Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet (1805 - 1859)

Matemático alemão, Dirichlet forneceu sua primeira contribuição à Matemática, em 1825. Esse trabalho tem a ver com o Último Teorema de Fermat segundo o qual, para n>2 não existem inteiros x, y e z, diferentes de zero tal que xn+yn=zn. Os casos n=3 e n=4 foram demonstrados por Euler e Fermat. Dirichlet foi o responsável pela demonstração para n=5.Muito recentemente, o Último Teorema de Fermat foi definitivamente demonstrado.

Em 1837, Dirichlet fez uma prova envolvendo progressões aritméticas e números primos e, em 1838, publicou trabalhos introduzindo as séries que têm o seu nome.

Em sua única obra a respeito da Teoria Algébrica dos Números, ele deu uma definição moderna de função.

A partir de 1839, na mecânica, investigou sistemas em equilíbrio e a teoria potencial. Aplicou técnicas para avaliar integrais múltiplas no problema da atração gravitacional.

Em 1852 estudou o problema de uma esfera submersa em um fluido, sendo o primeiro a obter equações precisas sobre a hidrodinâmica.

Também fez estudos a respeito das condições de convergência de séries trigonométricas e utilizou séries para representar funções arbitrárias. Tais séries foram usadas por Fourier na resolução de equações diferenciais.

Comentários