Luca Valerio (1552 - 1618)

Luca Valerio nasceu em Nápoles na Itália. Foi educado na ilha de Corfu e estudou no Collegio Romano. Em Roma aprendeu Matemática com Clavius. Permaneceu no Collegio Romano depois de completar a sua primeira graduação e recebeu o título de doutor em filosofia e teologia.

Colégio Romano

Após o doutorado, Valerio permaneceu em Roma, onde começou a ensinar Retórica e Grego no Collegio Greco. Em 1590, por ocasião de uma visita à cidade de Pisa, ele conhece Galileo - com quem passou a se corresponder durante um longo período.

Em seguida, de volta à Roma, Valerio passou a ensinar Retórica na Università degli Studi di Roma - La Sapienza. Por volta de 1600, ainda na Universidade de Roma, começou a ensinar Matemática.

Primeira e principal universidade de Roma - La Sapienza significa 'A Sabedoria', em Italiano e era o nome do prédio ocupado pela Universidade de Roma

Sua obra De centro gravitatis, de 1604, aplicava os métodos de Arquimedes para encontrar volume e centro de gravidade de corpos sólidos. Ele antecipou o uso de idéias interessantes sobre o quociente de limites. Outro trabalho importante foi Quadratura parabolae , escrito em 1606.

Sobre o centro de gravidade

A quadratura das parábolas

Valerio corrspondeu-se com Galileo de 1609 a 1616. Durante esse período, além do seu trabalho na Universidade de Roma, em 1611, obteve uma posição na biblioteca do Vaticano, estabelecendo contato com pessoas de muita importância na Igreja Católica.

Sua correspondência com Galileo foi encerrada, quando o Cardeal Roberto Bellarmine, teólogo chefe da igreja Católica Romana, emitiu um decreto no qual declarava o Copernicanismo falso e errôneo. Valerio, com medo, além de suspender suas correspondências com Galileo, demitiu-se da Accademia dei Lincei, na qual ele havia entrado quatro anos antes. Sua demissão não foi aceita, mas ele não mais foi autorizado a participar de encontros posteriores.

Comentários