Johann Kepler (1571 - 1630)

Johann Kepler nasceu em uma pequena cidade perto de Stuttgart, na Alemanha, no dia 27 de dezembro de 1571. Aos quatro anos de idade, perdeu parcialmente a visão por causa de uma infecção de varíola. Queria tornar-se ministro luterano, mas, devido ao seu grande interesse pela astronomia, mudou de idéia. Estudou Matemática na Universidade de Tübingen, sendo que, na época, o curso de Matemática incluía geralmente quatro disciplinas: Aritmética, Astronomia, Geometria e Música.

Inicialmente, em Astronomia, estudou o sistema geocêntrico, segundo qual a terra fica no centro do universo e os planetas giram em órbitas circulares ao seu redor. Esse sistema foi proposto por Ptolomeu no século II.

Em Tübingen, Kepler aprendeu também grego, latim e pode aprofundar-se mais nos estudos de Astronomia, onde conheceu o sistema heliocêntrico proposto por Copérnico em 1543. No sistema heliocêntrico o sol fica no centro e os planetas descrevem trajetórias circulares ao seu redor.

Em 1594, foi trabalhar na universidade de Grätz, na Áustria. Cinco anos depois começou a trabalhar como assitente do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, em Praga. Brahe possuía muitas observações precisas, de sua autoria, sobre o movimento dos planetas. Em 1601, Kepler ocupou o cargo de Brahe de Matemático Imperial do Sagrado Imperador Romano - Rudolph II. Ficou com todos os dados astronômicos sobre o movimento dos planetas, dados esses que lhe permitiram formular as suas três leis do movimento planetário entre 1609 e 1619:

1. Os planetas movem-se em torno do sol em trajetórias elípticas, estando o sol num dos focos;2. O raio vetor que liga um planeta ao sol varre áreas iguais em intervalos de tempos iguais;3. O quadrado do tempo para que um planeta complete sua revolução orbital é diretamente proporcional ao cubo do semi-eixo maior da órbita.

No entanto, Kepler não conseguiu justificar nenhuma de suas leis, fato que motivou Isaac Newton a criar a mecânica celeste moderna quando buscava provar as leis de Kepler.

Ao calcular as áreas das regiões envolvidas em sua segunda lei, Kepler recorreu ao Cálculo Integral, em que considerava as regiões como a soma de linhas, ou elementos de área infinitesimal. Em 1615, publicou Stereometria doliorum vinorum , onde apresentou seu método de integração para determinar volumes de sólidos de revolução. Essa obra contribuiu para o trabalho de Cavalieri.

Geometria sólida dos Barris de Vinho

Entre as contribuições de Kepler estão a descoberta de dois novos poliedros regulares, a primeira prova de como os logaritmos funcionavam e tábuas astronômicas de alta precisão que ajudaram a estabelecer a verdadeira astronomia heliocêntrica.

Johann Kepler morreu durante uma viagem, no dia 15 de novembro de 1630, em Regensburg, na Alemanha, aos 58 anos.

Comentários