Guillaume François Antoine Marquis de L'Hospital (1661-1704)

L'Hospital nasceu em Paris em 1661. Sua família era aristocrática e muito conhecida na época - os L'Hospital serviam ao rei da França desde 1488.

Durante alguns anos, serviu o exército francês como oficial, mas renunciou por conta de sua miopia. Depois disso, L'Hospital dedicou-se inteiramente à Matemática.

L'Hospital aprendeu Cálculo com Johann Bernoulli em 1691, assinando um acordo onde, por um salário regular, Bernoulli concordava em enviar a L'Hospital suas descobertas matemáticas. Dessa forma, uma das mais importantes contribuições de Bernoulli, datada de 1694, passou a ser conhecida como Regra de L'Hospital para o cálculo de limites de formas indeterminadas.

A fama de L'Hospital é baseada na sua obra Analyse des infiniment petits, publicada em 1696, considerado o primeiro livro texto sobre Cálculo Diferencial. Na introdução, L'Hospital admitia dever muito a Leibniz e aos irmãos Bernoulli, porém, considerava como suas as idéias desenvolvidas na obra.

Análise dos infinitésimos

Parte do material na Analyse certamente era trabalho independente de L'Hospital, pois ele era um matemático competente. Como exemplo disso, pode-se citar a retificação da curva logarítmica, que parece ter surgido pela primeira vez em 1692, numa carta de L'Hospital a Leibniz. Esse livro teve grande sucesso e influenciou muito a Matemática do século XVIII.

Outro livro importante de L'Hospital é o Traité analytique des sections coniques, publicado postumamente em 1707, que contribuiu para o desenvolvimento da Geometria Analítica no século XVIII. Embora essa obra não fosse especialmente original, tornou-se o tratado padrão sobre cônicas durante a maior parte do século, devido à excelente forma pedagógica utilizada por L'Hospital para escrevê-la.

Tratado analítico das seções cônicas

Além de corresponder-se com Leibniz e com os irmãos Bernoulli, L'Hospital se correspondia com Huygens e de acordo com Fontenelle foi ele quem introduziu Huygens ao novo Cálculo.

Eloge Fontenelle escreveu um livro que trata da história da Académie des Sciences

L'Hospital morreu em Paris, em 1704, aos 43 anos como vice-presidente da Académie des Sciences.

Comentários