Jacques Bernoulli

Jacques Bernoulli

Jacques Bernoulli (1654 - 1705)

O sobrenome Bernoulli tornou-se o mais famoso na Matemática devido ao grande número de membros da família que conseguiram êxitos tanto na matemática como na Física. A família Bernoulli, de origem belga, mudou-se dos Países Baixos Espanhóis Católicos para a Basiléia em 1583, assustados com a fúria espanhola.

Jacques Bernoulli, também conhecido como Jacob Bernoulli, nasceu no dia 27 de dezembro e foi o primeiro membro da família a ser reconhecido na Matemática. Seu pai, Nicolaus Bernoulli (1623 - 1708), era uma pessoa importante, membro do conselho da cidade da Basiléia, e sua mãe era proveniente de uma família de banqueiros e conselheiros da Basiléia.

Estudou Filosofia e Teologia na Universidade da Basiléia. Terminou os estudos de Filosofia em 1671 e posteriormente Teologia em 1676. Foi para Genebra logo em seguida para trabalhar como tutor. Viajou para diversos países da Europa onde conheceu os principais matemáticos e cientistas da época. Na França estudou durante dois anos com os seguidores de Descartes. Em conseqüência das viagens, começou a corresponder-se com muitos matemáticos.

Retornou à Basiléia por volta de 1683 e, sendo formado em Teologia, ofereceram-lhe um cargo na Igreja. Seu interesse, entretanto, sempre foi a Matemática. Começou a estudar as principais obras da época, entre elas, a Geometria de Descartes e os trabalhos de Wallis e Barrow, despertando um grande interesse pelos infinitesimais.

Em 1687, foi nomeado professor de Matemática na Basiléia, mesmo ano em que seu irmão mais novo, Johann Bernoulli, pediu-lhe para que lhe ensinasse Matemática. Johann era treze anos mais novo que seu irmão e estava estudando Medicina em Basiléia. Os dois irmãos estudaram juntos os artigos de Leibniz sobre o Cálculo, durante os anos de 1687 a 1690. Na época, as teorias de Leibniz não tinham sido estudadas por nenhum outro matemático e os irmãos Bernoulli foram os primeiros a tentar compreendê-las. Assim, iniciaram com Leibniz a elaboração de uma série de artigos que foram publicados na Acta Eruditorum dando origem à difusão do Cálculo Leibniziano.

Jornal científico que foi publicado pela primeira vez em 1682, Leipzig.

As primeiras contribuições importantes de Jacques Bernoulli foram um tratado sobre Álgebra, em 1685, e um outro sobre Geometria, em 1687. Em 1689, publicou um trabalho sobre séries infinitas, conhecido como a desigualdade de Bernoulli .

A arte de Conjecturar

O trabalho mais significativo de Jacques Bernoulli foi a Ars conjectandi, que foi publicada oito anos após a sua morte e hoje é a mais antiga obra sobre teoria das probabilidades.

Jacques Bernoulli morreu no dia 16 de agosto de 1705 na Basiléia.

Comentários