Augustus de Morgan

Augustus de Morgan

Augustus De Morgan (1806 - 1871)

Augustus De Morgan nasceu em Madura, Índia, em 27 de junho de 1806, quando seu pai, John De Morgan, que era tenente-coronel inglês, estava a serviço naquele país. Augustus perdeu a visão do olho direito logo após o nascimento. Sua família voltou à Inglaterra sete meses após o seu nascimento e o pai morreu quando Augustus tinha dez anos.

Na escola foi vítima de preconceito por causa da sua deficiência visual. Em 1823, ingressou no Trinity College, em Cambridge, onde foi instruído por Peacock - que ficaria seu amigo pelo resto da vida. Seus estudos terminaram em Cambridge após a obtenção do título de Bacharel, pois ele recusou submeter-se ao exame religioso. Dessa maneira, ele não poderia continuar os estudos nem em Cambridge nem em Oxford.

Em 1826, retornou a Londres e um ano depois, em 1827, pleiteou a cadeira de Matemática da recém fundada Universidade de Londres, mesmo sem ter nenhuma publicação matemática. Assim, em 1828, foi nomeado o primeiro professor de Matemática da Universidade. Renunciou a essa cadeira em 1831, retornando, porém, em 1836; renunciou pela segunda vez em 1866 por causa de restrições à liberdade acadêmica.

Em 1838, De Morgan definiu e introduziu o termo indução matemática - processo que já havia sido usado sem suficiente clareza e com pouco rigor matemático. Em 1849, publicou o Trigonometry and Double Algebra em que fez uma interpretação geométrica dos números complexos. Ele reconhecia a natureza puramente simbólica da Álgebra e estava ciente da existência de outras Álgebras. Ele introduziu as leis de De Morgan e sua contribuição mais significativa foi Formal Logic , obra na qual definiu uma reformulação da Lógica Matemática.

Trigonometria e Dupla Álgebra

Lógica Formal

Em 1866 foi co-fundador da London Mathematical Society , tornando-se seu primeiro presidente. Nesse mesmo ano, De Morgan foi nomeado membro do Royal Astronomical Society .

Sociedade Matemática de Londres

Sociedade Real de Astronomia

Interessava por números ímpares e curiosidades numéricas. Em 1864, havia observado que em 1849 ele tinha x anos de idade no ano x2 - ele tinha 43 anos em 1849.

Augustus De Morgan morreu no dia 18 de março de 1871, em Londres.

Comentários