Exercícios de Lógica de Programação

Exercícios de Lógica de Programação

(Parte 4 de 8)

Prof. Francisco Veríssimo Luciano 13/3

Laços - Repetição:

39) Elaborar um programa em Linguagem C++ que escreva em tela os números de 1 a 20, utilizando o comando while( ).

40) Elaborar um programa em Linguagem C++ que escreva em tela todos os números pares existentes entre 20 e 1, utilizando o comando while( ).

41) Elaborar um programa em Linguagem C++ que escreva em tela os números de 1 a 20, informando quando eles são pares e quando são ímpares, utilizando o comando while( ).

42) Elaborar um programa em Linguagem C++ que escreva em tela os números de 20 a 1, utilizando o comando for( ).

43) Elaborar um programa em Linguagem C++ que escreva em tela todos os números impares existentes entre 1 e 20, utilizando o comando for( ).

4) Elaborar um programa em Linguagem C++ que escreva em tela os números de 20 a 1, informando quando eles são pares e quando são ímpares, utilizando o comando for( ).

45) Elaborar um programa em Linguagem C++ que escreva em tela os números de 1 a 20, utilizando o comando do-while( ).

46) Elaborar um programa em Linguagem C++ que escreva em tela todos os números pares existentes entre 1 e 20, utilizando o comando do-while( ).

47) Elaborar um programa em Linguagem C++ que escreva em tela os números de 1 a 20, informando quando eles são pares e quando são ímpares, utilizando o comando do-while( ).

48) Elaborar um programa em Linguagem C++ que seja uma “Calculadora”, onde o usuário deverá digitar uma das seguintes teclas: ‘+’, ‘-‘, ‘*’, ‘/’ ou ‘S’.

- Caso escolha ‘S’, para sair, o programa deverá ser encerrado; - Caso escolha ‘+’, ‘-‘, ‘*’ ou ‘/’, como operações aritméticas, o programa deverá solicitar a digitação de dois números quaisquer (número a e número b), um por vez, realizar a respectiva operação aritmética (soma, subtração, multiplicação ou divisão) entre os respectivos números (a e b, nessa ordem)

Algoritmos e Lógica de Programação

Prof. Francisco Veríssimo Luciano 14/3 e então apresentar o seu resultado. Após isto, deverá voltar à etapa inicial de digitação das teclas ‘+’, ‘-‘, ‘*’, ‘/’ ou ‘S’ e repetir este item até a digitação da tecla ‘S’.

49) Elaborar um programa capaz de calcular z, dados x e y, sendo z = x y .

Para x = 2 e y = 4 então z = 16, pois z = x y → z = 2 4

→ z = 16

Exemplo:

Digite x: 2 <Enter> Digite y: 4 <Enter>

O valor de 2 elevado à 4 é z = 16.

50) Elaborar um programa em Linguagem C++ que calcule o resultado da série S, dada abaixo, tendo o usuário que entrar, via teclado, com um número inteiro que representa o valor de n:

++ 2 n

Para n=0: S = 2 0 = 1

= 1 + 2 + 4 = 7

= 1 + 2 + 4 + 8 = 15

= 1 + 2 + 4 + 8 + 16 = 31

etc.

Exemplo:

Digite o valor de n: 3 <Enter> O valor de S é 15

Dica: Em estruturas de repetição poderão ser solicitados programas que leiam, via teclado, uma quantidade muito grande de dados (como 50, 100, 2000 e etc.). Quando um programa precisar ler essa quantidade muito grande, em primeiro lugar, desenvolva e teste um programa que leia uma quantidade menor de dados (como 5 ou 10) e realize as operações pedidas no enunciado. Assim que o programa estiver realizando corretamente essas operações, faça as alterações necessárias para ler a quantidade muito grande pedida pelo enunciado e realizar

Algoritmos e Lógica de Programação

Prof. Francisco Veríssimo Luciano 15/3 as operações corretamente, considerando a nova quantidade de dados, estando assim, a solução de acordo com o que foi pedido.

51) Elaborar um programa em Linguagem C++ que calcule o resultado da série S, dada abaixo, tendo o usuário que entrar, via teclado, com um número inteiro que representa o valor de n:

S = 2

+± 2 n

Para n=0: S = 2 0 = 1 n=1: S = 2 n=3: S = 2

= 1 + 2 – 4 + 8 = 7

= 1 + 2 – 4 + 8 – 16 = – 9

etc.

Exemplo:

Digite o valor de n: 3 <Enter> O valor de S é 7

52) Elaborar um programa em Linguagem C++ que solicite ao operador a digitação de um número inteiro, positivo e não nulo e que informe se esse número é ou não um número PRIMO. Lembrando que um número é PRIMO se somente for divisível por 1 e por ele mesmo.

53) Há um teorema na matemática que mostra que você não precisaria, no exercício anterior, testar para valores de contador até n, mas sim apenas até raiz quadrada de n. Ou seja, para se certificar que 29 é um número primo, teríamos que fazer apenas o seguinte:

29/1 => resto igual a zero (na verdade isto não precisa ser testado) 29/2 => resto diferente de zero 29/3 => resto diferente de zero => 29 é número primo 29/4 => resto diferente de zero 29/5 => resto diferente de zero

Isto porque a raiz quadrada de 29 é 5.39. Modifique então o algoritmo anterior para implementar esta pequena mudança, que melhora em muito a desempenho do mesmo.

Algoritmos e Lógica de Programação

Prof. Francisco Veríssimo Luciano 16/3

54) Elaborar um programa em Linguagem C++ que calcule a média das notas dos alunos de uma sala de aula qualquer, sendo que em primeiro lugar deverá ser solicitada a digitação da quantidade de alunos existentes nessa sala e, posteriormente, a digitação de todas as notas dos alunos da mesma.

Média = ( N1 + N2 + N3 + N4 + N5 ++ Nm ) / m

Exemplo:

Digite a quantidade de alunos da sala (m): 5 <Enter>

Média da sala: 5.0

5) Escreva um programa em Linguagem C++ para mostrar na tela os resultados de uma tabuada de um número qualquer fornecido via teclado.

Exemplo: Digite o número para a tabuada: 5 <Enter>

(Parte 4 de 8)

Comentários