Ernst Eduard Kummer (1810 - 1893)

Nasceu no dia 29 de janeiro em Brandenburg, Prussia - atual Alemanha. Foi criado junto com seu irmão mais velho por sua mãe. Seu pai, Carl Gotthelf Kummer, era médico e morreu quando Kummer tinha três anos.

Ingressou na universidade de Halle em 1828 para estudar Teologia, sendo que a Matemática era uma das disciplinas do curso. Seu interesse pela Matemática se iniciou ao participar de uma conferência.

Em 1831, ganhou um prêmio pelo ensaio matemático que escreveu. No mesmo ano, começou a dar aulas em Sorau, na escola em que estudou, no ginásio. No ano seguinte foi indicado para lecionar em Liegnitz para o ginásio, onde permaneceu por dez anos ensinando Matemática, porém nunca deixou de desenvolver suas pesquisas.

Indicado por Dirichlet, em 1839, foi eleito membro da Academia de Ciências de Berlim, um ano antes de se casar. Em 1842, foi trabalhar na Universidade de Breslau, na qual, pesquisou sobre Teoria dos Números. Teve grande interesse em provar o último teorema de Fermat, conseguindo demonstrá-lo para uma grande classe de expoentes, mas não no caso geral. No entanto, sua pesquisa permitiu elaborar, em 1846, a Teoria dos Ideais, muitos anos antes do desenvolvimento semelhante feito por Dedekind.A Academia de Ciências de Paris concedeu a Kummer, em 1857, um prêmio por esse trabalho. De fato o prêmio de 3000 francos foi oferecido pela solução ao último Teorema de Fermat, mas como nenhuma solução convincente foi apresentada até a data, o prêmio foi dado a Kummer, mesmo sem ter ele feito inscrição ao prêmio.

Ele também ampliou o trabalho de Gauss sobre a série hipergeométrica, hoje utilizada na teoria de equações diferenciais.

Em 1855, Dirichlet assumiu a cadeira de Gauss em Göttingen e indicou Kummer para sua cadeira vaga em Berlim. Então, Kummer, Weierstrass e Kronecker transformaram Berlim em um dos principais centros matemáticos do mundo. Os três foram amigos durante muitos anos.

Em Berlim, Kummer orientou um grande número de doutorandos, incluindo muitos que foram assumir cadeiras de Matemática em universidades.

Ernst Eduard Kummer morreu em Berlim, Alemanha, no dia 14 de maio de 1893

Comentários