Colin MacLaurin (1698 - 1746)

Nasceu em fevereiro em Kilmodan, Escócia. Ele não chegou a conhecer seu pai que morreu algumas semanas após o seu nascimento. Até os nove anos, viveu com a mãe e com seus dois irmãos mais velhos.

Em 1709, aos onze anos, ingressou na Universidade de Glasgow. Um ano depois estudou Os Elementos de Euclides. Graduou-se aos quinze anos, defendendo uma tese sobre as teorias da gravitação de Newton.

Depois de formado, permaneceu na Universidade por mais um ano estudando teologia. Em 1714, retornou à casa de seu tio, onde passara a viver após a morte de sua mãe, lá permanecendo até 1717 - sempre estudando Matemática - quando foi escolhido para a cadeira de Matemática do Marischal College de Aberdeen.

Em 1720, publicou seu primeiro trabalho importante, Geometria organica. Aos vinte e sete anos tornou-se assistente do professor de matemática da Universidade de Edimburgo. No entanto, a dificuldade de obter recursos para manter Colin na Universidade, fez Newton se oferecer para arcar pessoalmente com as despesas, a fim de não privar a Universidade de um jovem tão talentoso. Com o tempo Maclaurin tornou-se o titular da cadeira.

Sua obra Treatise of Fluxions foi publicada em 1742, quatro anos antes de sua morte. Nela há uma exposição lógica e sistemática do método dos fluxos de Newton, onde Maclaurin desenvolveu estudos sobre a atração mútua de dois elipsóides de revolução dando aplicações para o Cálculo e apresentou sua expansão de funções em séries de potências, conhecida hoje como série de Maclaurin. Nesse trabalho, além de tentar dar fundamentos rigorosos ao Cálculo, Colin mostrou muitas utilidades do mesmo.

Tratado sobre os fluxions

Para a geometria, particularmente no estudo das curvas planas superiores, deu sua contribuição ao mostrar a aplicação da geometria clássica aos problemas de Física.

Em seu trabalho Treatise of Algebra de Maclaurin , publicado postumamente em 1748, há indícios de que conhecia a regra de resolução de um sistema de equações lineares, conhecida como regra de Cramer. Colin Maclarin morreu no dia 14 de junho em Edimburgo, na Escócia.

Comentários