Leonhard Euler (1707 - 1783)

Euler, matemático suíço, escreveu vários trabalhos utilizando uma matemática inovadora. Dessa forma, obteve uma de suas maiores realizações, o desenvolvimento do método dos algoritmos com o qual conseguiu, por exemplo, fazer a previsão das fases da Lua, a fim de obter informações para a elaboração de tabelas de navegação.

Percebendo que para os navegadores, naquela época, o conhecimento das fases da Lua era suficiente para determinar a própria posição com uma incerteza de algumas milhas náuticas, Euler desenvolveu um método, conhecido como algoritmo, que era capaz de gerar soluções bastante precisas. Ele forneceu seu algoritmo à Marinha que, em recompensa, o premiou com uma quantia de trezentas libras.

Em 1736, publicou Mechanica Sive Motus Scientia Analytice Esposita , conquistando, assim, reputação internacional e recebendo menção honrosa na Academia de Ciências de Paris, bem como vários prêmios em concursos. Nesse livro é apresentada extensivamente, pela primeira vez, a dinâmica Newtoniana na forma de análise matemática.

Mecânica ou Ciência do Movimento analiticamente exposta.

Euler ocupou-se de quase todos os ramos da matemática pura e aplicada, sendo o maior responsável pela linguagem e notações; escreveu mais de duzentos artigos, bem como três livros em análise matemática.

Em 1748, sistematizou a geometria analítica e publicou Introductio in anlysin infinitorum , onde discute questões analíticas e geométricas, apresentando as expansões em série e as transformações de produtos infinitos em séries.

Introdução à análise infinitesimal

Em 1755, publicou Institutiones calculi differentialis , estabelecendo analogias entre o cálculo infinitesimal e o cálculo das diferenças finitas, discutindo minuciosamente todos os aspectos formais do Cálculo Diferencial e Integral, da época.

Instituições do cálculo diferencial

Em 1760, iniciou o estudo das linhas de curvatura e começou a desenvolver um novo ramo da matemática denominado Geometria Diferencial.

Estudando as integrais elípticas e suas aplicações geométricas, Euler apresentou o teorema da adição para integrais elípticas, sugerindo que essas integrais deveriam ser encaradas como novas primitivas.

Em 1770, resolveu a equação polinomial de quarto grau, por métodos diversos dos conhecidos, porém não conseguiu a solução para a equação de quinto grau.

Comentários