Galileo Galilei

Galileo Galilei

Galileo Galilei (1564 - 1642)

Matemático, físico, astrônomo, naturalista e escritor italiano da Renascença, nascido na cidade de Pisa, Galileo herdou de seu pai o gosto pela matemática e de sua mãe o caráter colérico e certa tendência para o sarcasmo, qualidades que, com o tempo, lhe haviam de criar muitos inimigos. Em 1581, ao observar um lustre da catedral oscilando, constatou que o período era constante e não dependia da amplitude do movimento. Para confirmar sua descoberta, construiu dois pêndulos iguais e os pôs em movimento, com amplitudes diferentes. Ambos se moveram com o mesmo período, demonstrando assim que sua observação estava correta e válida para qualquer pêndulo. Nessa época, desprovido de relógios adequados para efetuar as medições, Galileo recorreu a suas próprias pulsações cardíacas. Posteriormente, inventou um pêndulo que se podia sincronizar com o pulso humano e que registrava as pulsações num mostrador. Assim, os médicos, no tempo em que os relógios eram raros, podiam medir com certa exatidão o pulso dos doentes. Em 1586, inventou uma balança hidrostática para análise dos metais a partir do seu peso, o que constituía a aplicação da teoria de Arquimedes. Formulou métodos simples para determinar o centro de gravidade dos sólidos. Em 1590, publicou um tratado sobre o movimento no qual relata suas pesquisas sobre plano inclinado, e opõe-se à teoria aristotélica sobre o movimento dos projéteis. A física de Aristóteles, que não utilizava a experimentação - antes de Galileo, o método experimental era quase desconhecido - afirmava: "quanto mais pesado é um corpo, maior é a velocidade com que cai", ou seja, que a velocidade de queda de um corpo era proporcional ao seu peso. No entanto, Galileo, através da experimentação, concluiu que objetos de pesos desiguais caem com a mesma velocidade. Demonstrou, também, que os objetos leves eram apenas retardados pela resistência do ar, fazendo com que ele supusesse que no vácuo, todos os corpos, não importando o seu peso ou forma, cairiam com velocidades iguais. Galileo foi o criador da ciência dos corpos em movimento, à qual se dá hoje o nome de dinâmica. Descobriu, por exemplo, a lei da inércia, segundo a qual todo corpo em movimento segue uma trajetória retilínea, na ausência de uma força externa, analogamente, todo corpo em repouso permanece em repouso na ausência se forças externas. A inércia seria, segundo Galileo, a tendência dos corpos a se manterem em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme. Em 1604, Galileo publicou De motu acceleratoem que demonstra teoricamente a lei do movimento uniformemente variado, segundo a qual a velocidade da queda de um corpo cresce uniformemente com o tempo.

Sobre o movimento acelerado

Galileo construiu uma luneta combinando lentes côncavas e convexas. Essa luneta foi chamada posteriormente de telescópio. Descobriu, com o auxílio de suas lentes, que a Via Láctea é constituída de uma massa enorme de astros distantes e observou os montes e os mares da Lua, cuja superfície se supunha regular. Identificou, ainda, as fases de Vênus e os satélites de Júpiter. Foi com Galileu que nasceu a astronomia como ciência. Durante o dia, Galileo observara o Sol com lentes escurecidas, descobrindo manchas escuras em sua superfície, as manchas solares. Ele construiu uma maquete do sistema solar provando que o universo não estava organizado conforme a versão oficial da Igreja - a visão de Aristóteles e Ptolomeu do geocentrismo. Galileu ratificava, desse modo, as idéias do heliocentrismo de Copérnico. Escreveu uma obra intitulada Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo cuja finalidade era comparar o sistema de Ptolomeu segundo o qual a Terra seria estática e o Sol giraria em torno dela - geocentrismo - e o de Copérnico que afirmava exatamente o contrário - heliocentrismo. Ele conseguiu demonstrar o movimento da Terra em torno ao Sol na parte final dessa obra.

Diálogo a respeito dos dois sistemas máximos do mundo

Por ir contra as idéias dominantes da Igreja, em 1633, já doente, com uma hérnia dupla e com problemas cardíacos, Galileo compareceu perante uma comissão de Cardeais encarregada de examinar as acusações que lhe tinham sido feitas. Durante dois meses na prisão, foi ameaçado com torturas caso não se retratasse das suas doutrinas. Foi julgado e condenado a ser queimado vivo caso não se retratasse como herege. Após ter se retratado sobre o que pensava a respeito do movimento da Terra, conta-se que murmurou em voz baixa: "Eppur si muove!"

No entanto, se move!

Sua última obra, intitulada Discorsi e dimostrazioni matematiche intorno a due nuove scienze , foi escrita e publicada clandestinamente em 1638. Nela há estudos sobre mecânica e movimento dos corpos, uma análise de fenômenos da flutuação de corpos e os princípios da acústica.

Discursos e demonstrações matemáticas no âmbito de duas novas ciências

Comentários