Claude Elwood Shannon (1916 - 2001)

Nascido nos Estados Unidos, formou-se em Matemática e Engenharia Elétrica em 1936 pela Universidade de Michigan.

Em 1937 ele estabeleceu uma ligação entre os circuitos elétricos e o formalismo lógico. Ao longo da Segunda Guerra Mundial, seus estudos deram origem a um ramo de estudos conhecido como Teoria da Informação. Shannon mostrou um caminho para projetar máquinas baseadas na lógica algébrica descrita por George Boole, a qual se baseia em dois valores lógicos: 0 se um valor é falso e 1 se é verdadeiro.

Na álgebra de Boole, se operações lógicas forem colocadas juntas, estas passam a formar uma nova operação lógica. Shannon, então, percebeu que essa álgebra poderia descrever o comportamento de circuitos elétrico chaveados.

Esse foi o ponto de partida para a construção de computadores digitais: a capacidade de um circuito elétrico realizar operações e armazenar informações.

Em 1948 Shannon publicou dois trabalhos que originaram a Teoria da Informação.

Em 1950 publicou A Chess Playing Machine em que propunha que computadores digitais poderiam trabalhar simbolicamente com elementos representando palavras e proposições o que originaria, alguns anos depois, a Inteligência Artificial.

Comentários