Pierre-Simon Laplace (1749 - 1827)

Pierre Simon Laplace nasceu no dia 23 de março em Beumont-en-Auge, na França. Seus pais eram agricultores pobres. O desejo paterno era que Pierre seguisse carreira na Igreja, dado que naquela época era comum para o homem ir para a igreja ou para o exército.

Laplace iniciou seus estudos em uma escola Beneditina, onde permaneceu dos 7 aos 16 anos. Com 16 anos entrou para a Universidade de Caen, onde se matriculou no curso de teologia. Durante seus dois anos de faculdade descobriu seu talento matemático e sua paixão pelo assunto, decidindo sair da Universidade de Caen e ir à Paris, levando uma carta de apresentação de um de seus professores.

Quando chegou em Paris, apresentou sua carta à D'Alembert e em pouco tempo, com a sua ajuda, tornou-se professor da École Militaire . Também foi professor da École Normale e da École Polytechnique . Em 1785, ocupou uma importante posição na Academia de Ciências de Paris, onde, dois anos mais tarde, conheceu Lagrange.

Escola Militar

Escola Normal

Escola Politécnica

Além de Matemática, Laplace gostava de política, participando de um comitê para padronizar os pesos e medidas. Ocupou um posto na administração política: foi nomeado Ministro do Interior por Napoleão Bonaparte e chegou a receber o título de marquês.

Produziu seus melhores trabalhos nas áreas de mecânica celeste, probabilidade, equações diferenciais e problemas geodésicos. Foi tão famoso em seu tempo que ficou conhecido como o "Newton da França".

Entre suas obras, duas merecem destaque: Traité de Mécanique Céleste , que contém cinco volumes e compreende toda a mecânica celeste da época, tendo inclusive muitas contribuições do próprio Laplace; Théorie Analytique des Probabilités , que traz o cálculo de através do problema da agulha de Buffon - que ficou conhecido como problema de Buffon-Laplace - e também a transformada de Laplace que é muito útil na resolução de equações diferenciais.

Tratado de Mecânica Celeste

Teoria Analítica das probabilidades

Seu nome está ligado à hipótese nebular de cosmogonia, à equação de Laplace da teoria do Potencial - embora Laplace não fosse pioneiro nesses dois assuntos; à chamada transformada de Laplace, que posteriormente se tornaria a chave do cálculo operacional de Heaviside, e ao teorema de Laplace da teoria dos determinantes.

Segundo os historiadores, Laplace era muito generoso com os principiantes em pesquisa matemática. Ele os chamava de enteados e, por várias vezes, absteve-se de publicar uma descoberta a fim de permitir que um principiante o fizesse primeiro. Infelizmente, esse tipo de generosidade é raro em Matemática.

Laplace morreu no dia 5 de março em Paris.

Comentários