma das duas. Crie duas Guias horizontais situadas em 50 e 150 px na régua lateral e crie uma Guia vertical situada em 150 px na régua superior. Agora, criaremos os elementos que concluirão a primeira etapa do desenvolvimento do nosso layout. Utilizaremos a ferramenta Rectangle para aprofundar esta organização. Clique nesta ferramenta e depois, em Fill color, selecione a cor referente ao retângulo ou quadrado que irá desenhar. Em Stroke color escolha sem cor. Fill color é a cor do preenchimento e Stroke color a cor do contorno de seu objeto. Agora vamos importar o background do Menu. Primeiro devemos criar uma nova camada. Clique no primeiro ícone no canto inferior esquerdo da Timeline ou vá em Insert - Timeline - Layer. Renomeie-a para "Back_menu". * A imagem do background está em: http://www.tonanet.com/bd/back_menu.png. Salve-a na mesma pasta "imagens" onde você salvou o "logotipo_aam.png". Tenha certeza de que a camada "Back_menu" está selecionada, vá em File - Import - Import to stage, procure a pasta "imagens", selecione o arquivo "back_menu.png" e abra-o. Ele irá aparecer colado ao canto esquerdo superior do seu trabalho. Pelo layout inicial, é exatamente aí que ele deve permanecer. Para visualizar como está ficando, oculte a camada Layer 1. Vamos definir o design da área "Novidades". Ficou determinado que a cor cinza seria a cor de base para os textos. Vamos desenvolvê-la. Crie uma nova camada e renomeie-a "Novidades". Bloqueie todas as outras camadas deixando apenas esta, desbloqueada. Para isso clique com o botão direito do mouse sobre oícone de cadeado desta camada e escolha "Lock others" Utilizaremos a ferramenta Rectangle desenhar este setor. Clique nesta ferramenta e depois, em Fill color, selecione a cor cinza (#CCCCCC) e em Stroke color escolha laranja (#FFCC00). Nosso retângulo terá bordas arrendondadas e por isso clique na opção "Round Rectangle Radius" na parte inferior da Barra de Ferramentas e fixe o valor de 11 points. Na área destinada a "Novidades", desenhe um retângulo. Com ele selecionado, vá na Barra de Propriedades e determine os valores de Width: 580, Heigth: 80, X:185 e Y:60. Precisamos agora delinear o design do setor de "Notícias". Crie outra camada e renomeie-a "Notícias". Bloqueie todas as outras camadas deixando apenas esta, desbloqueada. Abra o Painel Color Mixer e selecione Linear. Existem dois ícones de cores que formam o mixer. O padrão é preto e branco. Para modificar estas cores e desenvolver seu mixer personalizado, você deverá clicar em cada uma das opções de cores e depois selecionar a cor desejada na opção de cima. Clique no ícone de cor do gradiente e com ele selecionado modifique a cor na opção Fill Color logo acima nesta mesma janela. Para o nosso projeto, a cor à esquerda será laranja (#FF9900) e a cor à direita será vermelho (#990000). Na área destinada a "Notícias", desenhe um retângulo. Com ele selecionado, vá na Barra de Propriedades e determine os valores de Width: 130, Heigth: 225, X:10 e Y:165. Precisamos apenas modificar o preenchimento deste retângulo para que o linear fique na horizontal. Selecione a Fill Transform na Barra de Ferramentas e clique sobre seu ratângulo. A imagem agora estará apresentando um linha, dois pequenos círculos e um quadradinho. O pequeno círculo lateral rotaciona o preenchimento. O quadradinho dimensiona o seu preenchimento e o círculo central, muda-o de posição. Atenção ! Esta ferramenta transforma apenas o preenchimento... não transforma a imagem. Clique no círculo lateral e rotacione o preenchimento de forma que ele fique na horizontal. Amplie-o ligeiramente. Se você ocultar sua camada guia Layer 1 e as guias (View - Guide - tire a seleção de Show Guide ou Ctrl + ç), seu layout agora deverá está parecido com a figura a seguir. Sempre que quiser ver as Guias novamente basta ir em View - Guide - Show Guide ou Ctrl + ç. Falta a página principal. Esta área é a que recebe maior destaque. Seu conteúdo além de dinâmico será também carregado externamente. Cabe, neste momento, ressaltar que a organização principal de um projeto em flash deve ser estudada sobre segmentações. Se o projeto inteiro é baseado num único arquivo nós teremos vários problemas. Primeiro, o arquivo final será enorme e seu carregamento demorado para o visitante do site. Segundo, se você necessita mudar uma única e pequena informação, você terá que editar dentro um arquivo monstruoso, cheio de camadas, movie clips e gráficos. Terceiro, o tempo gasto para fazer o upload de seu arquivo para o servidor será demorado. Já se... você dividir o seu projeto em vários arquivos pequenos. A edição será mais fácil, a transferência para o servidor mais rápida e visualização pelo visitante será ágil. Tudo o que um bom projeto em Flash deve ser. Nesta segunda etapa do nosso tutorial, vamos trabalhar com o componente que acolherá este arquivo externo. Nesta etapa ainda não trabalheremos Action Script, mas já deixaremos o componente preparado para receber um arquivo externo. A configuração exata será feita no próximo capítulo. Crie outra camada e renomeie-a "Pag. Principal". Bloqueie todas as outras camadas deixando apenas esta, desbloqueada. Clique na ferramenta Rectangle e depois, em Fill color, selecione a cor Branca (#FFFFFF) e em Stroke color escolha sem cor. Este retângulo não terá bordas arrendondadas. Clique na opção "Round Rectangle Radius" na parte inferior da Barra de Ferramentas e defina o valor para 0 points. Na área "Página Principal" desenhe um retângulo. Com ele selecionado, vá na Barra de Propriedades e determine os valores de Width: 582, Heigth: 222, X:164 e Y:166. O desenho deste retângulo é apenas para definir melhor o espaço onde as informações do conteúdo externo serão apresentadas. Abra o Painel Componentes. Window - Development Panels - Components. No painel aberto selecione o componente Loader e arraste para o palco. No Palco selecione o componente Loader que está na camada denominada "Pag.Principal". Na Barra Properties, clique na alça Parameters. Já sabemos o que cada um deles significa, vamos configurá-los: autoload - True (O filme será carregado automaticamente, sem precisar de Action Script para isso. contentPath - pagprinc.swf scaleContent - True (O filme manterá seu tamanho original) Se você testar seu filme agora, verá que que o filme "pagprinc.swf" está sendo chamado para dentro do componente Loader. Para testar seu filme vá em Control - Test Movie ou aperte Ctrl+Enter. Posteriormente você poderá trabalhar seu filme "pagprinc.swf" adequadamente, inserindo nele os componentes, imagens e textos que farão parte deste setor do site. PARA A VERSÃO ANTIGA DO FLASH MX - Versão 2003 Para quem não tem a versão 2004, aqui vai um artifício para adicionarmos um filme externo, exatamente da mesma forma que fizemos com o componente Loader. Clique na ferramenta Rectangle e depois, em Fill color, selecione a cor Branca (#FFFFFF) e em Stroke color escolha sem cor. Na palco desenhe um retângulo. Com ele selecionado, vá na Barra de Propriedades e determine os valores de Width: 582, Heigth: 222, X:164 e Y:166. Agora vamos transformar este retângulo num Movie Clip. Como o retângulo selecionado, vá em Modify - Convert to Symbol ou aperte F8. Na janela que irá abrir selecione MovieClip em Behavior e nomei-o "pagprinc_MC". Em Registration, clique no quadradinho superior à esquerda. Com este Movie Clip selecionado vá na barra Properties e nomeie a instância como "pagprinc". Selecione o quadro da camada onde se encontre o Movie Clip, e abra o painel Actions que se encontra na parte inferior da sua área de trabalho. Clique sobre o Título "Actions - Frame" para abrí-lo. Na janela lateral direita você deverá inserir este código: loadMovie("pagprinc.swf", this.pagprinc); O que ele significa ? É o mesmo que estar dizendo: "Carregue o filme ´pagprinc.swf´ dentro da instância do Movie Clip de nome ´pagprinc´ " "this" (para quem não conhece muito inglês) singnifica "esse". Nesta programação, significa que a instância "pagprinc" deste Movie Clip está nessa cena. Futuramente trabalharemos com caminhos internos e, então, entenderemos isso mais facilmente. Você pode inserir este código manualmente ou inserí-lo através da programa pré-formatada do Flash, do lado direito desta mesma janela. Clique duas vezes em LoadMovie dentro de Browser/Network. Dentro das chaves escreva "pagprinc.swf", com o cursor piscando depois da vírgula, selecione o ícone de alvo. Na janela que irá abrir selecione o nome "pagprinc" e clique em Ok. Feche o Painel Actions, clicando uma vez sobre seu título "Actions - Frame" . Agora teste seu filme. Control - Test Movie ou aperte Ctrl+Enter. O Movie Clip, neste caso, funciona como o Componente Loader. Servindo apenas para carregar um filme externo. O Loader é menos trabalhoso, mas ambos funcionam da mesma forma. No próximo capítulo, trabalharemos introduzindo os botões do nosso projeto e aprenderemos a trabalhar com níveis. Até lá ! Desenvolvendo um site completo em Flash - Parte 4 Componente Loader, Publicação e Movie Clip Continuando nosso trabalho para a Associação, hoje vamos inserir os botões que farão parte do Menu do nosso projeto. Abra o arquivo "aam.fla". Vamos criar uma nova camada para abrigar os botões. Clique no primeiro ícone no canto inferior esquerdo da Timeline ou vá em Insert - Timeline - Layer. Dê um duplo clique sobre o nome Layer 9 e ao entrar na edição renomeie-a "Botões". Aperte Enter para concluir. Certifique-se de que todas as outras camadas estão bloqueadas. Selecione com o botão direito do mouse o cadeado da camada "Botões" e selecione Lock others. Clique na ferramenta Rectangle e depois, em Fill color, selecione a cor Vermelho (#990000) e em Stroke color escolha sem cor. Nosso botão terá bordas arrendondadas e por isso clique na opção "Round Rectangle Radius" na parte inferior da Barra de Ferramentas e fixe o valor de 3 points. No Palco, desenhe um pequeno retângulo. Com ele selecionado, vá na Barra de Propriedades e determine os valores de Width: 88, Heigth: 15, X: 168 e Y: 32. Vamos transformar este retângulo num símbolo de Botão. Como o retângulo selecionado, vá em Modify - Convert to Symbol ou aperte F8. Na janela que irá abrir selecione Button em Behavior e nomei-o "Bot_principal". Em Registration, verifique se o quadradinho está centralizado. Dê Ok. Agora, vamos trabalhar a estética destes botões. Para mudarmos a aparência do botão, devemos editá-lo. Para entrar sem seu modo de edição, dê um duplo clique sobre ele. Você vai perceber que a Timeline(Linha de tempo) de um símbolo de Botão é diferente da Timeline dos Movie Clips e da Cena Principal. Ele tem apenas 4 quadros. Up à Esta será a primeira aparência do seu botão. Assim que ele for carregado, ele se apresentará da forma que estiver "desenhado" aqui. Over à Corresponde ao evento do toque do mouse. Quando o usuário passa o mouse sobre o botão, o que estiver desenhado neste quadro será apresentado. Down à Corresponde ao click do mouse Quando o usuário clicar sobre o botão, o que estiver desenhado neste quadro será apresentado. Hit à Está é a área de toque do botão. Será onde o botão ficará sensível ao toque. O que estiver desenhado neste quadro será a área onde o botão será clicável. Se nos outros quadros (Up, Over ou Down) você tiver uma imagem, este quadro Hit pode ficar em branco. A área clicável será do tamanho da imagem contida nos outros quadros. No nosso projeto, já temos o primeiro quadro (Up) preenchido. Precisamos agora preencher os outros Quadros, para que o botão tenha uma animação interativa. Ao passar o mouse sobre ele, o visitante reproduzirá algum tipo de movimento. Vamos criar Quadros-chaves nos Quadros Over e Down. Clique com o botão direito do mouse sobre o Quadro Over, e selecione Insert a Keyframe ou selecione-o e aperte F6. Faça o mesmo no Quadro Down. Agora precisamos criar cópias destes botões na cena principal. Estamos dentro do Movie Clip que está dentro do botão. Vamos voltar para a Scene 1. Na parte superior da sua área de trabalho, clique no Título Scene 1. Ele é o primeiro, ao lado de esquerdo de Bot_Principal. Estes títulos mostram a ordem de onde você está, neste caso, você está dentro do Movie Clip Anima_bot, que está dentro do botão Bot_principal, que está dentro da Cena Principal Scene 1. Você pode selecioná-lo e então utilizar Copy e Paste. Eu costumo utilizar a tecla Alt do teclado. Selecione o botão com o mouse, aperte a tecla Alt e sem soltar o mouse, arraste-o para o lado. Crie mais 5 cópias deste botão, totalizando 6 botões no final. Localize-os de forma que o primeiro botão esteja no limite do início do retângulo de Novidades e o último esteja no final do mesmo retângulo. Não se importe com os botões do meio, nós os organizaremos com precisão através do Painel Align. Selecione-os todos, com a Selection Tool. Você pode clicar e sem soltar, arrastar o mouse sobre todos eles ou selecioná-los um a um com a tecla Shift apertada. Abra o Painel Align em Window - Design Panels - Align ou Ctrl+K. Verifique se a opção To Stage está desmarcada e em então clique sobre Align Vertical Center e Distribute Horizontal Center. Agora seu layout deve estar semelhante a figura abaixo: Se quiser, testá-lo - Ctrl+Enter, passe o mouse sobre os botões para verificar a animação. Não esqueça de salvar seu projeto "aam.fla". File - Save ou Ctrl + S. No próximo Capítulo nomearemos os botões e começaremos a inserir a primeira interatividade do nosso projeto. Qualquer dúvida não sejam tímidos ! Escrevam-me ! Até lá ! Desenvolvendo um site completo em Flash - Parte 5 Interatividade dos botões Em primeiro lugar gostaria de pedir desculpas para todos aqueles que me escreveram durante este período e que ficaram sem resposta. Ocorre que fui internada e operada de emergência, e precisei ficar em repouso absoluto por mais de 15 dias. Tive que me afastar de todas as minhas atividades profissionais, e inclusive responder os mails que recebo de meus leitores. Durante a próxima quinzena, tentarei respondê-los um a um. Vamos continuar a construção do nosso site para a Associação de Arquitetos, nomeando os botões e incluindo sua interatividade. Primeiro, vamos fazer a parte mais fácil. Nomear os botões. Abra o arquivo “aam.fla”. Crie uma nova camada. Clique no primeiro ícone no canto inferior esquerdo da Timeline ou vá em Insert – Timeline – Layer. Dê um duplo clique sobre o nome Layer 11 e ao entrar na edição renomeie-a “Identificação”. Aperte Enter para concluir. Veja se esta camada está acima de todas as outras. Certifique-se de que todas as outras camadas estão bloqueadas. Selecione com o botão direito do mouse o cadeado da camada “Identificação” e selecione Lock others. Selecione a Ferramenta de Text Tool. Na Barra Properties, selecione Arial Black, size: 12, cor Amrelo (#FFFF00) e escreva no Palco, uma a uma as palavras: “Página Principal” – “Associados” – “Projetos” – “Estágios” – “Jornal” – “Contato”. Você pode escrevê-las sobre cada um dos botões, sem se preocupar com a centralização. Isso será feito com o Painel Align. Desbloqueie a camada “Botões”. Selecione o texto e botão que se encontra abaixo dele. Dica ! Para selecionar ambos, você pode clicar com o mouse sobre o texto e depois sobre o botão, mantendo pressionada a tecla shift do teclado. Abra o Painel Align, Window – Design Panels – Align ou Ctrl+K. Neste Painel, deixe desmarcada a opção To Stage e em então clique sobre Align Horizontal Center e Align Vertical Center. Faça isso em todos textos e botões, selecionando-os e posicionando-os centralizadamente, de forma que fique como a figura a seguir. Criar os botões desta forma é menos trabalhoso, porque na realidade, você está criando um botão matriz que servirá de base para todo o seu projeto e sobre a qual você terá repetidas instâncias. Caso precise mudar o texto, é rápido e prático. Você não vai precisar editar um determinado botão. Agora vamos inserir interatividade em um desses botões, que chamará uma página externa, previamente criada por você. Vamos criar a página externa, à título de exemplo, como já fizemos na terceira parte deste tutorial. Abra um novo arquivo do Flash e na barra Properties, clique em Size, defina as dimensões para 582 (width) X 222 (height) px. Dê um duplo clique sobre o nome Layer 1 e ao entrar na edição renomeie-a “Background”. Aperte Enter para concluir. Clique na ferramenta Rectangle e depois, em Fill color, selecione a cor Cinza (#999999) e em Stroke color escolha sem cor. No palco desenhe um retângulo de qualquer tamanho. Com a ferramenta Selection, selecione-o, vá na Barra Properties e determine os valores de Width: 582, Heigth: 222. Vamos utilizar o painel Align, para que a figura fique precisamente alinhada no palco. Abra este painel em Window – Design Panels – Align ou Ctrl+K. Observe se a figura está selecionada , no Painel Align selecione a opção To Stage e em então clique sobre Align Horizontal Center e Align Vertical Center. Crie uma nova camada. Clique no primeiro ícone no canto inferior esquerdo da Timeline ou vá em Insert – Timeline – Layer. Dê um duplo clique sobre o nome Layer 2 e ao entrar na edição renomeie-a “Texto”. Aperte Enter para concluir. Selecione a Ferramenta de Type. Na Barra Properties, selecione Arial Black, size: 58, cor Branca (#FFFFFF) e escreva no Palco: “Associados”. Utilize o Painel Align para alinhar o texto centralizadamente no palco. Com o texto selecionado , no Painel Align selecione a opção To Stage e em então clique sobre Align Horizontal Center e Align Vertical Center. Salve o arquivo com o nome “associados.fla” na mesma pasta onde salvou seus dois arquivos anteriores “aam.fla” e “pagprinc.fla”. Mais uma vez, precisamos publicar este arquivo que criamos como um SWF. Vá em File – Publish Settings e na janela que irá abrir desmarque a opção HTML e deixe marcada somente a opção Flash. Em Version, selecione Player 6. Clique em Publish e depois clique em Ok. Você acaba de criar o seu arquivo “associados.swf”. Feche o “associados.fla” . Voltemos a trabalhar com nosso “aam.fla”. Primeiro vamos nomear a instância do componente Loader que estamos utilizando neste projeto. Desbloqueie a camada “Pag.Principal” e no palco, selecione o componente Loader. Vá até a Barra Properties e em Instance Name digite pag_ext. Aperte Enter para adicionar o nome corretamente. Agora, deixe somente a camada “Botões” desbloqueada. Vamos inserir interatividade em um de nossos botões. Selecione o botão referente ao link “Associados”. Vamos abrir o Painel Actions. Este Painel fica na parte inferior da sua área de trabalho. Sempre preste atenção no título deste Painel, ele lhe dirá aonde estará sendo inserida a Ação. No caso deste nosso exemplo, ele deverá estar mostrando o Título Actions – Button, porque estaremos inserindo a ação dentro do botão. Clique sobre o título para abrir este Painel. Vamos estudá-lo. Do lado esquerdo, você tem os comandos já pré- montados pelo Flash para apoiar você no desenvolvimento de seu código. Do lado direito, você tem um espaço em branco, onde estes códigos serão inseridos. Você pode inserí-los manualmente, digitando-os (se você for programador), ou utilizar o painel à direita para inserí-los com o apoio do Flash. No espaço em branco você deverá inserir o código abaixo: on (press) { loadMovie("associados.swf", _root.pag_ext ); } Você pode digitar textualmente ou utilizar os comandos já prontos do Flash para ajudá-lo. Vamos inserir estes comandos através do Painel esquerdo para que você se familiarize um pouco mais com estes comandos. Nos comandos, clique Movie Clip Control e dentro dele dê um suplo clique na opção on. A ação on foi inserida e uma nova caixa com outras opções irá abrir do lado direito do painel. Com o Painel Components aberto, selecione o Component Text Area e sem soltar o mouse, arraste-o até o palco. No Palco o Componente Text Area se apresenta branco e, se selecionado, terá um contorno azul. Você pode modificá-lo para que ele fique do tamanho exato da diagramação criada para a área Novidades. Selecione a Free Transform Tool na Barra de Ferramentas, e então clique sobre o componente Text Area que você colocou no Palco. Dimensione-o para que ele ocupe, equilibradamente, o espaço da diagramação. Agora vamos conhecer um pouco os parâmetros deste Componente. Contudo, não se preocupe com eles; tudo será configurado através de Action Script. Estas oções são geralmente usadas para textos internos e digitados no campo Text. Se o Text Area não estiver selecionado. Selecione-o no palco. . A Barra Properties agora estará apresentando os Parâmetros (Paramenters) referentes a este Componente, como nos mostra a figura a seguir. Editable à Se o texto será editável (true) ou não (false) quando incorporado ao SWF. O padrão do Flash é True. HTML à Se o compontente Text Area interpretará os comandos de HTML inseridos no arquivo externo. Se sim (True) . Se não (False). Text à Local onde você poderá digitar um texto que será carregado internamente pelo Flash. wordWrap à Se o texto será divido em linhas para caber dentro do espaço definido pelo Compontente. Se sim (True) . Se não (False). Precisamos agora nomear esta instância do componente Text Area. Ainda na Barra Properties, onde está escrito <instance name>, digite "texto_novi" e aperte Enter. Vamos criar uma nova camada para as Ações que serão aplicadas neste componente Text Area. Procure a camada que nomeamos "Novidades_texto". Selecione-a. Depois, crie uma nova camada. Clique no primeiro ícone no canto inferior esquerdo da Timeline ou vá em Insert - Timeline - Layer. Dê um duplo clique sobre o nome Layer 13 e ao entrar na edição renomeie-a "Ações_TextArea". Aperte Enter para concluir. Selecione o primeiro Quadro desta camada, abra a o Painel Actions. Window à Development Panels à Actions ou F9 e insira os comandos a seguir: var nova_lv:LoadVars = new LoadVars(); nova_lv.load("novidades.txt"); nova_lv.onLoad = function(success:Boolean) { if (success) { texto_novi.text = this.novi; } else { trace("unable to load text file."); } }; texto.html = true; texto.editable = false; Este comando cria e nomeia uma nova variável (nova_lv) e ordena ao Flash que carregue o arquivo "novidades.txt" (nova_lv.load ("novidades.txt") ) dentro do componente Text Area que denominamos "texto_novi" (texto_novi.text = this.novi;). Este último comando também menciona o conteúdo do arquivo externo. Ele ordena que se carregue o arquivo "novidades.txt" e que se pegue o conteúdo denominado "novi" dentro deste arquivo. Se você testar seu projeto agora - Control à Test Movie ou Ctrl + Enter, verá que os acentos não estão sendo interpretados pelo Flash Player. Para que seu texto seja interpretado pelo Flash Player com acentos, insira este comando na primeira linha do seu código: System.useCodepage = true; Agora sim, teste seu filme e veja seu arquivo de texto funcionando sendo trazido corretamente para dentro de seu projeto. Na próxima etapada, ensinarei um artifício para aqueles que estão trabalhando com as versões mais antigas do Flash, e não possuem o componente Text Area. Aproveito para convidá-los para conhecer o ArquivoFLA: Um projeto pessoal meu que pretende divulgar bastante informação sobre o universo web com foco nesta ferramenta que tem tornado a internet tão rica: O Flash ! ArquivoFLA: www.arquivofla.com Bem vindos ! Continuem me escrevendo !! A resposta pode demorar, mas ela chega ! Até a próxima ! Desenvolvendo um site completo em Flash - Parte 7 Carregando texto externo nas versões antigas do Flash Mais uma vez gostaria de pedir desculpas para todos aqueles que me escreveram durante este período e que ficaram sem resposta. Estou numa daquelas fases em que tudo resolve acontecer ao mesmo tempo. Muitos projetos, livro sendo lançado, mudanças na equipe, etc. Todos os mails recebidos estão guardados em minha caixa postal com imenso carinho e como não gosto de responder nada com pressa ou responder por responder, mesmo com atrasos de quase meio ano, todos terão suas respostas e a minha atenção personalizada, tá bom ? Esta estapa será apenas para aqueles que me escreveram com dúvidas sobre como carregar um texto externo na versão Flash MX antiga, não a 2004. Na realidade, não é nada complicado, e vocês concordarão comigo, logo que terminarem de ler esta etapa do tutorial. Reitero, que estes ensinamentos são para aqueles que possuem a versão 2003 do Programa Flash MX. No entanto, nada impede que aqueles que já tem a versão mais nova, possam fazer da mesma maneira. Antes de tudo vamos criar o arquivo de texto que será importado para dentro do Flash. Este arquivo será criado através do Bloco de Notas (Notepad). Abra seu Bloco de Notas e digite o texto abaixo: O CSS, assim como HTML, é um código de formatação definido pela W3C ou World Wide Web Consortium (http:// w3c.org/Style/CSS/) compatível com a maioria dos browsers atuais. Embora os recursos mais avançados sejam suportados somente pelos navegadores mais rescentes, o CSS vem se tornando componente obrigatório em um projeto web. Principalmente grandes projetos, devido a sua principal vantagem: simplificar as alterações e manutenção das páginas. Você pode utilizar um estilo interno, onde o código CSS fica dentro do documento HTML, ou pode utilizar uma folha de estilo externa vinculada ao documento, onde os estilos ficam separados em um arquivo com extensão .css e podem ser compartilhados entre todos os documentos do website. Utilizando folhas de estilo externas, você obtém as principais vantagem do CSS: • Manter o conteúdo das páginas separado da apresentação • Manter a aparência dos elementos consistente por todo o site • Simplificar a manutenção, já que alterando somente o arquivo CSS compartilhado, você modifica a forma como todos os elementos e portanto os documentos serão visualizados. O Macromedia Dreamweaver MX2004, a última versão da ferramenta mais utilizada por desenvolvedores para criação de páginas web em todo o mundo, extendeu o suporte ao CSS, simplificando sua utilização. Vamos nesta primeira parte do tutorial, mostrar como criar uma folha de estilo externa e redefinir os atributos padrões de determinadas tags HTML (elementos visuais em forma de código). Clique aqui para download dos arquivos utilizados nesta parte do tutorial. Copie os arquivos para a raiz do site configurado no Dreamweaver. Para ver a animação passo-a-passo do tutorial, clique aqui. 1. No Dreamweaver, abra o arquivo documento_01.htm 2. Vamos criar um novo documento tipo CSS. No menu File, selecione a opção New... Na janela New Document, selecione a guia General. Na opção Category, selecione Basic Page. Na opção Basic Page, selecione CSS. Clique no botão Create. Salve este documento da raiz do site com o nome estilos.css Menu File > Save. Feche o arquivo CSS. 3. Agora vamos vincular o documento principal com a folha de estilo externa. No menu Window, selecione a opção CSS Styles para abrir o painel Design na lateral. Na barra de status do painel, clique no primeiro botão, Attach Style Sheet (vincular folha de estilo) Mantenha a opção Add as como Link, clique no botão Browse... e selecione o arquivo estilos.css que acabamos de criar. Clique no botão OK. Pronto! Acabamos de vincular uma folha de estilo a um documento HTML Quem trabalha com código HTML, pode conferir no modo de visualização Code que a seguinte linha foi inserida no início do código HTML, estabelecendo o vínculo entre a folha de estilo e o documento principal. <link href="estilos.css" rel="stylesheet" type="text/css"> Observe que este código está na parte inicial do HTML (tag HEAD), antes da tag BODY, ou seja, os estilos são carregados antes de exibir os elementos do corpo da página. Existem dois tipos de estilo: • Os estilos de redefinição, que alteram os atributos padrões das tags do HTML Por exemplo: alterar a fonte padrão da página (tag BODY) para Verdana, cor cinza. Quando criamos um estilo de redefinição, ele passa a valer sem a necessidade de aplicarmos o estilo no documento. Ele redefine a visualização padrão daquele elemento (tag) automaticamente. • Os estilos de classe. Diferente dos estilos de redefinição, aos estilos tipo classe, atribuimos um nome (nome da classe) e precisamos aplicá-los nas tags ou elementos da página para que passem a ter efeito. Nesta primeira parte do tutorial iremos criar somente estilos de redefinição. Para criar um novo estilo: 1. No painel Design, clique no segundo botão da barra de status do painel, New CSS Style. 2. Na janela New CSS Style, vamos começar definindo as opções de baixo para cima (?!?) Na opção Define in, selecione no menu dropdown o estilo.css Esta opção é que define no Dreamweaver se a folha de estilo será interna ou externa. Na opção Selector type, selecione a opção Tag Esta opção define o tipo do estilo (redefinição ou classe + selector) Na opção Tag, selecione ou digite td A tag TD é a tag que representa a célula da tabela (table data) Com isso estamos criando um estilo de redefinição para todo o conteúdo que será inserido dentro das tabelas deste e de todos os documentos que ficarão vinculados a esta folha de estilo. 3. Na janela CSS Style Definition, selecione na opção Category: Type Por enquanto vamos alterar somente os atributos de texto da tag TD 4. Selecione: Type: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif Size: 11 pixels Color: #666600 Clique no botão OK Pronto! Acabamos de redefinir os atributos de texto do conteúdo das tabelas (célula = tag TD) Agora vamos vincular a mesma folha de estilo a outro documento existente. 1. No Dreamweaver, abra o arquivo documento_02.htm Visualize a aparênca do texto que está dentro das células da tabela 2. No painel Design, guia CSS Styles, clique no primeiro botão, Attach Style Sheet (vincular folha de estilo). Mantenha a opção Add as como Link, clique no botão Browse... e selecione o arquivo estilos.css como fizemos anteriormente. Clique no botão OK. Observe a alteração na aparência do texto. Salve todos os arquivos. Na versão MX2004 do Dreamweaver, sempre que criamos ou editamos um estilo em um CSS externo, o programa abre a arquivo .css para que lembremos de atualizá-lo no servidor (upload). Para alterar esta configuração: 1. No menu Edit, selecione a opção Preferences 2. Na categoria CSS Styles, desmarque a opção Open CSS files when modified. Clique no botão OK. Para editar um estilo: 1. No painel Design, guia CSS Styles, expanda o conjunto de estilos e selecione td 8. Siga os mesmos passos e aplique no texto Titulo 2 o estilo .titulo2 e na tabela o estilo .tabdados 9. Assista ao tutorial passo-a-passo (com áudio) para ver os procedimentos em detalhes. No próximo tutorial, aprenderemos a criar estilos avançados para controlar bordas e campos de formulário. Dúvidas, sugestões, escreva para mim roberto@classroom.com.br Até a próxima! Utilizando CSS no Dreamweaver MX2004 - Parte 3 Nesta terceira parte do tutorial vamos detalhar a utilização do CSS em formulários HTML. Vamos aprender: • Formatar cor de fundo, fonte e espaçamento em campos de formulário • Definir estilos para botões de formulário Vamos comecar formatando os campo do formulário. Podemos criar classes de estilos e aplicar e/ou redefinir o estilo default das tags de formulário. A segunda opção parece mais apropriada na maioria das vezes. Clique aqui para download dos arquivos utilizados nesta parte do tutorial. Assista a animação passo-a-passo do tutorial com áudio para um melhor entendimento. Clique aqui. 1. No Dreamweaver, abra o documento_04.htm 2. No menu Window, selecione a opção CSS Styles para abrir o painel Design na lateral Observe que a folha de estilo estilo_form.css já está vinculada ao documento. 3. Vamos criar um estilo tipo redefinição para as tags de formulário: input => campo de texto, botão textarea => caixa de texto select => menu dropdown Na barra de status do painel, clique no botão New CSS Style 4. Na janela New CSS Style, na opção Define in, selecione o estilo_form.css Esta opção é que define no Dreamweaver se o estilo será definido somente para o documento ou se estará disponível em um arquivo externo (estilo_form.css) para que possa ser compartilhado pelos documentos do site. Na opção Selector Type, selecione a opção Advanced Na opção Selector, digite input, textarea, select 5. Na categoria Type, configure o estilo de texto para os campos de formulário: Font => Verdana, Arial,.. Size => 10 Color => #000099 6. Na categoria Background, configure a cor de fundo dos campos de formulário: Background color => #F0F0FF 7. Clique no botão OK e verifique as alterações imediatas já que redefinimos o estilo dos campos de entrada (input, textarea e select). Faça um preview no navegador (F12). O Dreamweaver não exibe todos os estilos dentro do ambiente de autoria Vamos criar agora um estilo para controlarmos a aparência do botão do formulário. Como a tag que define o botão é a tag input, a mesma que define um campo texto, precisaremos criar um estilo tipo classe e aplicá-lo ao botão. 1. Na barra de status do painel Design CSS, clique no botão New CSS Style. 2. Na janela New CSS Style, defina: Define in => estilo_form.css (estilo externo) Selector Type => Class (classe de estilo a ser aplicada a tag) Name => .bt_form (não esqueca do ponto na frente - sintaxe obrigatória para estilos tipo classe) 3. Na categoria Type configure somente as diferenças já definidas na tag input: Weight => bold Color => #FFCC00 4. Na categoria Background configure uma cor de fundo diferente da cor definida para a tag input: Background color => #9900CC 5. Na categoria Box defina as margens internas do botão (padding) que controla a distância entre a borda e o conteúdo interno (texto) Padding Right => 20 pixels Padding Left => 20 pixels 6. Na categoria Border, defina o estilo, espessura e cor da borda do botão Style => groove (experimente os outros "sabores" ...)
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