Evangelista Torricelli (1608 - 1647)

Nasceu no dia 15 de outubro em Roma, Itália. Ingressou na faculdade Jesuíta de Faenza em 1624 e depois foi estudar na Universidade de Roma - La Sapienza - onde demonstrou tanto talento que teve aulas com o renomado professor Castelli que o tornou seu secretário no período de 1626 a 1632. Durante vários anos subseqüentes, Torricelli foi secretário de outros importantes professores, dentre eles, Galileo.

Torricelli sucedeu Galileo assumindo o posto de matemático da corte do Gran Duque de Toscana Ferdinando II em 1642, em Florença, posto que ocupou até a sua morte.

Torricelli descobriu o princípio do barômetro e foi o primeiro homem a criar o vácuo. Em 1643, propôs uma experiência que foi executada posteriormente pelo seu colega Vincenzo Viviani. Tal experimento conduziu ao desenvolvimento do barômetro. Torricelli também provou que o fluxo de um líqüido através de uma abertura é proporcional à raiz quadrada da altura deste líqüido - conhecido como Teorema de Torricelli.

Ele fez uso precoce de métodos infinitesimais para determinar o ponto no interior de um triângulo tal que a soma das distâncias aos vértices é mínima. Entre outras coisas às quais se dedicou, destaca-se o movimento dos projéteis, incluído no seu único trabalho publicado: Opera Geometrica, em 1644. Nessa obra ele demonstra a quadratura da ciclóide e a contrução da tangente.

Obra Geométrica.

Torricelli resolveu problemas propostos por Fermat relacionados com a quadratura de curvas, tais como as parábolas, hipérboles e espirais. Sabia utilizar os indivisíveis de Cavalieri e determinou o comprimento do arco da ciclóide.

Através de sua habilidade na construção de lentes, equilibrava suas finanças. Fabricava telescópios e um tipo de microscópio. Devido à sua morte prematura, aos 39 anos, no dia 25 de outubro de 1647, em Florença - Itália, muitas de suas idéias foram divulgadas postumamente através de seus colegas ingleses Isaac Barrow e James Gregory que viveram algum tempo na Itália. Dessa forma, os métodos de Torricelli contribuíram também para o desenvolvimento da Matemática na Inglaterra.

Comentários